sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

TER E SER CONSCIÊNCIA


Quantas vezes cumprimentamos alguém de maneira tão apressada e partimos sem saber como estão,  automaticamente, ou fazemos uma atividade sem perceber cada passo. Muitas de nossas atividades diárias são feitas de forma inconsciente. Não é atoa que encontramos tantas coisas erradas neste mundo. Por isso precisamos acordar, despertar a consciência para podermos evoluir como espécie inteligente. Vejamos a seguir se você pode ser considerada uma pessoa consciente. Pegue uma caneta ou simplesmente observe se você pratica os atos seguintes.

Ter consciência ambiental é não produzir muito lixo, é re-usar sacolas de plástico, é reduzir a produção de CO2 diminuindo o consumo de gasolina ou o uso de sprays. Ter consciência alimentar é boicotar produtos carcinogênicos, é evitar produtos alimentícios industrializados ou processados, é combater o comércio de alimentos modificados geneticamente. Ter consciência corporal é não fumar pois cigarro não é alimento, é não estressar-se tanto, é não viver de forma sedentária, é consumir alimentos naturais, é exercitar-se uma ou duas vezes por semana, é reduzir o consumo de açucares e bebida alcoólica.

Ter consciência comunitária é desenvolver formas de auxiliar os mais necessitados, é voluntariar seu tempo livre em benefício de organizações sociais, é criar ou apoiar ONGs, é pressionar os políticos de sua cidade a trabalharem por mais recursos sociais e perderem o poder de aumentar o próprio salário, é combater a violência urbana, é praticar atos de gentileza todos os dias. Ter consciência planetária é promover a paz e a harmonia entre os povos, é reduzir as desigualdades sociais, é estimular o acesso escolar a todos os seres humanos, é canalizar os recursos financeiros para a produção de alimentos, é evitar desperdícios, é denunciar atos de corrupção. Ter consciência evoluída é trabalhar em atividades que promovam e respeitem a vida, é ler livros sagrados e praticar o bem comum, é desligar-se do passado e do futuro para viver o momento presente com atenção e intensidade, é aprender a perdoar.

Estas são apenas algumas formas de construirmos um mundo consciente a partir de hoje, e de nos juntarmos ao novo exército de consciência evolucionária que está crescendo mas você não vê nas notícias. No mundo materialista de hoje perdemos contato com o coração e o real valor da vida e nos identificamos com o ego que gosta de viver fazendo de conta. Precisamos experimentar mais autenticidade e transparência, mais integridade, mais calor humano. Os nossos dias são consequências de nossos atos e eles só serão melhores se observarmos cada instante vivido e criarmos algo de bom neles. Há muito trabalho interior a ser feito. Precisamos nos despertar para novos valores e novas perspectivas, se quisermos despertar novos potenciais em nós.

O que significa o universo em relação à experiência que estou tendo agora? E o que significo diante do universo em expansão? O que estou fazendo agora é importante ou me trato apenas como um ser qualquer?Sou ou não sou parte do todo?

Nenhum comentário: