segunda-feira, 23 de setembro de 2019

O QUARTO DA FELICIDADE



Ser feliz não é algo tão difícil assim como alguns imaginam. Esperar que a felicidade venha apenas do exterior, isso sim é problema difícil de se resolver. Talvez seja por isso que existem tantas pessoas infelizes, por acharem que a felicidade seja algo concreto que lhes falte. Isso é uma indicação de que estão chegando perto, mas ainda não a encontraram.

Quando você entra num quarto cheio de objetos com algumas pessoas la dentro, imediatamente começa na mente um processo seletivo de aprovação e desaprovação. Parece que o mundo inteiro tem que se adequar à presença da realeza que chegou. Sente-se necessidade de falar algo para controlar ou para firmar sua presença no local, tende-se a criticar algo que esteja fora do lugar que se imagina, busca-se dar tarefas para quem está de folga, quer-se trocar a música ou o canal da televisão, enfim, interfere-se na ordem pré-estabelecida como se a realeza fosse o centro do universo com todos os direitos de decidir pelos outros. Isso não gera felicidade nem harmonia.

Felicidade é chegar num quarto vazio e não sentir necessidade de povoá-lo com móveis inúteis, com desejos desnecessários, nem de trocar a cor das paredes, nem ter pressa de sair de lá. Este vazio interior, este sentir-se completo, este não se incomodar com o silêncio da alma, este simplesmente ser o Ser que se é na essência chama-se felicidade.

Nenhum comentário: