quarta-feira, 30 de abril de 2025

REJEIÇÃO É OUTRA COISA (3)

 

O rejeitado tem várias opções de autorregulação, a partir das Leis Universais. Na Lei da Compensação, o rejeitado busca por novas interações emocionais com outras pessoas, desta vez sem esperar nada em troca, sem medo de não dar certo, tornando-se o doador de sentimentos saudáveis. Ele desativa a postura de espera e aciona a Lei da Doação, trocando a Lei da Atração pela Lei da Ação. Na Lei do Livre-arbítrio o rejeitado compreende que cada Ser é responsável pelas próprias emoções, ninguém mais, e se protege de interferências emocionais indesejadas, trocando as frequências pessoais por vibrações mais elevadas, adentrando a Lei da Vibração. Ao reduzir a interferência mental na expressão das emoções, o rejeitado deixa de lado a Lei do Karma ou Causa e Efeito, e aciona a Lei da Transmutação Perpétua de Energia para testemunhar as transformações naturais diante de seus olhos. A própria natureza nos oferece recursos para nos ajustar com mais harmonia.

 


terça-feira, 29 de abril de 2025

REJEIÇÃO É OUTRA COISA (2)

 

Rejeição não significa carregar a dor pessoal, mas sim a falsa sensação de responsabilidade pela emoção dos outros, pelo que os outros deixaram de sentir a seu respeito, pela insensibilidade dos outros, pela falta de consciência de ambos. Quem se sente rejeitado precisa do outro em sua tela mental para chorar suas lágrimas. No final das contas, o outro está tentando apenas ser ele mesmo, com todas as limitações e contratos pessoais de crescimento, mas o rejeitado não aceita e cobra sua atenção por meio do vitimismo ou baixa estima. O rejeitado está rejeitando as próprias emoções e as projeta nos outros. O rejeitado está se portando como uma criança mimada ou adulto infantilizado. O rejeitado está mentalizando as experiências afetivas e necessidades emocionais básicas. Rejeição não tem nada a ver com os outros.

 


segunda-feira, 28 de abril de 2025

REJEIÇÃO É OUTRA COISA (1)

 

Rejeição é focar mais nos outros do que nas próprias emoções dolorosas. Olhar para quem lhe abandonou, para a dor criada por ela, para quem não lhe vê, para a injustiça ou indiferença que o outro sente por nós é fugir das emoções mal resolvidas, é fugir da dor existencial. Rejeição acontece quando a mente interfere diretamente na emoção alcançada e passa a procurar pelas causas, pela raiz dos problemas, pelas memórias de fatos desagradáveis. Se quiser realmente sentir suas emoções, é preciso deixar de procurar por explicações. Basta dizer a si mesmo “eu estou sentindo tristeza”, só isso, permanecendo em silêncio. Aos poucos você percebe quem está sentindo, percebe que você não é aquele sentimento que está passando por você, sem qualquer explicação, apenas percepção.


domingo, 27 de abril de 2025

A MENTE DOENTE

 

A mente doente, por mais intelectualizada tenha sido em vida, resumiu suas experiências no entendimento distorcido dos cinco sentidos, dominada pelo egoismo excessivo, controlada pela idealização do absurdo como única realidade de existência terrena. A mente doente carece de substâncias e fragrâncias. A mente doente se afastou da verdade e endeusou sua opinião sobre tudo e sobre todos. Ela destruiu suas raizes de contato com a realidade última e atolou-se no mangue da alucinação, desprezando qualquer tipo de ajuda. A mente doente matou a própria cura em nome da arrogância mental. A mente doente matou suas emoções e as afogou no lago do esquecimento. Toda doença mental é antecipação de lápides da alma, pois ela morre várias vezes na mesma vida.


sábado, 26 de abril de 2025

OS SETE PALMOS DO REI DESCONHECIDO

 

Digno de clemência é aquele que deixou de ser humano e pela desumanidade de seus atos revelou-se como escória dos infelizes. Digno de piedade é aquele que abraçado pela ilusão tornou-se cego de razão e contraditório da própria crença. Digno de complacência é aquele que se desumanizou pelo exercício do poder, apodrecendo suas entranhas e tornando-se carcaça mental de infortúnios. Digno de nossa atenção e oração é aquele que nos ignorou por estar muito ocupado com a própria ambição de significância. Digno do amor divino é aquele que se desfez de integridade e assumiu o caráter da cobra amaldiçoada que rasteja na lama os próprios delírios de grandeza. Digno de nossa compaixão é aquele que se vendeu por trinta dinheiros e não percebeu estar se enrolando na corda úmida do desespero anunciado. Digno do esquecimento de si mesmo é aquele que viveu em vão o presente dadivoso da consciência e preparou a própria cova nos confins do inferno interior. Digno do enterro da insensatez demonstrada é aquele que se perdeu de si, do mundo e de Deus e tornou-se lodo de essência. Quem já se aventurou nas águas das bem-aventuranças não precisa mais de nossa clemência, nem de nossa piedade, nem de nossa complacência, nem de nossa atenção, nem do amor, nem de nossa compaixão, nem de nosso céu e nem de nossa sensatez.


sexta-feira, 25 de abril de 2025

A ÚNICA SAÍDA

 

Tem gente demais no mundo vivendo sem propósito, justamente por desvalorizar a própria vida. Tem gente demais no mundo menosprezando a velocidade do tempo e se atirando nos abismos por estupidez. Tem gente demais apoiando os incautos pelo simples prazer de praticar a maldade. Tudo começou quando a tecnologia hipnotizou a todos com os telefones celulares e com o excesso de desinformação. A beleza cedeu lugar ao feio, a imperfeição ensinou que o perfeito é mesmo desnecessário, os desalmados ganharam voz no palco da vida e tudo o mais foi politizado. Precisamos retornar à natureza e tomar emprestado um pouco de sabedoria.


quinta-feira, 24 de abril de 2025

PRISÕES ENERGÉTICAS

 

Prisões energéticas avisam a seus habitantes que eles estão travados na vida, ou estão exaustos de tentar e fracassar, ou estão adoentados o suficiente para justificar a desistência de fazer. Prisões energéticas avisam a seus habitantes que a porta está trancada e a chave foi jogada fora no mar, que não existe saída nem escolha forte o suficiente para inventar portas. Prisões energéticas avisam a seus habitantes que eles não conseguem, não se amam, não serão atendidos, foram abandonados, foram condenados por uma profecia materna ou paterna de derrota. Prisões energéticas avisam que existe destino selado, existe azar, existe impossibilidade emocional de ser feliz.

 


quarta-feira, 23 de abril de 2025

TODA CRIANÇA

 

Toda criança quer ser aceita e ser amada, justamente por não entender ainda que ela é puro amor e só precisa se aceitar como indivíduo. Ela já é quem ela nasceu, mas por circunstâncias do mundo em que vai sobreviver, ela será moldada por palavras e comandos dos pais, será orientada a seguir certos padrões de comportamento para pertencer ao núcleo familiar e será ajustada aos papeis que lhe forem determinados a nível social. Todo adulto é uma criança esquecida, uma expressão de amor tolhida, uma voz calada pelo barulho do mundo. Todo adulto perpetua esta passagem se não ganhar consciência.


terça-feira, 22 de abril de 2025

DOIS HEMISFÉRIOS

 

Precisamos fazer melhor o que nos propomos fazer. Só se cresce melhorando nossas performances. Ao aprender algo com ajuda de um hemisfério cerebral, o outro se interessa em assumir a automaticidade do ato para que possamos continuar aprendendo cada vez mais. Os dois hemisférios trabalham em sintonia, em colaboração. Quando os dois dominam aquele aprendizado, eles o transferem para a amigdala, a parte cerebral que os une e possui funções diferentes. Os hemisférios nunca se cansam de aprender e nem de colaborar um com o outro. Eles confiam em nossa decisão de sempre fazer nosso melhor.

 


segunda-feira, 21 de abril de 2025

DIFERENÇA ENTRE FORÇA E PODER

 

Ter poder significa acessar a potência de criar forças para uso pessoal. Dizer que se tem a força consiste em sair de um lugar de controle para obter algo via assertividade. Todas as forças foram criadas pelo potencial imanente do poder. Poderíamos até afirmar que a força depende de palavras para se expressar e o poder já possui a energia suficiente para qualquer empreitada ou investimento. Sem esta diferenciação entre força e poder, o indivíduo corre o risco de permanecer em espaços de escassez, em busca de provar algo a alguém ou a si mesmo. Quem tem força, se impõe. Quem tem poder, conquista.

 


domingo, 20 de abril de 2025

ALÉM DOS DESEJOS

 

Todo desejo nasce de um berço, podendo ser reativo ou espontâneo. O desejo reativo parte dos impulsos de sobrevivência e da necessidade de se sentir especial diante dos outros, ou seja, dos impulsos de significância. A reação a alguma memória de sucesso pede por movimentos repetitivos ou viciantes. A reação a alguma memória de fracasso pede por palavras fortes ou agressivas. Todo desejo significa a recusa da realidade atual, a fuga do marasmo e do ócio, a vontade de se sentir diferente ou de se colocar nos sapatos de outra pessoa, a reação aos impulsos do corpo físico, dependendo diretamente dos conceitos pessoais de se estar vivo. O desejo espontâneo é expressão de segurança, é leitura real do outro, é alinhamento com as próprias forças, é preenchimento das necessidades básicas, é conexão positiva, indo muito mais além do querer.


sábado, 19 de abril de 2025

O FIM QUE NÃO SABE SEU FIM

 

Desfinanciamento, desplataformatização, desinformação, metastatizar, são alguns termos usados atualmente. Parece que o mundo está em processo de decomposição da humanidade. Há muito silêncio no mundo, muita omissão, muita covardia acontecendo sob os olhos de todos. Fomos desviados para abandonar os lares e ocupar plataformas, fomos alimentados por tanta desinformação que nem temos fome de liberdade, fomos metastatizados por egoísmo e ansiedade a ponto de duvidar da existência da realidade. Não existe salvador da pátria que nos salve, não há segunda vinda de Cristo que não nos destrua a todos, não há milagres que nos alcancem dentro da ignorância. Cada um terá que fazer o próprio caminho de queda livre.


sexta-feira, 18 de abril de 2025

EXTRAORDINÁRIOS

 

A maioria das pessoas querem ser boas, mas pouco se ouve das pessoas desejarem ser extraordinárias. Ser bom no que se faz é diferente de saber-se extraordinário. Cada pessoa, por mais simples que seja, é extraordinária em alguma coisa. Esta capacitação natural ou adquirida é consequência de algumas experiências positivas, resultado da automotivação. Quem consegue realizar algo com sucesso, sem depender da ajuda de ninguém, constrói autoconfiança. Ao esquecer-se da própria capacidade, consideram este aspecto extraordinário como se fosse algo automático, algo a ser desprezado por não ter mais tanto valor. O extraordinário só precisa ser lembrado e disponibilizado diariamente para que vidas se tornem espetaculares.


quinta-feira, 17 de abril de 2025

NOVOS PROJETOS

 

Imagine seu grande momento da vida se aproximando com clareza, logo após você permitir mudar seus pensamentos e velhas crenças, para viver uma nova realidade, em um mundo nascendo de novo e pedindo novos protagonistas sociais. O único desafio consistiria em arquitetar um novo Ser, desconhecido de si mesmo, sem a neura do autoconhecimento identitário, uma fórmula única de ineditismo, um projeto inacabado para que a vida o assuma e o conduza a novos horizontes. A leveza de ser e não ser se apresenta como uma brisa, sem corpo, sem rumo, sem voz, sem pressa, sem deixar de existir. Acabou o compromisso de ficar onde você estava por muito tempo. Acabou a cobrança familiar para que você se adequasse a ela. Acabou o peso dos títulos profissionais. Sumiu seu velho endereço. Nada mais há a fazer, apenas ser e estar, até que a vida sozinha fale através de suas percepções. O rio corre sozinho, assim também a energia vital.

 


quarta-feira, 16 de abril de 2025

ANSIEDADE E ENERGIA VITAL

 

Ansiedade não é um sentimento, senão um aviso de que a pessoa ansiosa está olhando apenas para o resultado esperado. Este desvio do olhar da realidade acontecendo, perde-se em pensamentos contraditórios, solta-se no espaço incontrolável das horas e desenha futuros que nem sempre produzem fundamentação e destino. Olhar para a realidade acontecendo significa abster-se de esperas, abster-se de resultados, abster-se de expectativas. Estar vivo consiste em fluir a energia vital, por ela se deixar levar, apreciar as margens, surfar cada segundo como se fosse o único momento de percepção possível. Basta jogar fora os relógios.


terça-feira, 15 de abril de 2025

SOBREVIVENTES E VENCEDORES

 

O que torna uma pessoa um Sobrevivente é o domínio dos próprios recursos, adicionado à capacidade de ler pessoas e à capacidade intrínseca dos humanos em se adaptar em ambientes hostis, graças à resiliência. Ser Vencedor não é a mesma coisa que ser um Sobrevivente e vive versa. O Vencedor alcançou uma meta específica e foi melhor que seus concorrentes. O Sobrevivente superou a si mesmo e ao ambiente, apoiando-se nas estratégias pessoais e em sua visão de recursos apropriados para cada momento. O Vencedor de algo pode ser substituído por outros vencedores. O Sobrevivente levará consigo, para sempre, a pessoa nova em que se tornou.

 


segunda-feira, 14 de abril de 2025

OLHAR DESAPEGADO


Entender profundamente o que nos aconteceu é instinto de sobrevivência emocional. Torna-se difícil prosseguir, diante do medo de quem errou ou foi abandonado sem motivos aparentes. Ao nos colocar no centro do palco, desenvolvemos tendências de autopunição, sem considerar os atos de ingenuidade a que nos expomos no relacionamento. Desconsiderar a função do tempo e a necessidade de atualização de quem nos tornamos, a cada ano, impede autoavaliação sincera. Nestes casos, precisamos olhar-nos com compaixão para resgatar forças internas, tão necessárias aos próximos passos. Nem tudo precisa ser compreendido, mas o olhar desapegado de interpretações pode acelerar toda e qualquer superação.

 


domingo, 13 de abril de 2025

VELHAS NARRATIVAS

 

Narrativas pipocam por todos os lados e frentes de interação. Porém, nem sempre as pessoas estão conscientes da própria narrativa enraizada na infância e influenciando o presente. Há mais ignorância do que sabedoria, há mais memória emocionada do que fatos, no âmago das narrativas que se tornam pontos cegos ou bandeiras a ser defendidas a qualquer preço. Tomar consciência hoje do impacto que estas velhas narrativas representam, em seu posicionamento social e relacionamentos afetivos, é fator emergencial para a tomada de autoconsciência. Na presença de narrativas o autoconhecimento torna-se um processo lento.


sábado, 12 de abril de 2025

ALICERCE E ESTRUTURA

 

Todo sonho necessita de alicerce e de estrutura para se manter vivo, até que se manifeste. A disciplina é um convite para que o sonhador deixe de ser apenas um sonhador e coloque seu plano em andamento, um convite para que leve mais a sério aquilo que almeja conceber. É mais fácil colocar um sonho para dormir do que despertá-lo, portanto há que se mover recursos e esforços para alimentar pensamentos eficientes, revendo diariamente o que foi feito para se aproximar da sua realização. Foco e disciplina são elementos fundamentais na realização ou manifestação de qualquer sonho. Algumas pessoas terão prazer em lhe auxiliar, quando perceberem sua resiliência e compromisso como inspiração a todos.


sexta-feira, 11 de abril de 2025

SER FORTE POR DENTRO

 

Eu só recupero minha compaixão quando me empodero. Já fomos compassivos anteriormente, fomos testados pelas circunstâncias, fomos largados pela rotina, fomos abandonados pela correria do mundo, porém, deixamos a compaixão no quarto do esquecimento. Qualquer pessoa que se empodere diante do mundo e se humilhe diante de Deus pode ser abençoada instantaneamente pelas ondas da compaixão. Os fracos querem atenção e justificativas para interagir com os outros, perdendo a compaixão de seu radar emocional. Até um morador de rua, se for forte por dentro, expressará compaixão por seus colegas de infortúnio. Compaixão é mesmo subproduto do empoderamento pessoal.


quinta-feira, 10 de abril de 2025

REALIDADE PESSOAL E COLETIVA

 

Uns dizem que sua personalidade determina sua realidade pessoal, outros afirmam que sua mentalidade influencia suas experiências de vida. Uns dizem que os condicionamentos familiares moldam suas decisões, tamanha é a influência da ancestralidade em sua árvore genealógica. Uns dizem que você escolhe seu destino, outros ensinam que não existe livre arbítrio. Uns dizem que suas crenças alimentam sua realidade atual, outros defendem que somos permeáveis a leis e regras da sociedade. Se somos donos de nossa palavra, nem sempre dominamos suas consequências.  Se somos defensores de nossos desejos, nem sempre dominamos ou agimos de acordo com a moral vigente. Se somos manipulados por outros, nem sempre enxergamos a própria realidade. O mais óbvio seria juntar todas estas possibilidades no mesmo saco e chama-la de realidade coletiva.

 


quarta-feira, 9 de abril de 2025

SAIBA A QUEM AJUDAR

 

Quando você se propõe a ajudar alguém, nem sempre consegue. Há uma certa resistência no meio do caminho, há uma diferença cultural, há uma falta de consciência da parte de quem precisa de ajuda ou da parte de quem quer ajudar e não sabe por onde começar. A mente que criou o problema, mal sabe que o criou. A mente que quer ajudar, mal sabe que não sabe tudo pois não acessou todas as pedras do tabuleiro de xadrez. Para ser um jogador eficiente, é preciso antes conhecer o adversário ou a outra pessoa com quem se trava comunicação. Cadeira e ouvido são as melhores ferramentas para uma comunicação precisa antes de colaborar com alguém.


terça-feira, 8 de abril de 2025

PROVISÓRIO


Nunca haverá um entendimento completo daquilo que você viveu, sentiu, ou daquilo que você deseja. Nunca. Tudo é tão vasto, tão perto e tão longe, tão maleável ou passivo de mudanças, tal qual a água do rio que passa, cede lugar às novas águas, e a gente se ilude de que se trata de uma mesma água. Cada momento tem vida curta proporcional à percepção que aconteceu. O que vem depois é memória repensada, reorganizada, reinterpretada, revivida a nível mental. Cada sentimento é uma água que passou pelo coração e desembocou nos cinco sentidos. Tudo é mental e temporário, tudo é provisório como provisória é nossa vida.

 


segunda-feira, 7 de abril de 2025

QUANDO VOCÊ NÃO É MAIS VOCÊ

 

Quanto mais você se sente responsável por todos ou por muitas pessoas no seu núcleo de convivência, mais você está preso na mente que pensa e preocupa incessantemente. Quanto mais você sente medo de agir, mais você está preso na mente que lhe assusta com profecias assustadoras de fracasso. Quanto mais você se vitimiza diante da insensibilidade dos outros a seu respeito, mais você está preso à mente que desfila crenças e conceitos distorcidos. Quanto mais você se sente descontente, mais você está preso a memórias de comparações. Quanto mais você está preso na mente, menos você flui na vida, menos você realiza o que precisa ou pode ser feito, menos você é você.    

 


domingo, 6 de abril de 2025

TROCADO

 

Sentir-se trocado por alguém deveria ser um ato de motivação para o auto fortalecimento. Cada pessoa nutre diferentes exigências em diferentes estágios da vida. Se não há comunicação e atualização constante do que cada um está aprendendo na vida, não haverá fortalecimento das relações. Um novo Ser se forma em nós no decorrer da linha do tempo, sob novas percepções e sob novas divergências. Cada sensação ou experiência real de ter sido trocado por alguém próximo pode se tornar uma ferramenta valiosa de liberação e autoavaliação. Só quem se apega à promessas feitas no inicio do relacionamento afetivo ou comercial é que vai sofrer com a nova realidade.

sábado, 5 de abril de 2025

FUTILIDADE

 

Futilidade acontece onde se esquece o princípio da incerteza que move a vida e se reflete no mundo em que vivemos. Futilidade é impedir o nascimento de qualquer efeito relativo, é abarcar a insignificância como necessária ou comum aos nossos movimentos. Futilidade é deixar o tempo passar sem ter o que lembrar mais tarde. Futilidade é familiarizar-se com a zona de conforto. Se tudo fosse previsível, a vida não teria o mesmo encantamento que possui. Se ela pudesse ser antecipada, qual seria seu propósito então. Entre o previsível e o imprevisível, bailam os seres viventes e os adormecidos.

 


sexta-feira, 4 de abril de 2025

O REINO DOS CÉUS

 

O reino dos céus é uma força residente dentro de você, esperando somente por seu comando para agir e manifestar. O reino dos céus é a extensão da presença divina em eterna criação e cocriação material. O reino dos céus não é um lugar, não é um destino, não é um prêmio a ser concedido somente aos bons, mas sim aos que ousam acreditar e dizer em palavras qual será seu próximo passo. O reino dos céus é pura fala, pura intenção, pura concentração de energia. O reino dos céus não é conhecimento nem sabedoria, pois eles pertencem ao passado. O reino dos céus é presente, nada mais.


quarta-feira, 2 de abril de 2025

AONDE A LUZ NÃO PASSA

 

Tudo está sempre por mudar. Nosso pequeno entendimento do Universo está sujeito a mudar a cada novo teorema, a cada nova fórmula matemática, a cada proposição científica que surge e a cada nova descoberta espacial. Por mais sofisticados que sejam os equipamentos científicos, tem lugares distantes por onde a luz não entra. Estes pontos espaciais escondem o completo entendimento do Universo a nós pobres mortais, desafiando o conhecimento existente e os estudos científicos mais avançados. Na mesma proporção, há espaços internos sobre o conhecimento de si mesmos, onde a lucidez não chega nem encontra palavras.


ANDAR NO SEU LUGAR

 

As pessoas que mais poderiam trazer respostas para as minhas perguntas atuais não precisam ser conhecidas. Elas podem estar num workshop, nas ruas, na Igreja, na escola, em qualquer lugar. Não estou falando de um lugar geográfico, mas sim de um lugar de compaixão e disponibilidade para me representar, para andar com os meus sapatos e compartilhar o que sentem nesta caminhada. Movimentos espontâneos nos representam melhor, alcançam nossos pontos cegos com desenvoltura, acessam tendências e clareiam possibilidades de futuro. Basta ver uma criança inocente, imitando o jeito de caminhar de seu avô; é esta espontaneidade verdadeira da qual estou falando.


terça-feira, 1 de abril de 2025

O OUTRO LADO DAS VIAGENS

Não basta comprar passagem aérea, tem que confirmar o voo. Se não conseguir, tente fazer o check-in presencialmente. Não basta fazer o check-in, tem que medir e pesar as malas, tamanha mudança de regras nos últimos meses. Não basta despachar as malas, é preciso limitar suas bagagens de mão a duas unidades. Não basta entrar no avião, tem que encontrar espaço suficiente para as suas bagagens de mão. Não basta encontrar seu assento, é preciso torcer para ter sorte com o passageiro ao seu lado, se vai lhe incomodar muito ou pouco. Não basta ter sorte com o passageiro do lado, é preciso ter sorte com a decolagem sem atraso e com segurança. Não basta ter um ótimo piloto, é preciso que se voe numa empresa aérea segura e com aeronaves seguras. Não basta voar com segurança, é preciso aterrissar bem. Não basta sentir os pés no chão, é preciso torcer para verificar se suas bagagens despachadas não se extraviaram. Não basta encontrá-las, é preciso passar pela alfândega e polícia federal ou Imigração e respirar fundo lá fora.