quarta-feira, 11 de julho de 2012

AQUILO QUE SOU


O que eu me tornei ou sou é mais forte do que as coisas que fiz ou as palavras que disse. As palavras podem ou não ter o poder de convencer, de induzir, de bloquear, de acalantar, de afastar, de alimentar, de destruir, de renovar, mas seu efeito nunca será duradouro. As palavras contarão com a sedução do argumento, com o prazer momentâneo das hipóteses, com a força dos medos e com o voo livre dos sonhos. Eventualmente serão substituídas por outras palavras e ideias.

As ações podem ser mais duradouras, mas estarão vinculadas a outras atitudes, outros resultados e resultantes, outras situações, recursos, outras intenções e metas, outras interpretações, necessidades, decisões, enfim, será fruto e fará frutos de acordo com a interação entre duas ou mais pessoas instáveis e inconstantes. As ações um dia poderão ser esquecidas na gaveta do tempo e na pressa dos egoísmos.

O que eu sou, aquela realidade irreversível e ferrenha do que me tornei, será o palco de minhas ações e palavras no mundo, será o pano de fundo de meus olhares, será a gramática de minhas leituras sobre a realidade, será minha assinatura de caráter e prevalecerá com a passagem do tempo, mesmo que eu utilize mentiras, manipulações, omissões ou ilusões.

Aquilo que eu sou servirá de modelo para os aprendizes sedentos, servirá de alimento para o coração mais atento, servirá de luz para quem cansou da escuridão. O que eu sou, esta parcela da verdade inconteste que até uma criança perceberia, manifesta-se em minha aura pessoal, extravasa-se feito mel escorrendo na boca do mundo ou feito fel amargando os nossos infernos mais íntimos. O que eu sou, me acompanhará tal qual a minha sombra física diante do sol da realidade, me revelará no silêncio dos julgamentos ou do discernimento amoroso, me descreverá para o mundo pelo perfume que eu exalar em cada gesto, em cada ato, em cada movimento. Aquilo que eu sou não é rótulo. É minha retidão torta.

Nenhum comentário: