quinta-feira, 5 de abril de 2012

PRIMEIRA FLIPASSOS


A cidade de Passos-MG prepara-se para a sua primeira feira nacional do livro – FLIPASSOS – na semana das comemorações de seus 154 anos de emancipação política. Foco de questionamentos atuais sobre o seu futuro, o livro impresso enfrenta a competição da modernidade tecnológica e dos movimentos ecológicos e o desinteresse de crianças, adolescentes e jovens pela leitura espontânea, sem a obrigatoriedade escolar.

Quem não pensa por si mesmo acaba sendo pensado pelos outros. A manipulação atual das massas só mudou de nome, de massa de manobra para políticas sociais. A parcela da população brasileira que não lê livros é exatamente aquela que insiste em defender um governo populista e acaba sendo manipulada por ele, pela força da propaganda governamental. Basta observarmos o que aconteceu nas universidades brasileiras, tais como a USP, onde um pequeno grupo de bandidos iletrados se infiltrou nas associações estudantis, para pegar carona na politização das consciências dos alunos em nome da esquerdopatia reinante. O resultado foi o aumento visível do consumo de drogas, assaltos à mão armada e estupros nas imediações escuras do campus universitário, provando que não basta dar acesso logístico e material a quem se recusa estudar e evoluir.

A leitura de livros é e sempre será um veículo cultural contra o analfabetismo e a ignorância, estimulando o surgimento de verdadeiros líderes comunitários, preparando o terreno fértil para o desenvolvimento da criatividade e das pesquisas, desenvolvendo as comunidades e proporcionando mais segurança e bem estar para a população em geral. Quem não lê não pensa por si mesmo, pois não exerceu o ato de pensar. Quem se expõe à leitura, encontra diversas formas de expressão e enxerga diversos ângulos de entendimento de uma mesma situação. 

As crianças, os adolescentes e os jovens do Brasil de hoje precisam de mais livros e leituras. A FLIPASSOS vem atender a esta necessidade e destina-se a plantar novas sementes de talentos literários. Participemos de todas as suas atividades culturais entre os dias 08 e 14 de Maio de 2012.

Nenhum comentário: