quarta-feira, 14 de novembro de 2012

SEMANA DO EMPREENDEDORISMO


Abrir o próprio negócio é sonho da maioria da população economicamente ativa. Fechar este mesmo negócio no primeiro ano de atividade é o pesadelo de muitos também. É preciso preparar-se bem para a implementação de qualquer mudança e isto vale para os empreendedores que se aventuram no ramo do comércio, serviços e pequenas indústrias.

A crise econômica mundial de 2012, a falta de gerenciamento competente do dinheiro público no Brasil, o alto custo tributário, o analfabetismo empreendedor e o excesso de aventureiros no comércio são fatores determinantes de fracasso na abertura de micro empresas. É preciso sim capacitar-se, pesquisando exaustivamente o conhecimento disponível e o mercado local. Planejamento, experiência e grupo de apoio, reforço financeiro e abertura de linhas de crédito também são recursos imprescindíveis para o sucesso empresarial. Ninguém começa grande. A experiência se forma pelo conhecimento dos detalhes, pelo passo a passo, pela ampliação da lista de fornecedores e pelo aumento da cartela de clientes que só se materializa diante de um serviço de alta qualidade.

O cliente deve ser a razão maior de seu empreendimento e não o lucro rápido. O cliente precisa ser bem tratado pelo vendedor para querer voltar. Todo empreendedor precisa ter antes alguma experiência em vendas. Se ele, como vendedor, trata bem os clientes, então ele será um bom empreendedor. É nas vendas que se forma e desperta o empreendedorismo nas pessoas.

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