terça-feira, 5 de abril de 2011

DUAS OPÇÕES


Procurar pela iluminação não nos garante a iluminação, mas este ato de procurá-la pode alegrar a nossa caminhada enquanto recebermos seu conhecimento básico e esclarecedor. Nesta jornada repleta de paz nós amansamos o leão da mente até compreendermos que é a mente quem tem que aprender alguma coisa. Nós apenas contemplamos a realidade, sem aprender nada, ao contrário, simplesmente desaprendendo tudo o que sabemos, pois o conhecimento adquirido anteriormente não nos concedeu a iluminação.

Procurar pela iluminação não nos torna perfeitos, mas esta busca deve incluir o exercício da humildade quando cometermos erros e injustiças, quando promovermos mais separação, quando tivermos recaídas, quando jogarmos a toalha cansados de esperar pela realização das promessas feitas. Nosso espírito é sabedor de nossas limitações,mas nossa mente nem sempre o é, a ponto de justificarmos constantemente nossos atos mais egóicos para denegrir os outros.

Procurar pela iluminação não nos garante a autoria dela, e mesmo se a alcançarmos após tanto investimento, devemos nos lembrar de que tudo nos foi concedido pela Graça Divina e somente para a Glória Divina. Não se alcança a iluminação pelo número alto de visitas aos templos, nem pelas horas intermináveis de meditações, muito menos pelo estudo espiritual. Tudo isto são indicações do esforço humano na busca incessante de algo que parece se distanciar quanto mais afirmamos à mente que, se buscamos, é porque ainda não o temos.

Procurar pela iluminação através de Gurus e Pastores, Rabis e Imans, nada nos garante pois enquanto formos seguidores estaremos limitados à limitação de quem seguirmos, estaremos perpetuando a separação ao colocá-los no pedestal distante de nós, estaremos reforçando nossas próprias limitações. Temos, portanto, duas opções: continuarmos nossa jornada sem nenhuma garantia, ou desistirmos de procurar pela iluminação deixando que ela nos encontre ali na esquina, a qualquer momento ordinário ou extraordinário, no ruído da palavra ou no barulho do silêncio. Que a Graça Divina nos encontre quando tiver que nos encontrar. Amém.

Nenhum comentário: