sexta-feira, 23 de maio de 2025

O FIXO E O DINÂMICO

 

A gente não se vê em movimentos ou processos, pois precisamos das definições fixas. A vida é dinâmica, o universo é dinâmico, a respiração é dinâmica, a realidade é dinâmica, não precisando ser nomeados para existir. A gente se vê como uma tela de cinema, sem se dar conta de que está em um filme. A gente se identifica com um nome e com uma família, sem se dar conta de que ela se dissolve com divórcios, mortes, brigas, doenças, falências, heranças, etc. Ser pessoa é necessário para sobreviver, mas nunca para viver. Se você viajar sozinho ao exterior, ninguém precisa saber quem você é, basta seguir as regras locais e não terá problemas.


quinta-feira, 22 de maio de 2025

É FÁCIL DEIXAR DE SER

 

Sem memória, você perde o sentido de coesão estrutural do Self. Sem passado, você repete os mesmos erros por impulsos internos de quem se é. Em coma, você não sabe seus limites externos nem internos, podendo vegetar ou aprender um novo idioma sem estudar. Sem alma, você perde a noção da vida, das responsabilidades sociais, do aceitável socialmente, dos valores humanos, das responsabilidades pessoais, da espiritualidade e das leis. Dentro do fanatismo, você perde a identidade, passando a repetir o que lhe ordenaram em alguma seita ou instituição. Dentro de um trauma, você se anula para suportar a realidade cruel e se esconde na mente inconsciente. É fácil ser anulado ou se anular.


quarta-feira, 21 de maio de 2025

MENSAGENS OCULTAS

 

Evidências, distorções, posicionamentos, teorias, intuição, atenção, metodologia e projeções são elementos de comunicação terapêutica, mas, ao mesmo tempo, podem ser filtros de entendimento. Nem tudo o que foi dito, foi compreendido. Nem tudo o que foi falado, foi traduzido com precisão. Nem tudo o que foi comunicado, foi fiel à intenção de quem falou. Nem tudo o que se diz, é dito com objetividade. Cada ouvinte possui seus recortes culturais, seu modus operandi de interagir com outras pessoas, seu nível de vocabulário, sua capacidade ou incapacidade de ler nas entrelinhas. O que não foi verbalizado, pode ter sido comunicado pela linguagem corporal ou por vias sutis.


terça-feira, 20 de maio de 2025

ELE OU ELA EM VEZ DE EU

 

Falar de si na terceira pessoa, ele ou ela em vez de eu, reduz o conteúdo intencionado a ser dito, neutraliza o impacto das emoções mencionadas, elimina a necessidade de julgar-se, modifica as próprias expectativas, autoriza um fluxo maior de autopercepção e alcança um novo ângulo de entendimento do que tem sido experienciado. Em verdade, o Ego é o grande responsável por nossa fragmentação diante de todos e diante do todo, causador de posicionamentos fixos e defensor da ilusão. Falar de si na primeira pessoa, dá plenos poderes ao Ego e não a si mesmo como consciência.

 


segunda-feira, 19 de maio de 2025

BEBÊ REBORN

 

Nasce uma geração psicótica, fruto da fuga da realidade indesejada. Tempos sombrios, irracionais, tempos inconscientes, tempos bárbaros. Pessoas insanas, incapazes de valorizar a vida, invadem a imaginação e jogam violência urbana como se fosse um vídeo game, adotam bonecos de silicone como se fossem gente, políticos mentem como se fosse oração, laboratórios farmacêuticos injetam crianças com metais pesados, tiranos assumem o poder para imitar Hitler, alimentos de plástico são distribuídos para viciar consumo, velhinhos vulneráveis são roubados pelo Sistema. Estamos testemunhando o início de uma barbárie coletiva de autodestruição, com futuro inconsequente e imprevisível. Agora entendo porque o Apocalipse de São João falava em sobrevivência de apenas 144 mil pessoas. Agora entendo porque esta mesma Bíblia dizia para não olharmos para trás na hora H e não tentar resgatar ninguém. Paredes não falam, mas a estupidez se ensandece com vigor e o caos é fascinante de se entender.

Não existe criança interior, conceito colocado em nossa cabeça pelo sistema de saúde mental. Existe memória de infância, boa ou traumática. Existe adulto com emoções infantilizadas, desde aquele jovem com problema na fala, passando pela troca de papeis entre os casais, percorrendo a identificação de pessoas com animais, adotando bebês reborn, inutilizando as relações afetivas como troca saudável e fugindo das responsabilidades pela vida e pelo planeta que nos abriga. Existe a escolha de cada indivíduo, ao buscar seus próprios recursos para lidar com as perdas e para sobreviver numa sociedade insana. Existe o saudável e o doentio, o equilibrado e o desequilibrado, o consciente e o inconsciente. Estes adultos infantilizados estão se alastrando e ganhando voz na mídia social, a qual vive de likes e seguidores para converter em dinheiro. O sábio interior está fora do radar desta galera.

Ao desvalorizarmos a vida, automaticamente valorizamos a morte, a ruptura, a quebra, a perversão, a alucinação, o caos, a histeria. Todo este padrão coletivo de normatização também está refletido na arte contemporânea, cuja melhor definição é a palavra Híbrida. Das pessoas com partes mecânicas aos computadores com características humanas, da humanização dos pets ao namoro japonês entre humanos e robôs, toda forma de hibridização, aceita como norma contemporânea, explica o que se passa com o coletivo nos dias de hoje. Precisamos digerir o caos com dentes de diamante se quisermos permanecer lúcidos.

 

 

 


domingo, 18 de maio de 2025

O MECANISMO OCULTO

 

O mecanismo que você está usando para sobreviver pode estar matando você, asfixiando sua criatividade, limitando seu progresso, causando dores no corpo, construindo muralhas de obstáculos, impedindo o próximo passo, desviando seu foco para objetivos que não são seus, derrubando pontes de comunicação, expressando contradições continuamente, vivendo a vida de alguém, invalidando suas iniciativas maiores ou chorando o leite derramado. O mecanismo que você está usando para sobreviver tem que ser identificado ainda hoje, para o bem de sua sobrevivência.

sábado, 17 de maio de 2025

ARTE E ARTISTAS


Toda expressão artística é natural no ser humano, desde os tempos das cavernas onde surgiu a arte rupestre. Na falta de linguagem verbal, quem se comunicava era a linguagem corporal e depois a visual. Porém, nem toda pessoa é artista profissional, podendo ser considerada talentosa, mas nada garante que ela vá seguir a carreira artística e respeitar ou romper com as regras do mercado. Todo risco tem algum significado emocional ou simbólico. A quem riscar com originalidade maior, mais créditos lhes serão dados. A quem explicar os conceitos pessoais de suas imagens artísticas com mais convicção, mais serão aceitas no mundo das artes. A quem se adequar aos rumos que as galerias e museus impõem, mais chances terão de expor seus trabalhos. Tudo é relativo.

 

sexta-feira, 16 de maio de 2025

O EU COMPENSADOR

 

É normal que tentemos nos expressar como individualidade, tanto para sobreviver quanto para evoluir. Existe uma faceta de auto expressão que, em nome da adaptação, tenta compensar o vazio interior, as frustrações e limitações pessoais com ilusões, mentiras, fake news, enganos, manipulação, narrativas e fugas do momento. Esta faceta representa o Eu Compensador, aquele aspecto de auto proteção diante do que deveria ter sido feito e não foi. Ele equivale a profissionais que fazem gambiarras e não se preocupam com o que deixarão para trás, confundindo auto defesa com auto proteção. Uma coisa é procurar justiça. Outra coisa é esconder as próprias imperfeições. Outra coisa é oferecer falsas impressões.

BUSCANDO NO LUGAR ERRADO

 

Realizando, completando, adequando, pertencendo são quatro quadrantes comuns na vida do buscador. Por se sentir incompleto, ele reúne esforços para realizar algo que tenha sua autoria ou domínio, olhando apenas para o mundo exterior, perpetuando assim sua incompletude. Na ilusão de concluir algo, ele se apressa para se livrar de alguma atividade automática ou irrelevante. Por se sentir um peixe fora da água, ele procura se adequar a ambientes duvidosos, visando algum sentimento de ser visto ou admirado por estranhos. Para criar um senso de pertencimento, ele se propõe a fazer coisas que não são de sua natureza pessoal. Não existe lugar certo para se buscar, senão dentro de si mesmo.


quarta-feira, 14 de maio de 2025

ENDEREÇO CÓSMICO (2)

 

Tarefa árdua, desafio aceito por poucos, jamais desisti de me tornar semeador de consciência, enfrentando frieza de uns, críticas ferinas de haters, sarcasmo de outros, até perder medo de olhares fuzilantes ou narizes tortos para o que eu compartilhava. Sabia não estar sozinho. Sabia da necessidade de sempre partir de onde eu estava. Sabia que este trabalho é interminável, sem perder a esperança de que as pessoas certas sempre aparecem diante de nós quando há um Espírito em busca de sentido. Por graça do destino, milhares de buscadores se apresentaram sedentos, mesmo correndo o risco de deixar a busca, ao entrar em repouso sagrado com o conhecimento que carrego. Juntos criamos um campo expansivo de luz e discernimento, vivemos experiências metafísicas e paranormais, visitamos dimensões variadas, acessamos forças espirituais de enorme sacralidade e por elas fomos amados profundamente.


terça-feira, 13 de maio de 2025

ENDEREÇO CÓSMICO (1)

 

A grande libertação me ocorreu quando decidi abandonar o desejo de ser feliz e o troquei pela fluidez de querer me tornar mais consciente a cada dia. Não foi fácil abrir mão dos desejos mundanos, sair da cobrança social de fazer sucesso para ser feliz, sair das regras morais com valores predeterminados por instituições que não praticam o que pregam e seguir as leis imutáveis do universo. Desde amigos próximos até estranhos que surgiam em minha vida, todos eles queriam saber porque eu ainda não ficara rico, pensando que eu usasse a mesma régua deles. Após caminhar o caminho e os descaminhos do autoconhecimento, ficou claro a necessidade de trabalhar para o bem comum, ao ajudar pessoas comuns a pensar, refletir, meditar sobre assuntos subjetivos que nunca lhe passaram antes pela cabeça, tais como expansão de consciência, despertar de consciência, autorrealização, hipercampo, entre outros.


segunda-feira, 12 de maio de 2025

CONVERSAS DE CONTEÚDO PROFUNDO (8)

 

A conversa profunda não vai durar para sempre, não é novela dividida em capítulos. O assunto profundo é transcendido para o espaço de acolhimento amigável, para um espaço seguro de crescimento pessoal, pois o outro é espelho e sendo espelho irá refletir de volta a confiança que eu oferecer. A conexão substitui o assunto e abre espaço para novos mergulhos de investigação profunda sobre a vida e suas nuances. Os nutrientes deste relacionamento de energia se tornarão atemporais, tendo utilidade para toda a vida, ainda que os vínculos físicos ou geográficos se dissolvam diante das responsabilidades com 0 mundo. A questão não é segurar a pessoa, mas sim encontrar muitas pessoas com quem estabelecer conexões profundas.


domingo, 11 de maio de 2025

CONVERSAS DE CONTEÚDO PROFUNDO (7)

 

Na falta de pessoas confiáveis com quem se abrir, abra-se ao Divino. Afinal Ele está sempre disponível, não nos julga, sempre nos acolhe com amor, não espalha fofocas, dá-nos todo o tempo do mundo para concluir nossas narrativas e ainda nos presenteia com insights maravilhosos. Toda conversa com o Divino tende a ser profunda e verdadeira, mais do que um desabafo, mais do que uma cobrança ou expressão de vitimismo. Ela tende a ser direta, sem dar voltas, nua em sua essência, pois o Divino nos conhece a fundo e já fez o bolo quando chegamos com a farinha. Ter conversa profunda com o Divino, tem cheirinho de café da tarde com amigos.


sábado, 10 de maio de 2025

CONVERSAS DE CONTEÚDO PROFUNDO (6)

 

Toda profundidade alcança alguma vulnerabilidade, pois é revelada por natureza. Ainda que o assunto seja existencial ou abrangente sem identidade, toda profundidade revela a proximidade da pessoa consigo mesmo, com a própria essência e caráter, abrindo espaço para a intuição participar da conexão estabelecida. Neste ambiente de confiança com vulnerabilidade, a mentira é desempoderada diante da honestidade, as vergonhas se apresentam com humildade e dignidade, os fatos perdem força diante de novas interpretações e o amor próprio ressurge com graça e serenidade. Não existe profundidade sem vulnerabilidade à mostra.


sexta-feira, 9 de maio de 2025

CONVERSAS DE CONTEÚDO PROFUNDO (5)

 

O espaço seguro é fundamental como terreno fértil de confiança. Cria-se este espaço seguro quando você toma a iniciativa de identificar o que tem em comum com a outra pessoa. Funciona como um autorizador para a abertura de um diálogo mais profundo. O espaço seguro funciona como se fosse um colo, um útero, uma prática de estar presente totalmente naquele instante, sem outros compromissos para lhes interromper, formando uma sensação de prioridade, de parar o mundo para que aquela conversa aconteça e se desenvolva rumo a um final feliz de conexão com o tempo. Relacionamento sem segurança perde as pernas de sustentação. Com ela, vai mais longe.

 


quinta-feira, 8 de maio de 2025

CONVERSAS DE CONTEÚDO PROFUNDO (4)

 

Ser autêntico implica em mostrar ao outro suas fraquezas, sem medo de ser zoado ou humilhado.  Este nivel de conexão verdadeira só acontece dentro das amizades sólidas. A amizade amadora não sabe nada do assunto, por isso não leva nada a sério quando preciso, acha que ser amigo é apenas fugir do estresse apresentado como problema e fingir que o assunto não tem importãncia. A amizade sólida sabe e respeita, acolhe e nutre sempre que possível. Neste nivel de conexão, até o silêncio oportuno torna-se ferramenta de auxilio, tornando-se comuinicação ou conversa silenciosa. A boca se cala quando o coração se apresenta nas conversas mais íntimas e profundas.


quarta-feira, 7 de maio de 2025

CONVERSAS DE CONTEÚDO PROFUNDO (3)

 

Não basta falar com profundidade sobre um assunto. O mais importante é transformar aquela conversa em espaço seguro para futuras conversas mais amigas. As duas partes precisam sair da conversa com o sentimento de que foi agradável estarem juntas, com a sensação de que as duas partes sairam ganhando. Assim nasce a confiança entre as pessoas, partindo mais tarde para tocar em experiências de vulnerabilidade pessoal, de limitações familiares, de impedimentos de carreira profissional, de traumas de infância e de projetos secretos para o futuro. A conexão criada  é tudo.


terça-feira, 6 de maio de 2025

CONVERSAS DE CONTEÚDO PROFUNDO (2)

 

Em conversas profundas, cabe ao homem evitar oferecer soluções rápidas ou rapidamente, uma vez que os homens são muito objetivos, conclusivos por natureza, instintivos para captar perigo na luta pela sobrevivência. Isso encerra a conexão antes do aprofundamento. Seria mais interessante descobrir primeiro quais são os impulsos que ela teve de início ao reagir ao acontecimento, depois conversarem sobre os recursos da outra pessoa para resolver a questão por ela levantada. Em seguida,  após conhecer os recursos dela, o homem pode abrir espaço para investigar situações semelhantes no passado daquela pessoa para verificar como ela saiu do conflito anterior. Para aprofundar mais um pouco, conversar sobre as possíveis lições ou aprendizado daquela experiência. Pronto. Fácil e profundo.


segunda-feira, 5 de maio de 2025

CONVERSAS DE CONTEÚDO PROFUNDO (1)

 

Para sair de conversas vazias com pessoas vazias não é difícil, basta inventar uma desculpa qualquer. Para entrar numa conversa profunda com outras pessoas, sem julgamento se são vazias ou ricas de conteúdo e experiência, podemos fazer perguntas abertas onde a resposta não seja apenas sim e não. Todas as pessoas querem ser vistas para se sentirem especiais. Ser ouvida é a melhor porta de entrada, a melhor isca para estabelecer conexão com alguém. Pelo menos uma das duas pessoas conversando precisa abrir espaço, pedindo para a outra pessoa contar mais detalhes, mostrando interesse. Quando este espaço é ampliado, a outra pessoa automaticamente retribui a gentileza pela lei da reciprocidade. Ter conversas profundas é mais fácil do que se imagina.

domingo, 4 de maio de 2025

A HISTÓRIA FEZ CURVA E NINGUÉM VIU

 

“Não há motivos para festa” já dizia o velho cantor latino-americano sem dinheiro no banco. Não há por quem sorrir se até os dentes nos estão tirando para rirmos atoa, depois que nossa dignidade foi pendurada nos varais com mil remendos. No entanto, pessoas que não são mais Pessoas continuam aplaudindo a guilhotina em praça pública, povoando seus muros com cercas restantes do holocausto tupiniquim, fumando os dias que terminam em bitucas, tomando cerveja como se fosse oxigênio no pronto-socorro da esquina. Se fosse vivo, duvido que Belchior cantasse algo diferente do que cantava, embora todas as suas letras tomassem novo destinatário nos dias de hoje. Já nem sei mais o que dizer das letras famosas de Chico Buarque.

 


sábado, 3 de maio de 2025

REJEIÇÃO É OUTRA COISA (6)

 

O rejeitado não é a pessoa certa para si mesmo, justamente por não se aceitar, por não se incluir no rol de emoções saudáveis, por não se ver inteiro e digno, por acreditar que vai ser socorrido no colo de um salvador da pátria. Assim sentindo, ele vai abandonar seu próprio lugar emocional e nunca será encontrado “fora de casa”. Passará décadas de sua existência em função da reclamação constante e radical sobre quem lhe “rejeita”. Nem Deus o encontrará fora do próprio coração, pois seu olhar desvirtuado o manterá ocupado com os sentimentos dos outros. O rejeitado é mais um filho pródigo, longe de casa, curto de recursos, testando sua humilhação no lugar da humildade. Enquanto isso, seu coração abandonado está farto de Deus passivo, aguardando sua volta com um banquete de amor.

 


sexta-feira, 2 de maio de 2025

REJEIÇÃO É OUTRA COISA (5)

 

O rejeitado afastou-se há muito tempo da humildade. Incapacitou-se de pedir desculpas, de assumir os próprios erros, de se dar o direito de trocar de opinião, distanciou-se da gratidão e do olhar cálido para os outros, esquecendo-se do poder da aceitação da realidade como ferramenta transformadora interior. Esqueceu-se de que cada pessoa tem seus momentos e as próprias maneiras individuais de ver o mundo, desrespeitando o diferente em busca exclusiva da razão. O sentimento de rejeição também nos cega como a raiva. Tornando-se ponto cego, a rejeição ilude o rejeitado com sentimentos de grandiosidade e falso empoderamento, firmando-se em estacas de teimosia e rigidez.


quinta-feira, 1 de maio de 2025

REJEIÇÃO É OUTRA COISA (4)

 

Uma das razões que perpetua a sensação de rejeição na pessoa é o apego a uma possível causa que se tornou crença ou religião para ela mesma. Não existe rejeição sem sensação de apego. Não existe rejeição sem sensação de codependência emocional. Não existe rejeição sem crença limitante de incompletude. Não existe rejeição sem fé na dor, como elemento inevitável das transações emocionais. O rejeitado ainda não se libertou do outro, mas também ainda não se assumiu como ser evolutivo, ficando na espera de ser resgatado ou admirado por quem a incomoda. Ao energizar em si a sensação de rejeição, sua única saída consciente consistirá em escolher momentos e circunstâncias para rejeitar com a mesma intensidade quem lhe incomodar. De apego a pessoas, o rejeitado apegou-se então ao próprio sentimento de rejeição como sua própria voz emocional.


quarta-feira, 30 de abril de 2025

REJEIÇÃO É OUTRA COISA (3)

 

O rejeitado tem várias opções de autorregulação, a partir das Leis Universais. Na Lei da Compensação, o rejeitado busca por novas interações emocionais com outras pessoas, desta vez sem esperar nada em troca, sem medo de não dar certo, tornando-se o doador de sentimentos saudáveis. Ele desativa a postura de espera e aciona a Lei da Doação, trocando a Lei da Atração pela Lei da Ação. Na Lei do Livre-arbítrio o rejeitado compreende que cada Ser é responsável pelas próprias emoções, ninguém mais, e se protege de interferências emocionais indesejadas, trocando as frequências pessoais por vibrações mais elevadas, adentrando a Lei da Vibração. Ao reduzir a interferência mental na expressão das emoções, o rejeitado deixa de lado a Lei do Karma ou Causa e Efeito, e aciona a Lei da Transmutação Perpétua de Energia para testemunhar as transformações naturais diante de seus olhos. A própria natureza nos oferece recursos para nos ajustar com mais harmonia.

 


terça-feira, 29 de abril de 2025

REJEIÇÃO É OUTRA COISA (2)

 

Rejeição não significa carregar a dor pessoal, mas sim a falsa sensação de responsabilidade pela emoção dos outros, pelo que os outros deixaram de sentir a seu respeito, pela insensibilidade dos outros, pela falta de consciência de ambos. Quem se sente rejeitado precisa do outro em sua tela mental para chorar suas lágrimas. No final das contas, o outro está tentando apenas ser ele mesmo, com todas as limitações e contratos pessoais de crescimento, mas o rejeitado não aceita e cobra sua atenção por meio do vitimismo ou baixa estima. O rejeitado está rejeitando as próprias emoções e as projeta nos outros. O rejeitado está se portando como uma criança mimada ou adulto infantilizado. O rejeitado está mentalizando as experiências afetivas e necessidades emocionais básicas. Rejeição não tem nada a ver com os outros.

 


segunda-feira, 28 de abril de 2025

REJEIÇÃO É OUTRA COISA (1)

 

Rejeição é focar mais nos outros do que nas próprias emoções dolorosas. Olhar para quem lhe abandonou, para a dor criada por ela, para quem não lhe vê, para a injustiça ou indiferença que o outro sente por nós é fugir das emoções mal resolvidas, é fugir da dor existencial. Rejeição acontece quando a mente interfere diretamente na emoção alcançada e passa a procurar pelas causas, pela raiz dos problemas, pelas memórias de fatos desagradáveis. Se quiser realmente sentir suas emoções, é preciso deixar de procurar por explicações. Basta dizer a si mesmo “eu estou sentindo tristeza”, só isso, permanecendo em silêncio. Aos poucos você percebe quem está sentindo, percebe que você não é aquele sentimento que está passando por você, sem qualquer explicação, apenas percepção.


domingo, 27 de abril de 2025

A MENTE DOENTE

 

A mente doente, por mais intelectualizada tenha sido em vida, resumiu suas experiências no entendimento distorcido dos cinco sentidos, dominada pelo egoismo excessivo, controlada pela idealização do absurdo como única realidade de existência terrena. A mente doente carece de substâncias e fragrâncias. A mente doente se afastou da verdade e endeusou sua opinião sobre tudo e sobre todos. Ela destruiu suas raizes de contato com a realidade última e atolou-se no mangue da alucinação, desprezando qualquer tipo de ajuda. A mente doente matou a própria cura em nome da arrogância mental. A mente doente matou suas emoções e as afogou no lago do esquecimento. Toda doença mental é antecipação de lápides da alma, pois ela morre várias vezes na mesma vida.


sábado, 26 de abril de 2025

OS SETE PALMOS DO REI DESCONHECIDO

 

Digno de clemência é aquele que deixou de ser humano e pela desumanidade de seus atos revelou-se como escória dos infelizes. Digno de piedade é aquele que abraçado pela ilusão tornou-se cego de razão e contraditório da própria crença. Digno de complacência é aquele que se desumanizou pelo exercício do poder, apodrecendo suas entranhas e tornando-se carcaça mental de infortúnios. Digno de nossa atenção e oração é aquele que nos ignorou por estar muito ocupado com a própria ambição de significância. Digno do amor divino é aquele que se desfez de integridade e assumiu o caráter da cobra amaldiçoada que rasteja na lama os próprios delírios de grandeza. Digno de nossa compaixão é aquele que se vendeu por trinta dinheiros e não percebeu estar se enrolando na corda úmida do desespero anunciado. Digno do esquecimento de si mesmo é aquele que viveu em vão o presente dadivoso da consciência e preparou a própria cova nos confins do inferno interior. Digno do enterro da insensatez demonstrada é aquele que se perdeu de si, do mundo e de Deus e tornou-se lodo de essência. Quem já se aventurou nas águas das bem-aventuranças não precisa mais de nossa clemência, nem de nossa piedade, nem de nossa complacência, nem de nossa atenção, nem do amor, nem de nossa compaixão, nem de nosso céu e nem de nossa sensatez.


sexta-feira, 25 de abril de 2025

A ÚNICA SAÍDA

 

Tem gente demais no mundo vivendo sem propósito, justamente por desvalorizar a própria vida. Tem gente demais no mundo menosprezando a velocidade do tempo e se atirando nos abismos por estupidez. Tem gente demais apoiando os incautos pelo simples prazer de praticar a maldade. Tudo começou quando a tecnologia hipnotizou a todos com os telefones celulares e com o excesso de desinformação. A beleza cedeu lugar ao feio, a imperfeição ensinou que o perfeito é mesmo desnecessário, os desalmados ganharam voz no palco da vida e tudo o mais foi politizado. Precisamos retornar à natureza e tomar emprestado um pouco de sabedoria.


quinta-feira, 24 de abril de 2025

PRISÕES ENERGÉTICAS

 

Prisões energéticas avisam a seus habitantes que eles estão travados na vida, ou estão exaustos de tentar e fracassar, ou estão adoentados o suficiente para justificar a desistência de fazer. Prisões energéticas avisam a seus habitantes que a porta está trancada e a chave foi jogada fora no mar, que não existe saída nem escolha forte o suficiente para inventar portas. Prisões energéticas avisam a seus habitantes que eles não conseguem, não se amam, não serão atendidos, foram abandonados, foram condenados por uma profecia materna ou paterna de derrota. Prisões energéticas avisam que existe destino selado, existe azar, existe impossibilidade emocional de ser feliz.

 


quarta-feira, 23 de abril de 2025

TODA CRIANÇA

 

Toda criança quer ser aceita e ser amada, justamente por não entender ainda que ela é puro amor e só precisa se aceitar como indivíduo. Ela já é quem ela nasceu, mas por circunstâncias do mundo em que vai sobreviver, ela será moldada por palavras e comandos dos pais, será orientada a seguir certos padrões de comportamento para pertencer ao núcleo familiar e será ajustada aos papeis que lhe forem determinados a nível social. Todo adulto é uma criança esquecida, uma expressão de amor tolhida, uma voz calada pelo barulho do mundo. Todo adulto perpetua esta passagem se não ganhar consciência.


terça-feira, 22 de abril de 2025

DOIS HEMISFÉRIOS

 

Precisamos fazer melhor o que nos propomos fazer. Só se cresce melhorando nossas performances. Ao aprender algo com ajuda de um hemisfério cerebral, o outro se interessa em assumir a automaticidade do ato para que possamos continuar aprendendo cada vez mais. Os dois hemisférios trabalham em sintonia, em colaboração. Quando os dois dominam aquele aprendizado, eles o transferem para a amigdala, a parte cerebral que os une e possui funções diferentes. Os hemisférios nunca se cansam de aprender e nem de colaborar um com o outro. Eles confiam em nossa decisão de sempre fazer nosso melhor.

 


segunda-feira, 21 de abril de 2025

DIFERENÇA ENTRE FORÇA E PODER

 

Ter poder significa acessar a potência de criar forças para uso pessoal. Dizer que se tem a força consiste em sair de um lugar de controle para obter algo via assertividade. Todas as forças foram criadas pelo potencial imanente do poder. Poderíamos até afirmar que a força depende de palavras para se expressar e o poder já possui a energia suficiente para qualquer empreitada ou investimento. Sem esta diferenciação entre força e poder, o indivíduo corre o risco de permanecer em espaços de escassez, em busca de provar algo a alguém ou a si mesmo. Quem tem força, se impõe. Quem tem poder, conquista.

 


domingo, 20 de abril de 2025

ALÉM DOS DESEJOS

 

Todo desejo nasce de um berço, podendo ser reativo ou espontâneo. O desejo reativo parte dos impulsos de sobrevivência e da necessidade de se sentir especial diante dos outros, ou seja, dos impulsos de significância. A reação a alguma memória de sucesso pede por movimentos repetitivos ou viciantes. A reação a alguma memória de fracasso pede por palavras fortes ou agressivas. Todo desejo significa a recusa da realidade atual, a fuga do marasmo e do ócio, a vontade de se sentir diferente ou de se colocar nos sapatos de outra pessoa, a reação aos impulsos do corpo físico, dependendo diretamente dos conceitos pessoais de se estar vivo. O desejo espontâneo é expressão de segurança, é leitura real do outro, é alinhamento com as próprias forças, é preenchimento das necessidades básicas, é conexão positiva, indo muito mais além do querer.


sábado, 19 de abril de 2025

O FIM QUE NÃO SABE SEU FIM

 

Desfinanciamento, desplataformatização, desinformação, metastatizar, são alguns termos usados atualmente. Parece que o mundo está em processo de decomposição da humanidade. Há muito silêncio no mundo, muita omissão, muita covardia acontecendo sob os olhos de todos. Fomos desviados para abandonar os lares e ocupar plataformas, fomos alimentados por tanta desinformação que nem temos fome de liberdade, fomos metastatizados por egoísmo e ansiedade a ponto de duvidar da existência da realidade. Não existe salvador da pátria que nos salve, não há segunda vinda de Cristo que não nos destrua a todos, não há milagres que nos alcancem dentro da ignorância. Cada um terá que fazer o próprio caminho de queda livre.


sexta-feira, 18 de abril de 2025

EXTRAORDINÁRIOS

 

A maioria das pessoas querem ser boas, mas pouco se ouve das pessoas desejarem ser extraordinárias. Ser bom no que se faz é diferente de saber-se extraordinário. Cada pessoa, por mais simples que seja, é extraordinária em alguma coisa. Esta capacitação natural ou adquirida é consequência de algumas experiências positivas, resultado da automotivação. Quem consegue realizar algo com sucesso, sem depender da ajuda de ninguém, constrói autoconfiança. Ao esquecer-se da própria capacidade, consideram este aspecto extraordinário como se fosse algo automático, algo a ser desprezado por não ter mais tanto valor. O extraordinário só precisa ser lembrado e disponibilizado diariamente para que vidas se tornem espetaculares.


quinta-feira, 17 de abril de 2025

NOVOS PROJETOS

 

Imagine seu grande momento da vida se aproximando com clareza, logo após você permitir mudar seus pensamentos e velhas crenças, para viver uma nova realidade, em um mundo nascendo de novo e pedindo novos protagonistas sociais. O único desafio consistiria em arquitetar um novo Ser, desconhecido de si mesmo, sem a neura do autoconhecimento identitário, uma fórmula única de ineditismo, um projeto inacabado para que a vida o assuma e o conduza a novos horizontes. A leveza de ser e não ser se apresenta como uma brisa, sem corpo, sem rumo, sem voz, sem pressa, sem deixar de existir. Acabou o compromisso de ficar onde você estava por muito tempo. Acabou a cobrança familiar para que você se adequasse a ela. Acabou o peso dos títulos profissionais. Sumiu seu velho endereço. Nada mais há a fazer, apenas ser e estar, até que a vida sozinha fale através de suas percepções. O rio corre sozinho, assim também a energia vital.

 


quarta-feira, 16 de abril de 2025

ANSIEDADE E ENERGIA VITAL

 

Ansiedade não é um sentimento, senão um aviso de que a pessoa ansiosa está olhando apenas para o resultado esperado. Este desvio do olhar da realidade acontecendo, perde-se em pensamentos contraditórios, solta-se no espaço incontrolável das horas e desenha futuros que nem sempre produzem fundamentação e destino. Olhar para a realidade acontecendo significa abster-se de esperas, abster-se de resultados, abster-se de expectativas. Estar vivo consiste em fluir a energia vital, por ela se deixar levar, apreciar as margens, surfar cada segundo como se fosse o único momento de percepção possível. Basta jogar fora os relógios.


terça-feira, 15 de abril de 2025

SOBREVIVENTES E VENCEDORES

 

O que torna uma pessoa um Sobrevivente é o domínio dos próprios recursos, adicionado à capacidade de ler pessoas e à capacidade intrínseca dos humanos em se adaptar em ambientes hostis, graças à resiliência. Ser Vencedor não é a mesma coisa que ser um Sobrevivente e vive versa. O Vencedor alcançou uma meta específica e foi melhor que seus concorrentes. O Sobrevivente superou a si mesmo e ao ambiente, apoiando-se nas estratégias pessoais e em sua visão de recursos apropriados para cada momento. O Vencedor de algo pode ser substituído por outros vencedores. O Sobrevivente levará consigo, para sempre, a pessoa nova em que se tornou.

 


segunda-feira, 14 de abril de 2025

OLHAR DESAPEGADO


Entender profundamente o que nos aconteceu é instinto de sobrevivência emocional. Torna-se difícil prosseguir, diante do medo de quem errou ou foi abandonado sem motivos aparentes. Ao nos colocar no centro do palco, desenvolvemos tendências de autopunição, sem considerar os atos de ingenuidade a que nos expomos no relacionamento. Desconsiderar a função do tempo e a necessidade de atualização de quem nos tornamos, a cada ano, impede autoavaliação sincera. Nestes casos, precisamos olhar-nos com compaixão para resgatar forças internas, tão necessárias aos próximos passos. Nem tudo precisa ser compreendido, mas o olhar desapegado de interpretações pode acelerar toda e qualquer superação.

 


domingo, 13 de abril de 2025

VELHAS NARRATIVAS

 

Narrativas pipocam por todos os lados e frentes de interação. Porém, nem sempre as pessoas estão conscientes da própria narrativa enraizada na infância e influenciando o presente. Há mais ignorância do que sabedoria, há mais memória emocionada do que fatos, no âmago das narrativas que se tornam pontos cegos ou bandeiras a ser defendidas a qualquer preço. Tomar consciência hoje do impacto que estas velhas narrativas representam, em seu posicionamento social e relacionamentos afetivos, é fator emergencial para a tomada de autoconsciência. Na presença de narrativas o autoconhecimento torna-se um processo lento.


sábado, 12 de abril de 2025

ALICERCE E ESTRUTURA

 

Todo sonho necessita de alicerce e de estrutura para se manter vivo, até que se manifeste. A disciplina é um convite para que o sonhador deixe de ser apenas um sonhador e coloque seu plano em andamento, um convite para que leve mais a sério aquilo que almeja conceber. É mais fácil colocar um sonho para dormir do que despertá-lo, portanto há que se mover recursos e esforços para alimentar pensamentos eficientes, revendo diariamente o que foi feito para se aproximar da sua realização. Foco e disciplina são elementos fundamentais na realização ou manifestação de qualquer sonho. Algumas pessoas terão prazer em lhe auxiliar, quando perceberem sua resiliência e compromisso como inspiração a todos.


sexta-feira, 11 de abril de 2025

SER FORTE POR DENTRO

 

Eu só recupero minha compaixão quando me empodero. Já fomos compassivos anteriormente, fomos testados pelas circunstâncias, fomos largados pela rotina, fomos abandonados pela correria do mundo, porém, deixamos a compaixão no quarto do esquecimento. Qualquer pessoa que se empodere diante do mundo e se humilhe diante de Deus pode ser abençoada instantaneamente pelas ondas da compaixão. Os fracos querem atenção e justificativas para interagir com os outros, perdendo a compaixão de seu radar emocional. Até um morador de rua, se for forte por dentro, expressará compaixão por seus colegas de infortúnio. Compaixão é mesmo subproduto do empoderamento pessoal.


quinta-feira, 10 de abril de 2025

REALIDADE PESSOAL E COLETIVA

 

Uns dizem que sua personalidade determina sua realidade pessoal, outros afirmam que sua mentalidade influencia suas experiências de vida. Uns dizem que os condicionamentos familiares moldam suas decisões, tamanha é a influência da ancestralidade em sua árvore genealógica. Uns dizem que você escolhe seu destino, outros ensinam que não existe livre arbítrio. Uns dizem que suas crenças alimentam sua realidade atual, outros defendem que somos permeáveis a leis e regras da sociedade. Se somos donos de nossa palavra, nem sempre dominamos suas consequências.  Se somos defensores de nossos desejos, nem sempre dominamos ou agimos de acordo com a moral vigente. Se somos manipulados por outros, nem sempre enxergamos a própria realidade. O mais óbvio seria juntar todas estas possibilidades no mesmo saco e chama-la de realidade coletiva.

 


quarta-feira, 9 de abril de 2025

SAIBA A QUEM AJUDAR

 

Quando você se propõe a ajudar alguém, nem sempre consegue. Há uma certa resistência no meio do caminho, há uma diferença cultural, há uma falta de consciência da parte de quem precisa de ajuda ou da parte de quem quer ajudar e não sabe por onde começar. A mente que criou o problema, mal sabe que o criou. A mente que quer ajudar, mal sabe que não sabe tudo pois não acessou todas as pedras do tabuleiro de xadrez. Para ser um jogador eficiente, é preciso antes conhecer o adversário ou a outra pessoa com quem se trava comunicação. Cadeira e ouvido são as melhores ferramentas para uma comunicação precisa antes de colaborar com alguém.


terça-feira, 8 de abril de 2025

PROVISÓRIO


Nunca haverá um entendimento completo daquilo que você viveu, sentiu, ou daquilo que você deseja. Nunca. Tudo é tão vasto, tão perto e tão longe, tão maleável ou passivo de mudanças, tal qual a água do rio que passa, cede lugar às novas águas, e a gente se ilude de que se trata de uma mesma água. Cada momento tem vida curta proporcional à percepção que aconteceu. O que vem depois é memória repensada, reorganizada, reinterpretada, revivida a nível mental. Cada sentimento é uma água que passou pelo coração e desembocou nos cinco sentidos. Tudo é mental e temporário, tudo é provisório como provisória é nossa vida.

 


segunda-feira, 7 de abril de 2025

QUANDO VOCÊ NÃO É MAIS VOCÊ

 

Quanto mais você se sente responsável por todos ou por muitas pessoas no seu núcleo de convivência, mais você está preso na mente que pensa e preocupa incessantemente. Quanto mais você sente medo de agir, mais você está preso na mente que lhe assusta com profecias assustadoras de fracasso. Quanto mais você se vitimiza diante da insensibilidade dos outros a seu respeito, mais você está preso à mente que desfila crenças e conceitos distorcidos. Quanto mais você se sente descontente, mais você está preso a memórias de comparações. Quanto mais você está preso na mente, menos você flui na vida, menos você realiza o que precisa ou pode ser feito, menos você é você.    

 


domingo, 6 de abril de 2025

TROCADO

 

Sentir-se trocado por alguém deveria ser um ato de motivação para o auto fortalecimento. Cada pessoa nutre diferentes exigências em diferentes estágios da vida. Se não há comunicação e atualização constante do que cada um está aprendendo na vida, não haverá fortalecimento das relações. Um novo Ser se forma em nós no decorrer da linha do tempo, sob novas percepções e sob novas divergências. Cada sensação ou experiência real de ter sido trocado por alguém próximo pode se tornar uma ferramenta valiosa de liberação e autoavaliação. Só quem se apega à promessas feitas no inicio do relacionamento afetivo ou comercial é que vai sofrer com a nova realidade.

sábado, 5 de abril de 2025

FUTILIDADE

 

Futilidade acontece onde se esquece o princípio da incerteza que move a vida e se reflete no mundo em que vivemos. Futilidade é impedir o nascimento de qualquer efeito relativo, é abarcar a insignificância como necessária ou comum aos nossos movimentos. Futilidade é deixar o tempo passar sem ter o que lembrar mais tarde. Futilidade é familiarizar-se com a zona de conforto. Se tudo fosse previsível, a vida não teria o mesmo encantamento que possui. Se ela pudesse ser antecipada, qual seria seu propósito então. Entre o previsível e o imprevisível, bailam os seres viventes e os adormecidos.

 


sexta-feira, 4 de abril de 2025

O REINO DOS CÉUS

 

O reino dos céus é uma força residente dentro de você, esperando somente por seu comando para agir e manifestar. O reino dos céus é a extensão da presença divina em eterna criação e cocriação material. O reino dos céus não é um lugar, não é um destino, não é um prêmio a ser concedido somente aos bons, mas sim aos que ousam acreditar e dizer em palavras qual será seu próximo passo. O reino dos céus é pura fala, pura intenção, pura concentração de energia. O reino dos céus não é conhecimento nem sabedoria, pois eles pertencem ao passado. O reino dos céus é presente, nada mais.


quarta-feira, 2 de abril de 2025

AONDE A LUZ NÃO PASSA

 

Tudo está sempre por mudar. Nosso pequeno entendimento do Universo está sujeito a mudar a cada novo teorema, a cada nova fórmula matemática, a cada proposição científica que surge e a cada nova descoberta espacial. Por mais sofisticados que sejam os equipamentos científicos, tem lugares distantes por onde a luz não entra. Estes pontos espaciais escondem o completo entendimento do Universo a nós pobres mortais, desafiando o conhecimento existente e os estudos científicos mais avançados. Na mesma proporção, há espaços internos sobre o conhecimento de si mesmos, onde a lucidez não chega nem encontra palavras.


ANDAR NO SEU LUGAR

 

As pessoas que mais poderiam trazer respostas para as minhas perguntas atuais não precisam ser conhecidas. Elas podem estar num workshop, nas ruas, na Igreja, na escola, em qualquer lugar. Não estou falando de um lugar geográfico, mas sim de um lugar de compaixão e disponibilidade para me representar, para andar com os meus sapatos e compartilhar o que sentem nesta caminhada. Movimentos espontâneos nos representam melhor, alcançam nossos pontos cegos com desenvoltura, acessam tendências e clareiam possibilidades de futuro. Basta ver uma criança inocente, imitando o jeito de caminhar de seu avô; é esta espontaneidade verdadeira da qual estou falando.


terça-feira, 1 de abril de 2025

O OUTRO LADO DAS VIAGENS

Não basta comprar passagem aérea, tem que confirmar o voo. Se não conseguir, tente fazer o check-in presencialmente. Não basta fazer o check-in, tem que medir e pesar as malas, tamanha mudança de regras nos últimos meses. Não basta despachar as malas, é preciso limitar suas bagagens de mão a duas unidades. Não basta entrar no avião, tem que encontrar espaço suficiente para as suas bagagens de mão. Não basta encontrar seu assento, é preciso torcer para ter sorte com o passageiro ao seu lado, se vai lhe incomodar muito ou pouco. Não basta ter sorte com o passageiro do lado, é preciso ter sorte com a decolagem sem atraso e com segurança. Não basta ter um ótimo piloto, é preciso que se voe numa empresa aérea segura e com aeronaves seguras. Não basta voar com segurança, é preciso aterrissar bem. Não basta sentir os pés no chão, é preciso torcer para verificar se suas bagagens despachadas não se extraviaram. Não basta encontrá-las, é preciso passar pela alfândega e polícia federal ou Imigração e respirar fundo lá fora.

domingo, 30 de março de 2025

PERDÃO E COMPAIXÃO


 

Os estados de compaixão são consideravelmente mais profundos e satisfatórios do que os estados de perdão. São dois estados positivos e divinos que nos envolvem com amor próprio, expresso verbalmente por nosso Eu Superior. O estado de perdão tem tudo a ver com os conceitos mentais que se tornaram obstáculos do amor em nossas interações, talvez por medo de encarar nossas sombras e memórias feridas, talvez pelas percepções de vitimismo como se fossem verdade absoluta. Os estados de compaixão são uma explosão de luz em nosso Ser, abrindo espaço interior para o amor da mais leve forma de expressão de frequências possível.

 

sábado, 29 de março de 2025

TER ALGO COMO CERTO

 

Tanto nos relacionamentos familiares e coletivo quanto em nosso relacionamento com as instituições públicas, há uma troca de favores, serviços e dividendos. Nem sempre agradecemos como deveríamos, pois achamos ser obrigação da outra parte ou por não sermos gratos de forma consciente. Encontrar água tratada na torneira, viajar numa estrada asfaltada, ser atendido por uma ambulância ou viatura policial, entrar no ônibus coletivo que tem horário definido, isso e muito mais é fruto de algo que tomamos como certo e garantido. Chegar em casa e encontrar o almoço pronto, ter uma cama arrumada para dormir, encontrar suas roupas limpas no guarda roupa, é algo que acreditamos ser obrigação de alguém em casa, remunerado ou não. Reconhecer o quanto alguém fez e faz por você é gesto nobre de pessoas evoluidas.


sexta-feira, 28 de março de 2025

SEM RUMO E TALENTOSO

 

O jovem sem lenço e sem documento é barco à deriva no mar de possibilidades. Jamais deixará o porto sujo e mal frequentado. Jamais encontrará dentro de si a real motivação para viajar pelo desconhecido, fora da zona de conforto. Falta-lhe horizonte e disciplina. Falta-lhe interiorização com motivação. Sobra-lhe insignificância e frustração. Todo jovem precisa lembrar das infinitas possibilidades, assim que aprender a ser mais responsável consigo mesmo. Cada jovem tem seu tempo, mas perderá muito tempo se não aprendeu que é ele o comandante de seu barco.

 


COMO AMAR ETERNAMENTE

 

Ela sempre sofreu com elegância, talvez para que ninguém soubesse quem foi o objeto de seu desejo, talvez para que ninguém interrompesse sua saudade avassaladora. Não falar de amores fortes e teimosos é um ato de coragem, frente a covardia de quem dele fugiu e virou estória sem pano de fundo. Calar amores fortes no mundo é gritar sussurros de amor nas vísceras mudas e moucas, eternizando a dor em conta gotas. Ela sempre sofreu com elegância, pois aprendeu a deter a correnteza de uma emoção eterna, sem manual de instrução. Ela se igualou às pedras preciosas na mina abandonada.

 


CONSUMIR E SER CONSUMIDO

 

Mágoa, humilhação, abandono, rejeição e vergonha são nossas sombras, nosso esquecimento da luz que nos criou e continua disponível para as percepções do sagrado e do divino em nós. Só vive nas sombras quem abriu mão de olhar para o alto, abriu mão de pedir ajuda aos Anjos socorristas, abriu mão de estabelecer amizades celestiais. Viver nas sombras significa deitar-se debaixo da árvore dos pensamentos e ali ruminar o passado como forma preferida de passar o tempo aqui na Terra ou em outras dimensões. Luz é realidade e verdade divina. Sombra é cocriação humana. Somos um grande container para reservar a quantidade de luz e de sombras que nos permitirmos consumir e por elas ser consumidos.


quinta-feira, 27 de março de 2025

3 DIAS DE ESCURIDÃO

 

Fala-se muito atualmente nos 3 dias de escuridão como uma possibilidade especulativa. O que pouco se fala é de como somos seres de luz e nela nos baseamos, nela existimos. Contar apenas com a presença da luz externa para sobreviver significa transformar a luz externa em referência de vida. A luz externa é elemento mundano, não importa sua fonte energética. Se dela perdermos a referência, haverá sensações horríveis de tonturas, desespero, queda livre, alucinações de medo, estados de pânico incontroláveis. É bom que não a tenhamos como referência do estar no mundo. Nossa referência é e será sempre sermos seres de luz e com ela contarmos todos os dias de nossa existência.


quarta-feira, 26 de março de 2025

CHAKRAS E HEMISFÉRIOS

 

A Humanidade despertou a consciência do hemisfério esquerdo até aqui. Começou o processo de limpesa para que aconteça o despertar de consciência do hemisfério direito do cérebro. Outra abordagem ou descrição deste fato seria compreender que já utilizamos todo o potencial dos 3 chakras inferiores, culminando em excessos que podem ou não causar nossa própria extinção como espécie humana. Estaríamos, portanto, iniciando timidamente a amplificação das funções dos 4 chakras superiores, mas apenas nos seres que se permitam o perdão, a compaixão, a colaboração, o respeito pela vida, o cumprimento das leis universais e a função de prestadio divino. A isto chamamos de despertar de consciência coletiva ou ascensão.


terça-feira, 25 de março de 2025

ÁGUA DE SALSICHA

 

Esta é uma expressão de neutralidade, onde a água morna continua mantendo a temperatura da salsicha sem cozinhá-la. Geralmente as decisões políticas e econômicas seguem a expectativa dos mercados financeiros, mas de tempos em tempos surge alguma surpresa, justamente quando os governos começam a atender os pedidos particulares de seus patrocinadores eleitorais. O mercado vive de incertezas, conta com elas para aumentar a especulação, cria crises intencionalmente para delas lucrar antes que os aventureiros percebam para onde estão indo. No final das contas, os investidores não-profissionais tornam-se eles mesmos a água de salsicha, sem perceberem.


segunda-feira, 24 de março de 2025

AS ESCOLHAS DE CADA UM

 

As escolhas que cada pessoa faz, não resultam imediatamente no objetivo desejado. Cada escolha é geradora de um padrão energético, num campo específico de energia potencial, sinalizando ao universo para onde deseja ir ou o que gostaria de ver realizado materialmente. Lidamos inicialmente com potencialidades, probabilidades, possibilidades. Se persistirmos com foco, aumentaremos a capacidade de manifestar algo. Cada campo criado e mentalizado precisa ter consistência para sua realização. Seja um conteúdo positivo ou negativo, tanto faz ao universo, ele terá vida útil proporcional ao tempo de foco. Por este motivo algumas pessoas não acreditam em livre arbítrio e outras acreditam tanto na Lei da Atração.


domingo, 23 de março de 2025

NOSSAS CONTRADIÇÕES

 

Somos seres contraditórios. Além da dicotomia entre o que falamos e o que realmente acreditamos, existe a prática natural do cérebro em gerar pensamentos contraditórios o tempo todo. A palavrinha chave desta contradição chama-se “mas...”. Toda vez que incluimos o “mas” em nossa fala, estamos nos contradizendo e gerando a força negativa correspondente. A palavrinha “mas” também reflete a presença invisível de nossa mãe, atuando silenciosamente com seus condicionamentos familiares, ou seja, nossa maior contradição se expressa no conflito entre o que somos e quem nossa família deseja que sejamos. Portanto, o melhor exercício de autoconhecimento consiste em observarmos nossas contradições diárias.


sábado, 22 de março de 2025

COISA DE LOUCO

 

Já fui vilão e já fui herói, já fui bonzinho e já fui tranqueira, já fui lento e já fui veloz. Não importa o que eu tenha sido, isso não era eu. Não importa o que eu tenha feito, foi só experimentação. Não importa o que eu tenha falado, foi apenas instinto de sobrevivência. Não importa se lembram ou se esqueceram, foi tudo coisa de momento. A vida é assim, uma faísca, um instante, um lapso de tempo suficiente para criar uma memória e partir para outras. A gente só quer vivenciar uma posse, pensar que somos melhores, cantar de galo, ostentar para ser visto por desconhecidos. A gente é tolo sem limites. De repente a vida passou, não evoluimos, colhemos o que não plantamos, fomos deixados de lado pela maioria, até sermos rebaixados a sete palmos de terra. Coisa de louco a ignorância.


sexta-feira, 21 de março de 2025

ESTÓRIAS E SIGNIFICÂNCIA

 

Todo trauma revela uma estória que a própria estória do trauma esconde. Cada estória que criamos e recontamos, para nós e para o mundo, se encerra em um invólucro de significância, numa busca de importância onde o buscador quer se aproximar forçosamente do seu modelo idealizado, como se quisesse dizer “eu sou igual à você, eu estou no mesmo nível seu”. Vários traumas jamais sobreviveriam sem esta estória, caindo no esquecimento. Vários traumas perderiam sua força com a passagem do tempo, não fosse a reciclagem de memórias e pensamentos sobre aquele episódio. Já os traumas que se repetem, estes sangram em carne viva.


quinta-feira, 20 de março de 2025

FORMATURA TURMA 2024-2025 TERAPIA DOS BARBANTES

 

Carinho e gratidão é o mínimo que expressamos em público pela formação de mais uma turma de Terapeutas dos Barbantes. Foram meses e meses de dedicação, confiança, estudos profundos, jornada de autoconhecimento, trajetória de amor e entrega à Humanidade, rendição ao Divino e disponibilidade para ser Luz neste mundo tão necessitado de discernimento. Esta turma de Terapeutas teve um fato inusitado, digno de ser compartilhado. Nasceu a primeira criança gestada durante o treinamento por uma das Alunas, cuja descoberta da gravidez se deu dentro da aplicação de um protocolo dos Barbantes, provando assim a veracidade dos processos de conexão divina quando nos posicionamos dentro do campo energético, criado nas sessões da Terapia dos Barbantes. É alegria imensurável abençoar esta criança de luz. Aos novos Terapeutas dos Barbantes desejamos uma brilhante carreira profissional, onde os trabalhos serão feitos sob supervisão dos melhores Mestres que poderíamos ter, os Mestres da Terapia dos Barbantes, sempre vivos e atuantes no hipercampo criado por eles, realizando ou manifestando tantos processos de transformação. Que suas jornadas de luz se façam intensamento dentro do tempo profundo e do espaço profundo, elevando as vibrações de cada Cliente e proporcionando o crescimento deles pela expansão de consciência. Sejam todos benvindos à nossa família de luz e consciência, a Família Bioplenitude.

quarta-feira, 19 de março de 2025

DEFESA

 

No mundo contemporâneo todas as descobertas científicas possuem o potencial de se tornarem armas. Quanto maior sua letalidade, maior o interesse dos poderosos em retira-las das mãos de pessoas comuns ou profissionais para serem usadas mais tarde contra as pessoas comuns. Defender-se destas agendas dissimuladas tornou-se imperativo e fundamental para quem deseja sobreviver ou viver mais. Se uma pessoa desistiu de se defender, provavelmente entregou-se sem pensar ou lançou-se ao abismo da ignorância. A maior defesa do ser humano é e sempre será o discernimento, o ato de pensar por si mesma e agir conforme seus valores.


terça-feira, 18 de março de 2025

SOBRE O VAZIO INTERIOR


A tecnologia toma muito de nosso tempo e atenção, mas não nos preenche, não nos faz sentir em marcha de evolução pessoal. O entretenimento é passageiro, momentâneo, abstrato e nada nos oferece de concreto para as decisões do dia a dia. O trabalho nos dignifica segundo a teoria moral, mas consome quase toda a nossa energia física e mental, restando pouco para o que realmente importa em nosso crescimento. O dinheiro nos seduz e encanta, embora nos leve por caminhos viciantes, onde nossos valores são pouco a pouco desprezados e o sentido da existência é materializado. Sem propósito de vida, surge sempre um vazio imenso dentro de nós. Sem propósito de vida atrasamos nosso encontro com a Fonte que nos animou para a existência.

quinta-feira, 13 de março de 2025

ESTIRAMENTO


Estirar os sentidos é um conceito novo dentro da Espiritualidade. Se pelos cinco sentidos vivemos e interpretamos as experiências no mundo material, pelo estiramento deles acessaremos o espaço e o tempo mais profundo dos sentidos. Ao estender os sentidos físicos, nos deparamos com os sentidos espirituais, o ouvido espiritual, os olhos espirituais, o olfato espiritual, o toque espiritual. Com o ouvido espiritual recebemos instruções de outros planos mais elevados. Com o terceiro olho acessamos os planos multidimensionais. Com o olfato espiritual detectamos a presença de Maria pelo aroma das rosas. Com o toque espiritual transmitimos energia de cura pelas mãos. Há que se estirar os cinco sentidos sempre que puder.

 

AS PORTAS DA ESPIRITUALIDADE


Praticar espiritualidade não consiste apenas em sair das prisões da mente ou libertar-se dos dogmas religiosos. Praticar espiritualidade não baseia-se apenas em ser livre e distante da Fonte apenas para cumprir o livre arbítrio, uma vez que espiritualidade também inclui responsabilidades. Praticar espiritualidade significa abrir portas dentro de nós, acessar o oculto em nós, traduzir o oculto em nós, sem ter que recorrer a rituais. As visitas internas por moradas eternas dentro de nós é a verdadeira prática da espiritualidade, onde reencontramos a luz original. Da luz viemos, à luz retornaremos. Mais do que um novo aprendizado, ela existe para nos tirar da ignorância provinda de conhecimentos distorcidos.

RITMOS ADEQUADOS

 

Na vida existe um ritmo adequado para solucionar cada dificuldade surgida, tal qual mudamos de marcha ao dirigir diante de várias situações na estrada. Existe um ritmo adequado para cada iniciativa, sem que se caia em armadilhas de precipitação. Existe um ritmo para cada  gesto corporal, sem que se envie a mensagem errada e se colha tempestade. Existe um ritmo de respiração para cada passo dado, correspondente aos esforços físicos, para que se mova com autonomia e segurança. No mundo de hoje as pessoas se esqueceram da importância dos ritmos adequados e os trocaram por urgência, por velocidade, por imprudência, por impulsividade, e por automatismo, perdendo o sabor da vida que se esvai.


ATORDOADOS (2)


Atordoados estão aqueles que sofreram a violência urbana. Atordoados estão aqueles que enfrentam uma doença terminal. Atordoados estão aqueles que se envolveram com pessoas desonestas. Atordoados estão aqueles que cairam em golpes fraudulentos. Atordoados estão aqueles que pensam demais e pouco agem. Atordoados estão aqueles que compraram guerras que não são suas. Atordoados estão aqueles que não dormem por vários motivos externos. Atordoados estão aqueles que esqueceram o poder da oração. Atordoados estão aqueles que foram dominados pelas demandas do telefone celular. Atordoados estão aqueles que se sentem inseguros diante do ENEM. Atordoados estão aqueles sem dinheiro para pagar seus boletos e dívidas judiciais. Atordoados estão aqueles em via de tomar decisão definitiva e irrevogável. Atordoados estão aqueles que não mediram as consequências de seus atos irresponsáveis. São muitos os atordoados.

ATORDOADOS (1)

 

Atordoados estão aqueles que se deixam dominar pelo pensamento excessivo e repetitivo. Atordoados estão aqueles que se veem pobres de recursos. Atordoados estão aqueles que perderam um grande amor e nele se apegaram. Atordoados estão aqueles que temem a morte durante as doenças. Atordoados estão aqueles que sobreviveram a uma tentativa de aborto. Atordoados estão aqueles que sofrem com doenças mentais. Atordoados estão aqueles que são perseguidos injustamente. Atordoados estão aqueles que se culpam intensamente por um erro seu ou de sua prole. Atordoados estão aqueles que se impactaram com a chegada de um infortúnio. Atordoados estão aqueles que perderam o filho único. Atordoados estão aqueles diante da perplexidade sem discernimento. Atordoados estão aqueles que a bebida alcoólica ou a droga dominou seu cérebro. Atordoados estão aqueles que se envolveram com as sombras espirituais. Atordoados estão aqueles que perderam propósito e sentido da vida. Atordoados estão aqueles que levam pancadas da vida após destruirem a fé. São muitos os atordoados.

 


quarta-feira, 12 de março de 2025

QUE ATIRE A SEGUNDA PEDRA

 

Sempre que nos irritamos com alguém, ou falamos mal de outras pessoas pelo exercício do desabafo, comprovamos silenciosa ou ruidosamente que a luta acontece internamente entre nosso lado bom e nosso lado mau. A pessoa criticada é apenas o contexto desta luta. O conteúdo é interno, mesmo sendo de cunho emocional em busca da razão, mesmo sendo baseado em fatos distintos e conclusões apressadas, mesmo ocorrendo há tempos e se repetindo descontroladamente. Fatores inconscientes pesam na balança, carregados de memórias emocionadas, tornando-se ponto cego para a pessoa frustrada. Saibamos verificar a fonte de toda e qualquer desabafo antes de lançar pedras.


terça-feira, 11 de março de 2025

SOBRE RESULTADOS

 

A primeira plantação de sementes na vida a gente nunca esquece. Porém, nas plantações seguintes, a expectativa toma lugar da realidade, pois queremos e lutamos para nos superar como impulso natural humano. Os investimentos tornam obrigatória a colheita de bons resultados, ainda que esqueçamos o que seja bom e o que seja possível. A falta de gratidão deixa espaço para as preocupações. A avaliação dos fatos choca-se com o esquecimento de que nem tudo está sob nosso controle. O aprendizado relevante será o eixo de futuros investimentos. Sem avaliação realista dos fatos e sem automotivação, adiciona-se um peso invisivel à esperança.


segunda-feira, 10 de março de 2025

AUTOANÁLISE E APERFEIÇOAMENTO

 

Não existe aperfeiçoamento sem fricção ou atrito. As joias se fazem e se tornam belas após muita fricção de sua superfície. Pessoas se tornam mais atentas após embates internos, combates externos, atritos e desafios, choques entre gerações, confrontos com seus próprios fantasmas, perdas relevantes e autoavaliações de comportamento. Se nada for tocado, se nada for modificado, se nada for transformado, pessoas continuarão imperfeitas vociferando ignorância devido aos seus pontos cegos. Estamos aqui para o aprendizado dos sentidos e das significâncias, para a experimentação de variedades e obtenção de autoconhecimento. Por este motivo existem tantas pessoas valiosas e escondidas debaixo da terra.

 


domingo, 9 de março de 2025

ANDAR COM DEUS

 

Andar com Deus é diferente de andar com amigos, ou consigo mesmo a nivel mental. Andar com Deus é ganhar discernimento para identificar o que é do bem e o que é do mal. Andar com Deus é sair das distrações do mundo e retornar aos planos Dele para sua vida. Andar com Deus é acalmar tempestades de más intenções dos outros e pingar colírio nos olhos do coração. Andar com Deus é se ver protegido nas horas em que o mundo tenta nos atacar pelas bordas. Andar com Deus é retomar a certeza de caminhar os caminhos retos e vivenciar a retidão do Espírito. Andar com Deus é conhecer a rendição divina e ler a orientação que Ele nos enviou.

 


sábado, 8 de março de 2025

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

 

Feliz celebração à todas as MULHERES do mundo. Feliz celebração a quem cuida da família e ainda trabalha fora de casa. Feliz celebração a quem se presta ao serviço da reprodução em nome da humanidade. Feliz celebração a quem enfrenta sozinha a educação de filhos de pais ausentes. Feliz celebração a quem acredita em si como veículo de amor e se transborda nele para o bem comum. Feliz celebração a quem merece todos os méritos do mundo por ser luz a crianças inocentes, jovens desesperados, adultos frustrados e idosos vulneráveis, sem sair do próprio lugar. Feliz celebração a quem renunciou a vida própria para cuidar dos pais adoentados. Feliz celebração a quem enfrentou o sistema corporativo e abriu veias e artérias de competência. Feliz celebração a quem sabe que o feminino brota de dentro de si e não de um salto alto ou batom vermelho. Feliz celebração a quem foi esquecida injustamente, mas brilhou como estrela solitária. Feliz celebração do DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES.

 


sexta-feira, 7 de março de 2025

ESTAR SÓ É SER COMPANHIA PARA SI MESMO

 

Sentir-se só não nos parece uma experiência muito agradável. No entanto, estar só é fundamental para nos conhecer melhor. Quando nos deparamos com espaços emocionais vazios, o primeiro impulso consiste em preenche-lo, ou com pessoas, ou com autoanálise. Depara-se com as próprias limitações, com os medos, com os recursos pessoais de lidar com as incertezas ou autoconfiança, com a alegria de tomar decisões sem influência de terceiros e com a percepção real dos próprios esforços em comparação com a própria inteligência estratégica. Depara-se com o real tamanho dos desafios enfrentados e com nossa criatividade para desenhar novos caminhos. Estar só é aprender a ser boa companhia para si mesmo.


quinta-feira, 6 de março de 2025

DÚVIDAS DE VIDA

 

Nenhuma profissão nos dá todas as respostas que buscamos, pois elas são internas e extremamente pessoais. Teorias não resolvem dúvidas pessoais. Só nos auxiliam as experiências de vida que aumentam nosso nível de consciência ou nossa capacidade de ressignificar percepções dos conflitos. Sem experiências de vida, patinamos por tempo indeterminado. Sem a redução das expectativas não se alcançam todas as possibilidades disponiveis, uma vez que funcionam como distrações e retroalimentação para mais dúvidas. A medida dos passos dados pelos pés é diferente da medida dos passos dados pela cabeça. Quem consegue ver esta diferença, consegue caminhar de forma mais objetiva.

 


quarta-feira, 5 de março de 2025

COVARDIA SOCIAL

 

A sensação humana de fracasso, na era contemporânea, tem seu peso insuportável. Pensar ou acreditar que cada pessoa é a única fonte responsável pelo que não deu certo é um ato de covardia social, quando tantos fatores alheios se juntam na equação das manifestações, ocultam fatos imperiosos, divulgam notícias falsas, desviam dados fundamentais, perpetuam o fosso cultural, esgotam a energia física e psíquica dos menos instruidos, levando os indivíduos a uma crise existencial profunda e sem volta. A violência urbana, a alta taxa de suicídios, a alienação das mentes causada pelo uso excessivo das tecnologias são algumas válvulas para esta pressão social contemporânea.

 


terça-feira, 4 de março de 2025

NOVAS NEUROSES

 

Ser você mesmo tem um custo psicológico muito grande, o custo da iniciativa sem preparo, onde seus parâmetros antigos já não lhe servem mais, e os novos parâmetros de um novo normal não se identificam com sua percepção de si mesmo. As iniciativas que se identifiquem com um novo Ser em gestação passam a ter caráter de estranheza e distanciamento, causando frustrações intensas e estados depressivos. As iniciativas voltadas para uma nova narrativa coletiva não se sustentam no cotidiano, quando as portas do quarto se fecham e o indivíduo tenta ficar só. Surge internamente várias percepções de ameaças, onde a cobrança social da lealdade quebrou seus alicerces familiar e social. Novas neuroses se desenvolvem.


segunda-feira, 3 de março de 2025

TODO O BEM EM NÓS

 

Todo o bem que a gente faz aqui, reverbera para outros seres distantes, cura outras almas sedentas, abastece de esperança os carentes, desata nós da existência ancestral de nossa árvore humana. Cada bem que a gente faz aqui, alcança outras dimensões dentro de nossa multidimensionalidade, inspira outros espíritos e desenha a geometria sagrada nos espaços do cosmos. Cada bem que a gente faz aqui, faz sorrir quem nos guia espiritualmente, faz os coros angelicais entoarem glória mais alto para o Altíssimo, toca a harpa da alegria em reinos mil. Somos levantados do chão, pois todo bem é transcendental.


CÉU E TERRA

 

Quando céu e Terra se encontram, as respostas dissolvem as perguntas, a clareza ilumina onde havia medo, a matéria se torna leve, o corpo se move sem esforço, o perfume etéreo se espalha no ar, o mundo desaparece, restando apenas um espaço de encontro com a Fonte. Quem nada sabia, começa a falar com sabedoria. Quem nada acreditava, foi levado feito brisa na praia da certeza. Palavras tornam-se desnecessárias. Só existe uma memória, a memória original. É um encontro calado, sublime na essência e colorido na alma. O silêncio do céu se comunica com o silêncio da Terra diante da Fonte.


ANO DE OBSERVAÇÕES

 

O ano da Serpente continua nos surpreendendo com mudanças bruscas, movimentações da natureza, revelações políticas, aceleração do tempo e colapso dos espaços, checagem intensa das fake news televisivas, alterações imprevisíveis na aviação, desmantelamento do passado recente, acidentes automobilísticos, ressurgimento de bactérias da guerra biológica no ar e nos alimentos, enfim, intensidade em todas as circunstâncias da vida. Ainda não se intensificaram a nivel social pois depende do desenvolvimento de investigações claras e transparentes. Ainda não se intensificaram a nivel de relações afetivas porque há muita distração no mundo externo. Permaneçamos atentos.

 


sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

CARNAVALHA

 

Aproxima-se mais uma temporada carnavalesca no Brasil, trazendo com ela novas ameaças de segurança pública. O carnaval brasileiro tem sido usado como ferramenta política de pão e circo há muitas décadas, mas atualmente tem se intensificado na força das ideologias que favorecem a banalização da violência e a glamourização da impunidade. As praias serão arrastadas, as drogas serão reinventadas, os assaltos à casas serão aumentados, o beijo grego inocentará os orifícios do corpo humano de proliferar virus, as bebidas tomarão o lugar da liberdade individual, o país será anestesiado em nome da festa popular em que se tornou, os desfiles carnavalescos serão substituidos por espaços de satanismo e paganismo e a moral acabará em cinzas na quarta-feira.


NAS PROFUNDEZAS DA VIDA (4)

 

O palco das experiências é o momento aqui-agora, pois o tempo é ilusório. Agora eu respiro. Agora eu percebo. Agora eu permito. Agora eu vivo. Agora eu registro. Agora eu fluo. Agora eu processo. Agora eu penso. Agora eu ressignifico. Agora eu cresço. Agora eu cocrio. Quando assim eu vivo, assim eu elimino os intermediários do mundo e abro espaço exclusivo para a Fonte Divina. Quando assim eu vivo, assim eu ocupo o vazio interno com a imensidão do eterno que sempre me habitou. Assim eu medito, reflito, absorvo e projeto o que há de melhor em mim.


NAS PROFUNDEZAS DA VIDA (3)

 

Hoje eu só me encontro nos processos conscientes de vida, nos processos de encontro com o Divino em cada criatura que cruza meu caminho, cuidando e acolhendo cada um deles, recebendo neles a visita do Divino em mim. A vida tornou-se um tapete de nuvens, onde o chão não tem mais a dimensão terrena, onde os pés descalços de razão aceitam os passos do desconhecido como flores enviadas pelo Criador, onde as mãos e os olhos preenchidos de luz só fazem brilhar a Fonte que viaja por olhares amorosos. Hoje meu tempo é eterno na raiz que o sustenta. Hoje meu “eu” virou nuvem e não se importa se vai chover ou não.


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

NAS PROFUNDEZAS DA VIDA (2)

 

Quem não chegou ainda no estágio de acordar esta semente de luz interior, quem não germinou ainda parte significativa do potencial divino que dorme em si, deve estar em busca de essência no lugar errado. Presos pela corrente das emoções, tramados em nós do seu nucleo familiar, podem estar convencidos mentalmente de que estão sofrendo. Como  a mente nada entende da própria essência, deita-se sobre explicações infindáveis, perdendo o potencial imensurável das experiências. Hoje eu só quero vivenciar o todo, hoje eu só quero ter experiências na vida, hoje eu só quero me reconhecer ou me encontrar no bojo de cada experiência possível de cada potencial acordado.


quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

NAS PROFUNDEZAS DA VIDA (1)

 

Vida após vida, todas as formas de vida procuram pela origem, pelo ponto inicial da luz, pela conexão eterna com a Fonte que os criou, sem se darem conta da presença eterna da Fonte em cada respiração de vida. Graças à dualidade desta dimensão, olha-se demasiado para as sombras e se esquece da liberdade, se esquece do amor, tudo isso em busca da verdade. Há um script ou roteiro silencioso, repousando em cada Ser vivo. Há um segredo cósmico escondido em cada semente de vida, contendo a árvore divina em que se tornarão após a germinação do processo de acensão. Somos todos este potencial divino.

 


terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

DINÂMICAS UNIVERSAIS (3)

 

Dois sistemas emanam trajetos frequenciais. Dois processos projetam caminhos vibratórios. Duas galáxias emanam luz e silêncio. Dois pensamentos distintos ecoam no mesmo espaço. Duas palavras ressoam sentido e emoção. Duas células magnetizam-se em ressonância. Duas vidas projetam desejos desencontrados. Dois relacionamentos emanam carências inocentes. O Universo surgiu de emanações sutis que foram se fortalecendo até conhecer a matéria, indicando aos mortais como se manifesta algo. Nesta dança cósmica e sideral onde tudo se complementa e se dissolve para o bem do todo, dorme a humanidade até se dar conta de que veio aqui para expressar as emanações sublimes.


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

DINÂMICAS UNIVERSAIS (2)

 

Dois sistemas podem colidir em competição. Duas galáxias podem se colidir em união. Dois processos podem se anular em paradoxos. Dois pensamentos podem ser contraditórios ou sinergéticos. Duas palavras podem criar novas palavras. Duas células podem se atracar em vida ou em morte. Duas vidas podem criar juntas outras vidas. Dois relacionamentos podem se chocar em rompimento. Toda rota de movimentação traz consigo estas possibilidades de união e colisão. Por isso se diz que pau que bate em chico bate em Francisco. O universo foi arquitetado para a dualidade da criação e da destruição de forma intrínseca e previsível. Toda esta dinâmica recebe o nome de destino.


DINÂMICAS UNIVERSAIS (1)

 

Um sistema atrai outro sistema. Um processo atrai outro processo. Uma palavra puxa outra palavra. Um pensamento puxa outro pensamento. Uma célula se une à outra célula. Uma vida se une à outra vida. Tudo se apoia em pares para gerar movimentos. Por isso se diz que ninguém é uma ilha e que somos interdependentes. O universo foi arquitetado dentro desta verdade imutável de unicidade, permitindo ao mesmo tempo a diversidade e a identidade provisória, demonstrando uma inteligência inigualável. Toda esta dinâmica de leis universais recebe o nome de vida e somos todos passíveis de mudança e transformações.


O DESENHO DA VIDA (3)

 

Quem desenha nosso destino não sabemos por certo. São tantas variáveis que tornam difícil a autoria única do desenho de nossa vida. Concluimos tratar-se de um trabalho conjunto, um mozaico feito à milhares de mãos, um desenho coletivo interminável, maior até do que o dono de cada mão, já que umas pessoas vão se retirando desta tarefa e novas mãos se aproximam com novas ideias e situações. Este desenho não aparenta lógico, não se mostra genial, incluindo rabiscos e riscos terminados bruscamente, para que outras mãos criem novos sentidos à tudo o que foi feito por milhares de gerações e civilizações. O destino da Humanidade é um trabalho de arte contemporânea.

 

 


sábado, 22 de fevereiro de 2025

O DESENHO DA VIDA (2)

 

Nossos dias são contados pelas perceções que ocorrem entre as duas linhas paralelas, ou seja, a linha do tempo e a linha do horizonte. Já a presença da linha vertical transforma nossas percepções, em busca das manifestações que só ocorrem na terceira dimensão do desenho. Formam-se quatro quadrantes, quatro emoções básicas, quatro janelas para a vida ser sentida. Sob o domínio dos cinco sentidos, criamos e damos sentido à cada experiência, da maneira que entendermos, do jeito que couber lógica no conteúdo traduzido. Matéria e espírito, passado e futuro são estes quatro quadrantes.


O DESENHO DA VIDA (1)

 

A vida terrena se vive como se fosse um desenho. Entramos na linha do tempo, com começo, meio e fim, e por ela percorremos acontecimentos e insignificâncias. Ao longe da linha do tempo desenha-se a linha do horizonte, representando as experiências, onde tanto o passado conhecido quanto o futuro arquitetado no abstrato se espalham em poções de memória. A linha do horizonte representa o desperdício da vida em contra partida ao que foi aproveitado funcionalmente. O desenho continua, a mão continua movida pelo desejo de desenhar, até que se risca um traço vertical, formando uma cruz, para representar o material e o plano espiritual.


quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

GRUPO DE HOMENS (10)

 

No grupo terapêutico de homem, um homem procura outro homem para falar de seus sentimentos, cultiva a masculinidade positiva e combate em si a masculinidade tóxica, posiciona-se contra o machismo patriarcal e assume mais responsabilidades na educação dos filhos. Neste grupo ele se sente confortavel ao falar das próprias limitações, ao expressar sua dificuldade em fazer diferente, compartilhando estórias de vida que se revelam semelhantes com os demais participantes. Ao praticar no grupo a construção de um espaço de confiança, escuta e discernimento, ele leva para casa este aprendizado e estreita os laços como um novo homem para a nova mulher que comunga sua existência.


GRUPO DE HOMENS (9)

 

Ao homem que nunca acessa sua integridade por meio de valores, resta a opção de usar máscaras. Para esconder sua virilidade, recorre às academias de ginástica, apresentando-se ao mundo apenas pela forma física. O homem desprezado recorre ao materialismo, por compensação, ao adquirir muitos bens e se mostrar pelo carro caro. O homem carente torna-se o personagem sexaholico, viciado em relacionamentos sexuais instantâneos e sem emoção. O homem injustiçado recorre à força bruta e à agressividade, portando-se como um super heroi valentão. O homem fragil recorre ao uso excessivo do intelecto para impresssionar o mundo com sua dialética. O homem discriminado quer vencer medalhas com a máscara de invencível e imbatível. Cada um escolhe a sua.


GRUPO DE HOMENS (8)

 

Não adianta construir com o sexo oposto um relacionamento de monitoração contínua para esconder a insegurança, nem exigir que a esposa lhe adivinhe os pensamentos. Não funciona mais colocar a esposa para baixo, onde em verdade ele se encontra e não quer ser revelado como inferior pois isso lhe dói. Não ajuda o relacionamento mover-se diariamente pelas críticas à parceira conjugal, pois palavras cortam a sensibilidade das mulheres. Em vez de se portar como controlador ou pressionador, cabe ao homem encontrar sua maneira de aliviar ansiedade, para poder enxergar a pessoa com quem convive.