segunda-feira, 8 de julho de 2024

CULPA, PECADO E CONDENAÇÃO

 

Há instituições religiosas que estimulam, em seus seguidores, o sentimento de culpa, de pecado e de condenação, justamente para impedir a descoberta do amor próprio e para terem que pedir perdão à algum intermediário de Deus. Se sou eu quem está investido do poder de perdoar, preciso ter uma legião de pecadores no meu entorno para eu ter função e poder. Se desejo mantê-los sob meu controle e pastoreio, terei que nivela-los por baixo para que eu prevaleça como autoridade. Se repito incansavelmente que serão condenados, estarei estimulando o medo neles, para que me obedeçam em regras institucionais primeiro, e, sendo controlados, renunciem e obedeçam aos ensinamentos divinos. Se houvesse mais amor próprio nas pessoas, não haveriam tantas Igrejas, e se houvesse mesmo o perdão não haveria tantos pacientes em hospitais.



Nenhum comentário: