quarta-feira, 6 de agosto de 2025

CAVANDO PORÕES E NASCENTES

 

Brincar quando adulto é como cavar, talvez garimpar. A criança brinca sem compromisso, com seu olhar aberto e exploratório, aprendendo pela repetição cinestésica. O adulto brinca com olhar direcionado e intencionado ao cavar porões e nascentes. O adulto cava a alegria com moderada expectativa, confiando nas próprias estratégias de envolvimento. Adulto não brinca sozinho, pelo menos em sua cabeça. O adulto brinca pela relação solta entre espaço e tempo de conexão. A criança brinca para si mesma, o adulto brinca com o mundo. O porão cavado servirá para dar abrigo a alguém mais tarde. Da nascente cavada, compartilhará suas águas com prazer e realização pessoal.


terça-feira, 5 de agosto de 2025

O PERIGO

 

O perigo tem poucas palavras. Ele usa do silêncio traiçoeiro, dos olhares malvados, dos gestos furtivos e chega sem avisar. Quando usa de palavras é para mentir. Quando usa da linguagem corporal silenciosa, ele se estabelece nas rugas da face, nos movimentos rápidos de mãos, no piscar de olhos e na contração dos sentimentos. O perigo é fruto de um distúrbio mental camuflado, tendo caráter imprevisível aos passantes. O perigo é um grito agressivo de alguma interpretação distorcida sobre injustiças ou sobre o direito de ser oportunista em nome do egoísmo. O perigo é o fluxo das correntezas do descuido. Ele tenta se justificar em acusações. Ele demora e não desiste nunca de alcançar suas presas.

 


segunda-feira, 4 de agosto de 2025

DIREITO NATO

 

Todas as pessoas possuem o direito nato ao esquecimento. Se este direito for exercido pelos núcleos de controle e poder social, tudo o que for conveniente a eles será estimulado a ser esquecido e arquivado, sem acesso público por 25 ou 100 anos. Se for exercido por pessoas traumatizadas, será um mecanismo de auto proteção enquanto a cura ou a maturidade emocional não chega. Se for exercido por escassez, no caso de dívidas financeiras por exemplo, torna-se um grito silenciado de valores indignados. Se for exercido para esquecer atos comprometedores do passado individual, servirá para recomeçar uma nova vida. Se for exercido por uma sequência contínua de vitimismo e ausência de comprometimento, poderá manifestar-se a nível cerebral com o apagamento da memória. Todos usam este direito.


domingo, 3 de agosto de 2025

ESTRUTURAS DE PROSPERIDADE (7)

 

Nunca escolha pessoas zombadoras para participar de sua estrutura de prosperidade. Elas são desalmadas, frias, incapazes de contribuição real, passíveis de contaminar seu ecossistema. Escolha pessoas de caráter transparente, com senso crítico apurado, com experiência de colaboração efetiva e inteligência emocional mensurável. Forme seus próprios líderes, voltados para a permanência de sua estrutura, sem perder identidade. A escolha criteriosa de seus quadros funcionais vai conectar-se imediatamente às forças naturais da prosperidade. Reconheça-os com frequência. Recompense seus esforços com algo palpável e que lhes faça sentido. Fortaleça a conexão entre todos, olhando juntos para a mesma direção.


sábado, 2 de agosto de 2025

ESTRUTURA DE PROSPERIDADE (6)

 

A estrutura de progresso quando se torna contaminada, adquire um manto de zombaria e decadência humanitária. Suas ideias distorcidas chegam ao fundo do poço moral. Passam a se identificar com as fraudes, os abusos, a enganação intencionada, os desvios de recursos públicos, a imoralidade, desprezando o bem como se fosse seu pior inimigo. Não sabem que estão no fundo do poço, não tem mais noção alguma de sensibilidade e só lhes resta afundar-se cada vez mais na lama do absurdo. A estrutura de progresso incontaminável, por sua vez, adquire um manto de produtividade, sustentando compromisso contínuo de evolução. Suas ideias de função social, através da economia, unem o tecido social com a realidade positiva e favorece os processos de construção alinhados à demanda, onde o esforço e a fé se tornam ferramentas de integridade humana.


sexta-feira, 1 de agosto de 2025

ESTRUTURA DE PROPRIEDADE (5)

 

Quem permanece na estrutura certa, avança com foco e consistência. Quem permanece na estrutura errada coloca sua alma e seu corpo em risco, como se não houvesse amanhã. Dentro da estrutura equilibrada de propósitos, o pensamento crítico se alia aos valores humanos, retroalimentando passos de progresso contínuo. Dentro da estrutura comprometida com baixas frequências, perde-se a noção das coisas, invadindo o que não lhe pertence, expondo-se a violências e comportamentos desajustados, propagando a disfuncionalidade e caindo no ridículo como legado seu à história. A prosperidade é um processo geral, tanto prospera o homem íntegro no progresso quanto prospera o homem ímpio na vergonha de si mesmo.


quinta-feira, 31 de julho de 2025

ESTRUTURA DE PROSPERIDADE (4)

 

Pensamentos são sementes de realidade. Quem se afasta dela e de seus propósitos, acaba se entregando a uma frequência baixa. Retidos de energia e otimismo, entram em processos de involução, sem se darem conta do que estão fazendo a si mesmos, pois seus pontos cegos e seu Ego inflado se tornaram o mapa de sua caminhada. Desejo é diferente de propósito. O desejo vem como impulso inconsciente, as vezes incontrolável, as vezes provocado por estímulos externos que preenchem o vazio interno. Propósito tem organização e função, servem como fio condutor de um destino. A estrutura dos pensamentos de progresso necessita deste fio condutor de propósito.

 


quarta-feira, 30 de julho de 2025

ESTRUTURA DE PROSPERIDADE (3)

 

Repetição é mãe do progresso e da desgraça, seus dois filhos colocados no mundo. Repetição é enraizamento e aterramento. O pensamento ruim proliferado repetidamente tem a força da verdade e da manifestação. O pensamento bom e repetido na mente tem o poder de se materializar por ações correspondentes. É pela repetição positiva que se mantém qualquer estrutura humana. É pela repetição negativa que se destrói qualquer estrutura humana. As estruturas tendem solidez se forem construídas sobre um alicerce de valores, ou tendem fragilidade se forem sustentadas por mentiras e abusos autoritários. Toda estrutura pode até durar muitas décadas, porém seus homens passam e perecem, deixando um legado imundo no mundo ou uma mensagem positiva para ser repetida.

 


terça-feira, 29 de julho de 2025

ESTRUTURA DE PROSPERIDADE (2)

 

Por mais que se tente criar uma estrutura de prosperidade, ela acaba se revelando. Construir é diferente de criar. A criação é abstrata, vem de algum lugar silencioso, é transmitida onde houver dedicação e foco. A construção é resultado das iniciativas e reflexões, investigação de recursos disponíveis, busca por novos recursos, criatividade para inventar um novo caminho, acúmulo de pensamentos bons. A criação vem de outras esferas frequenciais, vem do campo coletivo e da inteligência universal, vem como inspiração e download. A estrutura é uma revelação do mundo invisível.


segunda-feira, 28 de julho de 2025

ESTRUTURA DE PROSPERIDADE (1)

 

Não se prospera sem antes construir uma estrutura de prosperidade. Não depende da intenção, não depende do momento. A estrutura deve vir antes e ir se desenvolvendo durante a sua prática para atualização e renovação do projeto. A adaptação aos novos eventos se torna fundamental para sua consistência. A repetição de atos que deram certo se torna corpo para esta estrutura. A criação de defesas do propósito e aquisição de novos recursos vai garantir sua continuidade. A reunião da iniciativa com a negociação efetiva será parte do toque final de realização. A estrutura parece ser invisível, não importa, mas tem a importância da respiração, pulsação e da sustentação, agindo com o pensamento crítico elevado.


domingo, 27 de julho de 2025

SIMPLES ASSIM MESMO

 

Se eu produzir ressonância, o Universo se encarregará de me responder com sincronicidade. Se eu vibrar no positivo, o Universo colapsará fatos positivos no meu caminho. Se eu sustentar os mesmos pensamentos por muito tempo, o Universo sustentará a manifestação deles. Quando penso em carros vermelhos, logo eles começam a surgir na minha frente pelas ruas. Quando me ocupo de pensamentos vitimistas, logo a escassez bate em minha porta. Quando foco demais na dor e na reclamação, o Universo me atende com mais dores. O Universo não tem esta coisa de certo-errado ou bom-mau, ele apenas lê nossas frequências e as amplifica.


sábado, 26 de julho de 2025

PRÁTICA E PROCRASTINAÇÃO

 

Algumas pessoas tem bom gosto para o belo e para o sábio interessante. Aquilo que cada pessoa consome mentalmente será seu referencial de bom gosto. O problema surge quando você deseja implementar em sua vida o que leu e não consegue. A conclusão óbvia será a sensação de frustração. A realidade dos fatos é que ler não significa adquirir qualificações para implementar o novo conhecimento. Aqui surgem a procrastinação, insegurança, dúvida constante, baixa estima e apatia. A solução reside exatamente na ação oposta que é a repetição, pois a prática faz a perfeição.


sexta-feira, 25 de julho de 2025

SALMOS 1

 

Salmos 1 tem muito a dizer sobre o momento atual do mundo. “Bem aventurados aqueles que não andam segundo o conselho dos ímpios”, aqueles que evitam repetir a maldade popular e as narrativas perniciosas e degradantes. Desgraçados serão aqueles que se tornam portos de ancoragem para a corrupção, a perseguição e para as injustiças. Infelizes serão “aqueles que se sentam na roda dos escarnecedores”, seja nas reuniões secretas, nas notícias ou nas conversas da mídia social, seja nas instituições detentoras de poder. Roubar não é prosperar. Mentir não é alicerce de prosperidade nenhuma. Perseguir não é ato de justiça. Guerrear não justifica domínio econômico nem territorial. Podem aparentar riqueza e autoridade demasiada, porém suas sementes são podres por dentro. Torçamos para não perdermos nunca a capacidade de se indignar com as injustiças.


quinta-feira, 24 de julho de 2025

PRISÃO DO MUNDO

 

Sair da prisão do mundo significa eliminar o peso da culpa, trocando-a por responsabilidade e libertação; significa afastar-se do medo gerado pelos poderosos, retomando a coragem de pensar com a própria mente; significa sair da percepção de separação e voltar a se ver como parte inseparável do todo. Sair da prisão por si mesmo significa ser ameaça a quem nos comanda pela ignorância e pela manipulação. O mundo será sempre uma prisão para quem se conformar com tudo e com todos, esquecendo-se do valor essencial da liberdade e da autonomia. Sair da prisão é dizer “não” ao mundo e deixar de glorificá-lo em troca de migalhas.


quarta-feira, 23 de julho de 2025

ARREPENDIMENTO

 

Quem me conhece sabe a seriedade do trabalho de conscientização espiritual que compartilho. Um dos meus posicionamentos consiste em sair da politização que separa a todos e entrar na conscientização do coletivo como Humanidade, como seres humanitários. Hoje me peguei em deslize digital. Diante de tamanha lucidez de uma postagem, decidi compartilha-la com outras pessoas sobre o que está acontecendo no Brasil de 2025. Não sou Bolsonarista nem Lulista, sou HUMANITÁRIO. Vivendo e conhecendo em profundidade duas culturas diferentes, a brasileira e a canadense, tenho o privilégio de discernir com certa facilidade a realidade na qual me encontro inserido. Sendo sexagenário, já vi muito das estruturas e jogos de poder. Sei da importância de observar em quem estamos nos tornando com nossas experiências de vida, mais do que nos posicionarmos diante do certo ou errado; aliás, a maior causa de conflitos humanos é este posicionamento beligerante de pensar que estou certo e o outro está errado. Apenas gostaria de deixar registrado aqui mais um passo de discernimento sobre a mudança que assola a Humanidade nos tempos atuais. Vivemos uma ressaca de informação e desinformação como exercício de multiplicação de percepções, após a década do cérebro humano. Entramos na década da consciência espiritual, saindo do Ego e visitando o território da Alma, onde não mais necessitamos do posicionamento certo-errado, mas sim da consciência de que somos energia, vibração e frequência. Portanto, nossa próxima referência de crescimento virá da consciência de nos vermos como energia, um campo multidimensional coexistindo dentro de um mesmo corpo físico. A única contra indicação desta percepção será descobrirmos que, entre nós, há pessoas desalmadas e desumanizadas, com o mesmo direito de voz e de influência dos aprendizes de Humanitários.


terça-feira, 22 de julho de 2025

SAPO NA PANELA

 

Coloca-se água para ferver num caldeirão. Coloca-se um sapo ou vários caranguejos dentro desta água. No início eles se deliciam com a água morna. Aos poucos o calor da água se torna incômodo e os pobres animaizinhos já não possuem força suficiente para sair de lá. O mesmo acontece nos relacionamentos de poder político, onde uma pessoa é colocada na frigideira ou no caldeirão, lentamente, para não deixar que a oposição cresça e reaja violentamente, acostumando-se com a condenação gradual. O pior é quando toda a população de um país é colocada num só caldeirão de impotência; é quando a população vira sapo.


segunda-feira, 21 de julho de 2025

CONFORTO E CONFRONTO

 

Há memórias guardadas e escondidas para garantir nosso conforto emocional, memórias quase intocáveis esperando outros momentos de se manifestar com menos dor. Chamamos de Inconsciente a este espaço interno de armazenamento de conteúdo incômodo. Ali coexistem traumas, medos profundos, vergonha e culpa. Somente deixamos aflorar os sentimentos mais aceitáveis socialmente. Chega um dia, sem aviso prévio, tais memórias desobedecem ao estado natural de inércia e se apresentam em forma de confronto, fazendo com que enfrentemos a vida oculta de nossas emoções, desta vez sem desculpas. A vida pede regeneração interior.


domingo, 20 de julho de 2025

ESTÓRIAS DE GARIMPO (2)

 

Fui acampar numa cachoeira de difícil acesso. Num dado momento escutei vozes, na verdade um vozerio de centenas de homens conversando ao mesmo tempo. Sabia que aquilo acontecia apenas dentro de minha cabeça, por isso ignorei. Dias depois eu estava assistindo telejornal, quando um velhinho estava sendo entrevistado sobre a descoberta por ele de uma mina de ouro.  No final da reportagem, ele havia dito que teve um sonho onde ouvia centenas de vozes masculinas num mesmo local, decidindo ir naquele lugar para garimpar com sucesso. O sonho do velho baiano que encontrou garimpo, ouvindo vozes, e eu na cachoeira ter ouvido estas vozes, tem lá a sua inquietação. Até hoje trago em mim a lembrança deste fato.

 


sábado, 19 de julho de 2025

ESTÓRIAS DE GARIMPO (1)

 

Na adolescência aventureira, nadei numa curva de rio sem saber que mergulhava em águas repletas de ouro, mais tarde descobertas por satélites ingleses. Creio que na vida de todos nós a mesma metáfora se aplica. Não somos garimpeiros da prosperidade, passando muito tempo olhando apenas para o que nos falta. Não temos consciência de que os recursos mais procurados talvez já estejam sob nossos pés, quem sabe dentro de nós. Não temos consciência de que a natureza é pródiga para quem nela acredita, repassando a outros a mesma ideia que nos deu e não soubemos aproveitar. Uma coisa é certa, quem procura acha o que tiver a frequência dos próprios pensamentos, tanto o ouro de tolo quanto o rio que não é seu.


sexta-feira, 18 de julho de 2025

NOVO MANTRA

 

“Obedeça, repita, acredite” é o novo mantra planetário, visando a idiotização em massa. Quando a mídia é colocada contra o povo que a assiste, quando os governos não representam a população que os elege, quando a família não mais protege os seus, quando a verdade sai de cena e cede lugar à narrativas pré-fabricadas, quando as religiões atendem interesses próprios acima de seus crentes, é sinal de que o mundo mudou sem pedir permissão. Viver é para qualquer um, existir não. Viver é um direito que os poderosos concedem aos subordinados. Existir é uma aberração que poucos ousam expressar.


quinta-feira, 17 de julho de 2025

MÃE NARCISISTA

 

Ter mãe narcisista não deve ser fácil; ter mãe que castra os filhos homens e enlouquece as filhas é muito tóxico; ter mãe que dita os destinos dos seus e não aceita a individualidade deles torna-se eternamente frustrante; ter mãe que esconde o prazer real de ver seus filhos sofrerem é mais do que comportamento disfuncional. A mãe narcisista rebaixa a quem conhece, arruína a força de quem domina, proíbe a aproximação de quem tem potencial para ajudar suas vítimas. Coisa que uma mãe narcisista não merece é ser chamada de mãe. Talvez um protótipo, talvez um projeto falho, talvez um estereótipo de maldade embelezada e protegida por quem não a conhece, menos mãe.


quarta-feira, 16 de julho de 2025

RESPIRAR CONSCIENTEMENTE

 

Respiramos oxigênio, éter, chi e informação. Reside na respiração a fonte e a ativação de todo e qualquer processo evolucionário de expansão de consciência. Reside na respiração não apenas a energia vital, mas também o sopro da Alma e do Espírito que nos vivifica na eternidade. Reside na respiração o primeiro e o último movimento de vida corporal. A respiração, embora não nos foi ensinado, é uma medida real de frequência, ritmo, vibração e energia. Da próxima vez que você respirar conscientemente, tente abrir-se às informações que sua respiração estiver absorvendo ou lhe entregando de presente.


terça-feira, 15 de julho de 2025

RESISTIR E DEPENDER

 

Não podemos comparar uma pessoa dita funcional com uma pessoa diagnosticada com distúrbios mentais; a abordagem tem que ser outra, bem profissional e técnica. Há vários tipos de bipolaridade e distúrbios mentais a serem considerados ao lidar com estas pessoas problemáticas ou desafiadoras por natureza.  Algumas pessoas resistem encarar seus compromissos por sentir e acreditar que não tem recursos para lidar com a própria dor e, ao encontrar alguém que pudesse cuidar de si em um relacionamento a longo prazo, torna-se fácil terceirizar os compromissos da vida até chegar na frequência baixa da apatia. Enquanto não conseguir manipular o seu entorno com a justificativa da doença, para receber atenção, e não ter que tomar responsabilidade de compromissos, consigo e com outros, nada vai mudar. O que você chama de vontade, nós chamamos de consciência.


segunda-feira, 14 de julho de 2025

FRACASSO E SUCESSO

 

Nunca questionamos nosso sucesso, mas jogamos todo o foco de atenção em nossos fracassos a ponto deles se tornarem nosso referencial. Parece ser mais fácil olhar para o que nos falta do que para o que nos espera no espaço da abundância; parece ser mais fácil nos rebaixar pelo fracasso pessoal do que reunir dados e recursos para sair do buraco. Está na hora de redirecionarmos a atenção para o histórico de nosso sucesso e transforma-lo em nosso referencial de retomada e recuperação. Está na hora de repetir o que deu certo, com seus ajustes recomendados, como novo template de projetos pessoais. O que já deu certo nos conhece melhor do que o que não deu certo para nós.


domingo, 13 de julho de 2025

MENTIRAS, MENTIRAS E MENTIRAS (2)

 

Há quem aperfeiçoe a mentira, dando-lhe pernas extras para continuar em ação, eliminando todas as possibilidades reais de sair dela ou ignorando suas consequências. Há quem a esconda por vergonha ou por orgulho, por medo ou por erro de cálculo e faz de tudo para encerrar o assunto, ainda que de forma inacreditável. Há quem camufle a mentira, escondendo sua maneira de agir, como se fosse sua melhor estratégia de sobrevivência. Há mentiras provisórias e permanentes, de pernas curtas e de olhos grandes. Há mentiras consequentes e inconsequentes. Há mentiras socialmente aceitáveis e inaceitáveis. Há quem minta na literatura, no jornalismo e nos serviços públicos. Há quem se apoie na autoridade e quem se apoie na impunidade para mentir. Todas elas funcionam como teste do senso crítico dos outros.

 


sábado, 12 de julho de 2025

MENTIRAS, MENTIRAS E MENTIRAS (1)

 

Dizem as pesquisas que o ser humano mente muitas vezes ao dia, seja de forma consciente para se beneficiar ou esconder algo do qual se envergonha, seja de forma inconsciente de forma habitual e comportamental ou disfuncional. Há várias maneiras de mentir. Há quem minta exagerando, em sua narrativa, tudo o que viu ou sobre o drama conflituoso pelo qual está passando, aumentando o real tamanho da situação abordada. Há quem minta inventando, desvirtuando seu poder criativo para enganar alguém que acredita ser fácil enganar, menosprezando o senso crítico ou intuitivo dos outros.


sexta-feira, 11 de julho de 2025

AUMENTO

 

Há atualmente um aumento do número de pessoas supérfluas e descartáveis, pessoas sem propósito de vida, pessoas que se entregaram ao vício egoísta e incontrolável, pessoas que trabalham contra a vida e a evolução da espécie, pessoas que não fazem nenhuma falta se forem retiradas do planeta, pessoas que se esqueceram de si e de Deus. Ser supérfluo significa desnecessário. Pessoas supérfluas são aquelas sem função, fator primordial da vida, promovendo ideias fúteis e ideais que somente prejudicam as outras pessoas. Despertas são aquelas que possuem função no coletivo, à serviço do Criador, como elemento de reorganização das energias.


quinta-feira, 10 de julho de 2025

SEM TEMPO

 

O objetivo principal da mídia social não é a banalização da violência, não é a venda de produtos e serviços, não é a manipulação das massas. Isso é prerrogativa dos governos e do mercado. O principal objetivo é roubar o seu tempo, sua mais preciosa moeda de troca. Sem o tempo, você não tem tempo para si. Sem seu tempo, você não constrói futuro. Sem o tempo você não combate o bom combate. Sem seu tempo, você é número na multidão, podendo ser descartado ou afastado dos grandes processos de decisão. Sem utilizar sabiamente o seu tempo, você não existe, apenas vive.


quarta-feira, 9 de julho de 2025

AEROFÁTICA

 

Hoje conheci a palavra AEROFÁTICA, uma tecnologia super recente, resultante de pesquisas em dar sensações físicas às imagens holográficas. Se holograma é o trabalho de uma imagem sob intervenção intencionada da luz, suas modificações, variações e projeções abrem um ambiente infinito para criações artísticas, embora ainda seja pouco conhecida. Estas sensações são criadas com jatos de ar controlado, tornando a arte visual mais interativa, proporcionando uma imersão maior entre observador e observado. Agora só falta descobrir os artistas que saíram na frente com esta nova técnica.

 


terça-feira, 8 de julho de 2025

VOCÊ NÃO INVENTA NADA

 

Nós não inventamos o relógio, apenas aprendemos a mensurar o conceito de tempo. Nós não inventamos a roda, apenas soltamos objetos arredondados na ladeira e tiramos conclusões. Nós não inventamos a eletricidade, apenas aprendemos a conduzi-la por fios. Nós não inventamos as leis da natureza, apenas aprendemos com elas pela observação inteligente. Nós não inventamos o paraíso celestial, apenas concebemos a melhor das recompensas para nossas ações. Nós não inventamos a música, apenas organizamos os sons e notas já existentes na melodia das esferas siderais. Nós não inventamos Deus, apenas projetamos toda forma de poder existente em Sua magnificência silenciosa e absoluta.


segunda-feira, 7 de julho de 2025

PEDRA NO LAGO

 

Ao lançarmos uma pedra sobre a superfície das águas de um lago, imediatamente formam-se ondas concêntricas que se movem na direção de quem lançou a pedra. Maior a força de lançamento, maior a quantidade de ondas formadas. Com pouca ou muita força, as ondas continuam se movendo na direção de quem a lançou. É assim também com nossas intenções e pensamentos. A resposta imediata será proporcional à frequência de quem criou tais pensamentos. Consciência de falta, ondas de eventos de escassez. Consciência de convicção assertiva, ondas de manifestação positiva. Não é a palavra que tem poder, é a repetição das palavras que geram a força de manifestação.


domingo, 6 de julho de 2025

FILTRO DE MANIFESTAÇÃO

 

A manifestação daquilo que queremos só acontece pela força de nossa convicção e não pela lei da atração. Ela acontece pela certeza de que já conseguimos, pois vibramos na mesma frequência do que queríamos. Ela acontece com a inabalável gratidão pelo real e não pela fé no que parece ser distante, aos olhos da mente racional e lógica. A força de manifestação deve dar créditos ao poder divino somente se você se alinhar com Ele na hora de apresentar suas necessidades ao universo. Ser uno com esta força faz de você cocriador, já que ela só existe para criar infinitamente, com ou sem sua parceria. Sem fazer distinção, esta força habita todas as criaturas conscientes.


METAL LÍQUIDO

 

A matéria que percebemos é estática e mecânica, não se move sozinha se não obedecer às leis da física conhecidas por nós. No entanto, se tudo o que existe possui consciência, deve haver outro nível de vibração frequencial das moléculas que as permite funcionarem organicamente. Somente dentro desta possibilidade, Deus ou a Inteligência Universal teria sua voz de comando, sua eterna Presença diante de toda a criação, já que toda matéria afeta o que houver de orgânico em seu entorno. Todos os metais possuem então sua vibração líquida, assim como conhecemos o mercúrio líquido. Todas as montanhas possuem seus veios internos por onde circulam suas seivas, tal como nas árvores. Tudo o que nos parece compacto e pesado, tem no seu âmago alguma forma orgânica de essência. O universo é bem mais dinâmico e orgânico do que enxergamos.


sexta-feira, 4 de julho de 2025

BLOCOS SOCIAIS

 

Os blocos sociais humanos são constituídos por memórias e conduzidos pela intuição coletiva, da mesma forma que um indivíduo sozinho as vezes se deixa levar pelo instinto de sobrevivência. A percepção ativa do ambiente se dá pelas respostas aos estímulos externos. Mexeu com um mexeu com todos. Se o tecido social for intensamente costurado pelo fanatismo, pela lavagem cerebral, pela doutrinação ou pela ideologia, as respostas serão agressivas, ofensivas, discriminatórias e exclusivistas. Se o tecido social for costurado pela paz, harmonia, sentimento coletivo de organização e sustentação, as respostas ao ambiente serão naturais e complementares. Tal qual um bando de pássaros voando em formação v, a soma do campo individual de cada elemento se transforma num campo energético muito maior e capaz de se organizar com inteligência e rapidez.


quinta-feira, 3 de julho de 2025

PUDOR

 

Além do Ego, em Psicanálise também existe o Superego, aquela parte de nossa estrutura psicológica que ancora e representa o nosso pudor, a nossa moral mais rígida, a nossa recriminação imperdoável. Ela é tão direita e correta que chega a detectar qualquer segunda intenção e todas as nossas mentiras, incoerências e contradições. Ainda que exista em todas as pessoas este Superego, muitas escondem a vergonha sentida por nutrir comportamentos duvidosos e indignos de aprovação alheia. Perto do irracional em nós, mora o lado animalesco e instintivo que deseja esquecer-se de ser humano, mora o monstro e a fera, mora o absurdo irrefreável.


quarta-feira, 2 de julho de 2025

PESO E IMPORTÂNCIA

 

Saber onde você põe peso e importância, tem respostas reveladoras. Embora cada situação tenha seu peso e sua medida, embora cada pessoa coloque seu próprio filtro para pesar as consequências de cada decisão, embora cada pessoa tenha a necessidade básica na vida de se sentir importante, saber onde, como e quando colocar seu peso, vai trazer este mesmo peso sobre seus ombros. Saber onde você coloca importância, também vai recair sobre suas demandas pessoais que nem sempre serão atendidas pelos outros. Para que o resultado seja positivo, o lugar onde você deposita importância e peso precisa ser acompanhado de autonomia e liberdade, caminhando lado a lado com respeito e responsabilidade.


terça-feira, 1 de julho de 2025

PREVISÃO JULHO 2025

 

 

A palavra chave da energia mensal será INTERRUPÇÃO. Podemos esperar um mês atípico, intenso ou inesperado em tudo o que acontecer. A terra estará em atrito com as águas e o vento estará em atrito com os metais. Isso sinaliza um mês de interrupções variadas tanto nos transportes quanto nas comunicações por satélites, tanto na cadeia alimentar quanto na distribuição de águas contaminadas. Será um mês para colocarmos em prática toda a prudência necessária e toda atenção possível no clima, pois a natureza não mandará avisos antes de se manifestar. De aviões caindo a terremotos, de peixes mortos nas praias a febres intestinais homéricas por intoxicação alimentar, as águas internas do corpo humano estarão fragilizadas pelo planeta Mercúrio e pela Lua. Alguma ponte poderá cair, possivelmente nos Estados do Norte brasileiro. Não coma comida de rua, não beba água em qualquer lugar, lave bem suas compras de supermercado, guarde garrafões de água em casa, caso você leve à sério os sinais que se aproximam. Higiene, repouso e informação climática serão as ferramentas recomendadas para navegarmos bem a energia de Julho de 2025. Politicamente será uma sucessão de atitudes de sabotagem, de surpresas estratégicas, de traições e de más intenções. Economicamente será uma montanha russa de notícias arriscadas para os investidores. Mentalmente as pessoas se tornarão mais inquiridoras, questionando seus relacionamentos e projetos. Espiritualmente as pessoas estarão mais interessadas em expandir conhecimento e praticar técnicas de meditação em busca de paz interior. Emocionalmente velhos conteúdos emocionais retornarão para prestação de contas e libertação. Terapeuticamente recomendamos os protocolos Medos, O Desconhecido, Sentimentos, Água Como Modelo e Chave Mística. Os números 6, 8 e 9 estabelecerão as maiores frequências entre as pessoas. Quem se alinhar com a própria essência, encontrará plenas oportunidades de criar e se reinventar para novos voos na vida. Aproveite sua intuição para abraçar novas ideias.


segunda-feira, 30 de junho de 2025

NÃO BATA PALMAS

 

“Batendo palma para maluco dançar” é expressão popular sobre as consequências de incentivar pessoas incongruentes e contraditórias a ter voz sobre os demais. No Brasil de hoje tem milhões de pessoas batendo palma para os doidos ensandecidos de orgulho, egoísmo e ostentação, dançarem na mídia nacional e internacional. Este ditado também diz, silenciosamente, que os dois lados, quem dança e quem bate palma, são inconscientes do que estão fazendo ou dizendo. Sem capacidade intelectual de pensamento crítico, o povo quer festa, balbúrdia, barracos, ironia, sedução, escândalos e fofocas como se a vida fosse mesmo um circo de horrores.

 


sábado, 28 de junho de 2025

EGO OU TENTAÇÃO

 

Há quem pense que a tentação sexual venha de fora do indivíduo, proveniente de uma inteligência maior que detecta frequências opostas dele, no meio da vastidão de pessoas. Este conceito prima pela dualidade. Não existe, porém, uma Inteligência Universal do bem e outra do mal. O que existe é a presença forte de um Ego humano, exercendo seus mecanismos de desejo; ele sim o maior representante da maldade em potencial dos indivíduos, do egoísmo potencial, dos desejos de sobrepor a pureza de intenções com a objetificação sexual da fantasia. A Inteligência Universal não vibra na fantasia, mas sim na criatividade da criação, redirecionando os impulsos sexuais para a reprodução natural, para as conexões de alma ou para a entrega sagrada do amor entre pares. A tentação vem de dentro de cada um e o Ego assim nos conduz por ser ele incapaz de assumir responsabilidades.


sexta-feira, 27 de junho de 2025

TECENDO

 

Havia um tempo, muito tempo atrás, onde os trilhos do trem de ferro levavam sonhos e estórias, bagagens de almas que procuravam por outras, fumaças que escondiam a esperança de quem buscava seu lugar no mundo. Do pai que procurava emprego em outras cidades, à avó que levava chouriços do interior para o neto estudante na Capital, da criança de olhos acordados pelas cores à senhora que dormia de cansaço existencial na viagem, seus passageiros eram mais do que passagens de trem. O tempo ali mudava de itinerário, o espaço ali mudava de ângulos, mas os trilhos eram sempre os mesmos. Eram trilhos tecendo saudades.

 


quinta-feira, 26 de junho de 2025

NAS DOBRAS DE UM PAPEL

 

Ao dobrar um papel de presentes, o fazemos com cuidado e esmero, respeitando as devidas proporções e filtrando no embrulho a beleza estética, sem contar os pensamentos leves que nos povoam naquele ato, os meio-sorrisos que escapam entre os lábios e o toque afetivo que pode vazar de nossas intenções, como se fossem dobras celestiais. Ao amassar um papel de rascunho ou um papel que acreditamos não ter mais serventia, fazemos dele uma bola rápida na palma da mão, dele querendo nos livrar o mais rápido possível. Ninguém enrola este papel cuidadosamente, certificando-se de que será a bola mais perfeita do mundo, ou a mais lisa, nem lhe dedica pensamentos soltos. No entanto, parece que o gesto recolhe de volta o conteúdo que havia no rascunho, pela palma da mão, e joga fora apenas o papel amassado.


quarta-feira, 25 de junho de 2025

DESCAMINHO

 

Arrumaram um nome vip para contrabando. Agora é chamado de crime de descaminho. Talvez seja porque as mercadorias são de luxo, tais como whisky, joias e eletrônicos importados, tudo sem nota fiscal. Talvez seja um jeitinho brasileiro de normalizar futuramente mais uma forma de isenção dos excessivos impostos. Menos talvez seja o fato de que crime é crime, não importa o nome recebido. Perder-se na trilha, ou tomar o caminho errado na vida, bem que poderia ser chamado também de crime de descaminho, pois as consequências são imensuráveis, o tempo não volta atrás, o que foi feito está feito e não tem rascunhos, a vida não para, tudo tem o seu preço e nossa vida nunca foi totalmente nossa.


terça-feira, 24 de junho de 2025

EUROPA, ÁSIA, AMÉRICA DO NORTE E ORIENTE MÉDIO

 

Não acredite em tudo o que ouvir nas notícias da mídia. Em tempos difíceis e tempos de guerra, existe um combate de desinformação que faz parte do tabuleiro geopolítico. Cada um puxa a sardinha para seu lado. Mas para sobreviver tempos de guerra em seu país, há algumas medidas a serem tomadas. Primeiro se cria um plano de fuga caso isso tenha que acontecer durante um bombardeio ou invasão de soldados estrangeiros. Medicamentos extras e alimentos não perecíveis devem estar armazenados em local seguro de sua casa. Medo não ajuda, só atrapalha, sendo melhor selecionar seus pensamentos com otimismo e prudência. Fontes alternativas de energia devem fazer parte de sua preparação, tais como vela, fósforo, óleo diesel, gasolina, gerador de energia elétrica, lenha seca, lamparina. Água potável e alimentos são mesmo os mais importantes para sobreviver tempos difíceis. Tempos estranhos estamos vivendo.


segunda-feira, 23 de junho de 2025

VIDA DUPLA

 

Todo país tem vida dupla. De um lado reina o país das elites, dos poderosos, dos banqueiros invisíveis e das famílias mais abastadas por trás das empresas. Do outro, vive ou tenta viver uma multidão que se arrasta, desespera, luta, embate, combate, sofre, acredita, reza, se esforça, mas se entrega. De um lado tem um país imaginário, cor de rosa, um sonho, um celeiro, o primeiro entre os primeiros. Do outro tem um país sujo, truculento, vermelho de sangue, injusto, terceiro mundista, faminto, descuidado, hipnotizado. Os dois lados da mesma moeda financeira, custa caro a quem não a tem.

 


domingo, 22 de junho de 2025

MENTORIA 2025

 


Como podemos olhar para a vida, como incorporar melhor quem somos, como podemos nos disponibilizar para a abundância existente no universo sem ter que criá-la, permitindo que algo muito bom venha até nós. Como trocar ansiedade por paz, futuro por Presença, força por poder, o seu velho eu programado e condicionado por seu eu autêntico e livre, obrigação por amor, seus pensamentos pela realidade disponível. Como se permitir a ser humana, a errar sem culpa, a descansar quando estiver cansada, a ser amada por quem realmente entende de amor. Como conectar-se diretamente com o potencial da vida, com as possibilidades reais, com o fluxo da energia positiva, com o poder da autorrealização. Como sair do espaço das limitações e vivenciar infinitas oportunidades de resgate, como dar nova vida a si mesma de maneira funcional e harmoniosa. Como viver fora das restrições impostas a si por sua mente subconsciente e pelos outros.


DOIS TIPOS

 

Há dois tipos de dores, a real e a imaginária, a que encontramos e a que criamos. As duas variam de intensidade, as duas nos parecem dominar emocionalmente. Cada pessoa apresenta duas estratégias diante dela, reagir ou responder, submetendo-se às consequências dela ou enfrentando. Cada pessoa alimenta diferentes percepções dela, desenvolvendo diferentes graus de tolerância. É impossível atravessar uma existência sem conhecê-las. A dor faz parte da experiência corporal e da existência desencarnada, tornando-se memória e bengala para uns, aprendizado e libertação para outros. A dor é poetizada por uns e aterrorizada por outros. A dor é pálida para uns e vermelha para outros. A dor é oportunidade de anulação e de superação. A dor se esconde da história dos homens. Ela não quer ser vista como protagonista.


sexta-feira, 20 de junho de 2025

PESSOAS E PODER

 

Pessoas arrogantes, orgulhosas, manipuladoras são as que mais possuem necessidade de buscar o poder para exercê-lo a seu favor. O melhor lugar para encontrar este grupo de pessoas é nas instituições de poder sociopolítico, econômico e judicial e nos grupos criminosos. Se estes dois grupos acaso se encontrarem amigavelmente, tal aliança ganhará contornos primitivos ou ditatoriais. Diante do poder, a maioria sucumbe aos seus encantos, querendo conhecer seus ilimitados limites. Há quem atinja posições de poder sem entregar-se ao seu fascínio, minoria por certo. Há quem fuja das posições de poder e prefiram permanecer alheios, mas tem também quem goste de exercer o poder estrategicamente, sem ocupar cargos visíveis de autoridade.


quinta-feira, 19 de junho de 2025

MATURIDADE EMOCIONAL E INTELECTUAL DOS POLÍTICOS

 

Nos Estados Democráticos, onde ainda existem eleições, nunca se questionam os estados de saúde mental, os estados emocionais e os níveis intelectuais dos candidatos. Por estarem submetidos a agendas partidárias, nem seria bom que todos fossem gênios ou competentes. Por estarem os Partidos Políticos submetidos às elites financeiras que patrocinam suas campanhas eleitorais, também não é bom que estejam sob lideranças morais e bondosas, cedendo lugar aos espertalhões e oportunistas. Os favores movem as instituições políticas em nome de sua funcionalidade e governabilidade, quando em verdade deveriam ser movidas por princípios.


MENTORIA EXISTENCIAL CHEGANDO

 

Final de Junho de 2025 é hora de mais uma mentoria super necessária para os dias de hoje, a Mentoria Existencial, já que tem muita gente apenas vivendo em estados ilusórios e mundanos, correndo sem saber para onde, fazendo sem saber para quê, repetindo sem conhecer a fonte, alimentando-se de medo e insegurança, morrendo ainda estando vivos. Nesta mentoria trabalharemos a ferramenta transformadora do existir além do viver. Serão 10 aulas semanais, de 2 horas cada aula, proporcionando interações, reflexões, meditações, compartilhamentos, tudo voltado para a expansão de nossa consciência. Faça logo sua inscrição no @bioplenitude.


terça-feira, 17 de junho de 2025

NOVAS OPINIÕES

 

A cada dia que passa torna-se mais difícil formar novas opiniões. Cada pessoa, por acesso ao excesso de informação e desinformação, tem sua opinião como espada cravada em pedra, seu território definido. Parece que o mundo se dividiu em dois, de um lado o joio e do outro o trigo, ou seja, de um lado os funcionais e do outro os disfuncionais. Novas ideias foram afastadas e impossibilitadas de alcançarem as mentes jovens, hoje dominadas pela tecnologia automática e repetitiva. Novas ideias estão sendo desacreditadas no berço. Novas ideias são imediatamente adulteradas e contaminadas. Novas ideias são consideradas ameaça ao poder instituído. O novo está sendo fossilizado.


segunda-feira, 16 de junho de 2025

PROGREDINDO NÃO SEI COMO

 

Na crise financeira o progresso é bloqueado. Na crise sexual, o progresso é condicionado. Na crise fisiológica o progresso é limitado. Na crise política o progresso é parcializado. Na crise estudantil o progresso é sobrecarregado. Na crise existencial o progresso é esquecido. Na crise mental o progresso é institucionalizado. Na crise emocional o progresso é relativizado. Na crise matrimonial o progresso é moralizado. Na crise trabalhista o progresso é negociado. Na crise espiritual o progresso é postergado. Na crise ambiental o progresso é judicializado. Na crise moral o progresso é corrompido. O progresso sempre acontece, de uma maneira ou de outra.


domingo, 15 de junho de 2025

BRASICÔMIO (3)

 

Trocamos o presente de viver a própria estória, por um direito de viver a estória dos outros. Trocamos o certo pelo errado ao descobrir a alegria de não ser imputado. Trocamos a fé das igrejas pela prosperidade de uma via. Trocamos o pássaro na mão por mil pássaros voando, pois a vida é curta. Trocamos a música de qualidade pela expressão antimusical das repetições. Trocamos a segurança das rotinas pelas surpresas destrambelhadas da violência urbana. Trocamos os médicos pelos políticos, o planejamento pela paralização de obras, o mercado livre pelas taxações infindáveis. Trocamos por trocar.


sábado, 14 de junho de 2025

BRASICÔMIO (2)

 

Minas Gerais está vivenciando um aumento no número de suicídios dos alunos do curso de Medicina. A educação brasileira profissional está em colapso, incapacitando vidas que estão aprendendo a incapacitar outras vidas, valendo-se do negacionismo de si para acusar outros de negacionismo, entregando a ciência de bandeja às elites poderosas e interesseiras, deseducando como sua meta maior. Laboratórios de Química agora servem para desenhar drogas sob encomenda dos alunos viciados. O ânus masculino virou moeda de troca na indústria do entretenimento. A História perdeu seu valor civilizatório e ganhou ares de vale tudo se assim eu quiser ensinar.


sexta-feira, 13 de junho de 2025

BRASICÔMIO (1)

 

A supremacia da ignorância deu voz aos idiotas. Estamos todos ensandecidos, malucos e perdidos no picadeiro que se tornou o nosso País. A peça é trágica, mas a plateia continua gargalhando e contribuindo com os absurdos. Como dizia Pijanio Quadros, “metade do Congresso é incapaz e a outra metade é capaz de tudo”. Se ele estivesse vivo, nos emprestaria sua vassourinha para varrer a bandalheira das instituições políticas sem identidade e as excrecências de um Desgoverno que ama nos afundar na própria lama. Muito em breve este Desgoverno varrerá nossa liberdade de expressão das redes sociais e nada sobrará sobre a Terra Brasilis. Isso é que dá ter um povo macunaímico, alienado, irresponsável, inconsciente e indiferente com tudo.


quinta-feira, 12 de junho de 2025

REPRODUÇÃO, REPETIÇÃO, REPROGRAMAÇÃO

 

Se tudo é continuação de algo, nenhuma situação vivida é nova em si, nenhuma circunstância brota do nada, nenhum acontecimento é gerado do zero. Tudo é reprodução, repetição ou reprogramação de algo existente. Memórias reproduzem sentimentos bons e ruins. Pensamentos repetem palavras para sustentar interpretações. Emoções reprogramam nossas decisões antes que nos percamos da razão. Não nascemos conhecendo o amor como experiência interna, apenas externa, pegando o gancho do que foi recebido e nos arriscando a fazer trocas afetivas sem saber como se faz. Nosso lado natural de tentativa e erro nos comportamentos veio da natureza como padrão de aprendizado. Tudo é conectado, mesmo que não o saibamos.


quarta-feira, 11 de junho de 2025

NATUREZA PROFESSORA

 

Observe e aprenda com a natureza. Nada nela é cem porcento puro, tudo tem traços de algo ou porcentagens diversas de outros elementos químicos e minerais. Todos estes traços existem para sustentar a permanência deste objeto. Se a própria natureza tentar eliminar um destes elementos, ele não se sustenta mais. Estes elementos são a terra, a água, o fogo e o ar. Eles existem dentro e fora de nós. No exterior, se algo tentar eliminar um destes elementos em qualquer objeto natural ou fabricado, o elemento ar chega e muda suas características, inchando, enferrujando, rompendo a estrutura, sangrando, apodrecendo, decompondo, alterando forma e função. No corpo que habitamos temos a terra na forma de minerais e vitaminas, a água na hidratação e sangue como água condutora, o fogo como calor para manter a termorregulação e o ar para respirar e absorver oxigênio. Saibamos equilibrar e apreciar todos estes elementos em toda matéria.


terça-feira, 10 de junho de 2025

QUEM FICOU O BICHO COMEU


Todas as instituições estão contaminadas por algum instrumento oculto de poder. Todas as agências midiáticas colocam sua integridade à venda. Todos os políticos são usados pelo próprio partido político no qual está afiliado. Todas as escolas privadas se submetem à linhas educacionais que ora atendem às elites, ora servem a agendas ocultas de manipulação da raça humana. Todas as medicações escrevem sua verdade em letras menores do que pulgas para que ninguém as leia. Todos os alimentos industrializados carregam, em si, vestígios que jamais deveriam estar ali. Todos os cartões de crédito deixam rastros por onde você passou, para lembrar que ninguém é livre totalmente. Todos os impostos são impostos para que você saiba que seu dinheiro não é seu, seus bens não são seus, seus esforços não são para você. Duas coisas podem acontecer com quem ousa lutar contra tudo isso, ou fica louco de hospício ou fica consciente de carteirinha na mão.


segunda-feira, 9 de junho de 2025

DONA MORTE

 

Quando morre alguém, as pessoas costumeiramente dizem RIP, descanse em paz, ou descansou. Há um sentimento oculto de que viver cansa, viver é uma luta constante, viver é válido somente enquanto saudáveis fisicamente, e sofrimento não faz parte da vida. Há um sentimento coletivo de que a morte deve ser evitada quando acontece, mas deve ser ignorada enquanto não chega aos finalmente. Não se deve olhar de frente para a morte, muito menos falar dela senão ela nos escuta e se aproxima curiosamente. Inteligente ou burra, estúpida ou injusta, a morte jamais recebe algum elogio. Até quem ousa convidá-la a vir antes da hora, assim o faz para interferir na integridade da morte. Se ela é um ente ou não, só saberemos quando nos olharmos cara a cara com ela.


domingo, 8 de junho de 2025

PARADOXO DOS PARADOXOS

 

Sentir-se mal por sentir-se bem, perto de quem se sente mal, é sintoma de codependência e é sinal de que você está deixando alguém conduzir a sua vida e suas emoções. Se não for transferência de poder, pode ser também o medo de perder. Crescer em consciência não é frieza nem indiferença, é liberdade e libertação das amarras emocionais e dos padrões de comportamento viciados de família, não devendo se tornar desculpa para o desenvolvimento espiritual de alguém. Bloquear a própria abundância financeira, para evitar ofender os parentes mais pobres, não deveria ser motivo de autossabotagem. Há algo de doentio neste “sentir mal por sentir-se bem”.


sábado, 7 de junho de 2025

PROJEÇÃO NACIONAL

 

Trago em mim uma teoria muito pessoal, a de que a população de um país IMITA OU REPETE O COMPORTAMENTO DE SEUS GOVERNANTES. Se o governo é ditatorial e sanguinário, surgem revoltas e guerrilhas na população mais politizada. Se o governo gosta de levar vantagem em tudo, a população favorece as fraudes. Se o governo é injusto, a população começa a ser injusta, uns com os outros. Se o governo estimula polarização e ódio, a população expressa o ódio tanto na violência urbana quanto nas mídias sociais. Se o governo é negacionista, a população nega até o óbvio e o que lhe faz mal. Se o governo trabalha em banho-maria, a população deixa de produzir e só quer aproveitar a enxurrada de feriados. Afinal, os políticos vieram da população.


sexta-feira, 6 de junho de 2025

LEITURA

 

A banalização da violência a nível mundial chegou até nós pela indústria do entretenimento. A propagação de narrativas falsas chegou até nós pelas vias políticas, através de discursos de polarização e ódio. As vitórias do mal sobre o bem chegaram até nós pela porta da frente do mundo, ou seja, pelo uso indiscriminado de hipnose global através dos telefones celulares. Sem apreço pela liberdade de expressão, tudo o mais corre pelo ralo dos esgotos. No âmago da ignorância de cada cidadão, renasce o instinto violento e concentrado, ressurge a manifestação plena de ataques verbais inconsequentes e injustos, regenera-se a maldade e as sombras com a velocidade das ervas daninhas e da luz.


quinta-feira, 5 de junho de 2025

FAZENDO ACONTECER

 

Para realizar um grande projeto pessoal, necessitamos de referências externas e motivação interna através de sentimentos de progresso. Eu preciso me tornar melhor em comunicação de ideias, em conexão com as necessidades das pessoas, em networking profissional, em negociação de trocas, em formação técnica, em pesquisas, em articulação de recursos, em iniciativa e em consistência, sem qualquer dose de otimismo inocente. Sem consistência diária caímos no vale da desistência, onde trocamos a busca da qualificação pela realização de quem nem tudo era como imaginamos.  Entre o vale da desistência e a realização com sucesso do projeto, há uma subida íngreme de repetição e aquisição de novos conhecimentos e estratégias, pois a prática faz a perfeição. A consistência evita frustração e constrói a sensação de que evoluímos pouco a pouco mas evoluímos diariamente. Todas as noites preciso dormir com a certeza agradável de que hoje aprendi algo e me aperfeiçoei. O segredo é sair logo do vale da desistência e se prontificar a dominar técnicas e assuntos.


quarta-feira, 4 de junho de 2025

O AMIGO INIMIGO

 

A tecnologia está atrofiando o cérebro das pessoas, imobilizando a iniciativa, reduzindo a criatividade, pois cabe a ela nos substituir em todas as áreas da vida em nome de nosso conforto. A tecnologia está engordando pessoas com maus hábitos e poucos exercícios, com inércia e institucionalizando zonas de zumbis. A tecnologia está cegando os olhos de quem a usa demais, neutralizando o futuro, o presente e o passado deles em nome de momentos hipnóticos e velozes que os escravizam. A tecnologia está aprendendo a produzir, a criar, a decidir, a comandar, a controlar e a destruir o que não lhe convém. De necessidade à modismo, ela se tornou nossa maior ferramenta de autodestruição.

 


terça-feira, 3 de junho de 2025

ROCHEDO

 

Bem que Deus avisou, permaneça no momento presente e aceite a realidade como ela é, fruto dos processos da natureza e do universo, fruto da criação inteligente que sabe para onde se mover, e tudo o mais vos será acrescentado. Ao ganhar um nome, uma identidade, nasce o Ego, este departamento curioso para experienciar os desejos, este Ser inconsequente e movido pelos erros e tentativas, este Ser atraído pelas complexidades e pela vaidade do poder. Assim como as ondas batem violentamente nos rochedos, assim também as emoções do Ego nos batem e nos açoitam com dúvidas e incertezas. O Ego nos afasta de Deus.


segunda-feira, 2 de junho de 2025

UM NÚMERO NA MULTIDÃO

 

A Humanidade está desaparecendo. Cada vez que um ser humano imigra, ele mescla duas ou mais culturas e nelas se perde, não sendo mais nem de uma nem da outra. Cada vez que alguém entra numa instituição religiosa e se compromete com ela, ele se afasta da própria família de sangue e se mescla com estranhos que o chamem de irmão. Cada vez que uma pessoa se expõe em excesso na Internet, muito mais ela assume um personagem virtual e se afasta da própria identidade para se fazer de maior e melhor. Cada vez que uma pessoa se entrega a uma gangue, menos ela se reconhece como indivíduo e mais ela se reconhece como membro. Como é fácil pulverizar pessoas na multidão.


domingo, 1 de junho de 2025

EU SABO MAIS

 

Toda criança teima com seus pais por achar que sabe tudo. Todo adolescente torna-se aborrecente por achar que sabe tudo. Todo adulto confronta outros adultos por achar que é dono da verdade, mesmo sem saber o que seja a tal da verdade. Todo idoso esquece muito do que sabia, mas continua pensando saber mais do que todo mundo. Este é um dos erros mais comuns da humanidade, achar que sabe tudo. Se pelo menos dissesse saber o suficiente para aquele dado momento, ainda seria aceitável e conciliável. Parece um erro de fabricação, quem sabe uma expressão do ego para permanecer vivo e no controle de nossa vida, talvez um mecanismo de sobrevivência num mundo competitivo, quem sabe um exercício de busca da significância. Saber muito parece um ato de ignorância, quando se esquece quem se é e se veste de teorias.


VOZ

 

Vocês se lembram da minha voz? Perguntava o comercial de shampu, afirmando que ela não mudou nada, mas os cabelos sim, quanta diferença. Mentira. Nossa voz verdadeira ficou na infância, nos tempos em que a gente nunca ficava afônica. Chegou a adolescência e nossa voz se perdeu por entre os hormônios, soando como taquara rachada. Na juventude ela se acomodou ao novo corpo, aos novos hábitos de dormir pouco e beber muito, aos novos vícios de fumo. Na idade adulta ela variava conforme as situações e as emoções. Na terceira idade ela tremia como se acaso fosse cair diante da ventania do tempo. A gente nunca parou para pensar, mas nossa voz nem é nossa mais.


sexta-feira, 30 de maio de 2025

SOMOS PULSAÇÃO

 

Quem é o outro senão um reflexo real de algum fragmento do Todo. Quem é o outro senão uma projeção paralela de várias imagens. Quem é o outro senão a parte ínfima e holográfica de algo maior, a existência. Se o Todo é unificado em si, manifestando ora um fragmento, ora outro, então estamos nós inseridos neste mesmo conceito. O outro somos nós, cada outro com um nível de consciência, cada outro com uma frequência diferente, cada outro procurando semelhantes para se ver e comunicar-se como Ser existente. O outro é a fala do universo unificado conversando conosco pelas percepções e se valendo de nossas percepções para reunificar os fragmentos, primeiro em coletivos, depois em unicidade. Eu e o outro somos a pulsação do universo.


quinta-feira, 29 de maio de 2025

SOMBRA VIVA

 

A luz não ensina com palavras nem com lições. A luz se move obediente ao Todo, à Fonte. A luz se comunica por pausas e silêncio, pois é manifestação do eterno dentro de nós. A luz comunica a vida em sopro e ondas, em fluxos e ciclos, em obras de criação. A sombra não ensina com clareza, ela ensina com o sentir, com o medo, com a agonia, com a vergonha e com a raiva. A sombra não tem noção de seu tamanho, mas sente que precisa evitar a luz para continuar existindo. Quando ela da luz se aproxima, sente-se revelada, nua, decifrada, invadida, por isso faz de tudo para retornar à escuridão onde ela desaparece visualmente.


quarta-feira, 28 de maio de 2025

ADVOGADO INVISÍVEL

 

 

Quando estamos ausentes fisicamente, há um risco real de sermos criticados, ou atacados por alguém, sem o direito de nos defender, seja de algo injusto ou destruidor de nossa reputação. Porém, somos todos unos dentro do campo unificado e este campo é energético. À nível de energia há alguma frequência forte, capaz de nos defender ou acompanhar nosso Espírito, algo que funcione como nosso advogado silencioso. É a resultante energética do bem que já fizemos em vida, das mensagens positivas que enviamos ao Universo, das orações sinceras que consolaram nossas lágrimas diante de nossa verdade e diante do Criador. Nossos registros de bondade atraem seres de luz que nos protegem diariamente no nível espiritual ou celestial. Da mesma forma, o mal que fizemos também tem sua gangue violenta e que vai garantir-nos somente as más companhias.


terça-feira, 27 de maio de 2025

GUERRA CELULAR

 

As células do corpo são inteligentes e tomam decisões após ler o que está acontecendo ao seu redor. Se o corpo possui pH muito ácido, a decisão coletiva é uma. Se o corpo consome açúcar exageradamente, a decisão é outra. Se as células se comunicam entre si para sobreviver, elas não trabalham apenas para o corpo como um todo. Elas formam grupos afins com interesses afins, escolhem uma estratégia de ação e atacam ou contra atacam o que for mais vulnerável, seja uma célula enfraquecida, seja um vírus ou parasita, seja um órgão comprometido ou disfuncional. No meio de tantos órgãos e organelas, pelo menos um deles é mais fraco do que os outros, sendo chamado pela acupuntura de “órgão de choque”, aquele que recebe primeiro o ataque e manifesta os primeiros sintomas. Sem perceber, há muitas pequenas guerras acontecendo dentro de um corpo.


segunda-feira, 26 de maio de 2025

CONTRA O CAOS DA MORTE EM VIDA


 

Quem não faz as travessias do mea culpa, fica às margens da própria ignorância. Quem não caminha o presente, fica à mercê do esquecimento e sem nada para recordar. Quem não cria pontes, perde a visão detrás dos muros. Quem não voa a reinvenção, morre de marasmos. Quem não reescreve a iniciativa com tintas de ouro, vive de rascunhos sem nada a comemorar. Quem não abre trilhas de curiosidade, sofre inanição de criatividade. A ordem é seguir em frente. Quem fica parado é deixado pelos que caminham com propósitos maiores. Quem segue a estrada, permanece vivo, pois parar também é morrer.

domingo, 25 de maio de 2025

NÃO DEVE SER FÁCIL

 

Não deve ser fácil ser cérebro. Estar preso dentro de uma caverna de ossos, receber imagens de cabeça para baixo, suportar tempestades contínuas de impulsos elétricos como raios e trovoadas intermináveis, não se alimentar, ter que dar sentido ao absurdo, ter que organizar pensamentos desconexos, ter que distribuir vários neurotransmissores sem se confundir na transmissão, ajudando o louco a pirar, ajudando a criança a imaginar, ajudando as cores para não se misturarem no cenário final, não deve ser fácil trabalhar por suposição e achismo. Viva a ilusão.


sábado, 24 de maio de 2025

SABEDORIA DE VÓ

 

Vovó sempre dizia que não podemos realmente acreditar em tudo o que vemos e ouvimos. No alto de seus noventa anos, vovó viveu demais, viu muitas coisas que jamais verei, aprendeu por experiência o que jamais terei oportunidade de experienciar, morou em muitos lugares, testemunhou inúmeros conflitos, calou o que não se deve compartilhar com estranhos, viu muita gente escolher o errado e cair no buraco e aprendeu com os próprios erros na vida. A imaginação cria, a alucinação dá vida. A fofoca denigre reputação. A mentira tem pernas curtas. Quem fala demais dá bom dia até aos cavalos. Quem cala, consente. E não é fato que vovó tinha razão!!!


sexta-feira, 23 de maio de 2025

O FIXO E O DINÂMICO

 

A gente não se vê em movimentos ou processos, pois precisamos das definições fixas. A vida é dinâmica, o universo é dinâmico, a respiração é dinâmica, a realidade é dinâmica, não precisando ser nomeados para existir. A gente se vê como uma tela de cinema, sem se dar conta de que está em um filme. A gente se identifica com um nome e com uma família, sem se dar conta de que ela se dissolve com divórcios, mortes, brigas, doenças, falências, heranças, etc. Ser pessoa é necessário para sobreviver, mas nunca para viver. Se você viajar sozinho ao exterior, ninguém precisa saber quem você é, basta seguir as regras locais e não terá problemas.


quinta-feira, 22 de maio de 2025

É FÁCIL DEIXAR DE SER

 

Sem memória, você perde o sentido de coesão estrutural do Self. Sem passado, você repete os mesmos erros por impulsos internos de quem se é. Em coma, você não sabe seus limites externos nem internos, podendo vegetar ou aprender um novo idioma sem estudar. Sem alma, você perde a noção da vida, das responsabilidades sociais, do aceitável socialmente, dos valores humanos, das responsabilidades pessoais, da espiritualidade e das leis. Dentro do fanatismo, você perde a identidade, passando a repetir o que lhe ordenaram em alguma seita ou instituição. Dentro de um trauma, você se anula para suportar a realidade cruel e se esconde na mente inconsciente. É fácil ser anulado ou se anular.


quarta-feira, 21 de maio de 2025

MENSAGENS OCULTAS

 

Evidências, distorções, posicionamentos, teorias, intuição, atenção, metodologia e projeções são elementos de comunicação terapêutica, mas, ao mesmo tempo, podem ser filtros de entendimento. Nem tudo o que foi dito, foi compreendido. Nem tudo o que foi falado, foi traduzido com precisão. Nem tudo o que foi comunicado, foi fiel à intenção de quem falou. Nem tudo o que se diz, é dito com objetividade. Cada ouvinte possui seus recortes culturais, seu modus operandi de interagir com outras pessoas, seu nível de vocabulário, sua capacidade ou incapacidade de ler nas entrelinhas. O que não foi verbalizado, pode ter sido comunicado pela linguagem corporal ou por vias sutis.


terça-feira, 20 de maio de 2025

ELE OU ELA EM VEZ DE EU

 

Falar de si na terceira pessoa, ele ou ela em vez de eu, reduz o conteúdo intencionado a ser dito, neutraliza o impacto das emoções mencionadas, elimina a necessidade de julgar-se, modifica as próprias expectativas, autoriza um fluxo maior de autopercepção e alcança um novo ângulo de entendimento do que tem sido experienciado. Em verdade, o Ego é o grande responsável por nossa fragmentação diante de todos e diante do todo, causador de posicionamentos fixos e defensor da ilusão. Falar de si na primeira pessoa, dá plenos poderes ao Ego e não a si mesmo como consciência.

 


segunda-feira, 19 de maio de 2025

BEBÊ REBORN

 

Nasce uma geração psicótica, fruto da fuga da realidade indesejada. Tempos sombrios, irracionais, tempos inconscientes, tempos bárbaros. Pessoas insanas, incapazes de valorizar a vida, invadem a imaginação e jogam violência urbana como se fosse um vídeo game, adotam bonecos de silicone como se fossem gente, políticos mentem como se fosse oração, laboratórios farmacêuticos injetam crianças com metais pesados, tiranos assumem o poder para imitar Hitler, alimentos de plástico são distribuídos para viciar consumo, velhinhos vulneráveis são roubados pelo Sistema. Estamos testemunhando o início de uma barbárie coletiva de autodestruição, com futuro inconsequente e imprevisível. Agora entendo porque o Apocalipse de São João falava em sobrevivência de apenas 144 mil pessoas. Agora entendo porque esta mesma Bíblia dizia para não olharmos para trás na hora H e não tentar resgatar ninguém. Paredes não falam, mas a estupidez se ensandece com vigor e o caos é fascinante de se entender.

Não existe criança interior, conceito colocado em nossa cabeça pelo sistema de saúde mental. Existe memória de infância, boa ou traumática. Existe adulto com emoções infantilizadas, desde aquele jovem com problema na fala, passando pela troca de papeis entre os casais, percorrendo a identificação de pessoas com animais, adotando bebês reborn, inutilizando as relações afetivas como troca saudável e fugindo das responsabilidades pela vida e pelo planeta que nos abriga. Existe a escolha de cada indivíduo, ao buscar seus próprios recursos para lidar com as perdas e para sobreviver numa sociedade insana. Existe o saudável e o doentio, o equilibrado e o desequilibrado, o consciente e o inconsciente. Estes adultos infantilizados estão se alastrando e ganhando voz na mídia social, a qual vive de likes e seguidores para converter em dinheiro. O sábio interior está fora do radar desta galera.

Ao desvalorizarmos a vida, automaticamente valorizamos a morte, a ruptura, a quebra, a perversão, a alucinação, o caos, a histeria. Todo este padrão coletivo de normatização também está refletido na arte contemporânea, cuja melhor definição é a palavra Híbrida. Das pessoas com partes mecânicas aos computadores com características humanas, da humanização dos pets ao namoro japonês entre humanos e robôs, toda forma de hibridização, aceita como norma contemporânea, explica o que se passa com o coletivo nos dias de hoje. Precisamos digerir o caos com dentes de diamante se quisermos permanecer lúcidos.

 

 

 


domingo, 18 de maio de 2025

O MECANISMO OCULTO

 

O mecanismo que você está usando para sobreviver pode estar matando você, asfixiando sua criatividade, limitando seu progresso, causando dores no corpo, construindo muralhas de obstáculos, impedindo o próximo passo, desviando seu foco para objetivos que não são seus, derrubando pontes de comunicação, expressando contradições continuamente, vivendo a vida de alguém, invalidando suas iniciativas maiores ou chorando o leite derramado. O mecanismo que você está usando para sobreviver tem que ser identificado ainda hoje, para o bem de sua sobrevivência.

sábado, 17 de maio de 2025

ARTE E ARTISTAS


Toda expressão artística é natural no ser humano, desde os tempos das cavernas onde surgiu a arte rupestre. Na falta de linguagem verbal, quem se comunicava era a linguagem corporal e depois a visual. Porém, nem toda pessoa é artista profissional, podendo ser considerada talentosa, mas nada garante que ela vá seguir a carreira artística e respeitar ou romper com as regras do mercado. Todo risco tem algum significado emocional ou simbólico. A quem riscar com originalidade maior, mais créditos lhes serão dados. A quem explicar os conceitos pessoais de suas imagens artísticas com mais convicção, mais serão aceitas no mundo das artes. A quem se adequar aos rumos que as galerias e museus impõem, mais chances terão de expor seus trabalhos. Tudo é relativo.

 

sexta-feira, 16 de maio de 2025

O EU COMPENSADOR

 

É normal que tentemos nos expressar como individualidade, tanto para sobreviver quanto para evoluir. Existe uma faceta de auto expressão que, em nome da adaptação, tenta compensar o vazio interior, as frustrações e limitações pessoais com ilusões, mentiras, fake news, enganos, manipulação, narrativas e fugas do momento. Esta faceta representa o Eu Compensador, aquele aspecto de auto proteção diante do que deveria ter sido feito e não foi. Ele equivale a profissionais que fazem gambiarras e não se preocupam com o que deixarão para trás, confundindo auto defesa com auto proteção. Uma coisa é procurar justiça. Outra coisa é esconder as próprias imperfeições. Outra coisa é oferecer falsas impressões.

BUSCANDO NO LUGAR ERRADO

 

Realizando, completando, adequando, pertencendo são quatro quadrantes comuns na vida do buscador. Por se sentir incompleto, ele reúne esforços para realizar algo que tenha sua autoria ou domínio, olhando apenas para o mundo exterior, perpetuando assim sua incompletude. Na ilusão de concluir algo, ele se apressa para se livrar de alguma atividade automática ou irrelevante. Por se sentir um peixe fora da água, ele procura se adequar a ambientes duvidosos, visando algum sentimento de ser visto ou admirado por estranhos. Para criar um senso de pertencimento, ele se propõe a fazer coisas que não são de sua natureza pessoal. Não existe lugar certo para se buscar, senão dentro de si mesmo.


quarta-feira, 14 de maio de 2025

ENDEREÇO CÓSMICO (2)

 

Tarefa árdua, desafio aceito por poucos, jamais desisti de me tornar semeador de consciência, enfrentando frieza de uns, críticas ferinas de haters, sarcasmo de outros, até perder medo de olhares fuzilantes ou narizes tortos para o que eu compartilhava. Sabia não estar sozinho. Sabia da necessidade de sempre partir de onde eu estava. Sabia que este trabalho é interminável, sem perder a esperança de que as pessoas certas sempre aparecem diante de nós quando há um Espírito em busca de sentido. Por graça do destino, milhares de buscadores se apresentaram sedentos, mesmo correndo o risco de deixar a busca, ao entrar em repouso sagrado com o conhecimento que carrego. Juntos criamos um campo expansivo de luz e discernimento, vivemos experiências metafísicas e paranormais, visitamos dimensões variadas, acessamos forças espirituais de enorme sacralidade e por elas fomos amados profundamente.


terça-feira, 13 de maio de 2025

ENDEREÇO CÓSMICO (1)

 

A grande libertação me ocorreu quando decidi abandonar o desejo de ser feliz e o troquei pela fluidez de querer me tornar mais consciente a cada dia. Não foi fácil abrir mão dos desejos mundanos, sair da cobrança social de fazer sucesso para ser feliz, sair das regras morais com valores predeterminados por instituições que não praticam o que pregam e seguir as leis imutáveis do universo. Desde amigos próximos até estranhos que surgiam em minha vida, todos eles queriam saber porque eu ainda não ficara rico, pensando que eu usasse a mesma régua deles. Após caminhar o caminho e os descaminhos do autoconhecimento, ficou claro a necessidade de trabalhar para o bem comum, ao ajudar pessoas comuns a pensar, refletir, meditar sobre assuntos subjetivos que nunca lhe passaram antes pela cabeça, tais como expansão de consciência, despertar de consciência, autorrealização, hipercampo, entre outros.


segunda-feira, 12 de maio de 2025

CONVERSAS DE CONTEÚDO PROFUNDO (8)

 

A conversa profunda não vai durar para sempre, não é novela dividida em capítulos. O assunto profundo é transcendido para o espaço de acolhimento amigável, para um espaço seguro de crescimento pessoal, pois o outro é espelho e sendo espelho irá refletir de volta a confiança que eu oferecer. A conexão substitui o assunto e abre espaço para novos mergulhos de investigação profunda sobre a vida e suas nuances. Os nutrientes deste relacionamento de energia se tornarão atemporais, tendo utilidade para toda a vida, ainda que os vínculos físicos ou geográficos se dissolvam diante das responsabilidades com 0 mundo. A questão não é segurar a pessoa, mas sim encontrar muitas pessoas com quem estabelecer conexões profundas.


domingo, 11 de maio de 2025

CONVERSAS DE CONTEÚDO PROFUNDO (7)

 

Na falta de pessoas confiáveis com quem se abrir, abra-se ao Divino. Afinal Ele está sempre disponível, não nos julga, sempre nos acolhe com amor, não espalha fofocas, dá-nos todo o tempo do mundo para concluir nossas narrativas e ainda nos presenteia com insights maravilhosos. Toda conversa com o Divino tende a ser profunda e verdadeira, mais do que um desabafo, mais do que uma cobrança ou expressão de vitimismo. Ela tende a ser direta, sem dar voltas, nua em sua essência, pois o Divino nos conhece a fundo e já fez o bolo quando chegamos com a farinha. Ter conversa profunda com o Divino, tem cheirinho de café da tarde com amigos.


sábado, 10 de maio de 2025

CONVERSAS DE CONTEÚDO PROFUNDO (6)

 

Toda profundidade alcança alguma vulnerabilidade, pois é revelada por natureza. Ainda que o assunto seja existencial ou abrangente sem identidade, toda profundidade revela a proximidade da pessoa consigo mesmo, com a própria essência e caráter, abrindo espaço para a intuição participar da conexão estabelecida. Neste ambiente de confiança com vulnerabilidade, a mentira é desempoderada diante da honestidade, as vergonhas se apresentam com humildade e dignidade, os fatos perdem força diante de novas interpretações e o amor próprio ressurge com graça e serenidade. Não existe profundidade sem vulnerabilidade à mostra.


sexta-feira, 9 de maio de 2025

CONVERSAS DE CONTEÚDO PROFUNDO (5)

 

O espaço seguro é fundamental como terreno fértil de confiança. Cria-se este espaço seguro quando você toma a iniciativa de identificar o que tem em comum com a outra pessoa. Funciona como um autorizador para a abertura de um diálogo mais profundo. O espaço seguro funciona como se fosse um colo, um útero, uma prática de estar presente totalmente naquele instante, sem outros compromissos para lhes interromper, formando uma sensação de prioridade, de parar o mundo para que aquela conversa aconteça e se desenvolva rumo a um final feliz de conexão com o tempo. Relacionamento sem segurança perde as pernas de sustentação. Com ela, vai mais longe.

 


quinta-feira, 8 de maio de 2025

CONVERSAS DE CONTEÚDO PROFUNDO (4)

 

Ser autêntico implica em mostrar ao outro suas fraquezas, sem medo de ser zoado ou humilhado.  Este nivel de conexão verdadeira só acontece dentro das amizades sólidas. A amizade amadora não sabe nada do assunto, por isso não leva nada a sério quando preciso, acha que ser amigo é apenas fugir do estresse apresentado como problema e fingir que o assunto não tem importãncia. A amizade sólida sabe e respeita, acolhe e nutre sempre que possível. Neste nivel de conexão, até o silêncio oportuno torna-se ferramenta de auxilio, tornando-se comuinicação ou conversa silenciosa. A boca se cala quando o coração se apresenta nas conversas mais íntimas e profundas.


quarta-feira, 7 de maio de 2025

CONVERSAS DE CONTEÚDO PROFUNDO (3)

 

Não basta falar com profundidade sobre um assunto. O mais importante é transformar aquela conversa em espaço seguro para futuras conversas mais amigas. As duas partes precisam sair da conversa com o sentimento de que foi agradável estarem juntas, com a sensação de que as duas partes sairam ganhando. Assim nasce a confiança entre as pessoas, partindo mais tarde para tocar em experiências de vulnerabilidade pessoal, de limitações familiares, de impedimentos de carreira profissional, de traumas de infância e de projetos secretos para o futuro. A conexão criada  é tudo.


terça-feira, 6 de maio de 2025

CONVERSAS DE CONTEÚDO PROFUNDO (2)

 

Em conversas profundas, cabe ao homem evitar oferecer soluções rápidas ou rapidamente, uma vez que os homens são muito objetivos, conclusivos por natureza, instintivos para captar perigo na luta pela sobrevivência. Isso encerra a conexão antes do aprofundamento. Seria mais interessante descobrir primeiro quais são os impulsos que ela teve de início ao reagir ao acontecimento, depois conversarem sobre os recursos da outra pessoa para resolver a questão por ela levantada. Em seguida,  após conhecer os recursos dela, o homem pode abrir espaço para investigar situações semelhantes no passado daquela pessoa para verificar como ela saiu do conflito anterior. Para aprofundar mais um pouco, conversar sobre as possíveis lições ou aprendizado daquela experiência. Pronto. Fácil e profundo.


segunda-feira, 5 de maio de 2025

CONVERSAS DE CONTEÚDO PROFUNDO (1)

 

Para sair de conversas vazias com pessoas vazias não é difícil, basta inventar uma desculpa qualquer. Para entrar numa conversa profunda com outras pessoas, sem julgamento se são vazias ou ricas de conteúdo e experiência, podemos fazer perguntas abertas onde a resposta não seja apenas sim e não. Todas as pessoas querem ser vistas para se sentirem especiais. Ser ouvida é a melhor porta de entrada, a melhor isca para estabelecer conexão com alguém. Pelo menos uma das duas pessoas conversando precisa abrir espaço, pedindo para a outra pessoa contar mais detalhes, mostrando interesse. Quando este espaço é ampliado, a outra pessoa automaticamente retribui a gentileza pela lei da reciprocidade. Ter conversas profundas é mais fácil do que se imagina.

domingo, 4 de maio de 2025

A HISTÓRIA FEZ CURVA E NINGUÉM VIU

 

“Não há motivos para festa” já dizia o velho cantor latino-americano sem dinheiro no banco. Não há por quem sorrir se até os dentes nos estão tirando para rirmos atoa, depois que nossa dignidade foi pendurada nos varais com mil remendos. No entanto, pessoas que não são mais Pessoas continuam aplaudindo a guilhotina em praça pública, povoando seus muros com cercas restantes do holocausto tupiniquim, fumando os dias que terminam em bitucas, tomando cerveja como se fosse oxigênio no pronto-socorro da esquina. Se fosse vivo, duvido que Belchior cantasse algo diferente do que cantava, embora todas as suas letras tomassem novo destinatário nos dias de hoje. Já nem sei mais o que dizer das letras famosas de Chico Buarque.

 


sábado, 3 de maio de 2025

REJEIÇÃO É OUTRA COISA (6)

 

O rejeitado não é a pessoa certa para si mesmo, justamente por não se aceitar, por não se incluir no rol de emoções saudáveis, por não se ver inteiro e digno, por acreditar que vai ser socorrido no colo de um salvador da pátria. Assim sentindo, ele vai abandonar seu próprio lugar emocional e nunca será encontrado “fora de casa”. Passará décadas de sua existência em função da reclamação constante e radical sobre quem lhe “rejeita”. Nem Deus o encontrará fora do próprio coração, pois seu olhar desvirtuado o manterá ocupado com os sentimentos dos outros. O rejeitado é mais um filho pródigo, longe de casa, curto de recursos, testando sua humilhação no lugar da humildade. Enquanto isso, seu coração abandonado está farto de Deus passivo, aguardando sua volta com um banquete de amor.

 


sexta-feira, 2 de maio de 2025

REJEIÇÃO É OUTRA COISA (5)

 

O rejeitado afastou-se há muito tempo da humildade. Incapacitou-se de pedir desculpas, de assumir os próprios erros, de se dar o direito de trocar de opinião, distanciou-se da gratidão e do olhar cálido para os outros, esquecendo-se do poder da aceitação da realidade como ferramenta transformadora interior. Esqueceu-se de que cada pessoa tem seus momentos e as próprias maneiras individuais de ver o mundo, desrespeitando o diferente em busca exclusiva da razão. O sentimento de rejeição também nos cega como a raiva. Tornando-se ponto cego, a rejeição ilude o rejeitado com sentimentos de grandiosidade e falso empoderamento, firmando-se em estacas de teimosia e rigidez.


quinta-feira, 1 de maio de 2025

REJEIÇÃO É OUTRA COISA (4)

 

Uma das razões que perpetua a sensação de rejeição na pessoa é o apego a uma possível causa que se tornou crença ou religião para ela mesma. Não existe rejeição sem sensação de apego. Não existe rejeição sem sensação de codependência emocional. Não existe rejeição sem crença limitante de incompletude. Não existe rejeição sem fé na dor, como elemento inevitável das transações emocionais. O rejeitado ainda não se libertou do outro, mas também ainda não se assumiu como ser evolutivo, ficando na espera de ser resgatado ou admirado por quem a incomoda. Ao energizar em si a sensação de rejeição, sua única saída consciente consistirá em escolher momentos e circunstâncias para rejeitar com a mesma intensidade quem lhe incomodar. De apego a pessoas, o rejeitado apegou-se então ao próprio sentimento de rejeição como sua própria voz emocional.


quarta-feira, 30 de abril de 2025

REJEIÇÃO É OUTRA COISA (3)

 

O rejeitado tem várias opções de autorregulação, a partir das Leis Universais. Na Lei da Compensação, o rejeitado busca por novas interações emocionais com outras pessoas, desta vez sem esperar nada em troca, sem medo de não dar certo, tornando-se o doador de sentimentos saudáveis. Ele desativa a postura de espera e aciona a Lei da Doação, trocando a Lei da Atração pela Lei da Ação. Na Lei do Livre-arbítrio o rejeitado compreende que cada Ser é responsável pelas próprias emoções, ninguém mais, e se protege de interferências emocionais indesejadas, trocando as frequências pessoais por vibrações mais elevadas, adentrando a Lei da Vibração. Ao reduzir a interferência mental na expressão das emoções, o rejeitado deixa de lado a Lei do Karma ou Causa e Efeito, e aciona a Lei da Transmutação Perpétua de Energia para testemunhar as transformações naturais diante de seus olhos. A própria natureza nos oferece recursos para nos ajustar com mais harmonia.

 


terça-feira, 29 de abril de 2025

REJEIÇÃO É OUTRA COISA (2)

 

Rejeição não significa carregar a dor pessoal, mas sim a falsa sensação de responsabilidade pela emoção dos outros, pelo que os outros deixaram de sentir a seu respeito, pela insensibilidade dos outros, pela falta de consciência de ambos. Quem se sente rejeitado precisa do outro em sua tela mental para chorar suas lágrimas. No final das contas, o outro está tentando apenas ser ele mesmo, com todas as limitações e contratos pessoais de crescimento, mas o rejeitado não aceita e cobra sua atenção por meio do vitimismo ou baixa estima. O rejeitado está rejeitando as próprias emoções e as projeta nos outros. O rejeitado está se portando como uma criança mimada ou adulto infantilizado. O rejeitado está mentalizando as experiências afetivas e necessidades emocionais básicas. Rejeição não tem nada a ver com os outros.