sexta-feira, 30 de agosto de 2024

CHECAGEM IMPORTANTE (5)


Estamos abordando este assunto para lembrar aos iniciantes, aos veteranos, aos descasados e aos solitários, que é necessário ter critérios de seleção se quiserem nutrir um relacionamento duradouro e satisfatório, um relacionamento de descobertas positivas, uma relação de completude sem se anular. Diálogo com transparência, falar da mesma coisa e calarem juntos, afetividade desinteressada, surpresas agradáveis, cumplicidade e empoderamento mútuo se fazem sempre presentes em relacionamentos saudáveis, onde houve critério de seleção no início do relacionamento. Dito isso, é hora de investir em autoconhecimento para saber como é conviver com seu alter ego e com o parceiro imaginário dentro de seus pensamentos.

 


quinta-feira, 29 de agosto de 2024

CHECAGEM IMPORTANTE (4)

 

Todo relacionamento amoroso necessita conhecer o histórico do parceiro em termos de compromisso. Uma pessoa que só quer viver a vida de solteiro, mas quer relacionamento, pode não estar sendo transparente em suas intenções. Uma pessoa que abandonou a noiva após 9 anos de relacionamento, e agora lhe procura com promessas, indica medo de casamento e insensibilidade para com as emoções alheias. Uma pessoa filhinha do papai ou filhinho da mamãe tem pouco vínculo com o compromisso ou pouca vontade de resolver problemas sozinha. Uma pessoa com vida dupla, além de estar ausente em vários momentos importantes, tende a inferiorizar sua parceira nos pontos cegos dela.


quarta-feira, 28 de agosto de 2024

CHECAGEM IMPORTANTE (3)

 

Todo relacionamento afetivo é passível de aprendizagem, sobre si e sobre os outros. Saber se a pessoa atraída passou pelos mesmos traumas emocionais e familiares que você, pode indicar problemas futuros entre as duas famílias, gerando riscos de separação por influência deles. Saber se a pessoa escolhida repete os valores de seu pai, no caso da menina, ou de sua mãe no caso dos meninos, prenuncia conflitos por carências de se sentir prioridade, por exigir que o parceiro tome seu partido e fique contra a própria mãe. Saber se o cônjuge chegou em sua vida num momento de fraquezas e vulnerabilidade pessoal, gera riscos de submissão contínua, de perder a voz no relacionamento, de não ser vista sempre que preciso.


CHECAGEM IMPORTANTE (2)

 

Todo relacionamento amoroso é palco de aprendizado. Saber se foi amor à primeira vista revela sua impulsividade, suas carências, sua facilidade em colocar no pedestal alguém que não conhece; significa baixa seletividade e poucos critérios, com muito esforço para fazer dar certo o seu ideal de parceiro. Quem pouco se conhece não dará importância a isso nos outros, tornando-se um laboratório de testes. Química de ferormônios, projeção estética e mantra de achismo não são amor. Revela também sua pressa em mudar de ambiente emocional, sair de casa por exemplo, fazer planos com seu corpo, como também pode denunciar sinais de narcisismo a pressa de começar um namoro.

 


segunda-feira, 26 de agosto de 2024

CHECAGEM IMPORTANTE (1)


Todo relacionamento afetivo é palco de autoanálise. Saber se você está se relacionando com parceiro para não ficar só, estimula a criar nós em vez de laços, bifurcações em vez de foco, traição em vez de transparência. Se você está com alguém para se sentir livre e confortável com a própria pele, cria ambiente favorável ao pertencimento e ao respeito mútuo. Saber se você se relaciona com parceiro tóxico e insensível por querer aprender algo com ele, pode trazer insegurança pessoal e baixar autoestima. Saber se você quer permanecer numa relação amorosa com uma pessoa imatura somente por causa da alegria, faz com que você se torne igualmente imatura ou irresponsável para com suas emoções. Não basta se relacionar, é preciso saber o propósito de se estar com aquela pessoa e checar sempre se você está se sentindo bem naquele relacionamento.


domingo, 25 de agosto de 2024

COISAS ESTRANHAS NO AR


A nova família já não reconhece a família que a antecedeu. Esta geração já ignora a geração que a antecede. O jornalismo capenga de hoje nega o jornalismo de investigação que antes lhe deu empregos. A tecnologia de hoje dispensa a tecnologia defasada de ontem. A desconstrução que hoje impera, não precisa contar mais com tudo o que foi antes construído. As opiniões de hoje querem ser respeitadas, mas desrespeitam as opiniões de outrora. As demandas de hoje desprezam as estruturas de ontem que as sustentam e abastecem. Há uma completa ignorância da continuidade processual de todas as coisas, tamanha a pressa cronológica da humanidade de hoje. Somos estranhos a nós mesmos.

 


sábado, 24 de agosto de 2024

MUDANÇA DE RUMOS

 

Imagine uma pessoa trabalhar a vida inteira, em emprego regular, sem ter tempo para divertir, preocupada em manter o status quo de sua família, confiando que finalmente irá curtir a vida e descansar após sua aposentadoria. Erro de estratégia. Aposentadoria não passará de 7 mil reais nos anos vindouros, não importa sua profissão. Este é o preço a pagar por aqueles que trocaram seu tempo por dinheiro. Ao se aposentar, apenas terá mais tempo para se preocupar com o aumento constante do custo de vida, com o gasto maior em medicamentos, com as limitações físicas naturais da idade, com as interferências governamentais em seu bolso, com as fragilidades dos relacionamentos desprotegidos. Novos rumos demandam nova visão de sobrevivência.


sexta-feira, 23 de agosto de 2024

AMOR E PAIXÃO (5)

 

Tenho medo de ter medo. Tenho amor pelo amor. A essência de cada coisa vale mais do que sua aparência, superfície ou tradução. Olhando para a essência eu me apaixono pelas paixões, por suas cores e fragrâncias, gentilezas e sutilezas, pois que os apaixonados cuidam mais de suas palavras que sempre vem de dentro para dentro. Penso que as palavras de amor vêm de fora pelas referências, e seguem para fora esperando aprovação. A paixão dá de ombros para o que os outros estão pensando. Seja por pessoas, objetos, livros ou hobbies, a paixão tem tutano e nos consome. Tem essência neste escondidinho.

 


quinta-feira, 22 de agosto de 2024

AMOR E PAIXÃO (4)

 

Foi o desamor que me deixou assim, morando no décimo terceiro andar, pertinho do céu, olhando ansiosamente pelas chamadas telefônicas ou mensagens de S.O.S., imaginando paixões infinitas cidade afora. Quando a noite vem, escuta-se daqui os rumores dos amores consolidados. Portas que se abrem, sapatos largados no chão, o querido sofá que se acomodou aos músculos de quem chega cansado do trabalho, “amor, a janta tá pronta, vai tomar banho, vai”, toalha limpinha e felpuda o espera, “agora não, MÔ, hoje o dia foi foda, aquele chefe maldito pegou no meu pé e me lançou nas paredes como uma lagartixa com suas palavras críticas, me apertou contra a parede, queria mais resultados, mas eu não tenho o mesmo fôlego dele”. Ela olha enternecida, “deixa que eu cuido de você, dos seus pezinhos, hoje vai ter a sobremesa que você mais gosta, vamos...”, a imaginação correndo solta pelas minhas veias e artérias, sabendo que paixão ou amor são opcionais. Foi a paixão que me fez assim.


quarta-feira, 21 de agosto de 2024

AMOR E PAIXÃO (3)

 

O amor, dizem seus haters e seguidores, também pode morrer ou machuca em desamor. Se ele tinha data de vencimento, acabou de vez. A paixão se sublima, perde o encantamento, mas se pulveriza na espera de novas aventuras sentimentais. O amor procura chifre na cabeça dos cavalos. A paixão é o chifre em pessoa, o chifre de unicórnio em busca da felicidade provisória. O amor canta os refrões das canções do rádio, mas trata logo de explicar as próprias emoções com a boca distraída, trocando-a por memórias puídas ou desejos inatendíveis. A paixão se torna a canção inteira, cantada nas estradas e nos quartos reformados, assoviada com ironia quando vê um casal passeando de mãos dadas, tornando-se roteiro para um encontro cinematográfico.


terça-feira, 20 de agosto de 2024

AMOR E PAIXÃO (2)

 

Como a vida se manifesta pelo princípio da incerteza, cabe muita paixão na espera dos dias, mas o amor tem pressa, não tem paciência para ser livre. O amor se molda nas grades dos compromissos, sem chamá-las de prisão; porém, não sabe onde estão as chaves. O amor não tem tempo para devanear, como eu gosto. Prefiro navegar a impossibilidade das escolhas avulsas, sem interrupções dramáticas, sem lero-lero, sem obrigação de tecer garantias, pois até eu mesmo sou incerto de definições. Quando o resultado aparece, ele compensa, transcende meus limites e me alimenta por quinze dias, feito uma jiboia dormindo o sono dos justos.

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

AMOR E PAIXÃO (1)


Onde eu moro nasceu uma plantação de prédios altos, em um parque lindo e demorado de atravessar. Da janela meu olhar alcança duas cidades, mas nunca andei nelas. Trago paixão por lonjuras e assim as quero. O que permanece distante não me perturba, ao contrário, me devaneia. Deixa-me explicar. Paixão não é amor, é puxadinho dele. Paixão é viver uma impossibilidade, daquelas que só os amantes entendem. Paixão é excesso de autoconfiança e preferência por riscos. Já o amor, esse gosta mesmo é da realidade do encontro renovado, gosta e necessita do toque monitorado pelo ciúme, gosta de crescer raízes em endereço fixo, gosta das falas diretas e apressadas. Se não for para viver as possibilidades, o amor não serve. O amor se organiza em estruturas, instituições, códigos morais, contratos de fidelidade, aliança familiar, acordos comuns e promessas para toda a vida. O amor é cristão. A paixão é livre, desprendida de rotina, silenciosa e discreta, alimentada pela espera para se fazer de importante. A paixão é pagã.


domingo, 18 de agosto de 2024

ENCONTRANDO PROPÓSITOS PARA A MENTE


A mente humana é um aparelho misterioso, mal compreendido por quem a possui, resultando em contradições constantes que se conflituam diante do desconhecido e dos desejos pessoais. Ao se tornar veículo dos pensamentos, a mente se comporta como inimigo da harmonia e da paz. Por ser inconstante e automática, ela se torna um instrumento de descobertas. Sair deste padrão inimigo mental e coloca-la a serviço da vida e de si mesmo, exige conscientização. Para isso aprende-se a pausar, a refletir, a evitar seus impulsos, a questionar seus pensamentos, a contemplar o silêncio e a construir possibilidades.

 

sábado, 17 de agosto de 2024

YANTRAS E AGROGLIFOS

 

Interessante saber se há alguma correlação entre yantras e agroglifos. Na India se ensina e se aplica o uso de yantras para autoproteção e prosperidade. Yantras são uma forma indireta de caleidoscópio, o conjunto de formas geométricas maleáveis que nos comunicam alguma verdade cósmica, através de símbolos e sons harmoniosos. O caleidoscópio divino se movimenta incessantemente, eternamente. O yantra seria uma fotografia deste caleidoscópio num dado momento frequencial. Os agroglifos são desenhos geométricos misteriosos que surgem nas plantações, indicando uma forma de transmissão de conhecimento, com aparência mecânica e harmoniosa, via alguma tecnologia por nós desconhecida. Ambos são formas de linguagem sideral, as quais ainda não aprendemos a traduzir. Elas intentam nos informar como a matéria se organiza por leis universais e matemáticas, por isso as formas geométricas sagradas são suas letras ou sons de comunicação. Fractais também fazem parte deste universo, organizado e repetitivo, para nos comunicar nuances do infinito e da eternidade.

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

OS SERES ILUMINADOS (5)


Estar na companhia de um ser sagrado ou iluminado é como se sentir abelha, atraída pelo néctar das flores. Seu néctar pode ser o silêncio natural ou simplesmente uma alegria sem causa. Seu sabor consiste em não dar importância a nada. Sua aparência nos lembra a essência de alguma divindade. Sua voz tem um eco de riacho celestial, contornando os obstáculos da alma e pedras do que pensamos ter sido até então. Por alguns momentos de realidade, temos a ilusão de sermos um só com ele. Por alguns momentos de ilusão, o contemplamos na separação irrelevante. Quando ele se vai fisicamente, sabemos que entrou definitivamente dentro de nós.


quinta-feira, 15 de agosto de 2024

OS SERES ILUMINADOS (4)


Estar na companhia de um Ser iluminado é memorável. A gente sente a aura energética dele ou dela, a gente entra nesta aura, a gente se sente purificado diante de tamanha intencionalidade de apenas servir sem ego. É um descanso para a alma quando somos agraciados com a vibração de um Ser iluminado, quando a mente e tudo o mais se silencia. Abrimos os ouvidos do coração, arregalamos os olhos para a beleza, calamos os barulhos do mundo material e, sem utilizar a razão, compreendemos melhor nossas construções mentais desnecessárias, mergulhando fundo em nossa conexão com o Todo. O Ser iluminado derrama, numa pausa ou num olhar sereno, gotas de sabedoria e sentido, as quais matam nossa sede de existir.


OS SERES ILUMINADOS (3)

 

Para os seres iluminados, acabaram-se as lutas e as somatizações. Foram desprogramados. Não tem o “eu” para se conhecer, não tem trauma para ser curado, não tem narrativas para acreditar e nem agendas a cumprir. Entrou no espaço profundo do Ser e no tempo profundo da eternidade, sem ter aprendido o caminho. Descobriu o prazer de ser um papel em branco, indelével como tudo o que não se nomeia, para conhecer Deus como o Inominável. Acessou uma fonte interior, inesgotável de potencial pleno, onde não mais existe o fazedor, pois tudo já está pronto e disponível para absorver e projetar toda a glória criada. Ao adentrar-se nos processos de expansão, nada será definido, apenas percebido sem apego ou distração. Nada será integrado, apenas movimentado, para sentir Deus centrando os opostos. O antes e o depois foram extintos.


terça-feira, 13 de agosto de 2024

OS SERES ILUMINADOS (2)

 

O iluminado é aquele Ser que eliminou falsas crenças, desativando o poder dominador do ego. Vazio de egoísmo, o iluminado se lança aos fluxos da vida e a contempla incessantemente em cada segundo, antes que ela escape e retome a linha do tempo. Ele é um Pescador de Instantes. Livre da prisão mental, agora ele vive situações sem conteúdo, agindo como nuvens e rios, solto na imensidão das horas, degustando a força cósmica que o circunda por dentro e amando sem cessar, pelo simples prazer de amar e ser ele mesmo o amor. Ele é um Astronauta Lúdico. A vida ideal desapareceu de seu radar, pois o real é viver sem interpretar o que se vive e apenas se deliciar como um recém-nascido. Talvez amar seja simplesmente abraçar a não-existência terrena e deixar que a própria luz fale por si.


OS SERES ILUMINADOS (1)

 

Há quem diga ser difícil definir o que seja se iluminar, talvez porque os iluminados não apresentam nenhuma transformação visível, talvez porque muitos conseguiram estados provisórios de expansão de consciência e continuem buscando por mais, quando em realidade a busca não participa da equação da iluminação. O despertar da consciência é a consequência natural de quem expandiu suas percepções além da mente, antecedendo ao estado de iluminação e eliminando as percepções de sofrimento. No entanto, as características sentidas pelo iluminado não podem ser descritas por ele mesmo, pois sua mente foi parcialmente desativada e seu ego foi colocado para dormir.

 


domingo, 11 de agosto de 2024

POSICIONAMENTO VITAL


O mundo cria suas narrativas sobre o envelhecimento, baseando-se somente em sintomas a serem modificados por produtos e serviços à serviço do consumismo. Pouco se considera o quanto a pessoa caminhou, aprendeu, desenvolveu na vida. Pouco se considera sobre a beleza interior como alicerce da beleza exterior, ou a saúde obtida por muitos que souberam cuidar bem do corpo e da alimentação. A terceira idade, principalmente após a geração babyboomers chegar nela, mudou os rumos do bem estar para toda a humanidade. Viver com entusiasmo, com empoderamento e com esperança, ajuda a ressignificar a chegada dos anos com melhor posicionamento vital, criando a própria narrativa de saúde e bem estar.

 


sábado, 10 de agosto de 2024

VIA ÚNICA

 

Quem nos ensina a amar, é justamente quem não nos amou. Quem nos ama nos faz relaxar, nos convida a acomodar os sentimentos, sem pressa de perder. Quem amamos e não nos amou, espremeu todo o caldo possível, agitou-nos dentro de uma garrafa, afogou-nos nas águas da fantasia, salvou-nos da recompensa que o amor pode oferecer e nos deixou a esperar, esperar, esperar. Quem amamos e não nos amou, desviou-se do destino dos amantes e se contentou com compromissos, tocou uma canção do passado e chorou só, foi-se garganta a fora cuidar do coração de outras pessoas. Quem nos ensina a amar, é quem levou nossa melhor parte, sem nos ter dado nem ao menos migalhas, pois que o amor verdadeiro é mão de uma via, é raio transcendente de eternidade, é bússola de ouro estragada e guardada na gaveta do tempo.


sexta-feira, 9 de agosto de 2024

CONEXÃO COM A VERDADE

 

Não sabemos nos conectar espiritualmente. Mal sabemos quem é a pessoa ou entidade que estamos tentando nos comunicar, do outro lado das percepções, levando conosco apenas alguma crença ou devoção. Mal sabemos quais são os múltiplos obstáculos para que haja uma conexão verdadeira. Mal sabemos para onde vão nossas orações não atendidas. Mal sabemos a diferença entre conexão com a realidade e conexão com a verdade, a diferença entre hipnose e manipulação, a diferença entre fantasia espiritual e fanatismo. Buscamos ajuda profissional em pessoas imperfeitas como nós, presas a crenças, servindo a uma determinada instituição, vivendo vidas duplas, negando-se a si mesmas, negociando moradas no céu, gastando suas vidas em muitas palavras e poucas ações. Realmente, ainda não sabemos nos conectar espiritualmente com a verdade suprema.


quinta-feira, 8 de agosto de 2024

MENTORIA II

 

 

A Mentoria II consiste em 6 aulas de grupo fechado + 1 aula bônus aberta ao público (sábado, a ser divulgado). Os temas escolhidos visam jogar luz na transição do mundo adolescente para o mundo adulto, por ser plataforma de identidade para muitas pessoas, no que diz respeito a visões distorcidas de si do mundo, criando realidades e memórias emocionadas, muitas vezes desagradáveis e inconscientes. Será uma oportunidade de autoconhecimento para identificar: os melhores recursos contra as adversidades e expectativas irreais, nosso lugar no mundo, o papel da Essência em nossa vida e para ativar vibrações inteligentes que neutralizam o impacto das feridas emocionais. Refletiremos sobre as distorções e os impedimentos ao amor verdadeiro, caindo numa nova percepção dos sentimentos enganadores que nos afetam e frustram o que chamamos de merecimento. Aprenderemos também a utilizar o poder da imaginação como recurso de transformação e manifestação, além de fazer descobertas sobre como viver o momento presente ao sair do mundo sofrível de sobrevivência. O formato das aulas semanais, de 2 horas cada, inclui meditação, autoanálise, reflexão, insights.


quarta-feira, 7 de agosto de 2024

O QUE SÃO TEMPERAMENTOS (2)

 

Se for algo a nível de conhecimento, consciência e evolução, a personalidade me influenciará muito mais do que o temperamento que só se revela na prática, além de ser amplamente influenciado por todos os outros aspectos da mente. Não acredito que possamos mudar 100% nosso temperamento de colérico para fleumático, por exemplo, mas podemos senti-los em conjunto, em parceria, em revezamento, por consciência. Eu chamaria a isso de movimento, pois neste caso nada é definitivo e nem tem projeto intencional arquitetado; simplesmente acontece e pode não ter vida longa.


terça-feira, 6 de agosto de 2024

O QUE SÃO TEMPERAMENTOS (1)

 

Temperamentos são expressões emocionadas do humor corporal, não dependendo muito de nossa escolha. Personalidade são personas, máscaras de identidade que nos deixam mais confortáveis para sobreviver ao mundo ameaçador ou crítico demais, e são escolhidas por nós. O temperamento tem influência instantânea ou imediata sobre nosso comportamento, como um mecanismo de defesa - tenho que ser rápida para responder à situação. Já a personalidade tem tempo para se organizar na resposta, talvez com uns 5 minutos de conversa eu já sei onde o outro está e posso manipulá-lo, talvez quando ele vem com a farinha eu já tenho o bolo assando, no caso de perdas, de conflitos, de algo desafiador.


segunda-feira, 5 de agosto de 2024

PROPULSÃO E COMBUSTÍVEL

 

O livre arbítrio provoca as leis do universo e desafia a justiça divina, enquanto exercício de escolhas inconscientes. Ele existe para mover a lista de infinitas possibilidades e para propulsionar o atrito entre os polos da dualidade. Ele está para o mundo assim como o combustível está para o automóvel, cada um com sua função. O livre arbítrio serve aos propósitos do Ego que o emana, com a ajuda quieta da mente inconsciente. Decidir rapidamente sem avaliar suas consequências, desacreditando na ordem universal, é a atitude mais comum do livre arbítrio.

 


domingo, 4 de agosto de 2024

ASSIMILAÇÃO

 

Na enxurrada de conhecimento que o mundo da internet nos oferece, cada conceito ou experiência que fizer sentido para você, já estará cabendo dentro de si para ser assimilado e aplicado na ocasião certa. Não existe um compartimento certo para arquivá-los. A vida vai acontecendo aos poucos e a gente vai utilizando ou não estes novos recursos adquiridos. Eles são interdependentes e coletivos, sendo colocados à disposição de quem quer crescer em consciência. Vale a pena questionarmos tudo o que entra e sai do intelecto, mas com critérios, com leveza e com o coração aberto.


sábado, 3 de agosto de 2024

EMANAÇÕES ELEVADAS

 

Emanação é aquilo que atravessa teu corpo quando cantas, aquela flecha que trespassa os contornos de sua voz erguida e se levanta majestosa, sem pressa de achar a nota perfeita. Emanação é o silêncio da flecha em movimento, rastreando a sensibilidade e a ela se moldando. Emanação é uma projeção coberta de mel, da garganta de um Ser para o coração de outro, uma intenção adocicada que nos superou em causa e nascimento. Emanação é a vez da substância dormir no colo da essência. É um vapor de subjetividade rumo a algo concreto que o perceba. Quem dela se valha, por instantes se diviniza.

 


sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Á CAMINHO DA SUPERCONSCIÊNCIA

 

Como dar consciência às próprias trevas é o maior desafio dos espiritualistas, numa época de retirada dos véus coletivos, numa era de fim de ciclos, em tempos de batalhas espirituais imensas. Diferenciar o que é individual do que é coletivo, saindo da ilusão da separação, torna-se missão impossível para quem molhou os pés na conscientização evolucionária. Se todos somos um, as sombras do ego não nos representam com integridade, não comandam nosso destino, não deveriam ter tanto poder sobre a percepção de nós mesmos enquanto encarnado terrestre. Melhor seria dar conhecimento e consciência do alcance pernicioso do ego, transferindo nossas percepções para aspectos mais elevados da mente.


quinta-feira, 1 de agosto de 2024

O TECIDO DA VIDA (4)

 

INTERNET

Toda energia potencial de manifestação, por mais complexa possa ser, move-se através de muitos olhos de percepção, sendo ela mesma uma constante exploração de evidências. É uma energia potencial de possibilidades e probabilidades, tecendo leis universais para construir infinitos universos. É uma energia compacta, brincando de ser livre, brincando com ondas e partículas, brincando de internet cósmica. É um campo de consciência, em busca de resolução dos próprios mistérios criados. O universo é uma mente infantil, descobrindo a si através de seus brinquedos, como observador e criador. Tudo é acessível e possível no campo da consciência, este campo de interconexões infinitas. É ela o fio condutor da iluminação.