quinta-feira, 17 de novembro de 2011

MEDO DE ERRAR

Quem nunca errou na vida que atire a primeira pedra. Até a natureza trabalha com tentativa e erro, pois errando também se aprende e se aperfeiçoa. Porém, existem pessoas que morrem de medo de errar, por diversas razões e condicionamentos, alguns deles positivos, mas a maioria negativos. Vejamos juntos o que se passa com estas pessoas que estão sempre  sentadas no banco da inércia.
Elas possuem pais exigentes que cobram performance de sucesso, exercendo pressão psicológica sobre elas, as vezes sem perceber os danos causados, principalmente quando os pais oferecem todas as condições financeiras e se sentem no direito de exigir  excelência. As expectativas dos pais são tão elevadas que provocam estresse nos filhos, os quais acabam desistindo de tudo por insegurança. Muitas vezes a expectativa irreal vem da esposa, que trabalha, sobre o marido desmotivado e desempregado.
A saída encontrada pelos medrosos é evitar todo tipo de confrontação e criticismo, fugindo das conversas, isolando-se no quarto ou nos bares, evitando a dor das comparações. Por não saber o que fazer, copiam e tentam usar os planos e estratégias de outras pessoas, mesmo ignorando que cada pessoa tem recursos próprios diferentes, acreditando assim contar com a garantia de expectativas menores. Torna-se uma forma discreta de fugir das responsabilidades maiores e de dividir possíveis fracassos. Só não percebem que tal atitude mata-lhes todo o qualquer ato de criatividade. Vêem de maneira positiva seguir a orientação de outras pessoas, exercendo assim a confiança nelas, mas quando se dão conta de que não deu certo, afastam-se e jogam tudo para o alto. Alguns entram em depressão.
Precisamos nos lembrar de que um erro é apenas falta de conhecimento específico ou falta de experiência. O homem, tal como parte da natureza, pode errar sim e muitas vezes, pois cada tentativa  vai lhe trazer experiência e conhecimento. Ao errar da próxima vez, pague o preço das consequências, divirta-se e ria de si mesmo, ou aprenda uma lição importante. Depois é só seguir em frente.

Nenhum comentário: