segunda-feira, 8 de agosto de 2011

CEIFADEIRA VIGILANTE

Toda vez  que tentamos formar uma comunidade, tudo  se inicia com entusiasmo e união, afinal parece haver muitas coisas em comum e cada um assina o que for preciso, cada um fala mais alto pois quer contribuir com as melhores idéias. Pode ser comunidade religiosa, espiritual, social, ecológica, não importa, todos querem ajudar a dar vida e cara a esta comum unidade.
A mão do tempo vai chegando de mansinho como uma ceifadeira vigilante. Ele sabe que as pessoas foram criadas diferentes, vieram de ambientes diferentes, escreveram estórias distintas e não passaram por nenhum teste de convivência com o diferente. Ele sabe muito bem que cada ser humano é dotado de ego, o qual está treinado a conduzir as decisões pessoais da maioria. O tempo não se engana nunca.
Pouco a pouco surgem os conflitos, críticas e julgamentos, formam-se panelinhas dentro de panelinhas, crescem os interesses pessoais e o orgulho toma frente com palavras distorcidas de quem deseja controlar em vez de liderar. A hierarquia é fonte de combate pois enaltece a distância entre o comando e os comandados. Por falta de referenciais diferentes, tais como a democracia ou o sistema de redes, cada um se comporta de maneira infantil e egoísta, cada um age sem nenhuma generosidade pois está comprometido com os próprios interesses de destaque. A busca pela significância não dorme jamais.
De repente cai o pano da realidade e o que se vê é um grande impasse, digno dos maiores campos de batalha. Mágoas e ofensas tornam-se lugar comum. Retirada inesperada compromete a estrutura. A lei é chamada às pressas para salvar a pele de alguns. Lobos que se vestiram de cordeiros compram um modelinho menor para adornar seus filhos e os colocarem no poder. O que antes era um sonho lindo, moderno, valioso, consciente, agora nada mais é do que uma luta de interesses pessoais. O Ser humano não se emenda nunca. O ego ganhou mais uma vez!!!

Nenhum comentário: