segunda-feira, 18 de abril de 2011

DIÁRIO DE BORDO


No momento encontro-me na região centro-oeste do Brasil, com o objetivo de estudar as oportunidades de negócios na área de saúde, desenvolvimento pessoal, empreendedorismo e educação. Algumas surpresas agradáveis já despontam no horizonte.

Tudo começa nos aeroportos com uma afluência considerável de pessoas simples viajando e se mexendo para sobreviver. Visitei um centro de sacoleiros em Goiânia e me impressionei bastante ao ver um mercado em ebulição, pessoas de diversas regiões do Brasil, comprando mercadorias a preço de banana para revender a preço de filé mignon, ou seja, com uma folgada e feliz margem de lucros. Há uma energia de consumismo no ar, embora também existiu de minha parte uma preocupação com a transformação que ora ocorre em nosso país. Se o governo atual sempre criticou os Estados Unidos por ser capitalista e consumista, por que então está transformando o Brasil numa cultura consumidora? Seria a revelação de alguma hipocrisia da esquerda deixando a máscara cair, em nome do vale-tudo para permanecer no poder? seria uma versão tupiniquim da gerontocracia comunista chinesa? Daqui há pouco correremos o risco de termos um mercado com muita gente vendendo e ninguém comprando? Aqui entra a participação empreendedora no cenário nacional. Treinar a mentalidade empresarial nas crianças e adolescentes para olhar sempre o horizonte mais distante possível.

Goiás me impressionou bastante mesmo, principalmente ao vê-lo sob as mãos de um governador extremamente visionário e competente, atuante, negociador, com ótimo perfil de liderança. Enquanto tantos se mexem, lá há uma preocupação em juntar forças pelo bem do Brasil, o que serve de modelo para o resto do país. Nâo é apenas a região sudeste que possui lideranças nacionais. Precisamos abrir espaço político e gerencial para estas lideranças de outros eixos políticos, e isto traria um novo sopro de inspiração progressista para todos. Como é bom redescobrir o Brasil!!!

Nenhum comentário: