sexta-feira, 24 de outubro de 2014

UM E MUITOS

Sempre que temos algum problema de relacionamento com uma pessoa a gente parte para o julgamento dela, para o exercício de comparações injustas criando mais injustiças, para ataques ferinos e para a geração do sentimento de raiva. A gente perde a perspectiva do todo e se perde no contexto individual.


Para mudar os filtros de percepção e evitar o julgamento, podemos transformar estas situações em oportunidade de crescimento pela autoavaliação. Basta partir do ponto de vista que projeta o individual para o coletivo, ou seja, o problema que estou enfrentando com aquela determinada pessoa nada mais é do que a maneira como reajo ao coletivo em muitos lugares e em muitas situações semelhantes, devido aos meus condicionamentos sociais. Aquela pessoa não tem culpa de nada, ela apenas se fez espelho para eu acessar diferentes ângulos de mim mesmo. Ela contribuiu para eu sair da zona de conforto emocional e me lançar novamente na jornada do autoconhecimento. Toda situação pode ser transformada em objeto de estudo se removermos a necessidade de julgar pessoas.


Nenhum comentário: