quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

FELIZ 2026

 

Cada dia que vivemos em 2025 foi um presente divino. Cada mês vivido foi uma oportunidade de nos erguermos diante dos desafios. Cada semestre que atravessamos foi uma escola de aprendizado. Temos ombros para amortecer as incertezas, mãos para desatar os nós encontrados, pés firmes para caminhar com resiliência. Possamos lembrar sempre de que cada momento é um suspiro de vida plena, uma inspiração de paz e uma expiração de gratidão. Saibamos renovar nossas energias para transformá-las em bênçãos sobre os novos começos. Que 2026 nos abra o coração para o amor, a aceitação, a fraternidade e a esperança. 

Obrigado a todos que acolheram nosso trabalho terapêutico com amor e entrega, com responsabilidade e consciência.

Feliz 2026.


terça-feira, 30 de dezembro de 2025

MENSAGEM DE FINAL DE ANO

 

No horizonte do fim de ano, o sol da consciência já anuncia a chegada de um novo tempo. Saibamos nos despedir de 2025 com o coração pleno de amor, com olhos de criança descobrindo as cores do mundo que se aproxima, com os pés alinhados no chão do Universo e com a Alma iluminada pela beleza de tudo o que nos aconteceu até aqui.

Que em 2026 o ódio morra de inanição e as diferenças desapareçam para dar lugar aos girassóis, transformando-nos em sementes de luz. Que em 2026 a consciência coletiva receba um update divino de amor incondicional, desconstruindo toda e qualquer forma de competição entre os Homens.

O amor não é para depois, é para 2026. A paz não é para depois, o perdão não é para depois, a ação correta não é para depois, eles merecem ter espaço garantido em 2026 na vida de todos nós.


segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

TEMPO E AUTONOMIA

 

As festividades de final de ano provocam pensamentos de relação com o tempo, solidão, autonomia e com espaços a serem ocupados. Quem tem falta de tempo, acaba sentindo falta de si. Doar-se inteiramente aos outros, dói no osso da autonomia. Quando o pertencimento nos rouba a identidade e a troca por um personagem, quando o pertencimento no rouba o sossego e a troca por invasão de espaços pessoais, quando o pertencimento nos rouba a espontaneidade e a troca por sorrisos prontos, a consequência é solidão. O fator tempo funciona como termômetro de autonomia pela força da responsabilidade. O fator solidão é um convite de urgência para voltar a ser quem éramos.


domingo, 28 de dezembro de 2025

COMO 2025 SERÁ LEMBRADO

 

O ano da serpente foi um ano desafiador. Ele será lembrado por fatos bem memoráveis. No Brasil aconteceu a revelação da fraude do INSS envolvendo políticos do governo atual, aliás governo este que criou uma série de novos impostos para ser sócio dos comerciantes e empresários sem pedir. Concomitantemente o Loirão Americano lançou o Tarifaço contra vários países, uma medida de grande impacto inicial e pouco efeito posterior. Na política tivemos a condenação do ex-presidente Bolsonaro e de vários Generais. Nas páginas de crimes tivemos a adulteração de bebidas com metanol e o domínio dos postos de gasolina pelo tráfico de drogas. Na tecnologia tivemos o surgimento do aplicativo chinês Deepseek que superou o desempenho do chat GPT, a criação do primeiro chip quântico do planeta pela Microsoft chamado Majorana e o auê da astronomia para descobrir se o AI-ATLAS seria cometa ou nave espacial de outras dimensões espaciais. Na religião tivemos a morte do Papa Francisco e a eleição de um papa americano para substitui-lo. No palco internacional a guerra entre Ucrânia e Rússia continuou apesar da queda de recursos, Israel bombardeou Gaza e despertou grande comoção internacional a favor da causa palestina e os EUA bombardearam violentamente as instalações nucleares do Iran, mas se deram mal até dezembro com as ameaças ao governo venezuelano de Maduro. Foi um ano de mudanças estruturais sorrateiras no mercado financeiro, tal qual o bote de uma serpente sobre o dinheiro e os bens das pessoas. Resta ao mundo trocar de pele, como fazem as cobras, para se renovar diante de mais mudanças drásticas que habitarão o ano vindouro e virão na velocidade de uma manada sobre os mais desavisados. Será outro ano difícil e desafiador o ano do cavalo.


DE DESTINO À IDENTIDADE

 

É majestoso conseguir transformar um objetivo, a alcançar, em nossa própria realidade, tamanha a alegria momentânea da conquista. Porém, seria mais majestoso ainda transformar uma realidade em uma identidade, alcançando camadas mais profundas de autorrealização existencial. Sonhar, manifestar, repetir a fórmula até assimilar, absorver até se misturar, torna-la natural. Não é praticar de forma automática, mas sim de forma consciente e prazerosa, repetidamente. Toda destinação possui este potencial de identidade para nos transformar em alguém de potencial aumentado.


sábado, 27 de dezembro de 2025

HUMANIDADE EM PARTO

 

Todo parto necessita de contrações para dar aviso de que algo está para chegar. Calores e frios, dores e esperança, tudo se mescla na hora do parto. É como a hora inevitável da verdade se manifestando, não dá mais tempo de mudar o que vai chegar, ela está pronta para mostrar a sua cara ao mundo. Virá com algumas surpresas de quem a concebeu, algumas incógnitas de quem a receber, e com muitas projeções de quem a gerou. O planeta Terra agora está em trabalho de parto, gerando uma nova Humanidade. 2026 terá a cara do que concebemos nos anos anteriores, mas tudo será novo para quem renascer.


sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

MEMÓRIAS EMOCIONADAS

 

Quem quiser sair do passado indesejado, precisa escolher sair e decidir viver o presente ao estar presente no aqui-agora. O caminho a ser trilhado é dar com amor e receber com gratidão, só isso. É entrar num espaço de aceitação e neutralidade  em relação aos outros que nos incomodam, é abrir mão de qualquer julgamento, é desativar o passado para dar lugar a coisas novas nestes relacionamentos, é prosseguir sem narrativas repetitivas, é perdoar a si mesmo, é amadurecer nosso adulto ao entender que ele não é mais criança ferida e ficou na linha do tempo, é decretar independência emocional após fazer uma limpeza emocional, é dar desimportância a memórias emocionadas... só você pode fazer isso por si.


quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

DICAS PARA 2026

 

É preciso urgentemente definir o que você vai arrastar de 2025 para o ano 2026, para que não seja fardo nem reclamação, para que não seja empecilho nem obstáculo, para que não seja erroneamente chamado de destino. Aquele conteúdo, que você levar consigo, poderá se tornar sua pele e afetar suas percepções da vida. Em vez de arrastar o sofrimento, carregue o aprendizado que ele ofereceu. Em vez de arrastar as projeções de expectativas, carregue a abertura ao novo ou desconhecido. Em vez de carregar o passado, carregue o sopro de vida que nos anima.

As pessoas terão um impulso de mudar de cidade e o farão rapidamente, sem qualquer planejamento, sem carregar excesso de bagagem. Estaremos sendo treinados a responder rápido às mudanças que se despejarão sobre todos nós em 2026.

E tenha uma leve viagem.


quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

DEUS NUNCA PERGUNTOU MEU NOME

 

Seja no deserto de um quarto escuro ou no quarto escuro dos desertos, até lágrimas caindo fazem barulho. Melhor seria que as lágrimas fossem por Deus, não mais por mim. Seja no calabouço da solidão, seja na multidão indiferente, até os passos perdidos fazem barulho.  Melhor seria que os passos perdidos encontrassem a Deus por acaso e coincidência. Seja na busca sofrida de uma mão amiga, seja nas mãos frias de um adeus indesejado, até as mãos fazem barulho.  Melhor seria que Deus tivesse mãos para me tirar de mim e me ocupar com ondas de eternidade. Talvez seja por isso mesmo que Deus nunca perguntou meu nome.


UNS E OUTROS

 

Os que acreditam, vencem aonde os outros duvidam. Os que se arriscam, vencem aonde os outros temem. Os que abrem caminhos, vencem aonde os outros dormem. Os que enxergam, vencem aonde os outros se fecham. Os que se assumem, vencem aonde os outros se retraem. Há sempre espaço de sobra, para os vencedores, à espera de ocupantes. Os que executam, vencem aonde os outros aguardam. Os que se levantam, vencem aonde os outros se acovardam. Os que superam, vencem aonde os outros reclamam. Os que lutam, vencem aonde os outros lamentam. Os que caminham, vencem aonde os outros se sabotam. Não tem erro. Cada um traça o caminho.


segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

FELIZ NATAL A QUEM PUDER COMEMORAR

 

Não estou falando das comemorações e bebemorações comerciais, muito menos das trocas de lembrancinhas “made in China” nas reuniões de amigo secreto. Não estou falando sobre mensagens prontas de internet e nem de reuniões familiares que se esquecem do aniversariante. Não estou falando dos esquecidos e dos corações endurecidos, das mentes distraídas e das vaidades enlouquecidas, dos apressados de ofertas e das conversas de quem merece ou não merece presentes.

Estou falando de uma adolescente no Metrô que convidou passageiros para cantarem juntos “Noite Feliz” como lembrança do espírito natalino que nos une. Para seu desespero, ninguém lhe deu atenção nem resposta, em total indiferença. Ela se encolheu no assento e chorou sozinha na manjedoura.


domingo, 21 de dezembro de 2025

ESTAR PRESENTE

 

Para que possamos nos mover com alegria e firmeza, viver com saúde e prosperidade, pensar com clareza e boas intenções, é preciso estarmos presentes. Isso nos empodera por liberar energia potencial de transformações e manifestação. Para andar com fé e sem medo, existir com propósito e realização, arquitetar construções mentais de grande magnitude, é preciso estarmos presentes. Para sermos vistos, escutados e apreciados é preciso estarmos presentes na acolhida de quem se aproxima de nós com integridade e autenticidade. Cada ano possui 365 oportunidades, no mínimo, para estarmos presentes.


sábado, 20 de dezembro de 2025

SOMBRAS DE AMOR DILUVIANO

 

Por mais que nos chegue o amanhã, se o passado vivo se manifestar teimoso por algo que não foi vivido, ele romperá as correntes do tempo e se eternizará solene no fundo do coração solitário. Por mais que nos chegue o amanhã, o que parece morto de ausência nos ajuda a articular destinos enferrujados, lentos e moderados, atravessando o osso das emoções. Quem se deixar para trás, nas tramas de um amor platônico, virará sombra que acompanha em silêncio a construção do sempre e sempre, deixando no espaço o mar das palavras perdidas. Por mais que chegue o amanhã, tudo continua vivo na história.


sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

VALORES DISTANTES

 

Há mais problemas no mundo do que pessoas, claro, cada pessoa tem múltiplos problemas e desafios que se tornam problemas, ou tem limitações que se deparam com o nascimento de mais problemas. Para isso não piorar, recomenda-se verificar ou atualizar seus valores a partir da pessoa em que você se tornou recentemente. Estou falando sobre os valores distantes, aqueles que não mais fazem sentido nem dão resultados, aqueles que não se enquadram em sua nova realidade, aqueles que foram desativados pelo coletivo e sua ausência ainda interferem na sua individualidade. Valor não é pele nem dna. Valores mudam e podem ser mudados.


quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

A TERCEIRA PESSOA

 

Identifique que tipo de pessoa faz as coisas que você faz, distorce os próprios pensamentos, chora o leite derramado, luta consigo mesma, passa a maior parte de seu tempo dormindo no inconsciente, luta batalhas que não são suas e quer colher resultados do que não plantou. Identifique suas contradições internas e externas. Identifique seus personagens e personas mais improváveis que não convencem nem a sua vovó. Marque um encontro público com duas pessoas, a que você acredita ser e a que você gostaria de ser, para ver se assim você descobre que é a terceira pessoa olhando o encontro. Que maluquice!


quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

PRISÃO NO TEMPO E ENTENDIMENTO

 

Você não está preso no tempo, está olhando demais para o seu passado em sua mente. Você não está preso no que tem, mas na busca cega do que não tem. Você não está preso nos outros, está preso é no julgamento que faz deles. Você não está preso nas emoções, está preso é no jogo que joga com elas. Você não está preso no conhecimento, está preso é nas narrativas ignorantes. Você não está preso na incerteza, está preso é na cegueira de não ver infinitas possibilidades. Você não está preso na escassez, está preso é na resistência. Você não está preso na demência, está preso é na curva do esquecimento de si. Você não é livre. Você nunca foi livre.


terça-feira, 16 de dezembro de 2025

ESTÁ TUDO ERRADO

 

Está tudo errado com o mundo atual. A eletricidade das casas e fábricas tem que ser mudadas, as antenas 5G tem que ser combatidas, os alimentos processados tem que ser jogados fora, o tempo gasto diante das telas deve ser reduzido ou substituído, as músicas que ouvimos tem que voltar ao efeito terapêutico das músicas clássicas, as roupas sintéticas tem que ser trocadas por fios naturais, as bulas de medicamento tem que ser em letras garrafais, todos os ingredientes proibidos devem por si proibir os produtos que os contém, os tênis e roupas sintéticas têm que ser reinventados, as pastas de dente com flúor tem que ser eliminadas. Está tudo errado abaixo e acima da linha do equador e do consumidor.


segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

NOME AOS BOIS

 

Atitude é o que você decide, inteligência é o que você optimiza com suas decisões. Estar presente e de prontidão para o momento, quando a oportunidade surgir, é atenção. Imaginar uma sequência agradável de pensamentos e possibilidades, sem considerar o compromisso com eles é sonho. Criar a oportunidade para você habitá-la com todos os recursos próprios é empreendedorismo. Dar nome aos bois é consciência, é saber o lugar de cada coisa, é jogar luz no processo, é usar a régua correta para medir desenvolvimento. Só assim você saberá de onde veio, onde está e para onde deseja seguir.


domingo, 14 de dezembro de 2025

MELHOR VERSÃO NA IA

 

Imagine-se entrando na Inteligência Artificial para criarem juntos sua melhor versão pessoal. Naturalmente você listaria o que lhe falta e esqueceria todas as qualidades existentes que já lhe deram vitórias em algum momento da vida. Erroneamente você transferiria responsabilidade pessoal à máquina. O resultado seria algo distante, quase impossível de ser praticado ou implementado, afinal você não é máquina e ela não pensa como gente. Continue a ser humano. Vem de dentro a força necessária para escolher, decidir, agir, buscar, criar, gerenciar, liderar, manifestar. Vem de dentro a real percepção de si.

 


sábado, 13 de dezembro de 2025

RELACIONAMENTOS VENCEDORES

 

Os vencedores no esporte são aqueles que decidem fazer algo, ultrapassam os medos, comprometem-se com a repetição, viram a página do passado com facilidade se falharem, visualizam e tatuam o sucesso no próprio corpo, imprimem eficiência e velocidade em cada milímetro de entendimento ou percepção e totalizam mais atividades do que a média comum. Imagine se fizéssemos o mesmo em nossa vida. Primeiro vem a responsabilidade de mudar, seguida da escolha do que fazer. Depois viriam os recursos, os talentos e as capacitações a adquirir. A comunicação eficiente se encarregaria de ser repetida milhões de vezes. O desapego daria adeus ao passado com suas memórias de escassez. A autossuficiência representaria a união de liderança e gerenciamento simultâneos em suas atitudes. Assim, seu relacionamento afetivo estaria acima da média.


sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

RESPONSABILIDADE

 

O mundo corporativo contemporâneo moveu-se do gerenciamento para a liderança, da qualidade para a excelência. A liderança exige responsabilidade, a excelência exige eficiência. Imagine se nossa vida fosse movida por estas duas capacitações. Boas ideias surgem apenas onde existe responsabilidade diante das mudanças. Como todo relacionamento é dinâmico, ainda que pareça sempre o mesmo, tomar responsabilidade por sua melhoria e por iniciativas que promovam mudanças positivas seria seguir a mesma dinâmica contemporânea de responsabilidade por si, pelo meio ambiente e pelos outros envolvidos.


quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

DESPERTAR NÃO É O QUE DIZEM (20)

 

A Inteligência Universal tornou-se o Guru do Desperto. A natureza tornou-se o pão do Desperto. O Universo infinito tornou-se o chão do Desperto. O discernimento tornou-se a voz do Desperto. A neutralidade tornou-se a ação do Desperto. O Espírito tornou-se a respiração do Desperto. A Alma tornou-se a latitude do Desperto. O silêncio tornou-se a gramática do Desperto. A verdade tornou-se a ciência do Desperto. A iluminação tornou-se ponto de ancoragem ao Desperto. Despertar não é o que nos dizem, mas sim o que é.


quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

DESPERTAR NÃO É O QUE DIZEM (19)

 

O Desperto sente-se confortável com o Silêncio que o habita, sabendo que não é dono dele. Cumpre as mesmas tarefas de sempre, sem a necessidade de mudar o que é externo, pois tudo que é vivo muda por si mesmo, sem pedir autorização. Despertar é confiar no silêncio como fonte de tudo e a ele se entregar como o ar se entrega aos homens. Se acaso errar, pois erro é predicado humano dos encarnados, ele erra consciente de que seguiu algum processo necessário ao coletivo. Não espere apenas acertos do Desperto. Nele a dualidade de certo-errado perdeu força de referência. Nele o Silêncio fala e reajusta ressonâncias. Nele o Silêncio deixa de ser memória.


terça-feira, 9 de dezembro de 2025

DESPERTAR NÃO É O QUE DIZEM (18)

 

Enganam-se aqueles que dizem se afastar das pessoas após despertarem e que não suportam o mundo. Se não o suportam significa que ainda carregam o peso do julgamento que fazem sobre o mundo, significa que não despertaram, significa que ainda não vibram no amor e na compaixão que são as leis maiores do Universo. O Desperto contempla diariamente os fluxos da vida como a pessoa que vê o mar pela primeira vez, um olhar de conter e estar contido, o estar dissolvido sem ser visto e ainda assim continuar consciente da vida. Muitos rios estão nele, mas ninguém os vê. O sal está nele, mas a água doce e a água viva também estão ali integrados. Nada carece definição ou nomeação.


segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

DESPERTAR NÃOÉ O QUE DIZEM (17)

 

O Desperto neutralizou o Ego e qualquer sentimento de Self, desmanchando no que restou de si o “fazedor” antigo. Sem ter o que fazer, sem agenda interna a cumprir, sem relógios e sem medidas, toda percepção saiu dos reinos mentais e entrou no plano do Espírito. Se antes era metade humano e metade divino, agora é Espírito por inteiro, cessando os atritos existenciais entre as metades. Se antes guiava-se pela linha do tempo, agora tempo-espaço se expande de tal forma que só se percebe a imensidão dentro de si. Já não pega pesado consigo mesmo, mas trabalha incansavelmente pela conscientização e despertar dos outros.


domingo, 7 de dezembro de 2025

DESPERTAR NÃO É O QUE DIZEM (16)

 

O processo de despertar não é um evento, é processo. De repente, sem você esperar, acorda diferente, sem identificação com a identidade antiga, solto no ar, mas com os pés no chão da verdade, afastado da realidade comum dos mortais. Amanhece sabendo coisas novas, mas não precisa segura-las na memória, pois acessa agora uma infinitude de conhecimentos e informações robustas, os quais só serão utilizados quando algo vibrar em ressonância com cada um deles. O Desperto se disponibilizou totalmente ao Universo que também se disponibilizou ao Desperto.


sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

DESPERTAR NÃO É O QUE DIZEM (15)

 

Quando você vai ao cinema, encanta-se pelo filme, pela estória contada e representada, pelos personagens convincentes que se parecem com sua percepção de realidade. No entanto, mal percebe que tudo aquilo só é possível porque existe uma tela onde o filme foi projetado. O desperto vê a tela e sua importância como partes primordiais das percepções, como o fundamento da existência, o background por onde qualquer pessoa possa ser vista e qualquer experiência pode ganhar vida. Sem estórias da mente, só existe a tela da consciência sempre pronta a revelar o que o universo decidir mostrar. Ser desperto é estar nesta prontidão de ver a tela vazia.


quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

DESPERTAR NÃO É O QUE DIZEM (14)

 

O desperto não é guiado pelo Ego. Seu relacionamento com ele se resume a amontoar as coisas que o Ego apresenta e joga-las no canto do desprezo. Nada do que vem do Ego é sagrado ou valioso para a consciência, é apenas um mecanismo de sobrevivência com medo de morrer, tudo para proteger um corpo físico. Como a consciência não depende de um corpo para existir, ela dá de ombros para o Ego. O desperto não tem um “eu” para chamar de seu, não tem um fazedor para fazer o que deseja, não tem agenda pessoal. Ao desconstruir o Ego, sobra espaço para as infinitas possibilidades do Ser.


quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

PREVISÃO DA ENERGIA DE DEZEMBRO 2025


A energia de Dezembro de 2025 nos pede prudência, calma, silêncio e oração pelo coletivo que estará se sentindo órfão de figura paterna. Quem ousar falar, falará o que não deve, quem ousar julgar, julgará em demasia. Para sair do tensor de confusão, não basta ouvir e ouvir e ouvir, sem dar conselhos. A Espiritualidade está de prontidão para intervenção no campo neste mês. Podemos ancorar e pedir por energias de lucidez, de clareza, de sabedoria, de justiça divina. É o som da tropa dos cavalos chegando, e o cavalo regerá o ano de 2026. Quando a poeira for levantada nos relacionamentos, devemos sair da frente e procurar por um lugar seguro até baixar. Por isso buscaremos a imagem paterna como nossa proteção confiável, tanto o pai humano quanto o pai divino. Mas isso vai causar ciúmes na figura materna que reagirá de forma imprevisível e desconhecida. Para navegarmos bem o mês de dezembro, lembremos que o cavalo está chegando é para nos levar a lugares novos da existência planetária. Estejamos prontos para a montaria. O cavalo é nosso.


DESPERTAR NÃO É O QUE DIZEM (13)

 

O desperto não sabe, não segura conhecimento, não aprende, ele apenas se abre para que a sabedoria de algum lugar flua através de suas percepções. O que lhe chega vem com convicção, vem com energia e encantamento, sob medida para quem ouve. Se você lhe perguntar o que ele disse há trinta minutos atrás, ele não recordará, pois a informação não veio dele. Ele pode até ler algum conteúdo preparado, mas se soltará por força maior e jogará luz onde ela precisa chegar. O universo sabe a necessidade de cada um e conhece bem seus canais. A verdade visita as realidades que quiser.


terça-feira, 2 de dezembro de 2025

DESPERTAR NÃO É O QUE DIZEM (12)

 

Você não se move sozinho quando desperto, é movido pela Graça Divina, sendo levado por uma força incomum e inominável que sabe para onde ir. Seu olhar vê o sagrado em tudo, sabe o sagrado por dentro, conhece intimamente o autor de todas as coisas, sem se apressar a mudar os acontecimentos. Por mais que a mente tente interromper a experiência, como ela faz em não despertos, ela não consegue se impor. O desperto não tem mais o self para comandar pensamentos, sentimentos e ações. Um dia aqui, no outro lá vai você viajar, missão cumprida, o vento do despertar o conduzindo para novas circunstâncias e lugares. O desperto sabe o que é fluxo.


segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

DESPERTAR NÃO É O QUE DIZEM (11)

 

A mente percebe e nomeia automaticamente o que surge em seu radar, criando uma interpretação da realidade. A consciência percebe e conecta com esta realidade em processos de expansão e unicidade. A mente percebe cores e formas. A consciência percebe frequências e vibrações em movimento. A mente percebe a si mesmo do ponto de vista da individuação, o que é seu, o que ela sabe, o que ela sente. O desperto se vê conectado com outras dimensões, tornando-se ponte entre elas, vendo energeticamente, testemunhando coletivamente os campos formados por ondas e partículas. O desperto perdeu contato com a limitação.


domingo, 30 de novembro de 2025

DESPERTAR NÃO É O QUE DIZEM (10)

 

Quem despertou já visitou outras dimensões, já teve experiências sonoras como se uma estação de rádio falasse em seus ouvidos, já recebeu mensagens sobre algo que não sabiam, já sentiu altas vibrações em seu corpo, já testemunhou fortes experiências de sincronicidade, já desenvolveu dons que poucos conhecem, já viu seres de luz, já sentiu forte conexão com a espiritualidade mais elevada, já viu a forma de sua kundalini serpenteando na coluna vertebral ou sentiu jatos de calor nesta área, já assumiu algum trabalho espiritual coletivo para que outros despertem, já perdeu o medo de morrer, já parou de sofrer, já acredita e vive em realidades paralelas, consegue colocar outras pessoas em estados alterados de consciência, já se aproximou ou foi tocado por seres despertos ou iluminados aqui na Terra e já respira pouco sem alterar suas funções cerebrais.


sábado, 29 de novembro de 2025

DESPERTAR NÃO É O QUE DIZEM (9)

 

Outra maneira de saber se você despertou é o fato de você não sofrer mais. O mundo pode cair ao seu lado, você poder ser julgado e crucificado por amigos, você pode perder mãe ou pai, não importa. O apocalipse não é apocalíptico, a realidade não é a verdade para o desperto. A perda não é perda, a morte não é morte, o sofrimento não é sofrimento para o ser desperto. Tudo o que nos acontece, não acontece para nós e sim para o coletivo. Tudo é transitório na visão desperta. Quem sofre é a mente, quem morre é o corpo, quem perde sempre ganha ou abre espaço para algo no seu lugar. Não se trata de perder a sensibilidade, mas sim de ganhar luz e lucidez, ao vibrar em frequências mais sutis da existência.


sexta-feira, 28 de novembro de 2025

DESPERTAR NÃO É O QUE DIZEM (8)

 

Se amar é libertar e não prender, se amar é cuidar e não querer ser cuidado primeiro, se amar é respeitar a vida e não controlá-la, o desperto aprende a amar de maneiras diferentes do ensinado pelos pais. Para o desperto, o amor não está no topo dos sentimentos, não é química, não é destino nem mandamento. Para ele, o amor acontece silenciosamente e energeticamente quando se esquece das próprias agendas emocionais. O desperto tirou férias do Ego e aposentou o Self como percepção de si mesmo, para ir ao encontro do amor que vem da Essência interior autorrealizada. O Desperto sabe que amor é frequência e não o vê mais como sentimento.


quinta-feira, 27 de novembro de 2025

DESPERTAR NÃO É O QUE DIZEM (7)


Quem não gosta de mudanças, não gosta da vida. O Ego se incomoda com a perda de controle, por isso odeia mudanças. A mente se inquieta com mudanças porque é vasta de polaridades conflituantes. O Inconsciente não gosta de mudanças para não revelar a própria vulnerabilidade. O Subconsciente não se atém a mudanças por excesso de informações a serem recicladas durante o sono e os sonhos. Alguém sabe se está ou não no caminho do despertar quando se vê mais como Alma e Espírito do que como um Ser individualizado querendo ser visto e admirado.


terça-feira, 25 de novembro de 2025

DESPERTAR NÃO É O QUE DIZEM (6)

 

Aquele que diz ter perdido o sentido da vida ou estar triste com frequência após o despertar, jamais despertou. O desperto tem função de prestadio do universo, entregando-se com total confiança aos fluxos energéticos dos acontecimentos. O desperto encontra sentido em compartilhar uma neutralidade compassiva para com quem ainda não despertou, evitando naturalmente qualquer tendência a opinar ou a se posicionar sobre as coisas do mundo. A mente vive dentro da percepção de separação. O desperto consegue ver que tudo está interconectado.


segunda-feira, 24 de novembro de 2025

DESPERTAR NÃO É O QUE DIZEM (5)

 

O despertar inclui em seu processo o desapego do conhecimento e dos mestres que o ensinam. Isso se dá pelo esvaziamento constante da mente, saindo da necessidade de cultuar humanos por serem evoluídos e deixando de se apegar ao mundo material, sem deixar de estar neste mundo. O “ser” tornou-se mais importante do que o “ter”, incluindo os falsos poderes sobrenaturais. O desperto não vê mais sentido em orar para barganhar, para se tornar merecedor, para alcançar uma graça, para ter prosperidade, para pertencer a alguma denominação religiosa, para ganhar o reino dos céus. Ele se tornou a própria oração que passa por seu coração.


domingo, 23 de novembro de 2025

NOVOS FORMANDOS DE 2025

 

Mais uma turma de formandos da Terapia dos Barbantes concluiu nesta semana sua profissionalização no campo multidimensional. Os novos Terapeutas dos Barbantes formaram uma egrégora muito forte em consciência e se desenvolveram além das expectativas. Pela primeira vez tivemos uma aluna que transformou seu trabalho de TCC em pesquisa, trabalhando com os Deficientes Visuais. Pela primeira vez em nossa história tivemos dois alunos que canalizaram um novo protocolo, o Fogo Sagrado, o qual foi testado por muitos alunos e aprovado por nossa Equipe. Pela primeira vez uma de nossas egrégoras deu o ponta-pé inicial na escrita de 3 livros sobre a Terapia dos Barbantes e seu Hipercampo. A jornada continua em cada um de nós, ao trabalharmos por um mundo mais consciente e conectado com forças espirituais mais iluminadas do que nós. O ano de 2025 foi muito próspero para a Espiritualidade que nos acompanha.


DESPERTAR NÃO É O QUE DIZEM (4)

 

Tem muita gente no mercado da autoajuda se passando por desperto sem ser. Ainda não dominaram seu Ego, não dominam as emoções, não se despem de rótulos de ocultistas, como se despertar fosse ter muitos conhecimentos esotéricos e místicos. Não cabe misticismo no despertar, pois ele é avesso a rituais e fórmulas prontas. Ser Médium Espírita ou ser estudante do ocultismo não garante a ninguém o verdadeiro despertar, ainda que você saiba mais do que a maioria incrédula. O desperto não precisa de métodos nem de gurus, embora já tenha recebido ajuda de algum deles.


sábado, 22 de novembro de 2025

DESPERTAR NÃO É O QUE DIZEM (3)


Não existe um mantra específico que lhe traga o despertar. Fuja de quem afirma esta incongruência, alegando que você necessita elevar sua frequência ou vibração para despertar. Você eleva sua frequência para ser mais centrado, mais feliz, mais consciente de suas escolhas e decisões, mais maduro emocionalmente e mais saudável para sair do impacto da somatização. A elevação de frequência pode lhe ajudar a absorver mais conhecimento e a ter menos distrações, mas é apenas uma das múltiplas fases iniciais do processo do despertar.


sexta-feira, 21 de novembro de 2025

DESPERTAR NÃO É O QUE DIZEM (2)

 

Despertar não é busca de nada, muito menos de iluminação. Despertar não é acumular horas e anos de meditação, buscando as melhores técnicas de respiração ou buscando estados alterados de consciência almejados. Se você ainda busca algo em sua prática espiritual, com certeza ainda não despertou por completo. Quem busca é a mente e despertar é sair da mente para alcançar estados de consciência mais elevados. A mente insiste em nomear todas as coisas que percebe. A consciência desperta não nomeia, apenas observa ou testemunha a realidade acontecendo.


quinta-feira, 20 de novembro de 2025

DESPERTAR NÃO É O QUE DIZEM (1)

 

Despertar não é o que pensam muitas pessoas. Por ser um processo em andamento por si mesmo, ele não compactua com qualquer aprendizado novo, pois ao contrário, dá-se com o desaprender de tudo o que a matrix e as instituições nos ensinaram. Um dia você acorda e percebe a mudança interior, tanto na maneira de ver a realidade quanto na fluidez dos acontecimentos, sem lhe incomodar, sem qualquer controle ou intenção. A razão principal é que cada indivíduo terá o despertar de maneira muito exclusiva e pessoal, mas isso não se ensina.


quarta-feira, 19 de novembro de 2025

MARKETING NÃO É O QUE VOCÊ PENSA

 

Nem tudo é somente embalagem na apresentação de um produto ou serviço na hora da divulgação. Quem a vê é um cérebro pronto a responder aos estímulos externos de acordo com o conteúdo volumoso de repetição de cada comprador. O que se repete se torna familiar e a mente humana escolhe sempre aquilo que lhe parecer familiar, não importa se é bonito ou acadêmico. O ser humano também procura inconscientemente por pertencimento e vai escolher aquilo que lhe fizer mais sentido de inclusão a partir das emoções sentidas. O cérebro humano não se cansa de buscar e na hora da compra vai buscar aquilo que lhe falta, seja concreto ou subjetivo. Marketing é uma arte completa.


terça-feira, 18 de novembro de 2025

DANÇA NÃO É O QUE VOCÊ PENSA


Ao dançar pensamos que as pernas decidem para qual lado se mover, os braços dançam por si mesmos, a cabeça balança com o ritmo. No entanto dança não é só isso. A dança é um movimento interno de procura e encontro, um preenchimento dos espaços internos do prazer de se sentir vivo, pois vida é movimento. Dançar é lembrar a passagem do tempo e da vida, é fluir com graça e leveza, é acolher e ser acolhido, é criar e recriar no ar a geometria sagrada do conter e estar contido no universo. Tudo dança, tudo flui, tudo se move com a música da própria artéria enquanto for dualidade.


segunda-feira, 17 de novembro de 2025

MÚSICA NÃO É O QUE VOCÊ PENSA

 

Nem tudo o que toca no rádio é música, são projetos inacabados. Música não é uma sequência harmoniosa de notas, não é uma estrutura de sons preconcebidos na imaginação. Música é fluxo de energia e inspiração, vinda de espaços profundos do Ser. Música é plataforma de sonhos e desejos, presente de anjos e dedos, é voz de alma suspirando emoção que brota da fonte universal. Música é arremedo das paixões transitando corredores de nuvens dentro do coração humano. Música é oração pela vida. Música é um meio de transporte para outros mundos, outros céus. Se a música ouvida não tocou você, ela não cumpriu função.


domingo, 16 de novembro de 2025

SER CASADO NÃO É O QUE VOCÊ PENSA

 

Justiça é um modelo de restrição do que você pode ou não fazer. Religião é um modelo de restrição. Escola é um modelo de restrição. Idioma é um modelo de restrição. Nação é um modelo de restrição. Portanto, família é um modelo de restrição, onde você se casa com as restrições de alguém e leva as suas junto, onde você deixa de se permitir e aceita regras estabelecidas por estranhos de outras épocas, onde você restringe seus filhos ao seu modelo de percepção e os impede de serem felizes. Infelizmente confundimos este estar no mundo, a dois,  com experiências de restrição.


sábado, 15 de novembro de 2025

SER SOLTEIRO NÃO É O QUE VOCÊ PENSA

 

Dizem que vida de solteiro é só alegria e liberdade para fazer o que se quer. Não é bem assim. Longe dos afetos complementares, há fome. Longe das conversas comprometidas, há fome de orientação e cumplicidade. Longe do cuidar e ser cuidado, há vazio e fome de conteúdo. Longe da razão civilizatória, há fome de libertinagem. Longe do tempo construído, há fome de tempo perdido. Vida de solteiro é mais desconstrução do que construção, é mais desperdício do que aproveitamento, é mais avesso do que o normal. Vida de solteiro é velocidade para chegar aonde não se deve.


sexta-feira, 14 de novembro de 2025

DESAFIO NÃO É O QUE VOCÊ PENSA

 

Nossos desafios pequenos reduzem o poder do tempo e do espaço. Nossos desafios medianos caem na rotina da insignificância. Nossos desafios maiores alargam a alma e a essência que nos habita. Nossos desafios buscados expandem a visão do imponderável. Nossos desafios indesejados cegam a força do entusiasmo. Desafio não é problema, é mecanismo de pulsação e movimentação vital para revelar incongruências e harmonias inevitáveis, é canto de cisnes e de sereias para eliminar os mais fracos, é rearranjo de forças para fortalecer aos fortes. Desafio não se importa com rendição nem com redenção. Ele é sistêmico e sistemático.


quinta-feira, 13 de novembro de 2025

SEU LUGAR NÃO É O QUE VOCÊ PENSA

 

Onde está a sua vontade, lá está o seu coração. Onde está a sua mente, lá está a sua incerteza. Onde está a sua dor, lá está a sua limitação. Está fora de nós o que acreditamos ser nosso, mas não é. Por acreditarmos demais no mundo e nas coisas do mundo, silenciamos nossa humanidade e nosso sagrado, banalizando a mesquinharia e endeusando o desperdício. O lugar de cada coisa só tem valor se estiver no próprio lugar, mas quando é deslocado ele agrega outros valores e outras necessidades, sendo destituído de suas origens e propósito nato. O lugar de si jamais deveria ser confundido com seus lugares no mundo.


quarta-feira, 12 de novembro de 2025

SOCIEDADE NÃO É O QUE VOCÊ PENSA

 

Cada encontro que vivenciamos é uma oportunidade impensada de fragilidade, onde qualquer descuido ou maldade dos outros pode nos afetar para sempre, pode atrasar nossos planos de chegada e apagar intenções valiosas, pode nos corromper por dentro ou violar nosso destino desejado. Encontrar alguém desconhecido na multidão, cruzar com alguém na rua agitada, o simples sair de casa, é uma oportunidade de comprometermos a vida que nos foi emprestada. Existe o acidente de carro, existe a bala perdida, existe o infarto, existe o assassino. Todo ato de socialização é vulnerável, consequencial, descontroladamente fora das certezas. Comunidade não é o que nos contam.


terça-feira, 11 de novembro de 2025

A VIDA NÃO É O QUE VOCÊ PENSA

 

Vida não é sofrimento, morte, acidentes, doenças, desastres, desencontros, política, teorias. Isso tudo são criações e consequências de atos e escolhas humanas. Vida é outra alegria, outra coisa. Vida é a arte da respiração compassada e terna, é a pulsação silenciosa que impregna o tempo e o espaço com pausas e interlúdios de calma, é luz obtida de processos inorgânicos que sabe para onde ir. Vida é a reunião de muitas energias ancestrais testemunhando possibilidades infinitas, é a marcha das leis naturais que se organizam entre a noite e o dia, é a inteligência cósmica brincando de individualidades. Estar vivo é estar dentro do incalculável.


segunda-feira, 10 de novembro de 2025

A MÍDIA NÃO É O QUE VOCÊ PENSA

 

Toda empresa de comunicação carrega em si uma linha editorial, um posicionamento político e um compromisso com seus patrocinadores ou anunciantes. A linha editorial escolhida pelo veículo de comunicação afasta-os da verdade dos fatos, uma vez que não aceitam visões contrárias. O posicionamento político afasta-os da verdade dos fatos pois se encarregam de projetar ou defender políticos, alguns com comportamento duvidoso, para não contrariá-los. Os patrocinadores devem cuidar de suas marcas e impõem suas escolhas políticas e personagens, o que afasta o veículo de comunicação da verdade dos fatos. No final das contas, sobra mais desinformação do que informação.


domingo, 9 de novembro de 2025

A CRISE CLIMÁTICA NÃO É O QUE VOCÊ PENSA

 

O meio ambiente é forte se deixado operar por si mesmo, mas torna-se vulnerável se for dominado pelos homens dos negócios. Quem tem dinheiro quer poder, quem tem poder econômico quer poder político. Novas tecnologias são criadas e encomendadas para gerar rendimentos e riquezas, a bem ou a mal da natureza, cegando a moralidade e o respeito pela vida ao endeusa-las. Alguém criou a tecnologia de fazer chover, teve que experimentar seu potencial provocando chuvas nos desertos árabes, aí descobriram seu potencial de remover populações para atender a uma nova agenda conhecida como criação de cidades inteligentes com população controlada. A natureza apenas responde aos seus estímulos, não para atendê-los, mas sim para devolver o equilíbrio quebrado pelos Homens.


A GERAÇÃO ATUAL NÃO É O QUE VOCÊ PENSA

 

As gerações atuais estão matando a oralidade que é tão fundamental nas relações humanas e humanizadas, empoderando impulsos, automatizando respostas, codificando a comunicação, automatizando as relações sociais, afastando as trocas afetivas, pois caiu refém das tecnologias e da reengenharia social globalizada. Quem nasceu entre 2010 e 2024 recebeu o nome de Geração Alfa. A partir do ano 2025 se dá uma nova nomenclatura aos que nascerem, sendo nomeada Geração Beta, e isso acontece para registrar as modificações comportamentais das crianças de cada período em relação às experiências de convívio com as novas descobertas. A Geração Beta será testemunha e vítima das consequências da inteligência artificial.

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

A POLÍTICA NÃO É O QUE VOCÊ PENSA

 

Embora algumas pessoas afirmem que tudo é político, política é manipulação de alguns sobre os demais, é desvio de propósitos, é força redirecionadora de intenções elitizadas. A política se manifesta nas relações sociais para buscar consenso e de forma institucionalizada para se organizar. Em essência, sua busca por consenso se dá inútil na maioria das vezes, pois é impossível sua atuação sem prejudicar alguém. Uns dizem que ela é um mal necessário, outros já conseguem vê-la como um mal desnecessário. Toda decisão política contamina a realidade maior para beneficiar uma realidade autoritária, agindo como terreno fértil para futuros arrombos. Somos todos o terreno a ser por ela arado.


O ALIMENTO NÃO É O QUE VOCÊ PENSA

 

O alimento que você come não é a aparência nem o sabor que o atraiu para comprar e consumir. Alimento tem ingredientes naturais e artificiais adicionados, tem maquiagem de marketing, tem influência familiar, tem instinto de sobrevivência dos desejos ocultos, tem impulsos de escolha celular que respondem a condicionamentos inconscientes. O alimento que come você e faz pensar que é você que o está comendo, traz em si a continuidade da vida dos minerais, vegetais, animais, e tantos seres que o precederam, mas também pode trazer a maldade de pessoas sem escrúpulos que colocam vacinas nas carnes, metanol nas bebidas, lixo nos cafés torrados, bactérias nas águas engarrafadas. Toda forma de alimento presta serviços ao universo, se usado de forma consciente, e desserviços se for usado de forma inconsciente.

 


quarta-feira, 5 de novembro de 2025

O AR NÃO É O QUE VOCÊ PENSA

 

O ar não é uma criação fixa, atômica apenas, imutável. O ar é dinâmico e transformador, ancestral por natureza, resumo das manifestações de tudo o que aconteceu e acontece no universo. O ar que respiramos é igual ao conceito que temos sobre Deus ou sobre o registro akashico, ou seja, o ar é o cimento que une todas as coisas, mas é também memória viva em movimento. Sendo a primeira e a última coisa que fazemos em vida material, a respiração precisa ser repensada. O ar é a religião da natureza em busca eterna da Luz. O ar é essência da roda dos ventos, é a força descomunal dos revezes em busca dos comuns, é inteligência universal operando milagres e confirmação de que a vida nos quer vivos.


terça-feira, 4 de novembro de 2025

INTELIGÊNCIA NÃO É O QUE VOCÊ PENSA

 

Ser inteligente não significa fazer cálculos matemáticos ou resolver problemas e desafios de sua empresa, isso é aplicação de conhecimento. Ser inteligente não significa obter títulos, isso é quantizar suas capacitações por meio de testes, ciências, mestrados. O Pensador Marcelo Gleiser ressignificou a inteligência como relacional, como a maneira com que nos relacionamos dentro da teia planetária, no micro e no macro, no interior e no exterior, sem danificar as partes envolvidas, a favor da vida que também precisa ser ressignificada. O papel do Pensador é pensar pela maioria, ser guru de ideias renovadoras, possibilitar novas possibilidades e ancorar novos rumos mais seguros e estabilizadores.


segunda-feira, 3 de novembro de 2025

AQUÍFEROS E SONÍFEROS

 

O Físico e Pensador Marcelo Gleiser cunhou o termo “criptoreligioso”, aquela agenda escondida ou camuflada sorrateiramente de domínio ilusório, para o coletivo acreditar em um novo céu, já que não foi possível criar uma nova Terra. Elon Musk quer recolonizar Marte, a China quer extrair minérios da Lua, os Estados Unidos querem extrair minérios dos asteroides. Reinados na Terra e Potestades nos céus anunciam e revelam esta realidade exploratória das mentes pensantes. Enquanto tudo isso acontece, fico pensando com meus botões. Dormimos em cima de lençóis freáticos e aquíferos, reservas de petróleo e pré-sal, reservas de terras raras, mas continuamos soníferos de consciência.


domingo, 2 de novembro de 2025

PREVISÃO MÊS DE NOVEMBRO 2025

 

O mês de Novembro terá a energia das nuvens, não em leveza, mas em termos de voo de pequenas coisas, passando sobre nós, escaneando ou assustando. Tal qual a energia do ano 2018, será um mês para olharmos muito para os céus, buscando informação e entendimento, pois a energia de Novembro será multidimensional. Serão nuvens de chuva, nuvens de insetos, nuvens de drones, nuvens de interferências elétricas, nuvens de presenças antes invisíveis, nuvens de manipulação, nuvens de bactérias, nuvens de pássaros e nuvens de fumaça em fogo provocado. Nossa sorte é que nuvens passam e teremos mais uma oportunidade global para crescermos em discernimento. O universo se move em espirais e retorna a estes momentos conhecidos para vermos as mesmas nuvens, desta vez com outras percepções mais realistas, provocando as consciências para despertar. Tudo o que tem asas vai se manifestar em Novembro, de anjos a imaginação, de espiritualidade de sombras à espiritualidade da luz, do abstrato inteligente e vivo à construção mental de sonhos. Perda de memória e de concentração será geral, não por doenças, mas sim para preparar o terreno para uma nova consciência. As pessoas estarão mais sensíveis, prontas a reagir de maneira negativa ou impulsiva.

Na Terapia dos Barbantes, onde ocorre remoção dos véus da ilusão, o campo estará propício para experiências profundas e fartura de conteúdo. Os protocolos mais indicados serão Ser & Estar, Meu lugar no mundo, Essência, A chave mística, Sentimentos, Escada nua e O Desconhecido, podendo levar clientes ao repouso com mais frequência ou intensificando a obtenção de símbolos do Subconsciente por causa do escaneamento demorado de barbantes.

Para navegar bem o mês de Novembro, enquanto os menos conscientes e rebeldes tentarão atear o fogo das paixões (energia planetária), pratique meditação diária por cinco minutos várias vezes, imite sons de abelha ou murmure “hummmm” (sempre que lembrar) para se ajustar com as energias do Universo, caminhe na natureza com calma e invoque estados de paz. Anote sonhos noturnos e reflita sobre seus símbolos.


sábado, 1 de novembro de 2025

COLONIZAÇÃO PREDATÓRIA

 

O Ser humano é colonizador por natureza, gregário e tomador em essência. Seja pobre ou seja rico, seu negócio mais impulsivo é tomar algo de alguém ou da natureza, seja algo concreto ou abstrato. Seja a nivel celular pela fagocitose, seja a nivel familiar e social pelas relações conflituosas, ou até mesmo na recriação das forças econômicas, políticas e trabalhistas, o Ser humano não cessa de tomar. Tal e qual um avestruz coloca a cabeça na areia, os humanos não querem aceitar que tudo é temporário, tudo é passageiro pois somos passageiros de um trem que não nos pertence, tudo vem do outro antes de passar por nós direta ou indiretamente. O que você tomou hoje de alguém?


sexta-feira, 31 de outubro de 2025

FILOSOFANDO A VIDA

 

Parente é que come a gente e a gente come os parentes. A vida come a gente e a gente come a vida. O tempo consome a gente e a gente consome o tempo. O corpo consome a energia da gente e a gente consome a energia do corpo. Não há como negar a interconectividade e a sobrevivência entre todas as coisas da natureza, a qual pertencemos. Corpo, tempo, mente e energia são as únicas variáveis para se estar vivo conscientemente, para fazer escolhas e tomar decisões. Se tempo é construção mental e corpo é temporário, o que resta mesmo é energia. A interconectividade, as trocas, as percepções, as comunicações, são todas elas manifestações da energia processual que acontecem sem cessar.


quinta-feira, 30 de outubro de 2025

VERDADES LINDAS

 

É lindo demais, tem que ser assim porque é lindo demais para não ser verdade, tem que ser verdade tudo o que é lindo, é verdade demais para ser ignorada, toda verdade é linda e esta verdade me faz total sentido, assim sendo, tudo o que sinto ser lindo torna-se verdade, crença e emoção. Vem destas premissas a arrogância intelectual e a emocional, onde tudo o que nos seduz toma a liderança em nossas opiniões mais veementes, afastando-nos de tudo o que é processual na vida. Seria tão mais fácil admitir que a vida é processo, a morte é processo, o aprendizado é processo, a experiência é processo, mas os Humanos são lentos e resistentes a esta verdade.


quarta-feira, 29 de outubro de 2025

CONEXÃO MADRUGADA

 

Muitas pessoas possuem o hábito de acordar as 3 ou as 4 da madrugada para orar. Se soubessem que silenciar a mente nestas horas dá muito mais conexão espiritual do que oração, elas mudariam de intenção. Orar significa ativar a mente e a memória. Silenciar significa ativar a consciência e desligar a conversa mental. Silenciar nestas horas antes do dia acordar é retornar à nossa Essência e se tornar presente como nunca. Não se esqueça de que esta prática só se torna hábito após 21 dias, mudando aos poucos as percepções e observações. No início se ouve um zumbido constante e mono tonal, não é monotonia. A seguir se entra de repente no estado silencioso, sem pensamentos. Aos mais disciplinados uma nova realidade se abrirá com o novo hábito.


terça-feira, 28 de outubro de 2025

QUEM NÃO PENSA

 

Quem reage antes de considerar, já perdeu a razão e o embate. Quem fala sem pensar, dá bom dia aos postes. Quem espalha memes, em nome do modernismo, está sendo levado por alguém sem saber. Quem repete frases prontas, tem preguiça de pensar. Quem não estuda, contenta-se com o que ouviu dos outros. Quem somente delega seu cérebro à dispositivos e aparelhos tecnológicos, elimina neurônios. Quem se comunica por emogis compromete o que sobrou de sua inteligência, afastando-se dos afetos. Quem professa somente o óbvio, aposentou a reflexão inteligente. Quem assiste a novelas, enrola-se no novelo da distração e se perde no vazio.

 


segunda-feira, 27 de outubro de 2025

IGNORÂNCIA

 

O Ignorante não tem sede de sabedoria, nem sabe o que seja isso. Ele tem hábitos de abraçar a desinformação e de fingir que se trata de informação confiável. Ele agarra a primeira evidência encontrada e a veste de verdade, sem sequer conhecer a definição de verdade. Ele se torna impulsivo e viciado nas notícias para ter o prazer de se manter informado pela desinformação. Ele prega a ideologia desconhecendo a própria história. Ele papagaia inverdades e não se cansa de repeti-las com ironia, como se ironia fosse sinal de credibilidade. Ele perdeu a capacidade de pensar e apoia-se no que os outros falam, sem investigar ou questionar a fonte. Ele se tornou um inocente útil, sem saber que será descartado na primeira oportunidade.


domingo, 26 de outubro de 2025

ARTE GENEROSA

 

A arte é generosa. Ela sabe se emprestar, se doar, se acoplar, sabe gerar conteúdo e forma para quem dela precisar. A arte habita todos os espaços possíveis, sem fazer qualquer cerimônia. Com a ajuda dela muitas coisas podem ser conectadas, transcendida e ressignificada. O que ela empresta, não toma. O que ela revela, não tem volta. O que ela transcende, vai junto. O que ela gera, atravessa os sentidos de quem a contempla. O que ela ressignifica, transforma mentes e corações. O que ela acopla, expressa poder de continuidade ou memórias. Ao que ela dá forma, rouba sorrisos. A arte brinca com os espaços e com a linha do tempo.


sábado, 25 de outubro de 2025

A ARTE ESTÁ EM TODOS

 

Ainda que de forma amadora, a arte corre nas veias da imaginação, prenunciando possibilidades estranhas em busca de neutralidade. A seiva imaginária dá vida à criatividade, sem se impor. Ela quer apenas se expressar pois esta é sua natureza, é assim que ela se sente viva a partir de cores e formatações. Como a seiva está em todos através da criatividade e da imaginação, somos todos Artistas; basta se permitir. Não existe idade adequada para ser artista. Hoje em dia tem crianças brasileiras fazendo cerâmica profissionalmente, crianças expondo suas telas em galerias de arte em vários países, sem contar as oportunidades de atividades artísticas que aumentaram nas escolas do ensino fundamental. Arte é vida.


sexta-feira, 24 de outubro de 2025

ARTE E SOFRIMENTO

 

A arte sofre também todas as transformações pelas quais a humanidade vivencia. Espelho e projeções, a arte reflete o que se passa no mundo externo a partir do que os artistas sentem ou preveem. Ela retrata o desconhecido, as rupturas, as evocações e emanações da alma, conceitualmente, sem que seja reconhecida a tempo, pincelando ou desorganizando o território visual das formas e cores. O sofrimento da arte não precisa de sentimentos, precisa sim de presença profunda para testemunhar fluxos de mudanças, amargando a incompreensão e o descaso. Porém, ela permite a cura do mundo através do artista.


quinta-feira, 23 de outubro de 2025

REVOLUÇÃO OU NÃO

 

A Arte Contemporânea fez sua escolha pelo maior, após passar pelo minimalismo. O pequeno desconhecido e excluído ganhou as telas abstratas e as formas disformes, se fazendo presente como denúncia das imperfeições humanas, ampliando as possibilidades, quebrando a lógica instituída, provocando o marasmo de plantão, alçando novos voos de criatividade e tornando possível o impossível. Tamanhos grandiosos de instalações artísticas tomaram salas e museus, pátios e jardins, despertando em todos o olhar para a própria grandiosidade, escondida na identidade aceitável socialmente e retirando a arte das mãos dos mercadores. A Arte Contemporânea não é revolução, é devolutiva.


quarta-feira, 22 de outubro de 2025

FAZER MANUAL

 

O fazer manual é um ato sagrado, principalmente se nos conscientizarmos do quanto podemos utilizar as mãos em tantos gestos e ofícios. A mão humana é um elemento vital na criação, é a voz primeva da criatividade em serviço. Por isso o fazer manual gera autonomia e transformação, silêncio e admiração, presença e condução. O fazer manual é uma elegia à beleza interior que extravasa os sentidos e nos recompensa com o prazer da tarefa realizada pela mão. Mesmo para quem não a tem, sua memória ancestral continua em ação, buscando os pés e os recursos acessíveis. O fazer manual é parte da história desde os tempos das cavernas. O fazer manual é parte da história contemporânea, onde até os computadores se atrevem a fazer arte digital.


terça-feira, 21 de outubro de 2025

A ARTE É FASCINANTE

 

A redução de estresse é visivelmente observada após qualquer prática artística de meia hora. As pinceladas leves, os riscos livres do desenho, a manipulação ordenada de materiais, a pausa interior para a composição da obra, a respiração calma diante do silêncio que se faz, o sossego ativo com cara de descanso, o prazer de ver algo novo tomar forma, a ausência da percepção de tempo, a intimidade com o improviso, o olhar fixo da linha passando pelo buraco da agulha, a manipulação cuidadosa de colas e resinas, as voltinhas que a tesoura dá, tudo isso ajuda a expulsar a ansiedade, gerando saúde e bem estar. A arte é remédio fascinante.

 


segunda-feira, 20 de outubro de 2025

ARTE E VALORES

 

A arte desenvolve indivíduos, da infância á maturidade, contribuindo com suas escolhas mais equilibradas e objetivas. O crescimento acontece diante da conscientização dos problemas comunitários e da predisposição em pensar soluções, o que a arte faz com a maestria do incentivo à criatividade e experimentação. A arte constrói ou desperta valores no ser humano que a pratica, da autoconfiança ao respeito pelo diferente, da iniciativa à coragem de errar para depois acertar, da abordagem receptiva à liberdade de comunicação, da adaptação civilizada ao desconhecido até aos protestos pacíficos contra injustiças. A arte também o faz de maneira quase imperceptível.


domingo, 19 de outubro de 2025

A ARTE ALIMENTA E CURA

 

Em países mais livres culturalmente, existem mais artistas do que fazendeiros ou enfermeiros. A arte tem seu lado terapêutico promovendo o bem estar das pessoas, devolvendo a contemplação da beleza aos deprimidos, espantando a apatia com suas cores vivas, relaxando pensamentos indesejados, devolvendo prazer de realização e sentimento de completude. A arte alimenta a alma e o espírito, alimenta os olhos com a beleza, alimenta o raciocínio com questionamentos específicos, alimenta a história e as narrativas de cada um. Se tem função de engajamento comunitário, a arte torna-se essencial aos povos.


sexta-feira, 17 de outubro de 2025

PROSSEGUIR VIVENDO

 

Tudo o que você come, bebe ou veste, passou antes pelas mãos de alguém. Tudo o que você compra, também. Tudo o que você aprendeu, passou antes pela boca e pelas instruções de alguém. Você recebeu ajuda para ser gestado, para nascer, crescer, estudar e se formar, para prosseguir vivendo. Até que todo este conhecimento chegue a si e faça morada pela experiência, você constroi visões de mundo baseadas nos programas familiares e sociais, afinal você vai conviver em sociedade. Nunca menospreze os outros, até mesmo os estranhos. Somos uma só família.

 


A SEGUNDA MENTE

 

A segunda mente, ou Subconsciente, é o espaço mental onde a vida acontecida é interpretada, pois ali se guardam os condicionamentos, as crenças enraizadas, a força dos hábitos, as memórias emocionadas, os desejos ainda não atendidos, as cobranças internas e externas. Ela trabalha com processos seletivos para se organizar e para reciclar conteúdo que não teve tempo de ser validado. Por arquivar excesso de material percebido e vivenciado, a mente Subconsciente ocupa a maior parte de nossa vida e influencia nossas decisões. Quem quiser se transformar, necessariamente deve passar pela conscientização dos conteudos da mente subconsciente.


MÚLTIPLAS FUNÇÕES DA ARTE

 

Além de dar vida a infinitas possibilidades de cores e composições, a arte nos faz pensar sobre o vazio das coisas, o espaço das interrelações humanas e ambientais, a coexistência saudável de opostos, outras formas de linguagem, os impulsos de criatividade, o convite à conscientização, a inclusão do diferente, nossas resistências ao novo, a capacidade inesgotável da mente humana em interpretar o que vê, a ocupação dos absurdos em nossa vida, os fluxos energéticos na reutilização da matéria reciclada, os registros de cada época com suas características e nuances e tantas outras mudanças de percepção da realidade.


quinta-feira, 16 de outubro de 2025

FUNÇÕES SOCIAIS

 

A arte tem muitas funções sociais. Entre elas existe a conscientização ampliada do que consumimos, do quanto realmente precisamos, do quanto destruímos a natureza para criar bens supérfluos, do quanto não necessitamos verdadeiramente do consumismo exagerado. O consumismo gera empregos, mas gera lixo. O consumismo gera bens, mas gera toxinas. O consumismo gera riquezas, mas também gera exploração dos mais pobres ou menos desenvolvidos. O consumismo grita as diferenças sociais com suas propagandas provocativas, com seus dogmas de ascensão social, com sua educação perniciosa. Que a arte nos sirva também para esta conscientização.


quarta-feira, 15 de outubro de 2025

SEJA A FORMA, SEJA A COR!

 

Este tema escolhido, para a primeira edição da Bienal de Arte Contemporânea de Passos-MG, começa pela abertura a muitas formas de expressão e a todas as cores da criação. Não existe espaço para julgamento e sim para manifestações artísticas da Humanidade via diversidade. Em sua complexidade estrutural o Ser Humano se supera sempre que dá voz ao inconsciente, seja individual ou coletivo. O tema também nos faz um convite simples: saia de sua mente e entre nos territórios da criatividade livre. É um ato de liberdade, onde as obras anunciam dois caminhos: o evocativo (despertando lembranças em nós) e o provocativo (incomodando as regras estabelecidas), o que leva o público a ressignificar olhares e posicionamentos fixos.


terça-feira, 14 de outubro de 2025

CURADORIA DE EXPOSIÇÃO ARTÍSTICA

 

Todo Curador de uma Bienal escolhe a temática conceitual, para orientar na escolha dos trabalhos artísticos selecionados ou convidados. Cabe a ele dar unidade a estas escolhas. Cabe a ele conhecer o processo criativo de cada artista e seu respectivo histórico de exposições e trabalhos desenvolvidos. Cabe a ele apresentar o conceito de cada obra artística ao público, na ausência de seus criadores. Cabe a ele educar o público para pensar fora da casinha e acolher as propostas artísticas apresentadas. Cabe a ele escrever artigos sobre a exposição e divulgá-los sempre que possível. Cabe a ele documentar o evento para embasar futuras exposições. Cabe a ele conectar artistas expositores e público presente, em debates, palestras e workshops durante o evento. O Curador vê e aponta caminhos da arte.


segunda-feira, 13 de outubro de 2025

A FORÇA DAS CIRCUNSTÂNCIAS

 

A sociedade comunista mundial escolheu a ausência do consumismo como motor de existência. Sem se dar conta, escolheu a miséria e a resistência contínua para não ter que acordar do pesadelo em que se meteu. Não deve ser fácil viver de resistência conceitual quando a fome real aperta, quando as diferenças globais se tornam gritantes, quando a liberdade morreu e permanece fétida na sala de casa. De restrição em restrição, de constrição em constrição, a jiboia domina sua presa até que ela se acostume e ceda. Quando o poder se torna ele mesmo miliciano, a dignidade humana é esquecida por força das circunstâncias e homens se tornam máquinas de guerra.

 


domingo, 12 de outubro de 2025

COPO CHEIO

 

É sempre bom lembrar que o copo vazio está cheio de miséria, angústia e tristezas, e que, quando transbordam, derramam humilhação insuportável. A melhor maneira de manter um escravo em escravidão é lhe oferecer pouco espaço, ameaças veladas, narrativas absurdas, números distorcidos e desvios de interpretação das leis. Assim, o escravo morre sabendo que nem toda a riqueza do mundo ou de seus senhores o fará livre e feliz. As algemas invisíveis do mundo de hoje nos chegam pela mídia, pelos fazedores de leis, pelo consumismo exagerado, pelo pão e circo do entretenimento hipnótico. O copo vazio está sempre cheio de ignorância.


sábado, 11 de outubro de 2025

CHÃO PEDREGOSO

 

Como oferecer cumes para quem prefere planícies. Como oferecer o céu para quem prefere o chão. Como oferecer educação para quem prefere a alegria da ignorância. Como oferecer saúde a quem prefere os vícios. Como oferecer justiça a quem escolheu a vingança. Como oferecer a unicidade a quem prefere a separação e a competição. Como oferecer o jogo a quem prefere ser jogado e manipulado. Como oferecer o macro a quem escolheu o comodismo do micro. Como oferecer a paz a quem prefere o desrespeito e a doutrinação. Como oferecer o amor a quem se delicia com o ódio e celebra as injustiças. Como oferecer o presente a quem vive do passado e nele morre todos os dias. Como oferecer a vida a quem prefere os movimentos de morte. Como oferecer o universo a quem se farta de si mesmo e ainda se glorifica.


sexta-feira, 10 de outubro de 2025

HISTÓRIA PREVISÍVEL

 

O ser humano nasceu para conectar, mas é treinado a odiar. Das religiões à política, somos orientados a odiar nossos inimigos, motivados a criar um sistema eterno de separação e concorrência para sobreviver, sendo convencidos de que o grupo a que pertencemos é superior aos demais. Movido pelo poder financeiro, o mundo roda um caminho previsível de lutas pelos recursos naturais, utilizando as ameaças econômicas e políticas em ciclos constantes de destruição. Toda guerra é econômica, toda crise é econômica, toda ocupação territorial é econômica. O que convence populações inteiras a lutarem até a morte é o medo da escassez alimentar e as mortes de familiares nestes conflitos. A história se repete.


quarta-feira, 8 de outubro de 2025

ALGO MUDOU

 

Não confie mais no relógio, o tempo mudou a forma de se manifestar entre nós. Não confie mais na previsão do clima, nada faz sentido. Não confie na tecnologia, hoje ela também trabalha com dados falsos. Não confie nos movimentos atômicos, algo novo se aproxima sem ser identificado. Não confie mais no mundo invisível, pois véus foram removidos. Não confie mais no mar, ele avança de forma estranha e imprevisível. Não confie mais na vida humana como única forma de vida inteligente, pois seres não biológicos se tornam chuva de evidências. É tempo de investigar antes de confiar.


MORTE E FOLCLORE

 

Segundo o folclore, a alma penada é uma velha senhora vestida de forma esfarrapada, tal qual imaginamos a dona morte ceifadeira ou carpideira, rondando a próxima vítima. Em muitas culturas a alma penada não é um fantasma, mas sim uma entidade com poder de transitar simultaneamente entre várias dimensões. Ela fala o idioma dos lamentos e das perdas na hora fatídica de se abandonar o corpo humano, fala da finitude das coisas. Há quem diga que ela trabalha com roteiro definido. No entanto, muita gente se deu conta de que ela é oportunista e criativa, utilizando situações momentâneas para levar a cabo sua missão. Se o infeliz tentar se atrasar, ela resolve tudo com seu jeitinho estúpido, pois a morte nunca teve e nunca terá sentido.


terça-feira, 7 de outubro de 2025

POLÍTICA E MICROPOLÍTICA

 

Somos todos seres micropolíticos, naquilo que fazemos e dizemos, naquilo que manifestamos e combatemos, naquilo que entendemos como nosso espaço de estar no mundo sem nos afastar da integridade. Por sermos micropolíticos, confundimos esta realidade maior com a realidade política das autoridades, esta sim, comprometida com as elites, empresas, instituições e governos. A micropolítica é individual, a política é coletiva. Encontrar o meio termo para existir plenamente torna-se difícil, na medida que precisamos do espaço coletivo e dos outros seres para trocar experiências e sermos vistos e ouvidos. Tudo se resume na conquista dos espaços internos e externos. Por isso se diz que política com P maiúsculo é a arte das negociações.


segunda-feira, 6 de outubro de 2025

OS TRÊS LUGARES DA INTERAÇÃO

 

Segundo a filósofa Agnes Heller, para interagir socialmente oscilamos o “estar vivo” em três lugares opcionais: o lugar da gentileza, o lugar das verdades feridas e o lugar de vítimas. Posso ser gentil e amoroso, acolhedor e compreensivo, porque me faz bem, porque é saudável, mas posso ser gentil porque esperam que eu seja assim, seguindo valores familiares e instruções religiosas dogmáticas. Posso expressar minhas verdades feridas porque não consegui entender nem aceitar o acontecido, mas também posso partir do coletivo de que a vida é assim mesmo, de que existe justiça para todos em políticas de boa convivência. Posso permanecer no lugar de vítima para me ver como pessoa, com necessidades básicas de pertencimento, mas também posso permanecer no lugar de vítima para obter atenção das pessoas e ser admirada ou aprovada. Toda interação oscila nestas possibilidades.


domingo, 5 de outubro de 2025

BATALHAS

 

O ativismo político tem muitos disfarces, sendo o principal sua justificativa para aplicar a força da lei. Se a lei ainda não existir, há que se criá-la goela abaixo, por recursos impositores ou de forma autoritária. Embora escolham uma bandeira para se mostrar como ativistas, nem sempre se preocupam com ela. Seu interesse maior ou único é extremamente o espaço político. O ativismo político elege o tema oposto para combater incessantemente, fanaticamente, distorcidamente com suas narrativas, pois sabem que no mundo globalizado onde a comunicação é veloz, vencem as narrativas que forem mais repetidas ou bombardeadas. Poucos percebem que a internet é um campo de batalhas.

 


sábado, 4 de outubro de 2025

INGREDIENTES

 

Madeira morta, desperdício e fraude. São estes os ingredientes do pântano americano, segundo seu governo atual; ingredientes que sujaram o país nos últimos anos com importação massiva de imigrantes para servirem de eleitores que possam manter a esquerda americana eternamente no poder, com o surgimento de fraudes eleitorais e com o desperdício de recursos financeiros que saem do bolso da população na forma de impostos. A metáfora “madeira morta” representa a madeira a ser queimada, inutilizada após ser utilizada como inocente útil.

 


sexta-feira, 3 de outubro de 2025

CIVILIZAÇÃO MENOS INTELIGENTE

 

Somos hoje uma civilização burra. Enquanto os antigos filosofavam sobre o sentido da vida, hoje banalizamos a violência contra a própria humanidade. Enquanto os povos antigos construíam castelos monumentais, hoje construímos caixotes de vidro e drywall para moradia. Enquanto os povos antigos dominavam a leitura do espaço sideral, hoje mal conhecemos os nossos vizinhos. Enquanto os antigos selecionavam seus melhores alimentos na natureza, hoje consumimos arroz de plástico e bebidas com corantes químicos. Enquanto os povos antigos curavam doenças com recursos naturais, hoje criamos doenças intencionalmente. No entanto, só uma coisa não mudou. As guerras.


quinta-feira, 2 de outubro de 2025

APAGUEM TODOS OS RASCUNHOS

 

Se o excesso de fake News é inegável hoje em dia, no mundo inteiro, podemos deduzir que muito da história oficial da humanidade também não condiz com a verdade dos fatos. Se a história é apagada ou reescrita algum tempo depois, segundo os interesses dos governos de plantão ou segundo o poder das elites globais, podemos levantar questionamentos válidos também sobre o quanto é verdade do que se ensina nas religiões, principalmente as atuais. Isso é lógica, não é descrença. Se até nossa história atual está sendo negada de forma tão aberta, atropelando a verdade e impondo narrativas internacionais estapafúrdias, o que dizer então da capacidade humana de discernimento estar sendo erradicada nas escolas, na indústria do entretenimento e nas instituições públicas.


quarta-feira, 1 de outubro de 2025

ESTÁ ROLANDO NA INTERNET (4)

 

Vai ter Guerra Mundial, é o que está rolando. Todas as Nações desenvolvidas estão armadas até aos dentes. Todas as sociedades estão sendo manipuladas para expressar o ódio como fomento de um futuro conflito global. Todas as agendas ocultas estão atualizadas em seus propósitos. O medo coletivo está acionado ao máximo para que tiranias se justifiquem ao tomar o poder. Pessoas se sentem montadas numa bicicleta ergométrica, pedalando suas forças sem sair do lugar. Pessoas se sentem frias, frágeis e invisíveis como a Geração Vidro. O que eles não sabem é que nasceu um novo homem, uma nova humanidade espiritual alinhada à Gaia consciente, a favor da vida e da verdade, ouvindo a intuição do próprio coração e ancorando as mudanças necessárias.


terça-feira, 30 de setembro de 2025

PREVISÃO DA ENERGIA DE OUTUBRO 2025

 

Só existe um novo começo para quem usa a sabedoria do passado ou de sua experiência de vida. O passado serve de alicerce e não de mapa. A energia do mês de Outubro de 2025 nos dará a sensação de termos todos déficit de atenção, sem saber parar, sem saber aonde ir, sem saber concluir, afinal não é hora de concluir e sim de iniciar algo sobre o que foi demolido em nossa vida. É uma energia que nos força a mobilidade rumo à função de cocriar. O mundo se tornou uma página em branco para cada um de nós, se tornou um palco para gritarmos nossa voz coletiva e objetivos de vida, palco para nossos valores e propósitos mais elevados, para nosso basta à violência institucionalizada. Será um mês excelente para pessoas visionárias, para pessoas criativas e imaginativas, para pessoas proativas e para líderes que se lançam a formar novos grupos, novas alianças, novas equipes, novas associações, novos empreendimentos e projetos. Muitas pessoas perderão seus postos de trabalho ou muitos trabalhadores deixarão seus patrões em busca de novas oportunidades, criando momentos de reciclagem e renovação e gerando insegurança para os inseguros, mas gerando coragem para os idealizadores. Esclareça para si mesmo “em quem você se tornou nos dias de hoje” se quiser tirar proveito das boas energias de Outubro. Em poucas palavras, saia da mente e dê espaço para sua alma falar e agir dentro de uma nova visão de vida, tomando atitudes que lhe dê a sensação de realização de algo que valha a pena viver. Será um mês para você e não para o mundo. Na Terapia dos Barbantes faça ou aplique os protocolos SER & ESTAR, MEU LUGAR NO MUNDO, MANIFESTAÇÃO, O REAL E O IDEAL. Para navegar bem a energia de Outubro, ouça a intuição que vem do seu coração, escolha suas melhores palavras para comunicar algo, organize seu caos pessoal, comece algum projeto e agradeça ao universo por este tempo de respiro.

 


segunda-feira, 29 de setembro de 2025

ESTÁ ROLANDO NA INTERNET (3)

 

Toda pessoa um dia já encontrou um bilhete premiado, ou seja, a sorte de subir financeiramente com ajuda de alguém que se aproxima e expressa amor por si, mesmo sabendo que ela tem namorada; talvez tenha surgido uma oportunidade de negócios promissora em sociedade, talvez o negócio da China para você entrar no sonho americano. Escolher entre a felicidade ou o sucesso financeiro, é tarefa difícil na juventude. Em fase de descoberta do potencial humano, fase de encontrar um grande amor, fase de alta mobilidade e velocidade, a juventude sempre encontra este impasse. E você, já encontrou e recusou algum bilhete premiado?


domingo, 28 de setembro de 2025

ESTÁ ROLANDO ISSO NA INTERNET (2)

 

Charme, aparência e profundidade são as três possibilidades em potencial em cada interação. Cada vez que você encontra alguém conhecido, leva consigo o desejo silencioso de ser visto e compreendido, cuja fonte dos desejos anuncia a satisfação de impressionar pelo charme e pela aparência, ainda que mentindo estar bem, evitando profundidade compartilhada. Internamente há uma busca de confirmação de que você não está louca por pensar o que pensa ou sentir o que sente, traduzida como aprovação, quando em verdade significa sua profundidade. Ser visto pelos outros acalma nosso caos.


sábado, 27 de setembro de 2025

ESTÁ ROLANDO ISSO NA INTERNET (1)

 

Não bastasse ter defesa imunitária contra vírus e bactéria, agora a Humanidade precisa desenvolver urgentemente um sistema imunológico contra certos políticos. O bullying saiu das escolas e foi para as empresas midiáticas de comunicação. A banalização da violência urbana migrou para a banalização da violência política. Não é alarmismo, é fato concreto e inegável. Estamos sofrendo ataques dos próprios políticos que elegemos. Impostos agora se tornaram coisa sexy, todos gostam e ninguém reclama de seus excessos. Eita hipnose coletiva poderosa.


sexta-feira, 26 de setembro de 2025

CIVILIZAÇÃO MENOS INTELIGENTE

 

Somos hoje uma civilização burra. Enquanto os antigos filosofavam sobre o sentido da vida, hoje banalizamos a violência contra a própria humanidade. Enquanto os povos antigos construíam castelos monumentais, hoje construímos caixotes de vidro e drywall para moradia. Enquanto os povos antigos dominavam a leitura do espaço sideral, hoje mal conhecemos os nossos vizinhos. Enquanto os antigos selecionavam seus melhores alimentos na natureza, hoje consumimos arroz de plástico e bebidas com corantes químicos. Enquanto os povos antigos curavam doenças com os recursos naturais, hoje desenvolvemos doenças intencionalmente. No entanto, só uma coisa não mudou. As guerras.


quinta-feira, 25 de setembro de 2025

DIVAGAÇÕES

 

Comer e criar é só começar. A mente humana tem sua infinita capacidade de brincar com palavras, de inverter significados, gerar gírias, corromper neutralidades, quebrar paradoxos e paradigmas. Toda pessoa é criativa e recebeu treinamento na infância, ao brincar e fantasiar com bonecas ou carrinhos. O humor está nas veias junto com o sangue, basta se permitir um olhar engraçado e anárquico sobre a realidade séria e um texto original emerge nas conversas e nas escritas. Criar é brincar com ideias e conceitos, com personagens reais e imaginários, com possibilidades e impossibilidades. Criar é puro divertimento e divagação livre.


quarta-feira, 24 de setembro de 2025

SANGUESSUGA

 

Pessoas sugam ou são sugadas, umas pelas outras. Quem se sente sugado acaba se afastando socialmente, em busca de controle total sobre a própria vida e controle parcial sobre o ambiente em que vive, tornando-se introspectivo como um caramujo tímido. Quem suga os outros nunca se cansa de sugar, pois seu vampirismo energético é faminto de atenção, reconhecimento, de razão, abstendo-se de agir como deveria, omitindo cuidar de si, tornando-se tóxico como um cigarro infinito. O ato de sugar é desrespeitoso, invasivo, inconveniente e desumano.


terça-feira, 23 de setembro de 2025

ELICITAR

 

As pessoas tem necessidade de nos corrigir, revelando assim informações pessoais, sem que as tenhamos perguntado. “Ouvi dizer que sua profissão ganhou aumento para 17 dólares a hora”. “O quê?...nós ganhamos apenas 14 dólares a hora”. Observe o ambiente da pessoa e diga que você aposta que existe alguma estória muito interessante sobre aquele objeto na mesa. Descubra o que você tem em comum com a pessoa interessada, é instinto tribal da humanidade. Diga “eu aposto que você tem um conhecimento profundo sobre tal assunto”, outra forma de conseguir informações sem perguntar. “O que mantém você acordado à noite pensando sem parar” revela algo que a pessoa necessita ou não possui para lidar com o assunto.


segunda-feira, 22 de setembro de 2025

TUDO É PROCESSO

 

Não basta ouvir, é preciso escutar. Não basta ver, é preciso enxergar mais além. Não basta questionar, é preciso validar as novas percepções. Não basta validar, é preciso experienciar para prosseguir. Não basta experienciar, é preciso analisar variantes e resultados. Não basta analisar, é preciso cruzar dados obtidos para comparação. Não basta comparar, é preciso selecionar evidências e repetições lógicas para identificar padrões. Não basta selecionar, é preciso expandir o conhecimento. Não basta expandir, é preciso interpretar sob outros ângulos e pontos de vista inéditos. Não basta interpretar, é preciso legitimar a realidade como ela é.


domingo, 21 de setembro de 2025

TERAPIA DE GRUPO (20)

 

Segurança e empoderamento geram estabilidade emocional. Ferramentas e grupo de apoio geram estabilidade mental. Reflexões meditativas e auto análise de expansão de consciência geram estabilidade espiritual. Propósitos e altruísmo geram estabilidade existencial. Não são fórmulas prontas, são placas de sinalização deixadas a nós por quem passou por este caminho que agora nos desafia. Toda terra é fértil para quem acolhe seus desertos e os umidifica como sementes de bem estar futuro. Toda terapia é fértil para quem se permite ser real. Toda transformação é alinhamento com a vida em sua essência. Abracemos todos o poder transformador das terapias.

 


sábado, 20 de setembro de 2025

TERAPIA DE GRUPO (19)

 

Outra meta da Terapia de Grupo Bioplenitude consiste em aprender a construir momentos de bem estar mental, emocional e social. O ato da convivência fraterna, desarmada, responsável e respeitosa, ali desenvolvida, auxilia diretamente na harmonia levada para casa. Adquire-se sensibilidade para perceber onde e quando seus familiares estão sofrendo e lutando contra as próprias limitações, quando não entendem e quando não aceitam fatos e evidências, quando não conseguem se comunicar efetivamente. É assim que se percebe quando somos parte do problema ou parte da solução.


sexta-feira, 19 de setembro de 2025

TERAPIA DE GRUPO (18)

 

Na Terapia de Grupo Bioplenitude aprendemos a gerenciar e regular emoções básicas, antes que elas se tornem avassaladoras, consubstanciando os alicerces de um conflito duradouro ou permanente. Emoções são respostas naturais a ameaças, desprezo, agressão verbal, perigo, injustiças, acusações, desrespeito, trocas afetivas, intimidade saudável, acolhimento, colo, toques sutis, carências e entrega. Nossas respostas não precisam ser todas reativas, podendo contar com lucidez, racionalidade, estratégias sociais, bom senso, esclarecimento de apoio e consideração. A participação de pessoas de diversos matizes culturais, nas sessões terapêuticas, auxilia em muito este gerenciamento.


quinta-feira, 18 de setembro de 2025

TERAPIA DE GRUPO (17)

 

O ansioso é a pessoa que mais responde imediatamente aos gatilhos. Ele vive o dia pela metade, o resto é dado às preocupações e reclamações. A Terapia de Grupo Bioplenitude permite-nos explorar pensamentos, emoções, sentimentos, comportamentos e gatilhos, onde não há lugar para a impulsividade, onde se aprende o valor da espera, da mansidão, da reflexão, da autoestima, da ponderação e da prudência. É mais importante nos perceber do que ter razão argumentativa. É mais importante perceber que se percebeu uma interrupção como rejeição do que receber atenção demasiada, em detrimento do tempo sagrado dos outros participantes.