sábado, 17 de junho de 2023

POEMA DO OLHAR

Meu olho repousa em meu olhar. 

O olho se empresta à paisagem e nela se deixa esquecer. 

O olho não leva nem traz, não fica nem vai, ele vive o momento presente que se move. 

O olho se abre à luz e ao escuro, ignorando fronteiras, de cabeça para baixo, com ou sem brilho. 

O olho fala, sorri, revela, esconde, chora, aponta, reprime e encanta. 

Sem espelho, o olho não se vê. No entanto, se enxerga, sabe que existe. 

O olho busca sem ter mãos, percorre sem ter pernas, eleva sem ter asas e come o que ainda não pode provar. 

Ele foi concebido pela genialidade de Deus, feito rio por onde passa a poesia e os detritos da mente inquieta, por onde navegam os sonhos e os pesadelos, em movimentos rápidos e cíclicos. 

Ele é pequeno e vê o grande, é colorido e vê o cinzento, é globo e vê o quadrado. 

Ele sai, sem sair do lugar e me deixa sem me abandonar. 

Quando ele não quer encarar, sobra para o meu coração.

Nenhum comentário: