quinta-feira, 14 de abril de 2011

CORAGEM


Todo ser humano precisa e aprende a sobreviver com aquilo que recebeu, com aquilo que lhe parece normal ou aceitável até que crie ou receba novas condições para progredir. O que foi aceito e considerado normal em sua infância pode até lhe parecer correto na idade adulta se não houver evolução da consciência. O fato é que você cresceu em tamanho, idade, experiências, mas continua forçado a lutar por sua sobrevivência física ao combater doenças; sobrevivência financeira ao garantir o atendimento de suas necessidades básicas como alimento, moradia e trabalho; sobrevivência emocional ao conquistar amor, respeito, reconhecimento e segurança; e sobrevivência existencial ao procurar sentido para a sua vida. No entanto, nem tudo cai do céu como você merece.

Num mundo de competitividade, você se sente diariamente ameaçado pelas limitações, suas ou dos outros. Surgem os medos e a necessidade de controle, surgem os jogos de poder e a imposição das influências externas, existem as leis para serem seguidas somente por aqueles que não gozam do poder e da influência política, existe a ordem para ser seguida por todos e para evitar o caos, mas nem sempre existe ou prevalece a coragem.

Observe como a coragem esteve presente na vida de tantas pessoas que se destacaram. Observe como ela criou espaço de ação na vida de tantos vencedores. Observe como a coragem de poucos tornou-se a coragem de muitos. A coragem, ao abrir espaços, cria oportunidades – aquela mesma oportunidade que as vezes você reclama não ter tido na vida por falta de sorte, aquela oportunidade que você cobra dos outros ou de Deus, mas é puro fruto de sua coragem. Com ela os recursos aparecem, os apoios se manifestam, os caminhos se revelam e a liberdade toma forma diante de novas decisões.

A força dos seres humanos chama-se coragem, a qual mantém viva a chama da alma. Coragem anima a alma, ilumina o sonho e o espírito, cria oportunidades de crescimento, abastece as emoções, conquista respeito, fortalece o corpo, alegra o ambiente e contagia os amigos. Ter coragem é como respirar com atenção na respiração. Ter medo é como esquecer de respirar. Da próxima vez que você deparar-se com suas limitações ou questionar sua falta de sorte, olhe para si mesmo, respire fundo, respire a coragem...

Nenhum comentário: