segunda-feira, 7 de maio de 2012

LIVRO: A CARROÇA DAS SETE VIAGENS


Este é o título do novo livro de Benedito José que será lançado e autografado na primeira Feira do Livro de Passos-MG no dia 12 de Maio as 20:00 horas. Escrito no estilo modernista de poesia do absurdo, o livro quebra algumas regras estabelecidas e inventa palavras, transforma adjetivos em verbos, pincela figuras de linguagem com traços de filosofia, mas acima de tudo conduz o leitor a uma viagem com outros filtros de entendimento da realidade, explorando situações incomuns como se fossem comuns.

O texto da orelha de capa explica o encontro do autor com a poesia do pantanal matogrossense, de Manoel de Barros, e sua paixão pelo absurdez como veículo de linguagem das realidades aparentes e ocultas, bem como a escolha do autor em regionalizar mineiramente sua visão de mundo. O prefácio nos apresenta os personagens principais de seu universo rural, onde cada um deles destila a pureza de um coração simples com aroma de felicidade. Em seguida, Benedito nos esclarece a diferença entre poesia do absurdo e poesia de consciência, esta última sua proposta maior que se manifesta sob a luz do personagem Nozinho e de seu alterego infantil.

O livro nos apresenta um desafio enorme, o de ser descoberto em cada verso, rico de conteúdo e nem sempre traduzível pelo olhar apressado de quem ainda não aprendeu a ler com a alma. Enganam-se aqueles que devoram suas palavras como produto de consumo. Cada verso, cada poesia, cada retrato do instante, esconde um livro em si mesmo como elemento de meditação e investigação das sutilezas que ele nos revela. Foi Nozinho quem abriu o baú de luz e nos cegou a ignorância, diante da fragrância da verdade que a natureza escreve silenciosamente para o nosso deleite. É Nozinho quem nos pega pela mão e empresta seu olhar iluminado para as nossas retinas contemplarem as cores do inesperado. Mas é Benedito José quem nos alerta para as coisas belas que estamos perdendo ao abraçarmos a ansiedade do mundo. Que sua lucidez abrace o leitor que se arriscar a entrar na carroça das sete viagens da imaginação

Um comentário:

Juliana Freire disse...

ja estava ansiosa por conhecer Nozinho..... vou contar as horas até sábado!!!!