sexta-feira, 31 de maio de 2024

PESQUISA EMOCIONAL

 

Uma colega de profissão perguntou, a seus clientes, o que eles escolheriam se pudessem ter apenas um estado emocional. A resposta vencedora foi paz interior. A ansiedade predomina em tempos de mudanças indesejadas e velozes, afastando-nos dos sentimentos de calma, pausa, repouso mental, sossego no coração, aceitação dos fluxos da vida e admiração das belezas da natureza. Na raiz do problema de não se ter paz interior, reside a rejeição de aspectos internos e principalmente de nossos pais. Muita gente nunca esteve contente consigo mesma, e muitos adultos ainda culpam seus pais. Mães e Pais não existem somente para levar pancadas emocionais, mas sim para receber sussurros de amor e gratidão.


quinta-feira, 30 de maio de 2024

LENDO A ATUALIDADE

 

Se antes desta era digital eu já avisava, aos estudantes pré-universitários, que o mundo mudou a tal ponto de não podermos contar com apenas uma profissão, tamanha eram as crises econômicas, e que teriam que se esforçar para dominar diversas profissões, agora o mundo mudou mais uma curva de transformação profunda. Os jovens estão descobrindo o empreendedorismo, trabalhando de casa, assumindo empregos digitais com cinco ou seis empresas simultaneamente e revolucionando o mercado de trabalho de fora para dentro. Vai chegar a hora em que as universidades se tornarão obsoletas, pois o sistema educacional já caducou de vez e continua formando profissionais para o passado.


quarta-feira, 29 de maio de 2024

NOS FLUXOS DA VIDA

 

Se nos sentimos perdidos é porque sentimos que perdemos o controle de tudo. Felizmente... se você se perdeu, saiba que poderá ser encontrado, mas aonde? Dentro de si. A vida é como fluxo, é rio, é uma jornada, é como a água correndo e se transmutando continuamente, sem qualquer forma de apego, disponível ao meio em que vive... sem reclamar, deixando-se levar ora pela correnteza ora pela gravidade, sem olhar para trás, apenas sendo vida, apenas fluindo esta energia vital em muitas situações e circunstâncias. A vida sabe para onde correr. A vida coletiva, neste momento, está correndo para o despertar de consciência de uma grande parcela da população. Nem todos querem crescer e acordar, nem todos querem participar desta evolução, mas não importa, aqueles que querem...conseguirão... e já estão ascendendo.


DENÚNCIAS CLIMÁTICAS

 

Muita gente pediu ou está pedindo socorro, muita gente esbravejou com seus entes queridos, muita gente passou perrengues nunca antes vivenciados, muita gente tremeu o corpo sem motivo aparente, muita gente sofreu na alma os sintomas do estresse climático ou da dengue. Eu vi mendigos chorando nas ruas, tamanha energia coletiva de turbilhão emocional. Muitos perderam tudo o que possuíam ou todos. Quantos agradeceram? Quantos abençoaram seus pais e filhos? Quantos ajudaram alguém a se reerguer? E mais...quantos entenderam o que estava se passando com elas? Sintomas externos são denúncias internas.

 


terça-feira, 28 de maio de 2024

DIREITO E FUNÇÃO

 

O Universo, para se manter em ação, possui infinitas funções, criando para elas seus agentes e suas leis. A cadeia alimentar na natureza animal é um exemplo. O desenvolvimento da consciência no Homem é outro exemplo. O vulcão é agente do magma terrestre, o óvulo feminino é agente da ancestralidade. Somos seres funcionais, garantindo a manifestação e conclusão dos processos de vida. Se não tem função, perde-se o direito à vida. Quem se torna disfuncional, abandona os ciclos e os fluxos, entrando em processos naturais de autodestruição. Para permanecer vivo, basta ter função e identificar sua profusão na natureza bela e divina.


segunda-feira, 27 de maio de 2024

NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA E SOFRIMENTO

 

O sofrimento só tem uma função, a de ensinar ao sofredor a ter compaixão por outros sofredores, e depois por si mesmo. Existe uma dor proporcional a cada nível de consciência, por isso quem mais sofre tem menor nível de consciência e quem menos sofre já se desapegou de muitas coisas. Só existe uma exceção da regra, Jesus veio demonstrar todos os graus possíveis de sofrimento, e como aceita-los sem se fazer de vítima. No final, na entrega plena à vontade do Pai, ele estava pronto para virar plena Luz e já não havia mais nenhum sofrimento nele. Quando olhamos para Jesus crucificado, sentimos compaixão e o amamos como recompensa, nos entregamos a Ele como recompensa. Observe os tipos de dores que você teve, quando era mais despreparado ou menos instruído, e as dores que agora sente. Há uma enorme diferença.

 


domingo, 26 de maio de 2024

O QUE FICA DEPOIS

 

Quem tentou me derrubar, mal sabe que me fez mais forte, pois ainda estou aqui. Quem tentou me caluniar, mal sabe que palavras são símbolos e deles eu me ausentei, pois a vida pede passagem. Quem tentou me ignorar, nada entendeu de poder pessoal, pois lutei e luto batalhas maiores do que eles. Quem tentou me isolar, não sabe que ninguém é uma ilha, e continuo rodeado por mares intensos de vida. Quem tentou me diminuir, jamais compreenderá a estatura humana de quem é maior do que a inveja dos invejosos. Quem tentou me afastar, acabou sendo afastado de seus tesouros, corroídos pela traça do tempo cruel. Quem fugiu sem dizer adeus, não sabe do quanto me fiz inteiro, depois que me podei do que não precisava mais. Pessoas vão e vem, vem e vão. Só eu fico em mim.


sábado, 25 de maio de 2024

HACK

 

Tudo pode e será hackeado se alguém tiver a oportunidade e o recurso próprio. O cérebro sabe hackear nossa fome e impor um alimento calórico. Um homem sedutor e persuasivo pode hackear o coração de outra pessoa. As drogas sequestram por impulsos a vontade humana. Um bandido pode sequestrar alguém. A mídia e a tecnologia sequestram as emoções de quem as vê. Um governo tirano pode hackear a liberdade de um país inteiro. Um adolescente pode hackear a NASA, como já aconteceu. Um livro pode hackear o discernimento do leitor. Um filme sabe hackear nossa atenção. O medo pode hackear a ação de uma pessoa. Uma mentira pode hackear o poder político. Uma ideologia pode hackear o bom senso de seus seguidores. Um vírus pode hackear todo o sistema imunológico de um corpo. Ficai atentos, tudo será hackeado um dia.


sexta-feira, 24 de maio de 2024

MODELO E EXEMPLOS DE CÉU

 

Se até as ondas do mar estendem um tapete de espumas brancas para Deus, por que eu não hei de recepciona-lo em minha vida? Se até as montanhas apontam onde Deus gerencia toda a sua criação, por que eu não hei de submeter-me à vontade do Altíssimo? Se até as estrelas celebram o Criador, por que não hei de celebrar a vida que me foi dada por Ele? Se toda a natureza continua obedecendo às leis do Universo, por que eu não hei de obedecer também? Se até o coração de Jesus bateu sangrando pelo Pai que o enviou, por que eu não hei de bater meu coração todos os dias por este mesmo Pai? Se até uma menina de 13 anos disse sim à vinda do Salvador, por que eu não hei de dizer sim também à vida eterna dentro de mim? Se até a natureza se dobra diante do comando poderoso de Deus, por que eu não hei de dobrar meus joelhos com humildade e paixão?  


quinta-feira, 23 de maio de 2024

AREIA

 

Grão de areia não anda sozinho. Vira praia, duna, vira desertos. Torna-se pedregulho, pedra e montanha. A praia se torna encantadora, testemunha das belezas do universo. A duna se torna deslumbrante, um mar de paisagens móveis a nos ensinar desapego. O deserto, por mais longe que esteja, é habitado e lembrado pelos ventos mais distantes. O pedregulho faz seus barulhos típicos, as pedras se burilam em graça e riquezas. A montanha nos aproxima do céu, aponta-nos o Criador, cobre-se de vida e cultiva silêncios. Ainda que sejamos como um grão de areia no universo infinito, se lembrarmos que viemos da matéria prima do amor, seremos unos com toda esta imensidão.


quarta-feira, 22 de maio de 2024

GURUS, PROFETAS E DESPERTOS

 

No campo humano da espiritualidade tem muita gente se passando por Guru, Profeta ou Desperto, sem ser. Para ser Guru é preciso ter tido antes um Guru seu mentor que dominava alguma técnica de yoga e respiração, aliada a conhecimentos específicos e práticos de kundalini e terceiro olho. Para ser Profeta é preciso ter uma grande conexão com a espiritualidade, a ponto de canalizar e antecipar eventos futuros, de acordo com os desígnios do Deus que escolhe a quem vai usar como Seu instrumento. Para ser Desperto, é preciso abster-se do “eu” como única referência de vida, entregar-se à totalidade e compartilhar o processo com os outros. Se não acessou um método energético de transformação interior, não deveria se chamar Guru. Se não sabe separar intenção e informação na mente, da presença vibracional e espiritual de um Ser de Luz, não deveria se chamar de Profeta. Se não mostrar e conduzir os outros por processos de expansão de consciência, ficando apenas na teoria, e ainda sofre, não deveria se chamar de Desperto. O Guru aprende com o silêncio. O Profeta aprende com a mediunidade. O Desperto aprende enquanto está compartilhando o que sabe.

 


terça-feira, 21 de maio de 2024

SABEDORIA E AUTOCONHECIMENTO

 

Os sentimentos são estáveis, memorizáveis, padronizados, acessíveis e conscientes. Os pensamentos são instáveis, aleatórios, estimuláveis, distorcidos, inconscientes. Se a emoção chega na frente em cada interação, até que se esclareçam as dúvidas e confusões do diálogo, são as memórias do passado que se confundem com as emoções e tomam frente. Nesta salada de consciente e inconsciente, de palavras e sentimentos, de passado e futuro, quem perde é o momento presente. Seria tão mais fácil aprender a ouvir, criar um campo saudável de entendimento, bem como perguntar a si mesmo se é isso mesmo que queremos dizer ou queremos para nossa vida.


segunda-feira, 20 de maio de 2024

DIÁLOGO ANGELICAL

 

Se Jesus é a Palavra, pois no princípio havia o Verbo e o Verbo se fez carne, então os Anjos são as vírgulas entre palavras, as pausas e intervalos que possibilitam a harmonia das leis cósmicas se manifestarem, sendo eles verdadeiros protetores, tanto de Jesus quanto das criaturas que Nele vibram. Ser vírgula é ser ponte, trazendo a infinita abundância e a proteção a quem é visto pelos Anjos. Se o vazio, o vácuo e o nada também existem conceitualmente, então seria possível a existência de Anjos contrários que introduzem o vazio, a escassez, a falta, o oposto da manifestação nos mundos em que tudo foi feito aos pares, os mundos de dualidade natural, pois são protetores da dualidade.  Da mesma forma que uma vírgula pode estar entre duas palavras santas, ela pode estar também entre duas palavras negativas. Ah! se eu pudesse conhecer o idioma dos Anjos para conversar com eles!


domingo, 19 de maio de 2024

O ATO DA CRIAÇÃO

 

Há pessoas produtivo-criativas, aquelas que se tornaram máquinas de realizações, altamente estruturadas, dotadas de muita iniciativa e visão global, conseguindo concluir projetos com facilidade. Embora sejam vistas como inteligentes ou iluminadas, elas são apenas criativas e descobriram um mecanismo interior de fazer acontecer. São fortes no abstrato e no concreto das coisas, tendendo mais a trabalhar somente por resultados. Possuem o dom da automotivação e são seletivos com moderação. Expressam intimidade com as artes no abstrato e com o empreendedorismo no concreto. Fazem do ato de criar, sua respiração natural.


sábado, 18 de maio de 2024

TURBILHÃO DE EMOÇÕES

 

Cada um de vocês já teve suas experiências e seus momentos de achar que não ia dar conta, ou de querer sumir do planeta. As pessoas se mostram cada vez mais perdidas, a ponto de algumas sentirem raiva da Humanidade que parece não querer crescer nem se iluminar. Parece que tem mais joio do que trigo no mundo. Qual seria a explicação para tantos turbilhões emocionais e tantas previsões catastróficas? Cada um tem a sua, cada um tem interesses próprios em divulgar a sua, cada um tem intenções ocultas ao divulgar as suas. Todos são levados neste turbilhão de palavras, achismo e desinformação.


sexta-feira, 17 de maio de 2024

QUANDO ME SINTO SÓ

 

Para quem se sente sozinho, seres de luz se aproximam e oferecem sua amizade, seu conforto espiritual, sua guiança, sua luz de lucidez na construção de novas percepções mais elevadas. Para quem estiver literalmente só, seres de luz se aproximam da teia de pessoas afins e reativa ondas de amor próprio, para que tudo seja feito com mais amor e serviço ao próximo, restabelecendo conexões mais profundas com a Fonte da Inteligência Universal. A cura continua passando por um fio de barbante. A consciência continua passando por um fio. Esta é uma das maravilhas da Terapia dos Barbantes.


PERCEPÇÃO DE ESTAR SÓ

 

Nos tempos atuais notamos a ressaca emocional ou consequências reais do isolamento social mandatório a que fomos submetidos. O isolamento afetivo continua em todas as idades, graças ao esquecimento de como nos conectar realmente com outras pessoas e agravado pelo excesso de contatos virtuais oferecidos pela tecnologia. Porém, uma coisa é estar literalmente sozinho, sem grupo de apoio, sem recursos e energia para andar só. Outra coisa é sentir-se sozinho, rodeado por pessoas insensíveis ou ingratas, incapaz de se conectar com a própria alma, ausente de propósitos.

 


quinta-feira, 16 de maio de 2024

VIDA QUE SEGUE

 

A vida contemporânea passa por transformações profundas. A cada dia que passa, mais nos sentimos desconfortáveis com tais mudanças velozes e indesejadas. A partir desta constatação, notamos o aumento de nossas limitações pela dificuldade de readaptação a elas. O modo de sobrevivência que sempre norteou as massas trabalhistas, agora cede lugar ao modo imediatista das transições do mercado, onde cada pessoa abandona o sistema de mais valia e retoma para si o protagonismo de seu desenvolvimento profissional. Sumiram as raízes, os vínculos empregatícios, o salário mínimo eternamente defasado, as promoções e planos de carreira, o compromisso com as atividades da empresa. O trabalhador aprendeu a olhar para si.


quarta-feira, 15 de maio de 2024

DEFINIÇÃO DE LIVRE ARBÍTRIO


Livre arbítrio significa distância da Fonte criadora de todas as coisas, sendo esta Fonte uma mega usina de energia divina, plena de consciência, plena de entendimento cósmico, livre de pensamentos e sentimentos individualizados, ou seja, a cara dos Anjos e Arcanjos, estes sim não possuem livre arbítrio pois ali não cabe cometer erros ou injustiças. Por isso os seres humanos mais evoluídos não carecem nem acreditam no livre arbítrio e ensinam a agirmos de acordo com a vontade do Pai Eterno. Seja feita a Vossa vontade assim na Terra como no céu. O livre arbítrio como conhecemos consiste em fazer escolhas e pagar o preço de sua implementação.


terça-feira, 14 de maio de 2024

VIAGENS ASTRAIS

 

Se a mente humana nos prega muitas peças, por que não pregar algumas nela também. Se a mente nos engana com tanta imaginação, tanta fantasia, tanta ilusão de ótica, tantos pensamentos infundados, então podemos criar para ela a quebra de todas as fronteiras do pensamento. Assim o fazendo, cada um de nossos trilhões de desejos já estão acontecendo no aqui-agora, concedendo-me a capacidade de visitar cada experiência minha em várias dimensões e universos. Tamanho exercício de mobilidade resultará no mais natural desapego das coisas materiais. Tudo tendo e tudo sendo, jamais necessitaremos de algo. Toda a nossa energia disponível será usada nestas viagens. Quanto alívio não ter mais o que pedir.


segunda-feira, 13 de maio de 2024

GLÓRIA

 

Dizem que o Universo continua aberto para negócios. Desde explosão de estrelas, passando por cometas perdidos ou demorados, desde névoas e brumas acontecendo em planetas a serem descobertos pelo olho humano, até naves espaciais buscando as melhores trajetórias para ir mais longe, tudo está aberto em possibilidades, se é que algum dia fechará suas portas. Quanto dinamismo matemático se manifesta silenciosa ou eternamente nas dimensões siderais. Quanto silêncio escondendo seus barulhos mais distantes. Quanta geometria sagrada, disponível para dialogar com os átomos. Quisera eu ser onisciente para dar testemunho de tamanha glória.


HOMENS PERIGOSOS


Leão representa o poder, aquele que usa o cargo para se exceder no comando, favorecer amigos e interesses pessoais, aquele que tem pressa em agir pois sabe que nada disso seria mais possível sem o cargo que agora ocupa, aquele que ruge sobre os mais fracos. Cobras são aqueles que passam suas horas sozinhos tramando armadilhas, arquitetando quedas, roubando dados, denegrindo reputações, negociando debaixo da mesa, fazendo da vida uma corrida de gato e rato. Raposa é aquele que pratica pilantragem, com astúcia e esperteza, pelo simples prazer de enganar os desavisados e os inocentes, pois perdeu os valores humanos e viciou-se nas mentiras. Lobos são aqueles que andam em gangues, partidos, clubes fechados que aparentam sociabilidade, mas escondem o que são capazes para realizar as suas ambições. O Leão não pode se defender das cobras, por não conseguir enxergar as armadilhas que seus colegas preparam. A Raposa não sabe se defender do Lobo, pois anda sozinha e os lobos andam em alcateias sigilosas e belicosas, se arrisca demais, confia demais em si mesma e acaba sendo descoberta ou presa. Cobras trocam de escamas com frequência para escaparem de seus predadores. No fim das contas, todos eles se entendem e dividem territórios.


domingo, 12 de maio de 2024

O SOM PRESENTE

 

Deus colocou o som nas ventanias, o som nas ondas do mar, no canto dos pássaros, nos trovões e nas chuvas, nas colisões celestiais, o som das asas de um inseto batendo, de animais se anunciando ou desafiando as ameaças, o som do fogo crepitando, na pipoca estourando, o som da fruta madura caindo no chão. Mas Deus também colocou o som nas diferentes vozes, no batimento cardíaco, nos pulmões, na corrente sanguínea, nas articulações, nos arrotos, espirros, tosses, gases e assovios. Ele foi além. Colocou som nas criações humanas, nos instrumentos, nas ferramentas, nas máquinas, nas armas, na calada das noites, na dilatação da madeira das casas, nos atos de intimidade, nos cantos e sapateados. Tudo o que tem vida produz sons. Tudo o que serve aos propósitos divinos tem seus sons, dos anjos celestiais aos vermes da terra.


sábado, 11 de maio de 2024

SIGNOS E SIGNIFICADOS

 

Temos percepções e opiniões sobre tudo o que nos acontece, mas temos também perspectivas para o que vai acontecer. Percepções, opiniões e perspectivas são signos que nos ajudam a ler e entender a realidade criada. Crescer é mudar de perspectiva a todo instante, lendo a nova realidade e criando outras. Temos perspectivas de vida, de saúde, de finanças, de relacionamento, de futuro profissional e educacional, pois a todos eles nós adicionamos algum significado, o qual pode ser modificado sempre que quisermos. Quando as perspectivas não se manifestam, é hora de dar novo sentido a elas até que se convertam em nosso crescimento.


sexta-feira, 10 de maio de 2024

MAIA E MATRIX

 

Não sei se é desespero financeiro ou se é ambição material, se é desejo do coração ou se é manifestação do ego. Só sei que 1 milhão e meio de pessoas visualizaram apenas 03 vídeos que prometem a você ficar rico em apenas 18 minutos, ou em 6 meses, ou afirmaram que ficar rico é fácil. Agora imagine quantas centenas de milhares de vídeos estão disponibilizados com as mesmas promessas falsas, e quantos milhões de pessoas estão acreditando nelas, em mais de 180 países. Essa é a influência ou lavagem cerebral da internet, onde vale tudo por sua atenção, a qual virou moeda. A informação é instantânea, mas a riqueza não. O problema não se resume apenas à geração de riquezas, incluindo fake news políticas, profecias catastróficas que nunca se confirmam, teorias da conspiração que se misturam com a realidade oculta dos fatos, satanismo dos artistas, avistamentos ufológicos, títulos apelativos das postagens e reportagens de acidentes naturais. Na Internet, o mal é o que entra pelos olhos dos homens.


quinta-feira, 9 de maio de 2024

CONEXÃO E VULNERABILIDADE

 

Algumas pessoas nos deixam sentir confortáveis, outras nos fazem sentir vulneráveis, outras permanecem na aparência e nada levam de nossa profundidade. A gente também escolhe o que nos faz sentir confortáveis com os outros, tanto pela familiaridade com determinados assuntos, quanto pelos padrões fixos em nossa maneira de nos apresentar ao mundo. Se a conexão não for estabelecida no início da conversa, a outra parte poderá se sentir intimidada, observada, julgada, ou poderá liderar a conversa e roubar para si todo o tempo da comunicação. O silêncio muito fala em conversas delicadas.

 


quarta-feira, 8 de maio de 2024

ADVERSIDADES

 

Quando a adversidade aparece, há três reações naturais em nosso estoque de recursos: negar, enfrentar ou crescer com ela. Aqueles que a negam, necessitarão serem socorridos, pelo fato de nunca estarem preparados para o infortúnio, e um dia a conta chega sem piedade. Aqueles que a enfrentam, destacam-se pelo uso da força, da iniciativa e da coragem, salvando vidas ou salvando a si mesmos de situações e sentimentos deprimentes. Aqueles que crescem com ela, não se deixaram arrastar por crenças vitimistas, souberam usar seu intelecto para criar estratégias de sobrevivência e seu coração para expressar compaixão, agarrando-se à esperança com unhas e dentes, e praticaram a resiliência por saber que tudo passa e essa adversidade também passará. A adversidade pode ser a mesma para muitos, mas as respostas serão diferentes.


terça-feira, 7 de maio de 2024

MENTORIA EMOCIONAL

 

Tem gente perdida querendo se encontrar ou querendo achar respostas. Tem gente engolindo a voz e o choro, sem saber com quem contar. Tem gente pronta para o próximo passo na vida. Tem gente atenta aos sinais que a vida lhes dá. Tem gente presa ao passado, querendo desacreditar no amanhã. Tem gente falando com as paredes sobre emoções difíceis de aceitar. Tem gente buscadora de algo transformador e concreto. Tem gente sábia procurando no lugar certo. Tem gente não se aguentando e querendo desabar. Tem gente pedindo SOS no poço dos conflitos pensando que é o mar. Tem gente fechada para a reclamação e aberta para a solução. Tem gente contando com as forças do coração.

Tem gente se inscrevendo para a MENTORIA EMOCIONAL, em Junho de 2024, pois se identificou com alguma frase acima. Inscreva-se já em @bioplenitude(insta) e aproveite os descontos VIP.

 


segunda-feira, 6 de maio de 2024

QUANDO FALTA A PAZ

 

A falta de paz na vida de muitas pessoas vem do excesso de bagagem emocional desnecessária, do excesso de manhas de adulto, do vicio em nutrir negatividade, da necessidade de gastar energia nos lugares errados e do apego ao passado. Não sobra tempo nem energia para viver. Impossível olhar para si mesma e saber o que deseja do fundo do coração, sem ter que olhar para pessoas ao seu redor. O sofrimento passou a ser sua primeira opção de vida e o julgamento sua tábua de salvação. Difícil ter paz sem se esvaziar, sem ressignificar suas experiências indesejadas e sem tomar responsabilidade pelas próprias escolhas na vida adulta. Difícil ser eu.


domingo, 5 de maio de 2024

O TEMPO DAS LONJURAS


Se a linha do tempo for esticada pela lógica, encontraremos o tempo profundo, isento de começos, ausente de finais. Nas lonjuras do tempo profundo, cada segundo se perde sem deixar de existir, flutuando parado. O tempo profundo é a eternidade em pessoa, o infinito das horas sem dono, o avesso do nada calado. A alma tem sido nossa melhor percepção de tempo profundo, a ponto de se distanciar de nós no espaço também profundo. A quem o tempo profundo pertence, jamais saberemos, nem para que serve. Porém, o tempo profundo poderá ser visitado por consciências despertas que se disponham a nada. Boa viagem!


sábado, 4 de maio de 2024

DESFILE DA VIDA

 

Reinventar-se significa mudar de função, dentro do caos das pessoas com quem convivemos. Quando somos aceitos, nos bastamos. Quando nos impomos, somos desfeitos. Quando irritamos, debandam. Quando nos revelamos, colhemos. Para a pessoa caótica é impossível aceitar os outros. Para a pessoa, com percepções de ser rejeitada, urge reinventar-se, em nome da adaptação e do instinto de autopreservação. Não fosse a busca pelo diferente, jamais nos reinventaríamos. A instabilidade e a falta de feedback valioso nos convidam a mudar. A aceitação entra em cena, como barulho para que se note algo incompleto do Ser. Descobrimos que estamos sempre em transformação e partimos para novas tentativas de conexão. Trocamos de pele e desfilamos a nova cara, como se fôssemos recém nascidos. Umas até rebolam na passarela, outros se acham gostosões.


sexta-feira, 3 de maio de 2024

MÃE É MÃE

 

Hoje seria aniversário de vida de minha mãezinha, essa árvore frondosa que me deu a vida. Graças a seus ensinamentos eu me permiti germinar no amor, subir sempre na direção da luz, criar raízes profundas de respeito à vida, desenvolver tronco forte de iniciativa e galhos inquietos para vasculhar as presenças espirituais no espaço profundo. Graças aos seus ensinamentos, sobrevivi a raios e trovoadas sem sair do meu lugar, apenas balançando nos processos da chuva de bênçãos. Conheci os melhores fluxos de minha mãe, tive tempo suficiente para lhe dizer “eu te amo” muitas e muitas vezes, e hoje não poderia deixar de honrar sua existência com algumas palavras do coração. Parabéns, Dona Aninha, aonde você estiver.


DANOS E LUCROS

 

A maneira como nos enxergamos, serve de gatilho para o que buscamos na vida. Eu preciso sentir as necessidades pessoais, me confundir com elas, trabalhar por elas, quebrar a cara ou rir de satisfação, e depois fazer o balanço de danos e lucros. A vida não tem manual, apenas referências e percepções. A vida é território sem mapa, estrada sem carro, página sem caneta. A vida acontece sozinha. O vivente é um espectro de identidade, pronto a ser descartado no momento em que se tornar um fardo, ou a se descartar por falta de amor próprio. Em cada tentativa de escolha, a vida ri, para por uns momentos, e só então decide para onde ela quer ir, sem combinar conosco. Se tivermos sorte, ela bem pode investigar nossos potenciais antes de partir.


quinta-feira, 2 de maio de 2024

REPENSAR O PÃO DA VIDA

 

Nada como algum fato que nos aproxime da morte para nos incentivar a repensar o significado da vida. Repensar a vida parece não nos interessar, enquanto estamos na zona de conforto com nossas referências a postos. A segunda motivação acontece quando testemunhamos a perda de memória de uma de nossas referências, como se também nos perdêssemos com ela, deixando-nos vazios de significado. Passamos a incomodar as crenças alheias a ponto de sermos evitados socialmente, isso quando mais precisamos do apoio dos outros, o que torna o processo um pouco dolorido. O resultado pode desencadear um livro, ou um novo posicionamento afetivo, ou crescimento real. Cada um com suas feridas e lições.


quarta-feira, 1 de maio de 2024

SE FAZ SENTIDO OU NÃO

 

Viver um estilo de vida que faça sentido para si, inclui mobilidade, flexibilidade, crescimento, tudo isso em busca de autorrealização. Para que algo lhe faça sentido, deve-se afastar do que faz sentido para a maioria, sustentando valores diferentes, mas sem perder sua função determinada por seu destino. Se preciso for, afastar-se também de pessoas que o combatam em seus propósitos, por considera-lo inadequado à moral da sociedade em que esteve inserido. Tal pressão do todo, por sucesso, entra em choque com a verdadeira essência de quem se encontrou de fora para dentro, favorecendo um isolamento saudável de autopreservação. Todo estilo de vida em ação tem seus combates.