sábado, 26 de março de 2016

SUPERAR É RESSUSCITAR


REFLEXÃO SOBRE DERROTAS E FRUSTRAÇÕES

O que nasceu em mim depois do ocorrido que tanto me abalou? O que nasceu em mim além da derrota, do sentimento de perda ou abandono, além da frustração por ter esperado tanto de alguém ou por ter transferido a outros a geração da minha alegria? O que brotou em mim depois que o sonho acabou e fiquei anesteasiado com a verdade de que nem tudo acontece exatamente como eu espero, mereço ou acredito? O que nasceu em mim quando eu saí de mim e me encontrei com a experiência do nós, do coletivo, da egrégora formada a partir de um evento? O que nasceu em mim quando eu tive que sair do coletivo ou do relacionamento e só sobraram emoções confusas pedindo para desfazer o ocorrido dentro de minha realidade inegável?


O que nasce em nós depois de uma decepção é sempre a oportunidade de reflexão. Não adianta dizer logo “levanta, sacode a poeira e dá volta por cima”, isso é fuga, é desperdício da oportunidade de reflexão sobre o que deve ser mudado agora que o pano caiu, sobre o compromisso de corrigir os rumos anteriores para nunca mais repetirmos o engano. O que nasce em nós depois da frustração é uma oportunidade de abrirmos os olhos e revelarmos ou denunciarmos, via investigação mais apurada, quem são os lobos e quem são os cordeiros, quem são os submissos e quem são os pró-ativos, quem são os enganadores e quem são os enganados. Nasce a oportunidade de retirarmos nosso voto de confiança em quem não nos respeita mais, não nos ama mais, não nos representa mais. Nasce a oportunidade real de compreendermos que o ser humano nunca será perfeito e por isso mesmo precisamos orar e vigiar a todo instante para saber onde está Deus e onde está o Demônio Enganador, onde está o bem e onde está o mal e o egoísmo. Nasce em nós o outro sem máscaras, o outro sem ilusões, o outro sem promessas vãs, o outro sem retoques por conveniência, o outro sem agendas ocultas, o outro sem cinismo ou deboche de nossa inocência. Nasce em nós a lucidez de trocar números manipulados dos outros pela nossa experiência pessoal e pelos fatos investigados, de trocar nossas carências mal atendidas e expectativas irreais por um novo projeto de consciência pessoal e coletiva, nasce a consciência de que tudo passa e enquanto ficamos por aqui precisamos fazer o nosso melhor e promover o bem e o amor. Como é importante a derrota se soubermos refletir sobre ela.

Afinal, superar é RESSUSCITAR.

Nenhum comentário: