quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

FELIZ ANO NOVO


Acaba de nascer o seu filho e vai se chamar 2015. Você e o Tempo, os verdadeiros pais desta criança robusta e saudável, devem expressar ao mundo todo o orgulho de tê-lo em suas vidas.

Cuide bem de 2015 com o mesmo cuidado que se dá aos recém-nascidos. Não espere nada dele, apenas se doe a ele, faça tudo por ele, ame-o incondicionalmente, proteja-o, atenda-o em suas necessidades, procure entender no choro o que ele ainda não sabe dizer em palavras, conforte-lhe o dia inteiro, não mova os olhos longe dele dia e noite sem parar, diga-lhe todos os dias como o ama, saiba que ele é como uma página branca pronta a refletir seus pensamentos e ações, lembre que 2015 é um presente divino que trás em si a brisa do amor e a força vital mais concentrada para realizar uma jornada inesquecível aqui na Terra.
Seu filho 2015 já nasceu sorridente e há de ser muito feliz com as minhas bênçãos.

                                                    
                                                                                                     (BENEDITO JOSÉ)


terça-feira, 30 de dezembro de 2014

O TUDO E O NADA EM MIM


Não sou a metade do que você procura, mas acredito ser o dobro do que você merece e o triplo do que você perdeu, uma vez que tenho muito amor para dar e já o coloquei nos correios. Se você não estiver em seu lugar, em seu coração tranquilo, a correspondência poderá ser devolvida para sempre.

Não sou baixinho nem pequeno, sou grande justamente por não ter tamanho e posso ocupar espaços imensuráveis no coração das pessoas de bem; posso navegar sem combustível, pois aprendi a planar nos territórios sem fronteira dos amantes; posso preencher vazios e sei dar nó na solidão.


Não sou nada para você, mas é no nada que habitam todas as coisas vivas e interessantes, é no nada que existe o convite para a sua chegada triunfal, é no nada que as rosas falam o que o coração precisa escutar, é no nada que você pode surgir feito rainha e ser coroada por meus afetos mais preciosos. É no nada que eu posso me transformar no seu tudo.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

O QUE É TÓXICO EM VOCÊ


O sangue, a alimentação e o meio ambiente possuem relação direta com o que há de tóxico em seu corpo. Desde os hormônios lançados excessivamente na corrente sanguínea pelo exercício desequilibrado das emoções, passando pela alimentação química, pelos medicamentos não absorvidos, pelo vício de drogas e pela poluição ambiental cumulativa, o corpo é um reservatório de toxinas se não for bem cuidado e estas toxinas ativam as condições ideais para o surgimento de doenças, envelhecimento e morte física. Mas se tem um aspecto estimulador de tanto consumo de toxinas é a geração de pensamentos voltados para o imediatismo inconsequente.


domingo, 28 de dezembro de 2014

COMO 2014 SERÁ LEMBRADO


O ano de 2014 será lembrado como o ano em que o mundo INVOLUIU.
O ano de 2014 foi o ano das ESCOLHAS INCONSEQUENTES, ano em que as pessoas comuns e as autoridades fizeram escolhas sem pensar nas consequências, olhando apenas para o imediatismo que se torna preguiçoso de pensar e pobre em avaliações corretas ou ponderadas. Foi o ano das ESCOLHAS DIFERENTES do que se costuma fazer, uma vez que foram escolhas sem princípios, na contramão do tempo, sem valores, sem lógica, sem respeito humano. Foi um ano difícil e doloroso para muita gente.

EBOLA: as autoridades decidiram menosprezar este vírus que acabou se espalhando para o mundo e mostrando sua cara mortal, ceifando muitas vidas no continente africano e sendo levado para todos os cantos do globo. Com um vírus tão letal há que se modificar imediatamente a forma de prevenção e combate.

CELULARES: na rua só se veem pessoas compenetradas no visor de seus celulares telefônicos, sem prestar atenção no trânsito, nos pedestres, nos amigos ao lado na mesa de bar, na mesa de jantar. Surge uma nova forma de escravidão humana.

ESPORTE: a derrota amarga, vergonhosa e histórica da seleção brasileira de futebol para a Alemanha por 7 x 1 foi o principal acontecimento do ano na Copa do Mundo realizada no Brasil.

PUTIN: este homem decidiu reconstruir o poderio da união Soviética invadindo a Criméia e ameaçando a Ucrania sozinho, sem seguir qualquer movimento histórico, simplesmente pela decisão inconsequente de dominar o mundo e lançando as bases para uma nova Guerra Fria. Na próxima Copa do Mundo de Futebol veremos mais show de totalitarismo dele.

ESTADO ISLÂMICO: o mundo viu surgir a formação invasora de um Estado Islâmico voltado apenas para a destruição impiedosa de quem não professa a fé fundamentalista deles, degolando jornalistas, enterrando centenas de cristãos vivos no Iraque, convocando e aliciando quinze mil jovens ocidentais pela internet como se recriassem a pré-história com ajuda da tecnologia.

BRASIL: nosso país decidiu votar para a presidência pela barriga, sem se dar conta da criação de um estado bolivariano que pouco a pouco vai anestesiando e enfraquecendo a população em seus direitos civis, aprovando pelas eleições as ondas avassaladoras de corrupção do mundo político e empresarial.

INDIA: este país emergente, ao mesmo tempo em que experimenta o progresso altamente tecnológico espacial , mostrou ao mundo a banalização dos estupros coletivos e covardes de mulheres e de homens indefesos diante de atitudes animalescas.

ESTADOS UNIDOS: este país, envolto em crise financeira desde 2009, deu a volta por cima e já apresenta crescimento anual superior aos 3%, preparando-se para influenciar novamente o rumo da economia mundial. Politicamente prepara-se para revezar o partido governante que cuidou da economia pelo partido que se caracteriza pelas invasões expansionistas.

SER HUMANO: as pessoas normalizaram o errado como certo, o dinheiro como sentido único da existência terrestre, a mentira como valor humano, a mídia social nos celulares como substituto das interações diretas e desvalorizaram a vida.

PREVISIBILIDADE: Como tudo na natureza é cíclico, testemunharemos em breve uma onda conservadora, antilibertária, militar e sustentada pelo desequilíbrio de forças diante do surgimento do Quinto Poder (os Narcotraficantes)  e dos terroristas fundamentalistas no plano político do cenário mundial. O MUNDO INVOLUIU E NÃO VIU.


E no plano pessoal, o que você vai lembrar de 2014???


SÓ QUANDO DEUS QUISER (3)


O circo pegou carona para a próxima cidade e partiu sem deixar raízes. Saiu do espetáculo de nossas vidas deixando-nos sérios com a morosidade do destino. Foi-se embora de nossos olhos como quem parte sem avisar e levou para sempre os acrobatas, as bailarinas, os palhaços, os animais e os sonhos. Foi-se embora e nos deixou na lona. O circo só volta quando Deus quiser.


As pessoas ingratas pegaram carona com o esquecimento e se foram de nossa vida como passam os dias. Foram-se para repetir os mecanismos delas de oportunismo com outras vítimas e deixaram em nós sentimentos inacabados e palavras emudecidas. Foram-se ignorando o perdão e as experiências boas vividas até então. Elas só voltam se Deus quiser e quando Ele quiser.

sábado, 27 de dezembro de 2014

SÓ QUANDO DEUS QUISER (2)


A escolha pegou carona com a oportunidade e mudou as regras do jogo sem avisar. Foi-se embora da tranquilidade em nome de uma conveniência ou de uma manipulação interesseira. A escolha não se preocupa mais com as consequências nem se dá conta de que, por não ter consciência, colocou-se a serviço do mal. A escolha se acerta e se ajusta somente quando Deus quiser.


A sensibilidade pegou carona com a indiferença e se esqueceu de si ao abraçar o diferente.  Ao se contaminar por ela, transmutou-se em insensibilidade e saiu praticando injustiças pelo mundo afora. Foi-se embora com a indiferença seguir novos caminhos ilusórios. Foi-se com ela e deu de ombros para as lágrimas, para o sofrimento e para a dor de quem lhe quer bem. A sensibilidade volta apenas quando Deus quiser.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

SÓ QUANDO DEUS QUISER (1)


A chuva pegou carona com o vento e fez a curva nas curvas mais distantes. Foi-se com o tempo, foi-se com as escórias que o tempo carrega sem avisar. A chuva deixou um rastro de pó com que se escrevem as agonias dos passarinhos. Ela se desmanchou e não teve coragem de reunir suas gotas novamente. Chuva volta se Deus quiser.


O amor pegou carona com a aventura e mudou de endereço sem avisar. Foi-se com as cores berrantes e os sons envolventes, foi-se com as estrelas sem nomes brilhar no riso de outros céus. O amor deixou um rastro de angústia e saudades e não viu o sertão que gerou em algum coração vazio. Ele se esqueceu de conjugar o amanhecer com lençóis inquietos. Amor volta se Deus quiser.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

PANELA VAZIA


Se você colocar uma panela cheia de alimentos para cozinhar, a panela vai ser aquecida e se concentrará no conteúdo dentro dela, passando pelo aquecimento, fervura da água, cozimento e integração dos vários alimentos ali colocados.

Se você colocar uma panela vazia no fogo ela se tornará incandescente e se concentrará em si mesma, misturando-se com a chama que a confunde e a transmuta poderosamente.

O vazio, na vida, pode ser comparado a esta panela. Se o mundo me encher com coisas que não preciso, com coisas indesejadas ou ilusórias, com sentimentos confusos e respostas intempestivas, a minha panela vai se perder de mim e se concentrará apenas nas coisas do mundo. Se eu aceitar o vazio como algo belo e natural, sem ser ameaçador, vou focar minha atenção naquilo que me torna igual ao fogo vital, igual à essência que me criou e me sustenta vivo. Assim, o Eu- panela e o fogo-Deus seremos um só e nos entenderemos como nunca.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

VÁRIOS PONTOS DE VISTA


O melhor lugar do mundo é aqui e agora, diz a canção de Gilberto Gil. O melhor lugar do mundo é numa praia linda, diz o empregado cansado. O melhor lugar do mundo é na Disney, diz a criança sonhadora. O melhor lugar do mundo é a minha casa, diz a pessoa caseira. O melhor lugar do mundo é o céu, diz a pessoa religiosa. O melhor lugar do mundo é longe daqui, diz a pessoa esgotada e estressada. O melhor lugar do mundo é ao lado de quem se ama, diz a pessoa carente. O melhor lugar do mundo é no útero materno, diz a criança abandonada. O melhor lugar do mundo é o espaço entre dois corpos num abraço, diz o sábio.


E assim a gente prossegue a caminhada sem perceber que a gente é o melhor lugar da vida.


sábado, 20 de dezembro de 2014

FIM DE ANO


Hora de começar a pensar em tudo o que você fez na vida e no ano que ora termina. Hora de relembrar os sonhos e planos que foram alterados ou esquecidos pela força das circunstâncias. Hora de reviver os planos que deram certo e os sonhos que foram realizados nos últimos doze meses.

Hora de identificar os fatos marcantes. Hora de agradecer os bons momentos, as boas amizades, toda ajuda recebida, as oportunidades que o abraçaram com calor, a preferência dos clientes, os presentes recebidos como gesto de quem se importa com você.

Hora de refazer sua lista de objetivos e definir a verdadeira prioridade de vida para ser mais feliz e realizado. Hora de recomeçar. Hora de reconectar-se com seu grupo de apoio. Hora de assumir novos compromissos com o crescimento pessoal e profissional. Hora de dar adeus a tudo o que não lhe serve mais, adeus a todos os que deixaram de valorizá-lo por egoísmo excessivo, de dar adeus ao passado para abrir espaço interior ao que vai chegar.


Hora de entusiasmar-se com o milagre de se estar vivo. Hora de reluzir para ajudar a eliminar as trevas. Hora de amar para transformar o mundo e o seu universo pessoal. Hora de reescrever a sua história antes que ela vire um amontoado de estórias banais. Hora de distribuir a consciência da importância dos valores. Hora de preparar-se para os imprevistos de forma natural e simples. Hora de buscar o divino em cada objeto e em cada pessoa. Hora de familiarizar e de se apaixonar pela sabedoria. Hora de virar anjo e de voar como quem descobriu a beleza de tudo o que é eterno. Hora de aprender a mergulhar na Luz.


sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

POR TRÁS DA RECONCILIAÇÃO


Noticia do dia:
Governo americano de Obama decide reatar laços diplomáticos com Cuba

Desde 1961, dois anos após a revolução comunista de Fidel Castro tomar o poder prometendo liberdade, os Estados Unidos romperam os laços diplomáticos com Cuba e mais tarde criaram os embargos econômicos quando viram o desenvolvimento da ditadura castrista tomar rumos totalitários.

Ontem o mundo inteiro e Cuba foram tomados de surpresa pela libertação de dois agentes cubanos presos nos EUA e pelo oferecimento em reatar a diplomacia. O que está por trás desta notícia não é apenas o gesto conciliatório do Papa Francisco nem de Obama.

A razão é simplesmente econômica, uma vez que a Rússia de Putin ameaça estender suas garras novamente no continente americano para ameaçar os Estados Unidos. Putin ofereceu a Fidel prospectar petróleo na ilha cubana além de ter reiniciado uma nova Guerra fria entre os dois países.


MÚLTIPLOS SIGNIFICADOS


Toda mensagem tem múltiplos significados. Eles passam pela intenção de se chegar a um destino conhecido e a um público desconhecido, passam pela intenção de se alcançar um objetivo esclarecido e outros nem tanto, passam pela astúcia de se mostrar um caminho e querer entregar outro, passam pela falta de coragem de se dizer toda a verdade, passam pela vontade de ajudar e se sentir útil, passam pela busca de audiência para servir e atender outros propósitos, passam pelo exercício da influência e passam também pelo prazer de distrair e entreter.


O que é dito pode ter entrelinhas, vibrações subliminais, força emocional, articulação inteligente, criatividade e humor, substância e conteúdo, princípios, poder gregário e contratual, amor descompromissado. O que é dito pode fazer outras pessoas se sentirem bem.


quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

O MUNDO ESPIRITUAL


O plano espiritual não trabalha com aparências. Ele só existe dentro do oceano da profundidade, a qual não pode e nem deve ser somente interpretada, mas deve ser experimentada e percebida com olhos imaculados e neutros para trocar ensinamentos mais elevados. A profundidade se alcança sem palavras, sem muito lero-lero, sem resistência fútil, apenas pela contemplação-entrega-confiança, pois é no vazio que algo ganha vida e vida é ocupação do espaço que se perdeu da eternidade e deu de cara com nossos olhos físicos.


quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

O MUNDO DAS PROFUNDEZAS


O mundo das profundezas assusta muita gente. Primeiro pelo fato de não ser tão frequentado, segundo pelo aspecto desconhecido e misterioso que o envolve. Terceiro, pelo fato de ameaçar o conhecido adquirido até então, prestes a ser removido e substituído por algo que vai exigir novos comportamentos.

Por ser infindável, o mundo das profundezas exige qualificações pessoais para fluir com as ondas que surgirem, um certo jogo de cintura, um desprendimento ou desapego de opiniões rígidas e uma abertura incomum para o eterno. É por isso que a maioria prefere descansar na superficialidade das coisas.

FELIZ NATAL, AMIGOS LEITORES


NESTE NATAL DE 2014 DESEJO AO MUNDO

MENOS EGOISMO E MAIS PARTILHA
MENOS MALDADE E MAIS GENTILEZA
MENOS NEGATIVIDADE E MAIS FÉ
MENOS MENTIRAS E MAIS CONSCIÊNCIA

MENOS MATÉRIA E MAIS JESUS.


terça-feira, 16 de dezembro de 2014

O MUNDO DAS APARÊNCIAS


Aparências são indicações superficiais que desencadeiam pensamentos precipitados e julgamentos infundados. A mania de assumirmos que algo seja assim ou assado, de colocarmos palavras na boca das pessoas, de tomarmos decisões importantes antes de ouvirmos o outro lado envolvido, são atitudes comuns de quem evita a profundidade e a análise justa dos fatos. Para agravar ainda mais a situação, há os que pretendem ser o que não são, os que agem às escondidas, os que espalham fofocas ao vento e os que mentem pelo simples gosto de mentir. O mundo das aparências é mesmo pobre de significados.


ABRIRAM OS PORTÕES DO INFERNO


Notícias do dia:
Ataque islamita contra quartéis na Síria termina com 180 mortos.

Atentado do Taleban contra escola no Paquistão mata mais de 100 crianças .

 

Abriram  os portões do inferno. O Estado Islâmico juntou-se ao Al-qaeda e aos Talebans para trazer o mundo de volta às trevas. Estão matando crianças, cristãos, pessoas inocentes em gestos de violência doentia e desumana como se tivessem sofrido alguma lavagem cerebral ou implantação de chips macabros. Eles estão apagando a beleza do Islamismo.

Governos e ONU estão menosprezando a capacidade letal destes grupos terroristas que demonstram já haver iniciado uma guerra de proporções continentais. O mundo ficou mais perigoso a partir de 2014.


 

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

IMPASSE


Usa-se muito a expressão “estou num beco sem saída”. Há situações com uma única saída, outras com várias saídas, algumas que acabam cedendo espaço para outras situações sem serem resolvidas, algumas com resoluções desfavoráveis aos nossos interesses e há aquelas em que nos vemos em apuros e dificuldades.

Quando os desafios são esquecidos e nomeados como problemas, esta simples troca inconveniente de vocábulos torna-se um obstáculo à solução eficiente. Os pensamentos e as palavras empregados naquela situação causam uma trama confusa, uma rede de embaraços que acabam se tornando um beco sem saída. Se a situação persiste por muito tempo a consideramos insuperável. Quando lembramos que não existem problemas e sim desafios, esta simples mudança de perspectiva derruba os obstáculos mentais e vislumbra novas saídas.




sábado, 13 de dezembro de 2014

ACEITAÇÃO


Tem gente que chora por não se aceitar como é. Sofreria menos se percebesse que não é aquilo que pensa ou percebe, que é muito mais do que aquele sentimento de limitação com um potencial infinito para muitas outras formas de ser e viver. Sofreria menos se se desse conta de que muda seu comportamento com cada pessoa que se aproxima pois possui esta habilidade camaleônica de adaptação e fragmentação conveniente e preservadora de si. Sofreria menos ao lembrar que as pessoas também não são o que apresentam ao mundo, mas sim uma série de imagens e projeções. Sofreria menos se acordasse para o fato de que nada é eterno no plano material e existem outros planos para se expressar como ser. Sofreria menos se parasse de lamber as feridas de suas construções mentais.


sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

SENTIR-SE


O que faz você se sentir bem é aquilo que traz conforto para o seu bem estar, tudo o que provoca alegria e prazer, tudo o que responde aos seus anseios mais recônditos, tudo o que relaxa suas tensões e expectativas. O que faz você se sentir bem é o descanso do mundo, a morte das cobranças, a solução dos problemas, é ser aceito e incluído aonde você queira estar, é a boa companhia. Sentir-se bem é atender as necessidades, é descobrir que tem razão reconhecida por todos, é livrar-se das dores, é não fazer nada quando se está cansado. Sentir-se bem é não ser incomodado, não ser ignorado nem julgado, não ter que se ocupar das coisas dos outros quando não se quer, é ser visto como se é. Sentir-se bem é sentir-se.


quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

ACHISMO


Dá-se o nome de achismo ao ato de supor que alguém leu nosso pensamento e entendeu nosso silêncio, algo como um errôneo substituto para a comunicação. Nem é preciso dizer como não funciona. O achismo é um impedimento para tomada correta de decisões, um causador de atrasos e um estimulador de discussões.

Se alguém ainda se arrisca a tomar decisões neste contexto, vai ter que rever logo as consequências para se reajustar à realidade. Ausência de comunicação e ruídos de conversas levam as pessoas a se orientarem apenas por pensamentos apressados e julgamentos precipitados. Eu pensei que você tivesse...eu achei que você fosse...eu esperei muito tempo por você lá ...são as expressões mais comuns de achismo. 

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

ATUALIZAÇÃO


Tem certas horas que a pessoa procura por mudanças. Em outras, evita mudanças radicais. Tem momentos na vida em que a pessoa joga tudo para o alto e abraça o novo. Tem outras circunstâncias em que as outras pessoas desencadeiam mudanças em nós, mesmo contra a nossa vontade. Esta última é a mais profunda e sofrida.


A mudança provocada pelos outros bate de frente com a nossa resistência em sairmos da zona de conforto. Mexidos internamente pelo impacto de alguma surpresa, nós nos esquecemos de que os outros também mudam e nem sempre os acompanhamos de perto e por dentro. Por isso os relacionamentos necessitam de constante atualização se quiserem evitar choques desagradáveis. Afinal, as pessoas trocam as próprias  exigências sem nos comunicarem, trocam seus valores sem nos considerarem, podendo se iludir com os interesses que os outros trazem e apresentam como novidade interessante. Quando o interesse pessoal do outro parece interessante é porque alguém dormiu no ponto.


terça-feira, 9 de dezembro de 2014

SENTIMENTOS DESCONFORTÁVEIS


Ciúmes, raiva, vergonha e culpa são os sentimentos mais indesejáveis e desconfortáveis que alguém possa sentir. Todos eles crescem muito e dominam os pensamentos, possuindo maneiras de liberar uma quantidade excessiva de hormônios no corpo humano. Diante da alteração bioquímica, pouco resta a fazer senão esperar por seu arrefecimento.


Em caso de ciúmes busca-se informação e contra informação, busca-se a confrontação e o desabafo com amigos. Em caso de raiva recorre-se aos gritos, palavrões ou agressão física para dar vazão ao desconforto que esta emoção cria dentro da pessoa. Em caso de vergonha, isola-se para evitar olhar aquilo que foi criticado ou agride-se o próprio corpo. Em caso de culpa, recorre-se à negação da responsabilidade. Só o tempo ajuda a passar estes desconfortos.


segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

SABOTAGEM


Toda pessoa se articula nas interações, movida por suas intenções na busca pelo prazer de algo. Cada uma tem o seu modo todo próprio de alimentar estas intenções, seja claramente ou no silêncio que se aproveita da falta de comunicação. A intenção é sempre muito particular e resguardada para não perder força.


Existe, porém, a possibilidade de alguém sacanear consigo mesmo na hora de agir. É quando nos comportamos como nosso pior inimigo, quando deixamos de acreditar em nossa capacitação e experiência, quando desconhecemos nossas próprias intenções, quando adiamos nossos projetos e damos voz à preguiça e aos medos de fracassar, quando perdemos o foco, quando transferimos nosso poder pessoal para outras pessoas que não tem o mesmo compromisso com nosso projeto. A intenção é uma força que não deve nunca ser menosprezada.


domingo, 7 de dezembro de 2014

O VALOR DA VIDA


Notícia escolhida: “Se quiser, mato um soldado por dia”, diz traficante da Maré.

 

Existe uma guerra civil acontecendo nas favelas do Rio de Janeiro entre os narcotraficantes e a polícia militar, pelo uso de armas pesadas que só se usam no exterior em guerras verdadeiras. Mesmo com a presença constante de quase mil soldados, 106 deles foram mortos pelos traficantes só neste ano. Seria como colocar sapos fardados no ninho de cobras para vigiá-las.

As novelas brasileiras ensinam a vanglorização dos bandidos, a banalização da morte, a vitória do errado sobre o certo e acabam treinando a população menos esclarecida ou menos educada a repetir estes comportamentos com naturalidade. A falta de políticas eficientes de segurança pública nos governos federais e estaduais revela a prática de um erro após o outro pela falta de técnicos em cargos significativos e pela necessidade de se evitar um confronto direto com os narcotraficantes.

Por trás desta notícia vê-se a desvalorização da vida num mundo onde o lucro está acima de qualquer valor humano e o dinheiro virou Deus; está o abandono da prática amorosa e o coroamento das práticas do poder a qualquer preço; está a contribuição silenciosa de cada cidadão para que esta situação desumana e calamitosa cresça cada vez mais.


 

COMENTANDO NOTÍCIAS


Além de escrever sobre vários temas da área de crescimento pessoal, decidi incluir aqui neste blog site alguns comentários sobre notícias recentes que me chamem a atenção pelo contexto, pelo impacto, pela falta de consciência ou pela oportunidade de discorrer sobre aquele assunto em pauta.


Pretendo evitar posicionamentos sempre que possível, mas não vou deixar de expandir o assunto nem de chamar a atenção dos leitores para algum aspecto desconsiderado na notícia, buscando sempre uma visão holística do tempo em que estamos vivendo. Vamos ler e ver juntos aonde podemos chegar em termos de mais consciência.


sábado, 6 de dezembro de 2014

PÉROLAS


Observe atentamente como a sua experiência de vida é passada aos outros, se com sabedoria ou com imposição, se com calma ou com desrespeito, se com humildade ou com superioridade. Veja como as pessoas recebem ou ignoram suas pérolas de vivência.

Observe se você está utilizando e partilhando sua sabedoria ou se a mantêm guardada num canto qualquer de seu ser. Observe se você possui conhecimento apenas. Observe se você acredita mais no que os outros falam do que em sua própria experiência.


Qual foi a última pérola de sabedoria que você compartilhou com alguém? O que você ensinou aos outros que tem muito valor e foi passado no momento certo? Aonde você jogou sua luz recentemente?


sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

CONVITE


Se você mora em Toronto, tem faixa de idade nos ENTA (Seniorpreneurship) e tem perfil

empreendedor, você está convidado a participar de uma reunião para discutirmos dois 

projetos coletivos de empreendedorismo, de um grupo a ser formado para idealizadores que 

queiram utilizar sua experiência de vida. Não é vendas nem pirâmides.

Favor enviar e-mail para bendasilva@hotmail.com se quiser participar. A reunião será num 

domingo, ainda neste mês de Dezembro, em lugar a ser divulgado apenas aos interessados.


“QUEM FICA PARADO É POSTE.”

TODO MOMENTO


Um momento não é criado, ele é continuidade de outros, trazendo em si toda a carga energética anterior. Por isso todo momento é um parto onde nem sempre se sabe o sexo da criança ou como ela será. Todo momento tem suas surpresas, seu potencial, suas particularidades e suas tendências. Todo momento quer respirar outros momentos para dar continuidade à criação. Todo momento é vasto e rápido o suficiente para deixar marcas em quem se posicionou para recebê-lo. Seus tesouros podem ser ignorados, aproveitados ou multiplicados. Todo momento é eternidade e vastidão.


quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

MECANISMO DO EGO


O ser humano tem um mecanismo de subsistência ou auto preservação que se chama resistência. Este mecanismo de controle da pessoa visa retirá-la da realidade desagradável como se fosse uma segunda cabeça conduzindo as situações. Ao não querer ver o que se passa, em profundidade, o ego demonstra firmeza para não perder territórios outrora conquistados. O que o ego ignora é que a maneira como você vai lidar com o sofrimento vai ditar se haverá crescimento ou limitação.


O oposto de resistência é aceitação do que se vê, mas isso somente acontece se você consegue enxergar que o mecanismo do ego está controlando suas respostas ao mundo exterior. Ao se libertar do controle do ego você estará se libertando também da resistência em ver a realidade como ela é.


terça-feira, 2 de dezembro de 2014

SER HOMEM


Ao se tornar provedor, responsável pelo próprio comportamento e pelo futuro de sua parceira, o homem pensa ser suficiente para garantir o bem estar familiar. Esta dominância acaba sendo interpretada como arrogância e desrespeito à identidade pela mulher parceira que, cansada de tanta agressividade machista, sai da relação se não conseguir ser vista por seu homem.

O que faz um homem ser homem? Acredito que a resposta passa obrigatoriamente pela maneira como este homem trata uma mulher. A parábola de Adão e Eva nos mostra a mulher como uma extensão do homem, como parte do próprio corpo ou de si mesmo, e não como algo separado dele. Ser homem é compreender esta verdade e agir em coerência com ela.




segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

EU E O MUNDO


Tudo tem tudo a ver com nada, ou melhor, nada tem nada a ver com o que você atribui responsabilidades ou culpa. Tudo tem tudo a ver com você apenas e não com os outros. Por isso dez pessoas reagem de maneira diferente diante do diagnóstico de uma doença, por exemplo, ou diante de um conflito. Basta retirar você da existência e tudo fluiria sem a sua presença.


O que se passa no mundo interior de uma pessoa é um turbilhão de interpretações e de conceitos sobre o que seria percebido como realidade, mas não passa de projeção. O mundo interior tem tanta força que acaba vazando para o mundo exterior e se manifestando de forma palpável. A realidade de cada pessoa não é a realidade do coletivo.


sábado, 29 de novembro de 2014

AMAR


Responsabilidade grande é levar alguém conosco nas asas do coração e não saber pousar no território da partilha. Grande é a responsabilidade de garantir sorrisos na face de quem não nos compreendeu em nossas limitações. Responsabilidade grande é estar no outro sem se perder e fazer com que o outro nos veja inteiro para o mundo.


Todo relacionamento começa pela troca de olhares e termina pela troca de raivas numa eterna luta entre a luz e a ilusão. Ali se aprende que destino não é algo interminável e que ser feliz não é igual saber voar a dois. Ali se aprende que a estrada tomada nem sempre nos conduz ao interior. Ali se sabe o peso de ter o outro e de não ter aprendido a somar dentro dos olhares. Responsabilidade grande é amar.


sexta-feira, 28 de novembro de 2014

O CAOS E A ORDEM


Dizem os sábios que toda ordem leva ao caos e vice versa, resultante de um processo cíclico natural, tanto na natureza física quanto na realidade emocional das pessoas. Esta fluidez pode levar minutos ou milênios para completar um ciclo, mas sempre o completa.


Hoje fiquei a pensar nesta complementaridade e me dei conta de que o ponto de vista de uma pessoa dentro do olho do furacão vai servir de inspiração para ela buscar o ponto de equilíbrio que lhe falta, e tal percepção é que a conduzirá à ordem. Da mesma forma, a falta de criatividade da ordem e da rotina geram um desconforto que pode ir aumentando, até estabelecer um caos necessário para vencer a resistência criada e permitir o movimento das coisas, tão fundamental para a permanência da vida como fluxo que se renova a todo tempo. Assim sendo, o caos de uma pessoa é a ordem de outra, dentro da percepção consciente da realidade apresentada.


quinta-feira, 27 de novembro de 2014

CONVOCAÇÃO GERAL


Convido a todos os amigos de Passos-MG e região para prestigiarem minha participação no festival da canção CANTAFESP amanhã no Teatro Rotary de Passos com a música CIDADE.
É uma letra onde descrevo o ser humano e o país em que vivemos como se fosse uma cidade cheia de perguntas e poucas respostas. No final dela faço uma referência como pequena homenagem ao próprio festival e ao Curso de Letras que promoveram tão bem este festival por 8 anos seguidos.Será interpretada por Adrielle Nunes e pela banda de Babe.


Esta será também mais uma oportunidade dos participantes do Treinamento Bioplenitude se reencontrarem num evento alegre e manterem viva a chama da luta por um mundo mais consciente. Conto com a presença de vocês.


SOPRAR E ALIMENTAR


A maneira de lidar com conflitos pode ser comparada ao tratamento dado ao fogo. Da coleta de carvão ou qualquer outro material combustível ao atrito que desperta a chama, do sopro que acende a brasa e a incandesce em labaredas ao fogo que destrói tudo ao redor, a resposta que se dá a um desentendimento pode virar briga ou guerra.


Podemos observar como sopramos veneno em certas interações, com a intenção mascarada de prejudicar alguém ou de queimar a imagem delas em público. Ao darmos continuidade às discussões trazemos mais lenha para a fogueira e a alimentamos até que haja rompimento das relações por meio de atitudes nada nobres. O mal é o sopro que sai da boca das pessoas, movido pela intenção interna.


quarta-feira, 26 de novembro de 2014

IMPORTÂNCIA DAS OBSERVAÇÕES


A vida é um livro aberto para quem sabe ler situações, interações e eventos. Cada momento pode ser ignorado ou apreciado em suas riquezas e lições valiosas. Depende de cada um querer ou não coletar informações para aproveitar melhor as oportunidades oferecidas em cada encontro com pessoas, emoções e coisas.

Ao observar, com atenção, podemos entender melhor os outros e a nós mesmos quando nos surpreendermos com certas atitudes e comportamentos inquietantes ou conflituosos. Praticando o entendimento pela observação, podemos dar e fazer sentido aos eventos. Por ela também organizamos o caos e o diálogo. É com ela que enriquecemos o processo de tomada de decisões. A observação nos presenteia com diamantes que auxiliam no desenvolvimento de nossa sabedoria.




segunda-feira, 24 de novembro de 2014

OBJETIFICANDO PESSOAS


Quem é egoísta acaba transbordando suas inseguranças nos relacionamentos ao desvalorizar parceiros. O egoísta pensa que as pessoas tem que servir os propósitos que forem cobrados delas ou impostos com agressividade e chantagem emocional.
Não é apenas o corpo das pessoas que são objetificados na intimidade, a vontade e as respostas aos desmandos de alguém mais forte também sofrem grande interferência nos relacionamentos desiguais. Quem trata outra pessoa como objeto acaba ignorando e desrespeitando o sentimento verdadeiro dos outros em nome de uma suposta compensação, sem perceber que há muito tempo já objetificou a si mesmo e se reduziu a um monte de expectativas matando a espontaneidade na fonte.




domingo, 23 de novembro de 2014

A VIDA NÃO PARA


Aprender é fundamental. Sem aprendizado não existe crescimento nem material básico para obtermos experiências. O aprendizado dá elasticidade e liberdade de pensamento, combatendo toda ferrugem intelectual que se manifesta em teimosia e ignorância. Por isso, nascemos e morremos aprendendo.


Nem todo aprendizado é complementar. Muita coisa nova entra em conflito com o que já se sabia. Pessoas conservadoras terão muita dificuldade em abrir espaço intelectual para novas ideias e verão apenas o lado negativo delas, tornando-se saudosistas pelo hábito da comparação. Pessoas flexíveis darão espaço para as novidades sem se sentirem ameaçadas pelas mudanças que as novas ideias propulsionam. Enquanto ficarem no campo pessoal ainda terão chances de praticar a teimosia e a rigidez de opinião, mas o mundo não para nunca.


sexta-feira, 21 de novembro de 2014

CORAGEM DE CAMINHAR


Não basta esperar as coisas acontecerem. É preciso ter um querer, um plano de ação, a energia para colocá-lo em prática, a confiança em si de que dará certo, atenção e flexibilidade para ir se ajustando ao imprevisível que acontece, reunião de recursos em todas as áreas, iniciativa, desenvolvimento de rede de contatos, consciência pessoal para diferenciar o certo do errado.


Não se desanime. Tudo vai se ajustando como um quebra-cabeça. Uma coisa chama outra. Um contato apresenta outro. Um contrato consubstancia a negociação. A experiência passa a ter voz. A criatividade acorda.  O cenário se forma no horizonte próximo. A vida é uma engrenagem inteligente que se move pela nossa coragem de dar o primeiro passo.


quarta-feira, 19 de novembro de 2014

O CÃO DA ALEGRIA


A alegria age como um cachorro de estimação. Quando a gente libera o cão, ele sai correndo fazendo festa por estar livre e vivo, curtindo as descobertas que se mostram na linha do horizonte, aproximando-se de nós como se fôssemos uma só entidade e prestando atenção em tudo sem tensão nenhuma.`As vezes marca o território com sua contribuição pessoal ou canina.

Com a alegria se dá a mesma coisa. A onda alegre vem em mais ondas ao nosso encontro, somos tomados por uma energia de vida e exercemos a liberdade liberando também a libido, somos preenchidos por um relaxamento físico e nos comportamos feito crianças, agindo com espontaneidade e marcando nosso território pessoal  com carisma e simpatia. Alegria adora um agrado.



segunda-feira, 17 de novembro de 2014

CRISE EXISTENCIAL CONSCIENTE


Quando uma crise existencial nos alcança e varre nossa iniciativa, deixando-nos atônitos e perdidos, é necessário definir primeiro de onde ela vem. A princípio culpamos o mundo e as pessoas por ela existir e acreditamos ser ela de cunho emocional. A crise é existencial quando não estamos satisfeitos com nada em nossa vida.


 Pouco a pouco, cansados do desgaste por ela causado, voltamo-nos para nossas necessidades e percebemos que ela revela obstáculos para o nosso crescimento pessoal ou para qualquer transformação. Pouco a pouco percebemos tratar-se de uma crise existencial, de uma mudança de rumo e de conceitos para desenharmos um novo caminho, de uma oportunidade para nos reinventarmos, desta vez sem tanto sofrimento. Ela existe para tomarmos uma nova consciência, novos ritmos,  uma nova direção em nossos relacionamentos. Esta nova consciência será libertadora a medida que permitirmos aos outros envolvidos caminharem por si mesmos. Ao mesmo tempo em que a racionalidade não pode resolvê-la, a crise existencial abre uma janela brilhante para o plano espiritual se aproximar e trazer novos tempos e bons ventos para a nossa vida.


sexta-feira, 14 de novembro de 2014

SE FOSSE


Se fosse para escrever a verdade de toda a sua existência, seu livro seria censurado pela sua própria consciência, por causa dos descaminhos seguidos, por causa dos medos que foram mais altos do que o coração batendo forte, por causa dos desatinos movidos pelos desejos, por causa da hipocrisia das pessoas, por causa da insegurança de andar sozinho no escuro das noites interiores.


Se fosse para escrever a verdade de todo o seu coração seu livro se tornaria um Bestseller, uma estória de amor pela vida e de comunhão com a natureza, um poema de inocência que buscava estrelas na palma da mão, um mar calmo de uma praia deserta onde o silêncio se inspirava na luz, uma oração pronunciada pela primavera dos anjos.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

DESISTÊNCIA DAS NECESSIDADES


Tem gente que luta para conseguir algo por mais de uma década, ou melhor, pensa que luta mas apenas persiste no desejo por muito tempo, esquecendo-se de que não fez nada eficiente para que aquilo acontecesse. Tem gente que sonha com uma casa própria, um namorado, um prêmio de loteria e alimenta este sonho com apenas a necessidade de consegui-lo.

Enquanto você se agarrar a esta necessidade ela terá um aspecto distante da realidade, pois crescerá no território infértil de que não está conseguindo por ser algo difícil, quem sabe impossível, algo que a vida não quer que você tenha, dando força aos condicionamentos e crenças familiares. Esta necessidade estará roubando suas energias e criando tensão que favorece mais ainda o distanciamento.


Experimente desistir desta necessidade. Relaxe e esqueça desta necessidade, pensando que sua vida continua sem ela como sempre aconteceu. Sorria ao seu sonho com charme, tal qual se engana uma criança inocente dizendo que o monstro já foi embora, ou como dizendo mamãe vai ali e volta logo. Você se surpreenderá com a quebra do tensor, atraindo seu sonho para mais pertinho.


domingo, 9 de novembro de 2014

BICILETA (7)


As formas de amar podem ser comparadas aos tipos de motoristas a dirigir. Vejamos alguns tipos de veículos de transporte  e suas interações com os motoristas para descobrir como você se comporta em suas interações no mundo.


O ciclista quase sempre anda sozinho, pois precisa aprender a se dominar, a se equilibrar emocionalmente, a dominar suas próprias emoções e sentimentos. Ele quer descobrir como encontrar o próprio espaço no mundo, experimentando diferentes ritmos, manobras, desafios, caminhos. Gosta de se arriscar para aumentar a autoconfiança. Entende que a força para caminhar é o combustível existente dentro de si mesmo. Expressa amor como autoestima.


MOTOCICLETA (6)


As formas de amar podem ser comparadas aos tipos de motoristas a dirigir. Vejamos alguns tipos de veículos de transporte  e suas interações com os motoristas para descobrir como você se comporta em suas interações no mundo.


Tem gente que curte andar e se conduzir de moto para o trabalho  e para a escola. O motociclista está em fase de abrir caminhos, de construir uma vida ou um destino melhor do que lhe foi herdado, de estabelecer comunicação ou de ser o elemento de comunicação entre pessoas, trazendo em si certa versatilidade para carregar variedades, para encontrar atalhos na vida rumo ao seu objetivo, para sentir na pele a liberdade de ir e vir. Gosta de ser abraçado, tocado, quase protegido pela proximidade dos outros, dando-se o direito de ser livre até dentro de um relacionamento, apesar de precisar do suporte dos outros. Expressa amor como entrega e quer aprender a se doar para quem o deseja.


ÔNIBUS (5)


As formas de amar podem ser comparadas aos tipos de motoristas a dirigir um automóvel. Vejamos alguns tipos de carros e suas interações com os motoristas para descobrir como você se comporta em suas interações no mundo.

Tem gente que se vê na vida dirigindo ônibus. O motorista de ônibus se mantém na liderança, mas isolado pela responsabilidade de conduzir tantas pessoas a um destino desejado e melhor, já que ele inspirou confiança e sabe lidar com surpresas. Sente-se útil a todos, conhece-se bem e distribui seus talentos para o mundo, amando de forma fraternal, comportando-se com maturidade e sabedoria, com ponderação e pensamento crítico. Expressa amor como responsabilidade.




VAN (4)


As formas de amar podem ser comparadas aos tipos de motoristas a dirigir um automóvel. Vejamos alguns tipos de carros e suas interações com os motoristas para descobrir como você se comporta em suas interações no mundo.


Tem gente que escolhe conduzir uma Van de muitos passageiros. Sente-se bem na liderança e na iniciativa de atitudes que favoreçam os outros, preocupa-se com a segurança e o bem estar de todos ao seu redor, segue direitos e deveres em comum acordo, torna-se metódico nas interações, tem prazer na missão cumprida, aproveita as interações como oportunidades de crescimento ou de negócios, pois valoriza as trocas. Expressa amor como troca.


SEDAN QUATRO PORTAS (3)


As formas de amar podem ser comparadas aos tipos de motoristas a dirigir um automóvel. Vejamos alguns tipos de carros e suas interações com os motoristas para descobrir como você se comporta em suas interações no mundo.


Tem gente que prefere sedan quatro portas. Abre espaço para várias pessoas em seu círculo íntimo, cuida delas, mas respeita a decisão de cada um e favorece a manutenção do diálogo, adora festas e socialização, aprecia momentos alegres e harmonia em casa. Gosta de valorizar os outros, coloca-se à disposição deles em caso de vulnerabilidades, colocando foco na colaboração entre seus escolhidos. Expressa amor como respeito.


SEDAN DUAS PORTAS (2)


As formas de amar podem ser comparadas aos tipos de motoristas a dirigir um automóvel. Vejamos alguns tipos de carros e suas interações com os motoristas para descobrir como você se comporta em suas interações no mundo.


Tem gente que gosta de carro sedan duas portas e, embora possa incluir mais pessoas em sua capacidade de amar, vai sempre fazê-lo com um certo controle da situação, vai querer ser ouvido, vai querer tomar as decisões pelos outros, vai tentar se impor no rumo escolhido a ser tomado. Vai expressar amor de forma quase territorial e vai cobrar fidelidade ou obediência para se sentir seguro e amado em seu território. Expressa amor como proteção.


AMAR E DIRIGIR (1)


As formas de amar podem ser comparadas aos tipos de motoristas a dirigir um automóvel. Vejamos alguns tipos de carros e suas interações com os motoristas para descobrir como você se comporta em suas interações no mundo.

Tem gente que ama carro esporte, aqueles pequenos que possuem apenas dois assentos. O fato de poder conduzir apenas um passageiro ou de dirigir sozinho demonstra foco em si mesmo, autoafirmação, insegurança, exibicionismo, demonstração de poder econômico real ou imaginário, amor pela velocidade de coisas passageiras, descompromisso com relacionamentos, timidez, busca de intimidade, etc. Expressa amor como carência afetiva.




sexta-feira, 7 de novembro de 2014

PARCERIA


Se você tem algum parceiro na vida íntima, no trabalho, na empresa ou na escola, aprenda a reconhecer os valores dele ou dela. Afinal, vocês se comprometeram momentaneamente a caminhar juntos rumo a um objetivo comum, porém com talentos e visões de futuro diferentes.


Nada como ter parceiros alegres, confortáveis com nossos posicionamentos e opiniões, felizes por serem ouvidos, valorizados por nossa inteligência, incentivados a produzirem mais pela parceria, confiantes e confiáveis em si e no projeto. Toda parceria merece o respeito de seus membros como motor de sucesso e longevidade.


quinta-feira, 6 de novembro de 2014

AINDA HÁ TEMPO


Se dinheiro não fosse o único objetivo final, o que você estaria fazendo agora? Que tipo de profissão ou atividade lhe deixaria mais feliz? Em que cidade você viveria? Com quem você juntaria sua escova de dente?


Se conseguíssemos focar primeiro em tudo aquilo que sabemos fazer bem feito e com entusiasmo, mudaríamos o rumo de nossa caminhada e simplificaríamos nossa existência. Se você se conhecesse melhor, estaria aproveitando o seu tempo para praticar seus talentos e a criatividade seria o combustível de sua felicidade. Ainda há tempo.


quarta-feira, 5 de novembro de 2014

NINGUÉM É ALGUÉM


Nunca pense que você sabe tudo sobre uma pessoa. Cada uma tem uma imagem popular diferente da autoimagem que é diferente da dinâmica emocional ou racional  interior, diferente das múltiplas personalidades usadas para cada momento, diferente das projeções variadas escolhidas por ela e pelos outros, diferente da reação apresentada diante das circunstâncias ou sentimentos de ameaça, diferente conforme as intenções alimentadas, diferente do poder que lhe for conferido, diferente ao público que estiver lhe assistindo, diferente em locais diferentes, diferentes sob efeitos de medicamentos ou bebidas alcoólicas e drogas.


Ninguém é uma constante, por mais que possa lhe vender esta ideia. Ninguém conhece ninguém completa ou verdadeiramente. Não que lhes falte integridade. É temos e trazemos todo o mundo dentro de nós.


terça-feira, 4 de novembro de 2014

DESAFIOS E RECURSOS


Parece que a vida segue seu curso normal e rotineiro. De repente surge um desafio imprevisível que mexe com a sua cabeça, com a sua tranquilidade e com as suas emoções. O que fazer?

A tendência ou primeira reação mais comum é eleger um inimigo e lamentar o ocorrido, desfiando uma eternidade de razões para se posicionar como vítima da situação. Conhece este mecanismo? Mas ao respirar melhor, podemos começar a aceitar a realidade e a vislumbrar soluções com a ajuda de pessoas amigas. Somente quando se abraça a coragem, o positivismo e a lucidez da criatividade é que se pode dar o primeiro passo para corrigir o rumo desta situação indesejada. Existe um depósito enorme de ideias disponíveis dentro de seus recursos emocionais e intelectuais. Existe uma infinidade de recursos externos disponíveis. Existem modelos externos para a sua inspiração e motivação. Só não os usa quem não quer.


domingo, 2 de novembro de 2014

A ORIGEM DOS FATOS


Você já percebeu que na maior parte do tempo sua vida está nas mãos de outras pessoas que podem encerrá-la ou desviá-la de seus propósitos? Que podem anular seus sonhos ou lhe influenciar positivamente? Que podem levar você para a guilhotina ou para o paraíso?
Seu carro pode sofrer um acidente por causa de um motorista embriagado, sua casa pode descer morro abaixo por causa das chuvas, seu corpo pode ser invadido por um vírus ou bactéria fatal transmitidos por outra pessoa, seus bens podem ser roubados, seu professor pode ser injusto com sua situação atual ou com sua performance, sua empresa pode enfrentar turbulências econômicas e falir por erros de seu contador, alguém pode jogar fora um bilhete vencido da loteria e você aproveitar aqueles números para ganhar o próximo sorteio, uma oportunidade milagrosa pode bater à sua porta, suas orações podem ser atendidas por um coração generoso, uma ideia que não deu certo para outra pessoa pode incendiar seu entusiasmo e dar certo para você.


Tudo nos vem pelos relacionamentos. Jamais se esqueça disso. Se a notícia vem à cavalo, tem um cavaleiro nele.


sexta-feira, 31 de outubro de 2014

O GRITO E A DOR


Quando uma tragédia acontece fica difícil aceitá-la, pois nos esquecemos de que ela já aconteceu e não há nenhuma forma de rebobinar o filme da vida para mudar o resultado fatídico. Sempre que recusamos um acontecimento, nós o recusamos pois aconteceu sem a nossa consulta ou sem a nossa concordância. Buscamos culpados por todos os lados como se isso fosse mudar alguma coisa, buscamos fazer justiça com as próprias mãos como se a justiça fosse a condenação dos outros decretada exclusivamente por nós, buscamos respostas lógicas para a morte como se ela assim o fosse. Esbravejamos nosso estoque de raiva, queimamos nossa cota de palavrões e de injustiças do ano, tudo para sermos ouvidos em nossa indignação confundida com dor.


A dor é silenciosa, pungente, molhada, recolhida. A dor é consciente, inseparável do corpo, sabedora da perda de referenciais. A dor é imensurável, é de nossa propriedade emocional, é um livro que não quer ser lido. O grito é a voz alta da crença, instigada pelos conteúdos mentais. O grito é um jargão, um despautério, um pedido de atenção sobre si maior do que a atenção dada à tragédia. A dor quer solidão. O grito quer plateia.


quarta-feira, 29 de outubro de 2014

TEMPO NUBLADO


Tempo nublado sujeito a chuvas, diz a previsão do tempo para nos lembrar de que na vida as condições circunstanciais também mudam de formas previsíveis e também diferentes do que foi previsto. Muitos fatores influenciam um só evento e quanto mais pessoas estiverem envolvidas nele, maiores as chances de mudanças se tudo se organizar para ganhar força no rumo preferido.

Confusão é apenas um dos fatores que se apresentam na equação. A confusão não pode servir de parâmetro para tomada de decisões. Melhor contar com a fé, a lógica e a experiência do que contar com a ajuda de tudo o que confunde o rumo. A ação também não deve ser interrompida pela confusão e pode ser estimulada pelo entusiasmo de alguns em contrapartida ao desânimo de outros.