sexta-feira, 20 de julho de 2012

UM ABRAÇO FAZ A DIFERENÇA

Uma das coisas mais agradáveis do Treinamento BIOPLENITUDE, de Benedito José, é reaprender a abraçar corretamente com o coração, envolvendo a pessoa num momento de cuidado e ternura, abraçando cada participante com o coração em expansão.
Amma (Mãe, como é conhecida)  ou Mata Amiritanandamayi Devi, da India, também escolheu o abraço como instrumento de paz entre os povos. Ela é chamada de a Santa dos Abraços. Quando ela nos abraça, parece que nos tornamos crianças, não no colo da mãe, mas sim no colo de Deus. A gente some do mundo, fica pequenininho, reconhece a energia com a qual fomos concebidos, perde a individualidade por um momento e se mistura com o próprio amor. Ontem recebi um abraço pessoalmente de Amma, em Toronto, e foi exatamente assim que me senti no colo branco e perfumado dela.
Mas ela não parou por aí. Nunca vi uma pessoa fazer tantas obras, ajudar tantas pessoas, salvar tantas vidas, mudar o destino de tantos pobres, como ela tem feito no mundo inteiro. A cerimônia do abraço é de graça, porém ela aceita doações e vende material de marketing com suas fotos e artigos religiosos. O resto acontece pela graça divina. Assistindo os vídeos de suas atividades variadas e generosas, a gente fica com vergonha de não estar fazendo nada pelos semelhantes. A gente fica com vergonha de gastar tão inutilmente nos shoppings centers da vida e de beber tanto por achar que não se tem coisa melhor para fazer. A moeda de troca dela é simplesmente UM ABRAÇO.
De tudo o que ela faz, o que mais me chamou a atenção foi o trabalho com alguns fazendeiros de uma determinada região da India. Lá eles são tão íntegros e honestos, tão responsáveis com o que não lhes pertence, que milhares deles se mataram por não conseguir pagar uma dívida de 300 reais com os Bancos locais, após as perdas de suas plantações por causa de estiagem violenta. As senhoras acima de 70 anos ainda trabalham abaixadas no solo, colhendo os legumes, com dores nas costas, por não terem outra fonte de renda. Imagine que elas ganham apenas dois reais por dia de trabalho. Amma arregaçou as mangas e mudou esta situação toda. Ela, sozinha, faz mais do que muitos governadores e presidentes que eu conheço. Ela nos ensina que onde existe amor as coisas acontecem naturalmente. Ela nos mostra que uma pessoa sozinha, quando é do bem, pode influenciar o mundo inteiro e fazer a diferença por onde passar. Ela nos acorda com um abraço singelo.

Nenhum comentário: