sexta-feira, 18 de março de 2011

CONSCIÊNCIA DE TER CONSCIÊNCIA

Quem era jovem na década de sessenta, ou quem  a estudou na escola, sabe que ela foi marcada pela expansão de consciência das pessoas. As estruturas sociais foram balançadas, a cultura se abriu à experimentação de novas possibilidades, a política se renovou, a natureza ganhou mais destaque no cotidiano e as drogas psicodélicas foram popularizadas.
O que não se percebeu naquela época é que consciência tem pulsação, ela tanto expande quanto contrai, ela é como respiração na vida de qualquer pessoa. Hoje, olhando para o passado, podemos concluir que há quatro posicionamentos para a consciência. Há momentos em que a contração da consciência é positiva, tais como na concentração sobre um projeto, onde você deixa de lado muitas coisas e focaliza suas atividades cerebrais na resolução de um problema. Há momentos em que a contração da consciência é negativa, como por exemplo quando o medo toma conta de seu corpo e e de sua mente e você não consegue sair do lugar, pois fica limitado e dominado pelo perigo percebido ou exagerado. Há momentos em que a expansão da consciência é positiva, pois pode elevar a qualidade da existência humana a patamares mais felizes e em comunhão harmoniosa com tudo o que existe. E há momentos em que a expansão da consciência pode tornar-se negativa como fonte de tristeza e de problemas, diante da impossibilidade de corrigir tanta miséria no mundo, tanta violência, tanta ignorância e tantas distorções existentes devido ao egoismo da maioria das pessoas.
Por isso se pode dizer que expansão de consciência não é coisa para todo mundo. Algumas pessoas preferem se concentrar naquilo que elas podem fazer, sem invadirem o espaço interno ou externo dos outros, sem se acharem no direito de querer que todo mundo expanda sua consciência. Da mesma forma, expansão de consciência é sim coisa para todo mundo, pois sendo pulsação ela acontece diariamente entre o dormir e o despertar, entre o sonhar e o fazer, entre a solidão e a descoberta de um novo amor. É a intenção de cada um que vai determinar o rítmo da pulsação e o que fazer com os seus pensamentos. Palmas para a intenção.

Nenhum comentário: