Abrir o próprio negócio é sonho da maioria da população
economicamente ativa. Fechar este mesmo negócio no primeiro ano de atividade é
o pesadelo de muitos também. É preciso preparar-se bem para a implementação de
qualquer mudança e isto vale para os empreendedores que se aventuram no ramo do
comércio, serviços e pequenas indústrias.
A crise econômica mundial de 2012, a falta de gerenciamento
competente do dinheiro público no Brasil, o alto custo tributário, o
analfabetismo empreendedor e o excesso de aventureiros no comércio são fatores
determinantes de fracasso na abertura de micro empresas. É preciso sim
capacitar-se, pesquisando exaustivamente o conhecimento disponível e o mercado
local. Planejamento, experiência e grupo de apoio, reforço financeiro e abertura
de linhas de crédito também são recursos imprescindíveis para o sucesso
empresarial. Ninguém começa grande. A experiência se forma pelo conhecimento
dos detalhes, pelo passo a passo, pela ampliação da lista de fornecedores e
pelo aumento da cartela de clientes que só se materializa diante de um serviço
de alta qualidade.
O cliente deve ser a razão maior de seu empreendimento e não
o lucro rápido. O cliente precisa ser bem tratado pelo vendedor para querer
voltar. Todo empreendedor precisa ter antes alguma experiência em vendas. Se
ele, como vendedor, trata bem os clientes, então ele será um bom empreendedor.
É nas vendas que se forma e desperta o empreendedorismo nas pessoas.
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