sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

NA MEDIDA EXATA


O ser humano vive em busca constante, pois tem como necessidades básicas pertencer a um grupo e ser feliz. A busca é este compromisso eterno com a felicidade. Todos estão buscando. Pode ser saúde, prosperidade, afeto, um grande amor, uma ótima oportunidade, a solução de um conflito, o reconhecimento, o sucesso, a fama, a inspiração, o que sobrou de uma experiência proibida ou perdida no passado, um lugar ao sol, o reino dos céus, o conhecimento permanente, o filho que ainda não teve, um guru ou líder espiritual para seguir, uma lição de vida, uma experiência mística, a superação de uma perda ou qualquer outra dor, uma resposta ou confirmação do que acredita, a verdade absoluta, um objeto significante, uma casa para morar, um prazer, um sonho impossível, o significado da existência ou à procura de Deus. Todos estão buscando.

Somente na cessação desta busca quase interminável é que o ser humano pode penetrar nas profundezas da própria essência. Lá dentro de si ele compreenderá que o desejo por algo ou alguém é que o afastou da felicidade, criando ansiedade, expectativas irreais, medo e insegurança. Sem os desejos ele compreenderá que já pertence ao Grande Criador e que é cuidado por ELE todos os instantes de sua existência. Sem os desejos ele compreenderá que não precisa da maioria das coisas materiais que conquistou ou que não precisa de muito, já que onde não existe desejo não existe medo da falta. Sem os desejos ele compreenderá que a busca o fez se perder de si mesmo, confundindo-se com coisas e conceitos, bandeiras e personalidades outras, com pensamentos e sentimentos não investigados. Somente na cessação desta busca é que ele se dará conta do quanto já possui, do que seja realmente fundamental e importante em sua jornada, de como a prosperidade o procura em sua essência e não nos descaminhos da vida por ele imaginados.

Não pense que deixar de buscar seja igual a deixar de agir. Deixar de buscar é mergulhar fundo na eternidade de nossa existência para conhecer o tudo sem medo de nada perder. É não precisar. É saber que tudo o que for necessariamente necessário está disponibilizado para nosso crescimento e vai acontecer na hora certa e na medida exata.

Nenhum comentário: