domingo, 31 de maio de 2015

NAS ENTRELINHAS HÁ MUITAS COISAS


Mentir para si mesmo é um  mecanismo de defesa usado quando a pessoa se sente frustrada com alguma incapacidade e com a imagem dela que está projetando na sociedade. Pouco a pouco vai abraçando pensamentos de negação da realidade até que se torne um hábito. Vai perdendo a clareza das coisas, vai se incapacitando a identificar as segundas intenções das pessoas, vai ficando vulnerável diante dos espertos e desonestos. Começa a acreditar sem questionar, a repetir como se fossem suas as palavras dos outros, a defender posicionamentos de forma cada vez mais intransigentes, pois se tiver que olhar novamente para algum fracasso de seu passado vai doer muito. A mentira tem pernas curtas, mas tem, sim, asas longas.


sábado, 30 de maio de 2015

PARA RECEBER MAIS


Muitas vezes não recebemos o que merecemos por causa de nossa atitude. Se nos posicionarmos de forma resistente, duvidosa, negativa e desconfiada, certamente não atrairemos o melhor para nós. Se nos posicionarmos de maneira receptiva, assertiva, positiva e esperançosa, atrairemos sempre algo que nos agrade e que venha de encontro com nossos anseios do coração. Infelizmente a gente não percebe nosso posicionamento de recebimento, por estarmos muito preocupados com o que ainda não chegou e fixados em experiências anteriores. Para receber mais é preciso se conscientizar do espaço interior criado para acomodar os novos presentes que a vida quer nos oferecer.


sexta-feira, 29 de maio de 2015

TALVEZ


Num mesmo dia dois amigos bem próximos me disseram coisas semelhantes com palavras diferentes. Um disse que eu não o conhecia bem, só um pouquinho, nestes doze anos de amizade, em termos de relacionamento. O outro disse que se parece comigo e sabe tudo sobre mim, pois vê em mim tudo o que ele percebe em si. Comecei a pensar sobre o que estas duas afirmações teriam em comum. O universo tratou logo de intervir e me colocou diante dos olhos um vídeo sobre a estória de uma mulher que teve que abraçar uma mudança radical em sua vida, a partir do momento em que seu marido leu o diário secreto dela e ameaçou expô-la diante de toda a família deles, no que acabou em divórcio. Percebi então que passamos nossa vida inteira caminhando sobre a corda bamba do talvez, focando a atenção no início e no fim em vez de validarmos a travessia, pois é na caminhada que nos encontramos verdadeiramente, é na caminhada que percebemos com clareza sermos os únicos responsáveis pelo que somos e pelo que fazemos, é na caminhada em chão sólido que nos resgatamos de uma autoimagem sustentada no alto por encomenda da sociedade.



Quando a noite morre, vira alvorada para depois virar dia. Quando o fogo acaba, vira brasa, para depois virar cinzas. Quando a estrela morre, vira nebulosa para depois virar poeira cósmica. Quando a fé acaba, vira desânimo para depois virar cinismo. Quando o amor acaba, vira frieza para depois virar mágoa. Quando a confiança morre, vira dor para depois virar superação. Quando a esperança morre, vira apatia para depois virar negatividade. Quando a amizade acaba, vira conflito para depois virar fofoca. Quando a lucidez morre, vira mentira para depois virar normalidade. Quando o sonho acaba, vira desistência para depois virar depressão. Quando a harmonia acaba, vira resistência para depois virar injustiça. Quando o caráter morre, vira traição para depois virar maldade. Quando a luz acaba, vira escuridão para depois virar alucinação. Quando o homem morre, vira carne para depois virar pó de espírito.


quinta-feira, 28 de maio de 2015

UMA LIÇÃO EM CADA EMOÇÃO


As emoções que sentimos involuntariamente carregam em si um começo, um meio e um fim. Elas transitam entre a expectativa e o inesperado, entre eu e os outros, entre a opinião e os fatos e entre a carência e a demanda. Elas começam com a percepção de que as emoções dos outros não têm fronteiras impermeáveis, podendo julgar, ofender, machucar, humilhar, romper, nesta sequência, se não houver comunicação e disposição de ouvir os outros. O meio delas pode ser a indiferença, a decisão radical, o medo, o isolamento,  a ocultação, a distorção ou a negação total dos fatos. O seu fim pode ser uma injustiça, um rompimento de contrato, uma separação mal resolvida, uma comparação injusta, uma insensibilidade, a gota d’água ou um reatamento sob novas condições e exigências. O que não pode e não deve acontecer é perder a oportunidade de aprender lições com as emoções fortes, para o próprio crescimento, que nos façam ser uma pessoa melhor.



quarta-feira, 27 de maio de 2015

SAÍDAS DIGNAS


Situações difíceis se tornam insuportáveis e exigem sempre alguma saída. No plano emocional o mesmo acontece quando uma parte não explica à outra o que está se passando em seu interior. Sem diálogo, sem comunicação aberta ou sem negociação não tem relacionamento que sobreviva. O silêncio denuncia culpa, bem maior do que a necessidade de crescimento ou fuga da rotina. O silêncio anuncia em baixa voz que uma parte está frustrada com a outra, mas não quer comprar briga. O silêncio toma o lugar da verdade e abre espaço para imaginação, desconfiança  e achismo. A saída é uma opção radical que pode se tornar natural se a dignidade de uma das partes estiver em cheque.


terça-feira, 26 de maio de 2015

CINISMO


O cinismo das pessoas pode ter várias fontes ou causas. A pessoa ignorante não sabe que não sabe, ela pensa ser dona da verdade e apresenta sua crença limitada embrulhada em papel dourado, com risos e comentários pejorativos. A pessoa intolerante, na falta de argumentos e na impossibilidade de convencer alguém, tende a querer se impor com risos e comentários jocosos para diminuir a credibilidade e a capacidade dos outros. A pessoa arrogante, na ânsia de demonstrar poder e controle, tenta humilhar os outros com seu conhecimento superior e com risos sarcásticos e cínicos. O cínico afasta bons amigos, atraindo enganadores e manipuladores. Portanto, ignorância, intolerância e arrogância favorecem o desenvolvimento do cinismo.


segunda-feira, 25 de maio de 2015

ORGULHO


O sentimento de orgulho não é um fim em si mesmo, não é um sentimento muito evoluído já que ser orgulhoso implica em individualismo, porém é um elemento emocional muito importante na trajetória que nos leva da depressão e apatia com o mundo até o processo de iluminação.

Quem se posiciona no orgulho, estou falando de qualquer pessoa e não apenas os Gays, vem de um período de intensa raiva diante das injustiças enfrentadas nos relacionamentos sociais. O orgulho é uma etapa de reconstrução da autoestima. Como ele vem após a raiva e precede a coragem, os Gays tendem a enfrentar e confrontar e provocar os héteros com este novo posicionamento, gerando mais rejeição em vários contextos para que possam manifestar e desenvolver a coragem de ser o que são. Somente após exercitar esta coragem é que eles relaxarão tranquilos, conquistando seu lugar entre os demais, prontos para viverem um estágio momentâneo de neutralidade. Os héteros orgulhosos também crescerão em autoestima somente se deixarem de julgar a si mesmos.


domingo, 24 de maio de 2015

QUE COISA, HEIN?


Um dia ainda descobrirão que a Física não é feita de forças, mas sim de amor. O amor universal é a força que une todas as coisas, por isso ele é tão invisível. É uma força tão poderosa que se torna insuportável ao ser contida em espaços pequenos como os medos, o ódio e a separação.

Atrair é amar. Amar é atrair, é movimentar esta força magnética que une a todos dentro do caos, gerando luz e ondas que momentaneamente ordenam um pouco de estabilidade em formas variadas e diferenciadas por frequências. Assim como o asmático sente falta de ar, mesmo com tanto ar e oxigênio ao redor dele, assim também as pessoas e as almas não conseguem absorver todo o amor de que necessitam e pensam não tê-lo encontrado.


sábado, 23 de maio de 2015

O QUE NÃO HÁ DE SER

Há gelos que queimam, casas que matam, paixões que destroem. 

Há silêncios violentos, há palavras que anulam, há amores que secam e sexos desconexos. 

Há casamentos que vivem a desunião, solitários que se casaram com as memórias, há divorciados do amor. 

Há espíritos sem corpos, há corpos sem espíritos, há seres desalmados. Há o que não existe por não se sentir vivo, há os mortos-vivos em busca dos vivos-mortos.  

Há vazios cheios de rumores, há rancores vazios de amores, há pendores para o nada. 

Há preces sem preceitos, desejos sem destinos, futuro sem dias. 

Há o que não vemos, o que não sentimos, o que não podemos. Há incompletude e cegueira no meio oculto da luz.

                               (poema de Benedito José)

PROTEÍNAS


O consumo de proteínas vegetais na alimentação diária ajuda a criar estados de alerta, espantando a fadiga física e a preguiça. Proteínas reduzem o impacto letárgico causado pelo consumo de açucares em tudo o que comemos, regulando a entrada de glicose na corrente sanguínea.Muitas vezes elas fazem o bom trabalho, mas é o chi ou energia vital quem leva a fama. Elas estão presentes também em peixes, perús, ovos, iogurtes, tofus, legumes e castanhas. Seu consumo se torna importante na medida que alimenta os chakras e as glândulas na produção satisfatória de hormônios relevantes para o nosso equilíbrio e felicidade. O importante a ser evitado são as proteínas da carne que trazem em si bastante acidez.


sexta-feira, 22 de maio de 2015

DONOS DO CORPO


Se você é o dono do seu corpo, deveria também ser o dono da sua mente, gerando as próprias conclusões, tratando-o sem estresse nem ansiedade exageradas que possam torná-lo medroso ou vulnerável ao abuso dos outros, sendo mais seletivo com as ocupações que não precisem de preocupações, concentrando-se nas prioridades e vivendo uma coisa de cada vez.
Pensar muitas coisas ao mesmo tempo gera preocupações infundadas que só consumem energia. Não agite tanto a sua mente nem paralise o seu corpo com inércia e confusão diante de tantas coisas a serem pensadas. Ao contrário, acalme a sua mente e mantenha seu corpo em movimento para ser mais saudável.



ALIMENTOS RAIVOSOS


Se você se sente atraído por fast food, aquela comida sem gosto e conveniente com a sua pressa, provavelmente está com problemas no fígado que poderiam evoluir para doenças. Quando o fígado é contraído pela emoção forte da raiva e por outras toxinas emocionais, ele demanda algum alimento estranho com a mesma frequência para descontrair.
O leite, por exemplo, possui uma cadeia molecular imensa, difícil de ser quebrada na digestão. Se aumentarem as suas tarefas no trabalho e no mesmo período de tempo sem pagarem hora extra você não ficaria bravo? A mesma coisa acontece com o corpo humano. Os preservativos alimentícios encontrados nas bebidas alcoólicas e em fast food contêm a mesma frequência vibratória da raiva. Como você pode notar, as emoções que você sustenta podem definir o tipo de doenças que irá acometê-lo no futuro.




quinta-feira, 21 de maio de 2015

CRÍTICAS


Todas as vezes que você critica alguém você enrijece o próprio corpo, criando tensão aonde deveria haver flexibilidade e mobilidade nas mãos e nos pés, desenvolvendo problemas nas juntas e articulações tais como artrite e artrose. Sabe-se agora que o criticismo bloqueia o líquido sinovial e toda a bioquímica que lubrifica as articulações do corpo humano.

Deixe as pessoas em paz no canto delas se você não gosta das escolhas que ela faz. Um adulto não deveria nunca dizer a outro adulto o que fazer. Aprenda a evitar doenças tomando mais cuidado com as suas palavras. Somente uma mente livre sustenta um corpo são.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

SEJA MAIS POSITIVO


Sua negatividade afeta somente as outras pessoas? Claro que não, a gente só dá o que tem, se saiu de nós provavelmente só saiu uma parte e a outra parte ficou em nós. Pensamentos negativos e frustrações causam contrações nas articulações do corpo e atraem acidez dos alimentos. Estas contrações podem provocar paralisia, derrame cerebral, ataques epiléticos e enxaquecas.

Escolha os seus pensamentos de forma bem seletiva e inteligente, da mesma maneira que você escolhe as roupas mais bonitas e os alimentos mais atraentes, se quiser viver de forma mais saudável. É assim que você deixa marcas indeléveis em sua alma.


PACIENTES DE CÂNCER


O que todos os pacientes de câncer têm em comum? Todos eles um dia se sentiram sem função, sem propósito de vida, desnecessários no núcleo familiar, desamados, perderam a fé no futuro, absorveram toxinas emocionais e químicas do meio ambiente e da tecnologia em sua fragilidade e experienciaram baixa imunidade. Para evitar que isso também aconteça com você, livre-se já de toda e qualquer forma de negatividade, afaste-se de pessoas negativas ou pessimistas, afaste-se dos vícios que desrespeitam o seu corpo e respeite-o como se fosse um templo sagrado. Pessoas felizes não se viciam nem criam problemas para os outros. Pessoas felizes vivem por um propósito escolhido.


terça-feira, 19 de maio de 2015

DO QUE SE TRATA?


Quando se pensa em cuidar ou tratar do esgotamento físico se esquece o principal. Pensamos em sono, em médicos e remédios, alimentos diferentes, viagens, em isolamento. Fazemos coisas que não deveríamos fazer nestes casos, como falar demais, esgotando mais energia com as preocupações e desabafos, expressando indignação e revolta com as pessoas que amamos e com o excesso de tarefas a cumprir com obrigatoriedade.

Esquecemos de recorrer à fonte de recuperação energética do esgotamento físico, talvez por distorções conceituais, talvez por envolvimento excessivo com a mesma situação, quem sabe por ignorância mesmo.  O esgotamento é um sinal claro de que nos esquecemos do coração, nos esquecemos de falar coisas amorosas, de fazer algo desinteressadamente, de adoçar nossas interações, de olhar para os outros com olhar de mãe, esquecendo de valorizar o amor como prioridade da vida emocional. Que nestas horas o coração seja lembrado.


domingo, 17 de maio de 2015

FÓTONS


Não se deixe levar pela emoções turbulentas que trazem desânimo nem pelos pensamentos negativos que colocam o foco no sofrimento e na dor. A humanidade está passando por processos profundos que nem ela mesma sabe. São alterações causadas pela entrada de mais fótons na esfera terrestre. Como a luz carrega informação em diferentes frequências, nós estamos passando por transformações que não pedimos, estamos passando por um processo de liberação das estórias armazenadas no sangue, nas células, nas articulações, o que nos pede para tomarmos um cuidado maior com o tipo de alimentação que escolhemos para nutrir nosso corpo neste momento de transição. Tenha mais paciência para ter mais consciência.


sábado, 16 de maio de 2015

PRINCÍPIOS


A gente sai do princípio mas o princípio não sai da gente. A partir do tempo em que um hábito cria raízes dentro de nossa psique, fica difícil de ser removido sem esforços. Há que se terapeutizá-lo, analisá-lo, desafiá-lo com bastante trabalho interior. Há que se conscientizar de suas consequências, de querer dele abrir mão, de abrir espaço para novas experiências.

 O hábito vira um princípio, um norte, um rumo. Este diferencial passa a influenciar nossas percepções e vai amontoando sobre a psique um emaranhado de crenças limitantes que se tornam cada vez mais familiares, a ponto de nos confundir com o que somos. Há que se tomar muito cuidado com os hábitos que viram princípios. A gente sai do Brasil, mas o Brasil não sai da gente. A gente sai do ambiente, mas o vício não larga a gente. A gente sai do princípio, mas o princípio não sai da gente.


sexta-feira, 15 de maio de 2015

LIVRE


No desespero de nossas inseguranças ou na calmaria da zona de conforto que protege estabilidades a gente acaba se agarrando a coisas e pessoas para sobreviver com menos dor. A gente se agarra ao dinheiro pensando em poder e numa fórmula irrecusável de nos sentirmos aceitos. A gente se apega a pessoas que partilhem conosco nossas dificuldades de crescimento. A gente se agarra aos bens materiais para substituir nossos valores magros. A gente se apega a vícios para fugir da dor de viver. Nós nos apegamos ao corpo físico pois ele é mais fácil de ser adulterado, mascarado, botoxado. A gente se apega a lugares com medo de mudanças e com o sonho de encontrar nosso lugar ao sol. A gente nem se dá conta de que perdeu a maravilha de ser livre para novas descobertas e novas experiências.


quinta-feira, 14 de maio de 2015

EXCESSOS


Quem doa demais, exageradamente e por muito tempo, acaba se doando também de tal forma que se perde de si mesma. Quem se doa demais se descuida e permite ser usada financeiramente, abusada emocionalmente, enganada mentalmente, sugada espiritualmente, tornando-se ingênua diante da ausência de identidade. Doar muito é perder a força e a voz, é perder a lógica e a gramática, é perder o próprio espaço no mundo para que outros o ocupem sem nada pagar. Doar muito é ganhar fatias de ilusão, é ganhar nacos de amor, é ser zombada em nome da alegria e ser humilhada em nome da defesa da inteligência de alguém. Tudo em excesso causa danos, até a doação.


quarta-feira, 13 de maio de 2015

OS 3 VIZINHOS


A palavra, o pensamento e a consciência são vizinhos muito próximos dentro de nós. Embora prestemos muita atenção ao que se fala e ao que se escuta antes de organizarmos nossos pensamentos para tomar consciência de algo, acabamos interrompendo o processo sequencial e retornamos rapidamente ao ciclo das palavras empobrecidas de sabedoria. Falamos, pensamos, falamos sem pensar, pensamos sem falar, não falamos, não pensamos. Este é o ciclo de quem não toma consciência das experiências vividas e se apega apenas ao hábito limitante de definir e nomear as interações que se movem constantemente dentro e fora de nós. Sem pausa, não há discernimento. Sem tempo de digestão, arrotam-se palavras com força racional. Sem silêncio, não há sabedoria.


terça-feira, 12 de maio de 2015

EXERCÍCIO FÍSICO E DIETAS


Todos querem envelhecer com saúde, mas pouco se faz para consegui-lo. Uma dieta sem os nutrientes necessários a cada idade é o primeiro erro, já que fazemos o mesmo almoço para três ou quatro gerações diferentes na mesa de jantar sem levar em consideração a idade dos familiares.

Uma alimentação pesada e ácida vai impedir a livre movimentação e dificultar a vontade de se exercitar. Sem exercícios físicos, mesmo que sejam 30 minutos por dia, compromete-se a fome, o sono, o raciocínio e a memória. Como se não bastasse, afeta também o humor e a autoconfiança, gerando estados depressivos. Por isso exercitar um pouco ainda é melhor do que nada. Os exercícios liberam endorfinas que ajudam a dormir mais rápido e mais profundamente. A dieta correta aumenta a capacidade de exercitar. Tudo está interligado.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

FOCO E MANIFESTAÇÃO


Todo instante contém todas as possibilidades. Por mais que existam variáveis e fatores influentes, visíveis ou invisíveis, por mais que existam leis naturais e conhecimento delas, tudo acontece segundo a lei do distanciamento. Como estamos na linha do tempo e na dimensão do espaço, alguma coisa vai acontecer para nós como sendo a única possibilidade. Não sabemos ao certo se outras destas  possibilidades acontecerão simultaneamente em outras dimensões. O que sabemos é que percebemos apenas uma. A possibilidade manifesta será positiva quando for a que mais se aproximar da intenção desejada. A possibilidade manifesta será negativa quando for a que mais se afastar do presente, a qual chamamos de acidente.


domingo, 10 de maio de 2015

SOMA


Tanto a psicologia quanto a biologia se encontram nos conceitos de energia que definem o fluxo vital de uma pessoa. A psicologia trabalha com a energia das emoções e do intelecto e os emaranhados de suas construções subjetivas. A biologia trabalha com a energia celular que possibilita a comunicação e transferência objetiva de informações a partir das danças dos hormônios, das proteínas, dos genomas e dos nutrientes absorvidos. É no campo da somatização que estes dois lados se encontram, se unem e geram livros de sabedoria se forem lidos apropriadamente. Os melhores profissionais destas duas vertentes do conhecimento humano são aqueles que dominam os estudos da somatização e seus efeitos.


sábado, 9 de maio de 2015

ATENTO AOS SINAIS (DINÂMICA DAS ESPIRAIS)


O Brasil caótico de hoje reflete também o caos da humanidade em 2015. Estamos aprendendo a ver que existe algo além da dualidade de certo e errado, bom e mau, nós e eles. Quanto mais resistirmos a ver, mais sofreremos na pele as consequências desta decisão coletiva. A nova frequência evolucionária da humanidade demanda que todos nós passemos a experienciar e a integrar as experiências como algo coletivo e isso só é possível sem incitar mais divisões de classes ou de religiões.
Na teoria da Dinâmica das Espirais (veja as cores nos artigos anteriores da minha  página no Facebook) a população brasileira se manifesta atualmente numa transição forçada de cores ou estágios de consciência. Nela não haverá saltos se não houver uma liderança forte que a ancore. Cada salto precipitado ou tentativa de escapar uma cor resultará em erros e dores comunitárias.
A classe média oscila entre as cores azul e laranja, uma mescla de religiosidade e busca de sucesso financeiro que representam a vontade de abandonar toda forma de culpa para viver o céu aqui na Terra a qualquer preço. Na incapacidade atual de integração de tantas áreas de conhecimento, a classe média tende a gritar veementemente contra a corrupção da cor vermelha, mas acaba cedendo às tentações dela e se beneficia das gratificações que trazem o dinheiro sem muito esforço. Chega a confundir-se com as elites mais ricas. A classe rica, menor e dominadora expressa atualmente a cor laranja com os primeiros indícios de um retorno ao violeta para se reorganizarem na direita política.
As classes inferiores e média estiveram isoladas dos benefícios governamentais por muitas décadas, permanecendo enraizada na cor bege até que um Presidente de cor bege assumiu o poder no Brasil, arrastando consigo multidões, e rapidamente passou pela cor violeta sem nela absorver todas as lições, sem dar tempo suficiente para criar vínculo consciente e coesão tribal, sendo convocados precipitadamente a ir à luta. Outro erro ainda maior foi apresentar como seu sucessor uma mulher da cor vermelha, cor que facilita a corrupção e a intimidação, servindo apenas aos propósitos de poder, quando o melhor para o país teria sido alguém de cor violeta para integrar o processo de transformação social sem tropeços. Com a supremacia dos governantes de cor vermelha em várias áreas da organização social e institucional, a parcela azul da população começou a se afastar do controle “Católico” e abriu igrejas evangélicas prometendo  prosperidade em cada esquina, refletindo um retorno indesejável dela na dinâmica das cores para o vermelho e laranja por causa do salto equivocado de cores nos dois mandatos de Lula. Com a corrupção da cor vermelha e a ambição da cor laranja a qualquer preço, criou-se recentemente o caos econômico e social que hoje vemos percorrer o país de norte a sul com o advento dos crimes do narcotráfico e a falha do governo federal em coibir a criminalidade, além do aumento de impostos e de escândalos financeiros como Mensalão, Pasadena, Petrobrás e BNDES. Somente com a subida no Congresso de um político da direita, com características fortes das cores vermelha e azul, desafiando a tranquilidade da governante vermelha, é que a dinâmica foi desequilibrada para promover a possível chegada de alguém da cor violeta no poder para as próximas eleições. Sem este resgate do fluxo de evolução de consciência da população, o caos permanecerá por muito mais tempo, podendo inclusive abrir espaço político para os militares de cor azul, o que também não duraria muito tempo. Caso o Brasil tenha muita sorte, mas muita sorte mesmo, aparecerá algum líder de cor turquesa que é a revisitação moderna e atualizada da cor violeta, uma nova versão de Juscelino Kubitschek, o que ajudaria a resolver a questão da governabilidade e a volta ao crescimento sustentado. Até o momento este político ainda não deu as caras, o que só se manifestará após a reforma política, se ela acontecer.
A partir do momento em que os governantes vermelhos resolverem mesmo taxar as grandes riquezas, esta decisão vai mexer em caixa de marimbondos espalhando mais desordem nos quadros político e social, estimulando a coesão tribal dos ricos e das forças ocultas. Aí entram os Militares em cena. Caso o novo candidato a governante violeta ou turquesa surja da aliança política dos vermelhos, o socialismo será implantado definitivamente no Brasil deixando inclusive os Militares Brasileiros de joelhos, como aconteceu na Venezuela onde se deu mais tempo para a cor violeta. Neste segundo caso, a dinâmica das espirais seria restabelecida, mas o crescimento econômico seria lento e gradual, quase na contramão do mundo que já está saindo da cor violeta em massas, dando-nos mais uma vez a sensação de tempo perdido.
A teoria da Dinâmica das Espirais nos ajuda sempre a ficarmos atentos aos sinais.

                                   (autor Benedito José)

sexta-feira, 8 de maio de 2015

TEORIA DA DINÂMICA DAS ESPIRAIS

Criada por Dr. Graves e desenvolvida por Dr. Beck, esta teoria classifica os níveis de consciência de pessoas e países em um sistema de cores e analisa suas transições. Leia com atenção e encontre a sua cor.

TIPO BEGE
Se a vida para você é sobrevivência, o mundo vai lhe parecer uma experiência eterna em busca de alimento, água, calor, moradia, sexo e segurança. Sem noção de futuro ou de planejamento, viverá para atender as necessidades básicas, seguindo os instintos e o pensamento automático. A pobreza o faz forte. Ótima consciência espacial que traz muitos meninos de favelas para a fama do futebol e outros esportes. Formam bandos buscando sobrevivência política ou crescimento de seu partido, time ou gangue. Em geral, poucas emoções e pouca lógica. Manifesta-se claramente diante de calamidades, estresse e desespero com a população. (Lula, Scolari, Mel Gibson, Mano Brown)

TIPO VIOLETA 
Se a vida para você é espiritualidade, o mundo vai lhe parecer uma selva  preenchido por espíritos, anjos da guarda, kamikazes, fundamentalistas, símbolos de poder, patuás e crucifixos, para se defenderem da ameaça existente em cada esquina. Junta-se aos outros para se sentir seguro e para encontrar a decência humana tão rara na sociedade. Move-se pelos relacionamentos consanguíneos, aceita o nepotismo com naturalidade. Gosta de estabilidade, tradição, folclore, espiritismo, rituais de candomblé, índios, estorinhas, cerimônias, danças, uniformes e ritmos para aprender melhor a lidar com forças externas. (Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Hitler, Walt Disney)

TIPO VERMELHO
Se a vida para você é considerada uma luta constante, o mundo vai lhe parecer uma selva. Você terá que lidar com as pessoas usando de intimidação, força física e carisma, buscando seu espaço num processo de expansão predatória, sem culpas, dando tiros para todos os lados ou “comprando” pessoas para ficar bem na fita. Neste tipo de interação sentirá necessidade de defender a própria reputação, mas o fará prejudicando a reputação dos outros. Haverá uma necessidade forte de gratificar impulsos internos e descobrirá que ter e tomar as coisas e posições dos outros lhe dará um tremendo prazer silencioso, mesmo que seja para repassá-las. O poder passará a ter uma dimensão extraordinária para você, acima de qualquer coisa. (Dilma Rousseff, Eduardo Cunha, George Bush Filho, Maduro)

TIPO AZUL
Se a vida para você é algo para ser organizado a unhas e dentes, o mundo vai lhe parecer uma pirâmide estrutural onde a ordem esteja acima de tudo. Você terá que lidar com conflitos, revoltas, demônios e inimigos, revoluções e injustiças o tempo todo para fazer valer sua crença e suas verdades, regidas por um código rígido de conduta. Respeitará hierarquias, ensinará disciplina, manterá a palavra dada, carregará o peso da cruz para aliviar as culpas, agirá de forma conservadora e repetitiva, defenderá a justiça e a ordem sociais com patriotismo. Aceitará sacrifícios por um bem maior e buscará a estabilidade para todos com o ensino da retidão. Sofrerá com a prática insustentável do perfeccionismo. ( Bolsonaro, Edir Macedo, Papa Francisco, Gandhi)


TIPO VERDE
Se a vida para você é uma comunidade alternativa, o mundo vai lhe parecer uma reunião constante em busca de consenso. Você terá que lidar com a força das autoridades para defender a natureza e o bem comum, buscando expandir a consciência através de formas artificiais ou através de meditação e orações intensas para compreender melhor o mundo em que vive. Defenderá a paz, o amor, a integridade física, tudo isso em busca das percepções do poder libertador que habita o seu Ser. Será incompreendido em suas dicotomias, contradições e o vai-e-vem justamente por buscar a harmonia com as forças que encontra pela frente. Sofrerá com a dor dos outros e muitas vezes se deixará abater pelo pessimismo existencial. ( Marina Silva, Aécio Neves, Raul Seixas, Fernando Gabeira)


TIPO AMARELO
Se a vida para você é uma escola, o mundo vai lhe parecer uma biblioteca de conhecimentos vastos que precisam ser organizados, integrados, sequenciados para ajudar a dar sentido à ela. Trará dentro de si um prisma de opções e cenários diversos que serão utilizados de acordo com as necessidades e interesses que surgirem. Viverá de forma prática e funcional, buscando a interconexão das coisas e das pessoas pela busca constante de ideias que tragam os melhores resultados ou soluções. Atuará bem tanto sozinho quanto em grupos. Para você a vida é uma experimentação e um aprendizado constante. Será curioso, competente, espontâneo, flexível, adaptável. Não aceitará nem intimidação nem corrupção. ( Deepak Chopra, Obama, Augusto Cury, Osho)

TIPO LARANJA
Se a vida para você é abundância material, o mundo vai lhe parecer um tabuleiro estratégico onde só se joga para vencer, com risco e otimismo, com autoconfiança, com rapidez e flexibilidade. Ansioso por dominar, aceitará responsabilidades para consertar coisas e situações e para facilitar o desenvolvimento, aprendendo a recolher informações, a criar um plano estratégico e a buscar a excelência. Procura sempre o mapa da mina. Em mudanças preocupa-se com sinais que o coloquem na frente dos outros. Vê a sociedade avançando mais se usar tecnologia e competitividade. Mostra-se arrogante, dono da verdade, calculista e entusiasta justamente por buscar autonomia e independência. (FHC, Cristiano Ronaldo, Justin Bieber, Silvio Santos)


TIPO TURQUESA publicado no Facebook
Se a vida para você é multidimensional, você verá o mundo de forma holística e inclusiva com atenção ao nível macroeconômico, ensinando a harmonia zen, conciliando a mente e o espírito, lutando por saúde e segurança para todos, unindo intuição-instinto-informação para explorar e repartir insights de consciência. Saberá afastar-se, contemplar e retornar com outra perspectiva, acumulando dados complexos e pensamentos sutis. Sacrifica a si mesmo para que a vida geral seja preservada. Acredita que o mundo é um só organismo Gaia conectado pela mente coletiva. Vive com humildade, reverência, espanto, admiração e simplicidade. (Benedito José, Oprah, Antonio Ermirio, João Paulo Diniz)
Acompanhe a série diária de todos os grupos (cores) nesta página e identifique a sua cor. No final da série escrevi um artigo interpretando a política nacional sob a ótica da teoria da Dinâmica das Espirais. Vale a pena conferir.

TIPO CORAL
Se a vida para você é um oceano infinito, você verá o mundo como uma nova possibilidade de mergulhar mais fundo na compreensão de tudo, pronto para romper barreiras da mente e transcender paradigmas com novos filtros de consciência. Trabalhará ensinando a livre expressão da evolução, conscientizando as pessoas de que temos outros corpos ( físico, sutil, causal ) de uma forma acessível e convincente. Será uma pessoa já iluminada conduzindo as massas para este caminho. Virá ao mundo terreno com downloads de conhecimentos estelares e intraterrestres para muito além do intelecto humano atual, dominando o conhecimento das origens do universo. Despertará as pessoas para a realidade dos multiversos e não mais apenas um universo. Será tratado como prodígio ou Avatar e se moverá pelos processos acima das dualidades.. (Bhagavan, Matias de Stefano, Matt Kahn, Nassim Haramein).


Se você acompanhou a série diária de todas as cores, já descobriu qual é a sua? Amanhã teremos aqui uma análise política da situação atual do Brasil que eu escrevi sob a interpretação da Dinâmica das Espirais. Não percam.

EXPANDINDO A CONSCIÊNCIA MAIS UM POUQUINHO


O que eu falo não é o que eu estava pensando em falar. O que eu escrevo não é o que eu estava vivendo. O que você lê não é o que o escritor estava pensando. O que você pensa não é o que você queria fazer. O que você faz não é o que o outro faria se estivesse em seu lugar. O que você acredita não é o que acreditava quem o disse pela primeira vez. O que você fala não é o que você escreveria se estivesse no pensamento do outro. O que você lê não é o que eu falo. O que eu vivo não é o que você acredita. O que você pensa não é o que pensou pela primeira vez. O que eu penso de você não é você. O outro não fala o que eu falo, não escreve o que eu escrevo, não vive o que eu vivo, não faz o que eu faço, não sabe o que eu sei, não acredita em mim.


quinta-feira, 7 de maio de 2015

INSÔNIA


Insônia é um fenômeno em que todas as células de um corpo se juntam e emitem um sinal de preocupação com o estado mental gerador de angústias do insone, na esperança de que a pessoa volte a acessar sua sabedoria interior. Este sinal acusa um total desalinhamento entre o corpo e a mente, já que a mente é subjetiva, mas as células são reais e permanecem em movimento constante com a força vital. Ao não deixar a pessoa dormir, as células lembram o insone de que a mente nada pode fazer, o corpo pode, o coração pode, a sabedoria interior pode. Resta ao insone se entregar a esta percepção e relaxar diante do coração amoroso. Isso só será possível a partir do momento em que a pessoa começar a conversar amigavelmente com seu próprio corpo sabendo que as células a escutam.




quarta-feira, 6 de maio de 2015

CONTENTAMENTO


Quem mede o nosso sucesso são os parâmetros dos outros, são os comentários das outras pessoas, são as comparações justas e injustas de quem nos observa, são os critérios de medidas criados por outros profissionais, são as referências frias e calculistas do mercado financeiro, são as aparências aceitas ou criticadas pelas pressões sociais.

Quem mede a nossa satisfação pessoal somos nós. Somos nós que sabemos o que se passa internamente na hora do prazer e das conquistas, somos nós que percebemos a bioquímica de nosso corpo na hora de alcançar um objetivo ou de realizar um sonho, por mais simples que seja. Somos nós que estabelecemos a conexão íntima com o contentamento quando realizamos uma ação que nos deixa nos sentir inteiros. Por isso se diz que a vida se faz com momentos felizes.



terça-feira, 5 de maio de 2015

COMPETIÇÃO


Somos todos atletas. Nosso esporte principal consiste em evoluir, progredir, transformar, superar e cravar novos recordes de experiências na vida. Cada encontro é uma aula de treinamento, cada leitura é uma informação de aperfeiçoamento e atualização, cada dor é uma sessão de academia para fortalecer os músculos emocionais. Somos todos atletas, competindo com nossos próprios medos e limitações autoimpostas. Somos todos atletas, desafiando a própria ignorância, acreditando em algo que ainda não chegou, celebrando ou deixando de celebrar as pequenas vitórias. Somos todos atletas, correndo na maratona dos dias sem saber que a corrida é melhor do que a chegada.


segunda-feira, 4 de maio de 2015

ESTRESSE COLETIVO


Noticia do dia: Cachorros atacam automóvel

Certas pessoas estão se comportando cada vez mais como certos cachorros e certos cães estão se comportando cada vez mais como certas pessoas. Um motorista agrediu um cão e entrou no seu automóvel. Logo em seguida o cão buscou mais alguns “amigos” e atacaram o carro para se vingarem do agressor.

Recentemente muito se tem comentado nas mídias sobre o comportamento de gatos e cachorros serem espelhados mais pela própria personalidade do que pela de seus donos. Em algumas famílias os animais domésticos ou pets são tratados como membros da família. Em muitas sociedades as crianças de ruas são tratadas como cães abandonados. Há uma troca de papeis em todas as interações onde o homem aparece. Além disso, nota-se um crescimento assustador do estresse de todas as criaturas sem uma causa única aparente.


O FIM DO COMEÇO E O COMEÇO DO FIM


Às vezes fico pensando se as pessoas seriam melhores, mais generosas ou amorosas se soubessem com alguma antecedência o dia de sua morte. Preocupadas com o fator tempo, teriam mais tempo para definir as verdadeiras prioridades de uma vida feliz, teriam mais lucidez para escolher as palavras e os sentimentos a serem partilhados, teriam mais objetividade na hora de escolher com quem conviver para obter o melhor dos relacionamentos.

Há pessoas que perdem uma perna e ganham um sonho. Há pessoas que perdem a capacidade de locomoção corporal e ganham a tecnologia com muitas vantagens. Há pessoas que sofrem um acidente e passam a valorizar a vida de uma maneira surpreendente e sábia. É essa aproximação da possibilidade real do fim de algo que vai se vislumbrar e se abrir em novos começos.


domingo, 3 de maio de 2015

NAMORO


Fala sério. Se você tivesse um encontro romântico marcado consigo mesmo, será que você se apaixonaria à primeira vista? Somente se fosse um narcisista. Será que se encantaria com o que visse fisicamente? Veria muitos defeitos logo de cara. Será que concordaria com todas as afirmações apresentadas? Só se fosse para agradar. Será que iniciaria um namoro consigo mesmo? Somente se tivesse medo da solidão e para não ficar sozinho. Será que acharia seu alter ego uma pessoa positiva? Em poucos minutos derraparia na negatividade. Será que demonstraria insegurança e baixa estima? Sem perceber. Fala sério. Se sentiu um friozinho na barriga é melhor telefonar e cancelar o encontro.


sábado, 2 de maio de 2015

GRANA

Os Brasileiros ganham dinheiro, investem suas economias na compra de imóveis, sonham com um trabalho fixo ou um emprego estável sem muitas responsabilidades e com dependência às influências econômicas do país. Os Americanos fazem dinheiro, apostam na produtividade de se fazer mais gastando menos, aplicam suas economias em vários investimentos financeiros e vivem o sonho que tiveram.

Cada povo ou individuo escolhe as maneiras preferidas para viver melhor financeiramente, mas nem todos conseguem. Energia é dinheiro e como tal deve estar sempre em movimento. Crises econômicas são situações criadas pelos investidores para promover crescimento e reacomodação no mercado financeiro via instabilidade. Como se nota, nem todos têm as mesmas informações.


sexta-feira, 1 de maio de 2015

ISSO OU AQUILO




Como tudo o que é material tem uma data de vencimento ou perde função com o tempo, por mais que nos tenham dado prazer e alegrias, o que merece receber de nós mais valorização são as coisas subjetivas, fluídicas, leves, abstratas. Aquilo que tocamos representa a indicação de um fim, de algo passageiro. Aquilo que sentimos recebe uma característica atemporal, elástica, permanente. Aquilo que não alcançamos com os olhos físicos pode ser experienciado com os olhos da alma. Aquilo que nos transforma tem mais poder do que aquilo que nos molda e nos prende. Aquilo que nos liberta tem que ser algo flutuante também. O amor, para quem não sabe, é flutuante.