quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

FELIZ 2026

 

Cada dia que vivemos em 2025 foi um presente divino. Cada mês vivido foi uma oportunidade de nos erguermos diante dos desafios. Cada semestre que atravessamos foi uma escola de aprendizado. Temos ombros para amortecer as incertezas, mãos para desatar os nós encontrados, pés firmes para caminhar com resiliência. Possamos lembrar sempre de que cada momento é um suspiro de vida plena, uma inspiração de paz e uma expiração de gratidão. Saibamos renovar nossas energias para transformá-las em bênçãos sobre os novos começos. Que 2026 nos abra o coração para o amor, a aceitação, a fraternidade e a esperança. 

Obrigado a todos que acolheram nosso trabalho terapêutico com amor e entrega, com responsabilidade e consciência.

Feliz 2026.


terça-feira, 30 de dezembro de 2025

MENSAGEM DE FINAL DE ANO

 

No horizonte do fim de ano, o sol da consciência já anuncia a chegada de um novo tempo. Saibamos nos despedir de 2025 com o coração pleno de amor, com olhos de criança descobrindo as cores do mundo que se aproxima, com os pés alinhados no chão do Universo e com a Alma iluminada pela beleza de tudo o que nos aconteceu até aqui.

Que em 2026 o ódio morra de inanição e as diferenças desapareçam para dar lugar aos girassóis, transformando-nos em sementes de luz. Que em 2026 a consciência coletiva receba um update divino de amor incondicional, desconstruindo toda e qualquer forma de competição entre os Homens.

O amor não é para depois, é para 2026. A paz não é para depois, o perdão não é para depois, a ação correta não é para depois, eles merecem ter espaço garantido em 2026 na vida de todos nós.


segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

TEMPO E AUTONOMIA

 

As festividades de final de ano provocam pensamentos de relação com o tempo, solidão, autonomia e com espaços a serem ocupados. Quem tem falta de tempo, acaba sentindo falta de si. Doar-se inteiramente aos outros, dói no osso da autonomia. Quando o pertencimento nos rouba a identidade e a troca por um personagem, quando o pertencimento no rouba o sossego e a troca por invasão de espaços pessoais, quando o pertencimento nos rouba a espontaneidade e a troca por sorrisos prontos, a consequência é solidão. O fator tempo funciona como termômetro de autonomia pela força da responsabilidade. O fator solidão é um convite de urgência para voltar a ser quem éramos.


domingo, 28 de dezembro de 2025

COMO 2025 SERÁ LEMBRADO

 

O ano da serpente foi um ano desafiador. Ele será lembrado por fatos bem memoráveis. No Brasil aconteceu a revelação da fraude do INSS envolvendo políticos do governo atual, aliás governo este que criou uma série de novos impostos para ser sócio dos comerciantes e empresários sem pedir. Concomitantemente o Loirão Americano lançou o Tarifaço contra vários países, uma medida de grande impacto inicial e pouco efeito posterior. Na política tivemos a condenação do ex-presidente Bolsonaro e de vários Generais. Nas páginas de crimes tivemos a adulteração de bebidas com metanol e o domínio dos postos de gasolina pelo tráfico de drogas. Na tecnologia tivemos o surgimento do aplicativo chinês Deepseek que superou o desempenho do chat GPT, a criação do primeiro chip quântico do planeta pela Microsoft chamado Majorana e o auê da astronomia para descobrir se o AI-ATLAS seria cometa ou nave espacial de outras dimensões espaciais. Na religião tivemos a morte do Papa Francisco e a eleição de um papa americano para substitui-lo. No palco internacional a guerra entre Ucrânia e Rússia continuou apesar da queda de recursos, Israel bombardeou Gaza e despertou grande comoção internacional a favor da causa palestina e os EUA bombardearam violentamente as instalações nucleares do Iran, mas se deram mal até dezembro com as ameaças ao governo venezuelano de Maduro. Foi um ano de mudanças estruturais sorrateiras no mercado financeiro, tal qual o bote de uma serpente sobre o dinheiro e os bens das pessoas. Resta ao mundo trocar de pele, como fazem as cobras, para se renovar diante de mais mudanças drásticas que habitarão o ano vindouro e virão na velocidade de uma manada sobre os mais desavisados. Será outro ano difícil e desafiador o ano do cavalo.


DE DESTINO À IDENTIDADE

 

É majestoso conseguir transformar um objetivo, a alcançar, em nossa própria realidade, tamanha a alegria momentânea da conquista. Porém, seria mais majestoso ainda transformar uma realidade em uma identidade, alcançando camadas mais profundas de autorrealização existencial. Sonhar, manifestar, repetir a fórmula até assimilar, absorver até se misturar, torna-la natural. Não é praticar de forma automática, mas sim de forma consciente e prazerosa, repetidamente. Toda destinação possui este potencial de identidade para nos transformar em alguém de potencial aumentado.


sábado, 27 de dezembro de 2025

HUMANIDADE EM PARTO

 

Todo parto necessita de contrações para dar aviso de que algo está para chegar. Calores e frios, dores e esperança, tudo se mescla na hora do parto. É como a hora inevitável da verdade se manifestando, não dá mais tempo de mudar o que vai chegar, ela está pronta para mostrar a sua cara ao mundo. Virá com algumas surpresas de quem a concebeu, algumas incógnitas de quem a receber, e com muitas projeções de quem a gerou. O planeta Terra agora está em trabalho de parto, gerando uma nova Humanidade. 2026 terá a cara do que concebemos nos anos anteriores, mas tudo será novo para quem renascer.


sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

MEMÓRIAS EMOCIONADAS

 

Quem quiser sair do passado indesejado, precisa escolher sair e decidir viver o presente ao estar presente no aqui-agora. O caminho a ser trilhado é dar com amor e receber com gratidão, só isso. É entrar num espaço de aceitação e neutralidade  em relação aos outros que nos incomodam, é abrir mão de qualquer julgamento, é desativar o passado para dar lugar a coisas novas nestes relacionamentos, é prosseguir sem narrativas repetitivas, é perdoar a si mesmo, é amadurecer nosso adulto ao entender que ele não é mais criança ferida e ficou na linha do tempo, é decretar independência emocional após fazer uma limpeza emocional, é dar desimportância a memórias emocionadas... só você pode fazer isso por si.


quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

DICAS PARA 2026

 

É preciso urgentemente definir o que você vai arrastar de 2025 para o ano 2026, para que não seja fardo nem reclamação, para que não seja empecilho nem obstáculo, para que não seja erroneamente chamado de destino. Aquele conteúdo, que você levar consigo, poderá se tornar sua pele e afetar suas percepções da vida. Em vez de arrastar o sofrimento, carregue o aprendizado que ele ofereceu. Em vez de arrastar as projeções de expectativas, carregue a abertura ao novo ou desconhecido. Em vez de carregar o passado, carregue o sopro de vida que nos anima.

As pessoas terão um impulso de mudar de cidade e o farão rapidamente, sem qualquer planejamento, sem carregar excesso de bagagem. Estaremos sendo treinados a responder rápido às mudanças que se despejarão sobre todos nós em 2026.

E tenha uma leve viagem.


quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

DEUS NUNCA PERGUNTOU MEU NOME

 

Seja no deserto de um quarto escuro ou no quarto escuro dos desertos, até lágrimas caindo fazem barulho. Melhor seria que as lágrimas fossem por Deus, não mais por mim. Seja no calabouço da solidão, seja na multidão indiferente, até os passos perdidos fazem barulho.  Melhor seria que os passos perdidos encontrassem a Deus por acaso e coincidência. Seja na busca sofrida de uma mão amiga, seja nas mãos frias de um adeus indesejado, até as mãos fazem barulho.  Melhor seria que Deus tivesse mãos para me tirar de mim e me ocupar com ondas de eternidade. Talvez seja por isso mesmo que Deus nunca perguntou meu nome.


UNS E OUTROS

 

Os que acreditam, vencem aonde os outros duvidam. Os que se arriscam, vencem aonde os outros temem. Os que abrem caminhos, vencem aonde os outros dormem. Os que enxergam, vencem aonde os outros se fecham. Os que se assumem, vencem aonde os outros se retraem. Há sempre espaço de sobra, para os vencedores, à espera de ocupantes. Os que executam, vencem aonde os outros aguardam. Os que se levantam, vencem aonde os outros se acovardam. Os que superam, vencem aonde os outros reclamam. Os que lutam, vencem aonde os outros lamentam. Os que caminham, vencem aonde os outros se sabotam. Não tem erro. Cada um traça o caminho.


segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

FELIZ NATAL A QUEM PUDER COMEMORAR

 

Não estou falando das comemorações e bebemorações comerciais, muito menos das trocas de lembrancinhas “made in China” nas reuniões de amigo secreto. Não estou falando sobre mensagens prontas de internet e nem de reuniões familiares que se esquecem do aniversariante. Não estou falando dos esquecidos e dos corações endurecidos, das mentes distraídas e das vaidades enlouquecidas, dos apressados de ofertas e das conversas de quem merece ou não merece presentes.

Estou falando de uma adolescente no Metrô que convidou passageiros para cantarem juntos “Noite Feliz” como lembrança do espírito natalino que nos une. Para seu desespero, ninguém lhe deu atenção nem resposta, em total indiferença. Ela se encolheu no assento e chorou sozinha na manjedoura.


domingo, 21 de dezembro de 2025

ESTAR PRESENTE

 

Para que possamos nos mover com alegria e firmeza, viver com saúde e prosperidade, pensar com clareza e boas intenções, é preciso estarmos presentes. Isso nos empodera por liberar energia potencial de transformações e manifestação. Para andar com fé e sem medo, existir com propósito e realização, arquitetar construções mentais de grande magnitude, é preciso estarmos presentes. Para sermos vistos, escutados e apreciados é preciso estarmos presentes na acolhida de quem se aproxima de nós com integridade e autenticidade. Cada ano possui 365 oportunidades, no mínimo, para estarmos presentes.


sábado, 20 de dezembro de 2025

SOMBRAS DE AMOR DILUVIANO

 

Por mais que nos chegue o amanhã, se o passado vivo se manifestar teimoso por algo que não foi vivido, ele romperá as correntes do tempo e se eternizará solene no fundo do coração solitário. Por mais que nos chegue o amanhã, o que parece morto de ausência nos ajuda a articular destinos enferrujados, lentos e moderados, atravessando o osso das emoções. Quem se deixar para trás, nas tramas de um amor platônico, virará sombra que acompanha em silêncio a construção do sempre e sempre, deixando no espaço o mar das palavras perdidas. Por mais que chegue o amanhã, tudo continua vivo na história.


sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

VALORES DISTANTES

 

Há mais problemas no mundo do que pessoas, claro, cada pessoa tem múltiplos problemas e desafios que se tornam problemas, ou tem limitações que se deparam com o nascimento de mais problemas. Para isso não piorar, recomenda-se verificar ou atualizar seus valores a partir da pessoa em que você se tornou recentemente. Estou falando sobre os valores distantes, aqueles que não mais fazem sentido nem dão resultados, aqueles que não se enquadram em sua nova realidade, aqueles que foram desativados pelo coletivo e sua ausência ainda interferem na sua individualidade. Valor não é pele nem dna. Valores mudam e podem ser mudados.


quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

A TERCEIRA PESSOA

 

Identifique que tipo de pessoa faz as coisas que você faz, distorce os próprios pensamentos, chora o leite derramado, luta consigo mesma, passa a maior parte de seu tempo dormindo no inconsciente, luta batalhas que não são suas e quer colher resultados do que não plantou. Identifique suas contradições internas e externas. Identifique seus personagens e personas mais improváveis que não convencem nem a sua vovó. Marque um encontro público com duas pessoas, a que você acredita ser e a que você gostaria de ser, para ver se assim você descobre que é a terceira pessoa olhando o encontro. Que maluquice!


quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

PRISÃO NO TEMPO E ENTENDIMENTO

 

Você não está preso no tempo, está olhando demais para o seu passado em sua mente. Você não está preso no que tem, mas na busca cega do que não tem. Você não está preso nos outros, está preso é no julgamento que faz deles. Você não está preso nas emoções, está preso é no jogo que joga com elas. Você não está preso no conhecimento, está preso é nas narrativas ignorantes. Você não está preso na incerteza, está preso é na cegueira de não ver infinitas possibilidades. Você não está preso na escassez, está preso é na resistência. Você não está preso na demência, está preso é na curva do esquecimento de si. Você não é livre. Você nunca foi livre.


terça-feira, 16 de dezembro de 2025

ESTÁ TUDO ERRADO

 

Está tudo errado com o mundo atual. A eletricidade das casas e fábricas tem que ser mudadas, as antenas 5G tem que ser combatidas, os alimentos processados tem que ser jogados fora, o tempo gasto diante das telas deve ser reduzido ou substituído, as músicas que ouvimos tem que voltar ao efeito terapêutico das músicas clássicas, as roupas sintéticas tem que ser trocadas por fios naturais, as bulas de medicamento tem que ser em letras garrafais, todos os ingredientes proibidos devem por si proibir os produtos que os contém, os tênis e roupas sintéticas têm que ser reinventados, as pastas de dente com flúor tem que ser eliminadas. Está tudo errado abaixo e acima da linha do equador e do consumidor.


segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

NOME AOS BOIS

 

Atitude é o que você decide, inteligência é o que você optimiza com suas decisões. Estar presente e de prontidão para o momento, quando a oportunidade surgir, é atenção. Imaginar uma sequência agradável de pensamentos e possibilidades, sem considerar o compromisso com eles é sonho. Criar a oportunidade para você habitá-la com todos os recursos próprios é empreendedorismo. Dar nome aos bois é consciência, é saber o lugar de cada coisa, é jogar luz no processo, é usar a régua correta para medir desenvolvimento. Só assim você saberá de onde veio, onde está e para onde deseja seguir.


domingo, 14 de dezembro de 2025

MELHOR VERSÃO NA IA

 

Imagine-se entrando na Inteligência Artificial para criarem juntos sua melhor versão pessoal. Naturalmente você listaria o que lhe falta e esqueceria todas as qualidades existentes que já lhe deram vitórias em algum momento da vida. Erroneamente você transferiria responsabilidade pessoal à máquina. O resultado seria algo distante, quase impossível de ser praticado ou implementado, afinal você não é máquina e ela não pensa como gente. Continue a ser humano. Vem de dentro a força necessária para escolher, decidir, agir, buscar, criar, gerenciar, liderar, manifestar. Vem de dentro a real percepção de si.

 


sábado, 13 de dezembro de 2025

RELACIONAMENTOS VENCEDORES

 

Os vencedores no esporte são aqueles que decidem fazer algo, ultrapassam os medos, comprometem-se com a repetição, viram a página do passado com facilidade se falharem, visualizam e tatuam o sucesso no próprio corpo, imprimem eficiência e velocidade em cada milímetro de entendimento ou percepção e totalizam mais atividades do que a média comum. Imagine se fizéssemos o mesmo em nossa vida. Primeiro vem a responsabilidade de mudar, seguida da escolha do que fazer. Depois viriam os recursos, os talentos e as capacitações a adquirir. A comunicação eficiente se encarregaria de ser repetida milhões de vezes. O desapego daria adeus ao passado com suas memórias de escassez. A autossuficiência representaria a união de liderança e gerenciamento simultâneos em suas atitudes. Assim, seu relacionamento afetivo estaria acima da média.


sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

RESPONSABILIDADE

 

O mundo corporativo contemporâneo moveu-se do gerenciamento para a liderança, da qualidade para a excelência. A liderança exige responsabilidade, a excelência exige eficiência. Imagine se nossa vida fosse movida por estas duas capacitações. Boas ideias surgem apenas onde existe responsabilidade diante das mudanças. Como todo relacionamento é dinâmico, ainda que pareça sempre o mesmo, tomar responsabilidade por sua melhoria e por iniciativas que promovam mudanças positivas seria seguir a mesma dinâmica contemporânea de responsabilidade por si, pelo meio ambiente e pelos outros envolvidos.


quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

DESPERTAR NÃO É O QUE DIZEM (20)

 

A Inteligência Universal tornou-se o Guru do Desperto. A natureza tornou-se o pão do Desperto. O Universo infinito tornou-se o chão do Desperto. O discernimento tornou-se a voz do Desperto. A neutralidade tornou-se a ação do Desperto. O Espírito tornou-se a respiração do Desperto. A Alma tornou-se a latitude do Desperto. O silêncio tornou-se a gramática do Desperto. A verdade tornou-se a ciência do Desperto. A iluminação tornou-se ponto de ancoragem ao Desperto. Despertar não é o que nos dizem, mas sim o que é.


quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

DESPERTAR NÃO É O QUE DIZEM (19)

 

O Desperto sente-se confortável com o Silêncio que o habita, sabendo que não é dono dele. Cumpre as mesmas tarefas de sempre, sem a necessidade de mudar o que é externo, pois tudo que é vivo muda por si mesmo, sem pedir autorização. Despertar é confiar no silêncio como fonte de tudo e a ele se entregar como o ar se entrega aos homens. Se acaso errar, pois erro é predicado humano dos encarnados, ele erra consciente de que seguiu algum processo necessário ao coletivo. Não espere apenas acertos do Desperto. Nele a dualidade de certo-errado perdeu força de referência. Nele o Silêncio fala e reajusta ressonâncias. Nele o Silêncio deixa de ser memória.


terça-feira, 9 de dezembro de 2025

DESPERTAR NÃO É O QUE DIZEM (18)

 

Enganam-se aqueles que dizem se afastar das pessoas após despertarem e que não suportam o mundo. Se não o suportam significa que ainda carregam o peso do julgamento que fazem sobre o mundo, significa que não despertaram, significa que ainda não vibram no amor e na compaixão que são as leis maiores do Universo. O Desperto contempla diariamente os fluxos da vida como a pessoa que vê o mar pela primeira vez, um olhar de conter e estar contido, o estar dissolvido sem ser visto e ainda assim continuar consciente da vida. Muitos rios estão nele, mas ninguém os vê. O sal está nele, mas a água doce e a água viva também estão ali integrados. Nada carece definição ou nomeação.


segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

DESPERTAR NÃOÉ O QUE DIZEM (17)

 

O Desperto neutralizou o Ego e qualquer sentimento de Self, desmanchando no que restou de si o “fazedor” antigo. Sem ter o que fazer, sem agenda interna a cumprir, sem relógios e sem medidas, toda percepção saiu dos reinos mentais e entrou no plano do Espírito. Se antes era metade humano e metade divino, agora é Espírito por inteiro, cessando os atritos existenciais entre as metades. Se antes guiava-se pela linha do tempo, agora tempo-espaço se expande de tal forma que só se percebe a imensidão dentro de si. Já não pega pesado consigo mesmo, mas trabalha incansavelmente pela conscientização e despertar dos outros.


domingo, 7 de dezembro de 2025

DESPERTAR NÃO É O QUE DIZEM (16)

 

O processo de despertar não é um evento, é processo. De repente, sem você esperar, acorda diferente, sem identificação com a identidade antiga, solto no ar, mas com os pés no chão da verdade, afastado da realidade comum dos mortais. Amanhece sabendo coisas novas, mas não precisa segura-las na memória, pois acessa agora uma infinitude de conhecimentos e informações robustas, os quais só serão utilizados quando algo vibrar em ressonância com cada um deles. O Desperto se disponibilizou totalmente ao Universo que também se disponibilizou ao Desperto.


sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

DESPERTAR NÃO É O QUE DIZEM (15)

 

Quando você vai ao cinema, encanta-se pelo filme, pela estória contada e representada, pelos personagens convincentes que se parecem com sua percepção de realidade. No entanto, mal percebe que tudo aquilo só é possível porque existe uma tela onde o filme foi projetado. O desperto vê a tela e sua importância como partes primordiais das percepções, como o fundamento da existência, o background por onde qualquer pessoa possa ser vista e qualquer experiência pode ganhar vida. Sem estórias da mente, só existe a tela da consciência sempre pronta a revelar o que o universo decidir mostrar. Ser desperto é estar nesta prontidão de ver a tela vazia.


quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

DESPERTAR NÃO É O QUE DIZEM (14)

 

O desperto não é guiado pelo Ego. Seu relacionamento com ele se resume a amontoar as coisas que o Ego apresenta e joga-las no canto do desprezo. Nada do que vem do Ego é sagrado ou valioso para a consciência, é apenas um mecanismo de sobrevivência com medo de morrer, tudo para proteger um corpo físico. Como a consciência não depende de um corpo para existir, ela dá de ombros para o Ego. O desperto não tem um “eu” para chamar de seu, não tem um fazedor para fazer o que deseja, não tem agenda pessoal. Ao desconstruir o Ego, sobra espaço para as infinitas possibilidades do Ser.


quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

PREVISÃO DA ENERGIA DE DEZEMBRO 2025


A energia de Dezembro de 2025 nos pede prudência, calma, silêncio e oração pelo coletivo que estará se sentindo órfão de figura paterna. Quem ousar falar, falará o que não deve, quem ousar julgar, julgará em demasia. Para sair do tensor de confusão, não basta ouvir e ouvir e ouvir, sem dar conselhos. A Espiritualidade está de prontidão para intervenção no campo neste mês. Podemos ancorar e pedir por energias de lucidez, de clareza, de sabedoria, de justiça divina. É o som da tropa dos cavalos chegando, e o cavalo regerá o ano de 2026. Quando a poeira for levantada nos relacionamentos, devemos sair da frente e procurar por um lugar seguro até baixar. Por isso buscaremos a imagem paterna como nossa proteção confiável, tanto o pai humano quanto o pai divino. Mas isso vai causar ciúmes na figura materna que reagirá de forma imprevisível e desconhecida. Para navegarmos bem o mês de dezembro, lembremos que o cavalo está chegando é para nos levar a lugares novos da existência planetária. Estejamos prontos para a montaria. O cavalo é nosso.


DESPERTAR NÃO É O QUE DIZEM (13)

 

O desperto não sabe, não segura conhecimento, não aprende, ele apenas se abre para que a sabedoria de algum lugar flua através de suas percepções. O que lhe chega vem com convicção, vem com energia e encantamento, sob medida para quem ouve. Se você lhe perguntar o que ele disse há trinta minutos atrás, ele não recordará, pois a informação não veio dele. Ele pode até ler algum conteúdo preparado, mas se soltará por força maior e jogará luz onde ela precisa chegar. O universo sabe a necessidade de cada um e conhece bem seus canais. A verdade visita as realidades que quiser.


terça-feira, 2 de dezembro de 2025

DESPERTAR NÃO É O QUE DIZEM (12)

 

Você não se move sozinho quando desperto, é movido pela Graça Divina, sendo levado por uma força incomum e inominável que sabe para onde ir. Seu olhar vê o sagrado em tudo, sabe o sagrado por dentro, conhece intimamente o autor de todas as coisas, sem se apressar a mudar os acontecimentos. Por mais que a mente tente interromper a experiência, como ela faz em não despertos, ela não consegue se impor. O desperto não tem mais o self para comandar pensamentos, sentimentos e ações. Um dia aqui, no outro lá vai você viajar, missão cumprida, o vento do despertar o conduzindo para novas circunstâncias e lugares. O desperto sabe o que é fluxo.


segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

DESPERTAR NÃO É O QUE DIZEM (11)

 

A mente percebe e nomeia automaticamente o que surge em seu radar, criando uma interpretação da realidade. A consciência percebe e conecta com esta realidade em processos de expansão e unicidade. A mente percebe cores e formas. A consciência percebe frequências e vibrações em movimento. A mente percebe a si mesmo do ponto de vista da individuação, o que é seu, o que ela sabe, o que ela sente. O desperto se vê conectado com outras dimensões, tornando-se ponte entre elas, vendo energeticamente, testemunhando coletivamente os campos formados por ondas e partículas. O desperto perdeu contato com a limitação.