sexta-feira, 6 de julho de 2012

TENSÃO E CONSCIÊNCIA


Toda ambiguidade intelectual ou posicionamento mental gera tensões existenciais para serem solucionadas pelo indivíduo. Se a abordagem rumo à solução for organizada pela inteligência, haverá geração de conhecimento e produtividade, haverá progresso e conexões favoráveis ao crescimento de todos os envolvidos. Se a abordagem for de cunho egoísta pelo medo da falta ou pela distorção da percepção de perigo e injustiça, haverá violência e desrespeito às leis de convivência saudável, haverá morte e destruição do sentido da vida, haverá competição selvagem, roubos e assassinatos.

As tensões criadas tanto pelo pensamento quanto pelas emoções podem ser organizadas pela razão, pelas crenças, pela intuição e insights, pela consciência mais elevada e pela mudança voluntária de percepção da realidade aparente. Da mesma forma, estas tensões podem ser desorganizadas ou agravadas pelo ambiente psicológico negativo e ameaçador, bem como sofrer influências ocultas de tudo o que nos rodeia.

Somos rodeados por pessoas, objetos e subjetividades, animais, redes energéticas, espíritos, tensores coletivos de consciência, recortes culturais, quadros de leis, forças da natureza. Somos preenchidos também por coisas desconhecidas. Somos influenciados também pela alimentação, por tudo o que entra por nossa boca e se mistura com nosso corpo ao estimular atitudes inconscientes. Somos influenciados por toda forma de consciência vegetal, animal, humana e cósmica. Diante de tamanha tensão criada, só nos resta a libertação da mente e de tudo o que possa nos posicionar rígidos diante da vida.

É pelo caminho desta libertação que nos desprenderemos do ego e permitiremos ao fluxo vital seguir seu caminho natural de harmonia. O estudo da consciência e a prática de exercícios espirituais, aliados à ajuda da ciência, são elementos imprescindíveis para o crescimento evolucionário da humanidade antes que ela se autodestrua. O ego foi criado para se realizar, através do atendimento das necessidades pessoais apresentadas pelos conflitos e tensões. A consciência existe para permitir a transcendência do Ser em seu retorno à divindade.

Nenhum comentário: