sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

POSICIONAMENTOS

Uma das atitudes que mais causam conflitos na mente de uma pessoa, de qualquer idade, é o posicionamento ou opinião radical e inflexível. Desde a infância, na hora da birra, até a maturidade na hora de desafiar as orientações médicas, o posicionamento garante desconforto e desânimo para quem queria ajudar.

Quem se radicaliza, numa determinada opinião, nem percebe que trocou o conteúdo do evento pelo contexto ou circunstância em que ele ocorre. Lidar com o conteúdo é muito mais fácil, pois traz clareza e entendimento. Lidar com a circunstância somente, nos distancia da conclusão ou tomada de decisão, causando uma certa insegurança e dependência de algo ou de alguém.

A ausência de posicionamentos nos libera das discussões, da necessidade de concentrar esforços lógicos e estratégicos, do risco de frustração, da competição que não leva à nada, das ofensas e inimizades, da vergonha de sermos desmascarados em público, das críticas contundentes, de perseguições injustas e de outras tantas coisas mais.

Fica claro, portanto, que o estilo de vida sem posicionamentos nos coloca em liberdade, tranqüilidade, segurança, lucidez, criando sensações elevadas de compreensão e compaixão para com aqueles que ainda não entenderam o valor da harmonia e a relatividade das palavras. A serenidade vale mais do que uma dor de cabeça emocional ou o fim de uma amizade.

Nenhum comentário: