domingo, 18 de maio de 2025

NOVOS TEMPOS

 

Sou de um tempo em que não havia pressa na alma, as tardes pertenciam às famílias na calçada, a televisão era uma caixinha inocente, andar no escuro era igual andar no claro dos parques, os pardais brincavam entre si em bandos incontáveis, pais tinham filhos e não cachorros, provas na escola determinavam quem passaria de ano, frutas no quintal nem sonhavam que seriam substituídas no futuro por cimento e tijolo. Sou de um tempo em que não havia maldade nos olhos, ganância nas igrejas, política desumana e justiça injusta. Sou de um tempo em que se usava relógio de pulso para aproveitarmos cada segundo de vida. O tempo passou, o mundo mudou e eu fiquei de testemunha dos novos tempos.


sábado, 17 de maio de 2025

VELHAS NARRATIVAS

 

Narrativas pipocam por todos os lados e frentes de interação. Elas se tornaram um estilo de vida no Brasil, mais do que uma forma de expressão. Porém, nem sempre as pessoas estão conscientes da própria narrativa, enraizada na infância e influenciando o presente. Há mais ignorância do que sabedoria, há mais memória emocionada do que fatos, no âmago das narrativas que se tornam pontos cegos ou bandeiras a ser defendidas a qualquer preço. Tomar consciência hoje do impacto que estas velhas narrativas representam, em seu posicionamento social e relacionamentos afetivos, é fator emergencial para a tomada de autoconsciência. Na presença de narrativas, o autoconhecimento torna-se um processo lento.


sexta-feira, 16 de maio de 2025

ALICERCE E ESTRUTURA

 

Todo sonho necessita de alicerce e de estrutura para se manter vivo, até que se manifeste. A disciplina é um convite para que o sonhador deixe de ser apenas um sonhador e coloque seu plano em andamento, um convite para que leve mais a sério aquilo que almeja conceber. É mais fácil colocar um sonho para dormir do que despertá-lo, portanto há que se mover recursos e esforços para alimentar pensamentos eficientes, revendo diariamente o que foi feito para se aproximar da sua realização. Foco e disciplina são elementos fundamentais na realização ou manifestação de qualquer sonho. Algumas pessoas terão prazer em lhe auxiliar quando perceberem sua resiliência e compromisso como inspiração a todos.


SER FORTE POR DENTRO

 

Eu só recupero minha compaixão quando me empodero. Já fomos compassivos anteriormente, fomos testados pelas circunstâncias, fomos largados pela rotina, fomos abandonados pela correria do mundo, porém, deixamos a compaixão no quarto do esquecimento. Qualquer pessoa que se empodere diante do mundo e se humilhe diante de Deus pode ser abençoada instantaneamente pelas ondas da compaixão. Os fracos querem atenção e justificativas para interagir com os outros, perdendo a compaixão de seu radar emocional. Até um morador de rua, se for forte por dentro, expressará compaixão por seus colegas de infortúnio. Compaixão é mesmo subproduto do empoderamento pessoal.


quarta-feira, 14 de maio de 2025

ENDEREÇO CÓSMICO (2)

 

Tarefa árdua, desafio aceito por poucos, jamais desisti de me tornar semeador de consciência, enfrentando frieza de uns, críticas ferinas de haters, sarcasmo de outros, até perder medo de olhares fuzilantes ou narizes tortos para o que eu compartilhava. Sabia não estar sozinho. Sabia da necessidade de sempre partir de onde eu estava. Sabia que este trabalho é interminável, sem perder a esperança de que as pessoas certas sempre aparecem diante de nós quando há um Espírito em busca de sentido. Por graça do destino, milhares de buscadores se apresentaram sedentos, mesmo correndo o risco de deixar a busca, ao entrar em repouso sagrado com o conhecimento que carrego. Juntos criamos um campo expansivo de luz e discernimento, vivemos experiências metafísicas e paranormais, visitamos dimensões variadas, acessamos forças espirituais de enorme sacralidade e por elas fomos amados profundamente.


terça-feira, 13 de maio de 2025

ENDEREÇO CÓSMICO (1)

 

A grande libertação me ocorreu quando decidi abandonar o desejo de ser feliz e o troquei pela fluidez de querer me tornar mais consciente a cada dia. Não foi fácil abrir mão dos desejos mundanos, sair da cobrança social de fazer sucesso para ser feliz, sair das regras morais com valores predeterminados por instituições que não praticam o que pregam e seguir as leis imutáveis do universo. Desde amigos próximos até estranhos que surgiam em minha vida, todos eles queriam saber porque eu ainda não ficara rico, pensando que eu usasse a mesma régua deles. Após caminhar o caminho e os descaminhos do autoconhecimento, ficou claro a necessidade de trabalhar para o bem comum, ao ajudar pessoas comuns a pensar, refletir, meditar sobre assuntos subjetivos que nunca lhe passaram antes pela cabeça, tais como expansão de consciência, despertar de consciência, autorrealização, hipercampo, entre outros.


segunda-feira, 12 de maio de 2025

CONVERSAS DE CONTEÚDO PROFUNDO (8)

 

A conversa profunda não vai durar para sempre, não é novela dividida em capítulos. O assunto profundo é transcendido para o espaço de acolhimento amigável, para um espaço seguro de crescimento pessoal, pois o outro é espelho e sendo espelho irá refletir de volta a confiança que eu oferecer. A conexão substitui o assunto e abre espaço para novos mergulhos de investigação profunda sobre a vida e suas nuances. Os nutrientes deste relacionamento de energia se tornarão atemporais, tendo utilidade para toda a vida, ainda que os vínculos físicos ou geográficos se dissolvam diante das responsabilidades com 0 mundo. A questão não é segurar a pessoa, mas sim encontrar muitas pessoas com quem estabelecer conexões profundas.


domingo, 11 de maio de 2025

CONVERSAS DE CONTEÚDO PROFUNDO (7)

 

Na falta de pessoas confiáveis com quem se abrir, abra-se ao Divino. Afinal Ele está sempre disponível, não nos julga, sempre nos acolhe com amor, não espalha fofocas, dá-nos todo o tempo do mundo para concluir nossas narrativas e ainda nos presenteia com insights maravilhosos. Toda conversa com o Divino tende a ser profunda e verdadeira, mais do que um desabafo, mais do que uma cobrança ou expressão de vitimismo. Ela tende a ser direta, sem dar voltas, nua em sua essência, pois o Divino nos conhece a fundo e já fez o bolo quando chegamos com a farinha. Ter conversa profunda com o Divino, tem cheirinho de café da tarde com amigos.


sábado, 10 de maio de 2025

CONVERSAS DE CONTEÚDO PROFUNDO (6)

 

Toda profundidade alcança alguma vulnerabilidade, pois é revelada por natureza. Ainda que o assunto seja existencial ou abrangente sem identidade, toda profundidade revela a proximidade da pessoa consigo mesmo, com a própria essência e caráter, abrindo espaço para a intuição participar da conexão estabelecida. Neste ambiente de confiança com vulnerabilidade, a mentira é desempoderada diante da honestidade, as vergonhas se apresentam com humildade e dignidade, os fatos perdem força diante de novas interpretações e o amor próprio ressurge com graça e serenidade. Não existe profundidade sem vulnerabilidade à mostra.


sexta-feira, 9 de maio de 2025

CONVERSAS DE CONTEÚDO PROFUNDO (5)

 

O espaço seguro é fundamental como terreno fértil de confiança. Cria-se este espaço seguro quando você toma a iniciativa de identificar o que tem em comum com a outra pessoa. Funciona como um autorizador para a abertura de um diálogo mais profundo. O espaço seguro funciona como se fosse um colo, um útero, uma prática de estar presente totalmente naquele instante, sem outros compromissos para lhes interromper, formando uma sensação de prioridade, de parar o mundo para que aquela conversa aconteça e se desenvolva rumo a um final feliz de conexão com o tempo. Relacionamento sem segurança perde as pernas de sustentação. Com ela, vai mais longe.

 


quinta-feira, 8 de maio de 2025

CONVERSAS DE CONTEÚDO PROFUNDO (4)

 

Ser autêntico implica em mostrar ao outro suas fraquezas, sem medo de ser zoado ou humilhado.  Este nivel de conexão verdadeira só acontece dentro das amizades sólidas. A amizade amadora não sabe nada do assunto, por isso não leva nada a sério quando preciso, acha que ser amigo é apenas fugir do estresse apresentado como problema e fingir que o assunto não tem importãncia. A amizade sólida sabe e respeita, acolhe e nutre sempre que possível. Neste nivel de conexão, até o silêncio oportuno torna-se ferramenta de auxilio, tornando-se comuinicação ou conversa silenciosa. A boca se cala quando o coração se apresenta nas conversas mais íntimas e profundas.


quarta-feira, 7 de maio de 2025

CONVERSAS DE CONTEÚDO PROFUNDO (3)

 

Não basta falar com profundidade sobre um assunto. O mais importante é transformar aquela conversa em espaço seguro para futuras conversas mais amigas. As duas partes precisam sair da conversa com o sentimento de que foi agradável estarem juntas, com a sensação de que as duas partes sairam ganhando. Assim nasce a confiança entre as pessoas, partindo mais tarde para tocar em experiências de vulnerabilidade pessoal, de limitações familiares, de impedimentos de carreira profissional, de traumas de infância e de projetos secretos para o futuro. A conexão criada  é tudo.


terça-feira, 6 de maio de 2025

CONVERSAS DE CONTEÚDO PROFUNDO (2)

 

Em conversas profundas, cabe ao homem evitar oferecer soluções rápidas ou rapidamente, uma vez que os homens são muito objetivos, conclusivos por natureza, instintivos para captar perigo na luta pela sobrevivência. Isso encerra a conexão antes do aprofundamento. Seria mais interessante descobrir primeiro quais são os impulsos que ela teve de início ao reagir ao acontecimento, depois conversarem sobre os recursos da outra pessoa para resolver a questão por ela levantada. Em seguida,  após conhecer os recursos dela, o homem pode abrir espaço para investigar situações semelhantes no passado daquela pessoa para verificar como ela saiu do conflito anterior. Para aprofundar mais um pouco, conversar sobre as possíveis lições ou aprendizado daquela experiência. Pronto. Fácil e profundo.


segunda-feira, 5 de maio de 2025

CONVERSAS DE CONTEÚDO PROFUNDO (1)

 

Para sair de conversas vazias com pessoas vazias não é difícil, basta inventar uma desculpa qualquer. Para entrar numa conversa profunda com outras pessoas, sem julgamento se são vazias ou ricas de conteúdo e experiência, podemos fazer perguntas abertas onde a resposta não seja apenas sim e não. Todas as pessoas querem ser vistas para se sentirem especiais. Ser ouvida é a melhor porta de entrada, a melhor isca para estabelecer conexão com alguém. Pelo menos uma das duas pessoas conversando precisa abrir espaço, pedindo para a outra pessoa contar mais detalhes, mostrando interesse. Quando este espaço é ampliado, a outra pessoa automaticamente retribui a gentileza pela lei da reciprocidade. Ter conversas profundas é mais fácil do que se imagina.

domingo, 4 de maio de 2025

A HISTÓRIA FEZ CURVA E NINGUÉM VIU

 

“Não há motivos para festa” já dizia o velho cantor latino-americano sem dinheiro no banco. Não há por quem sorrir se até os dentes nos estão tirando para rirmos atoa, depois que nossa dignidade foi pendurada nos varais com mil remendos. No entanto, pessoas que não são mais Pessoas continuam aplaudindo a guilhotina em praça pública, povoando seus muros com cercas restantes do holocausto tupiniquim, fumando os dias que terminam em bitucas, tomando cerveja como se fosse oxigênio no pronto-socorro da esquina. Se fosse vivo, duvido que Belchior cantasse algo diferente do que cantava, embora todas as suas letras tomassem novo destinatário nos dias de hoje. Já nem sei mais o que dizer das letras famosas de Chico Buarque.

 


sábado, 3 de maio de 2025

REJEIÇÃO É OUTRA COISA (6)

 

O rejeitado não é a pessoa certa para si mesmo, justamente por não se aceitar, por não se incluir no rol de emoções saudáveis, por não se ver inteiro e digno, por acreditar que vai ser socorrido no colo de um salvador da pátria. Assim sentindo, ele vai abandonar seu próprio lugar emocional e nunca será encontrado “fora de casa”. Passará décadas de sua existência em função da reclamação constante e radical sobre quem lhe “rejeita”. Nem Deus o encontrará fora do próprio coração, pois seu olhar desvirtuado o manterá ocupado com os sentimentos dos outros. O rejeitado é mais um filho pródigo, longe de casa, curto de recursos, testando sua humilhação no lugar da humildade. Enquanto isso, seu coração abandonado está farto de Deus passivo, aguardando sua volta com um banquete de amor.

 


sexta-feira, 2 de maio de 2025

REJEIÇÃO É OUTRA COISA (5)

 

O rejeitado afastou-se há muito tempo da humildade. Incapacitou-se de pedir desculpas, de assumir os próprios erros, de se dar o direito de trocar de opinião, distanciou-se da gratidão e do olhar cálido para os outros, esquecendo-se do poder da aceitação da realidade como ferramenta transformadora interior. Esqueceu-se de que cada pessoa tem seus momentos e as próprias maneiras individuais de ver o mundo, desrespeitando o diferente em busca exclusiva da razão. O sentimento de rejeição também nos cega como a raiva. Tornando-se ponto cego, a rejeição ilude o rejeitado com sentimentos de grandiosidade e falso empoderamento, firmando-se em estacas de teimosia e rigidez.


quinta-feira, 1 de maio de 2025

REJEIÇÃO É OUTRA COISA (4)

 

Uma das razões que perpetua a sensação de rejeição na pessoa é o apego a uma possível causa que se tornou crença ou religião para ela mesma. Não existe rejeição sem sensação de apego. Não existe rejeição sem sensação de codependência emocional. Não existe rejeição sem crença limitante de incompletude. Não existe rejeição sem fé na dor, como elemento inevitável das transações emocionais. O rejeitado ainda não se libertou do outro, mas também ainda não se assumiu como ser evolutivo, ficando na espera de ser resgatado ou admirado por quem a incomoda. Ao energizar em si a sensação de rejeição, sua única saída consciente consistirá em escolher momentos e circunstâncias para rejeitar com a mesma intensidade quem lhe incomodar. De apego a pessoas, o rejeitado apegou-se então ao próprio sentimento de rejeição como sua própria voz emocional.