sábado, 14 de janeiro de 2012

RITUAL E DEVOÇÃO

Ritual é uma forma ou instrumento, utilizado pela mente consciente para acessar e absorver um conhecimento inconsciente, através do exercício da devoção, com o objetivo maior de se conectar e interagir com a fonte maior deste mesmo conhecimento, possibilitando a retirada de certos véus do inconsciente e a revelação de novas realidades multidimensionais.

É pela realização ou prática de rituais espirituais que nós nos realizamos ou praticamos Deus em nós. A Santa Ceia ou Eucaristia serve como um bom exemplo desta comunhão com o Divino, onde naquele momento as fronteiras do ego se dispersam e as palavras do Cristo “Eu e o Pai somos um” se tornam experiência real, possível, alimentando os anseios mais profundos da alma.

A devoção foi trocada pouco a pouco pela resistência, pela vergonha, pelo sarcasmo, pela indiferença, até que houve a banalização da violência e o culto divino ao materialismo e aos prazeres momentâneos na sociedade de hoje. Sem devoção aumentou o sofrimento, diminuiu o sentido da existência individual, comercializou-se o sagrado mesmo em nome da fé, construiu-se o inferno em conta-gotas, projetou-se a carência do pai ausente para o Deus descrito como inexistente. Sem devoção, a ação perdeu-se de si mesma.

Há momentos na vida coletiva em que se abre espaço para a força da natureza, de forma inconsciente, para que esta mesma natureza humana se olhe no espelho e lembre de sua ilusão de viver. A humanidade está passando agora por um destes momentos e vai ter que despertar da ilusão se não quiser ser levada na enxurrada da insignificância

Nenhum comentário: