sexta-feira, 27 de julho de 2012

CELULARES E BBB

Mais de 125 celulares são vendidos por minuto no mundo todo. Há crianças carregando dois celulares ao mesmo tempo, adolescentes três, adultos quatro em um. Considerando-se que eles possuem câmeras, os telefones celulares possuem um potencial de registro instantâneo de fatos maior do que a televisão, trazendo poder de transformação e participação maior das pessoas no destino comunitário.
Pouco a pouco a população vai se conscientizando de que pode contribuir com a segurança de todos e com a justiça brasileira. Qualquer pessoa com um celular que tenha câmera pode filmar um ato de violência contra crianças e idosos, uma briga de gangues, um assalto na rua,uma cena de bullying,  uma fuga covarde após causar acidente de carro, um ato de corrupção de políticos e funcionários públicos, etc. A violência está em toda parte, mas os celulares também. Seus filmes podem fazer a limpeza e deixar você descomprometido, sem ser exposto ou vulnerabilizado.
“Cumpra seu papel de cidadão. Filme um ato de corrupção” é uma campanha do Facebook seguindo este raciocínio. Se filmarmos as provas e a enviarmos para as delegacias de polícia ou imprensa e internet, estaremos contribuindo para um mundo melhor e com menos mentiras e violência, pois assim as delegacias enviarão estas provas para o Ministério Público ou Polícia Federal. Mesmo que a publicação deles nos passem a ideia de que tais fatos estão aumentando, na verdade eles já existiam e passavam impunes por falta de provas. Desta forma, cada cidadão pode assumir seu lado ativista e engajado na sociedade. Resta agora sabermos se tais provas serão mesmo aceitas nos processos de julgamento judiciário, e também o que fazer com os excessos advindos de qualquer mudança de comportamento social.

Nenhum comentário: