sábado, 31 de maio de 2014

IMÃ


Todos os relacionamentos refletem os princípios físicos de atração magnética. Quando o nosso lado positivo se conecta com o lado positivo de outra pessoa a conexão estabelecida pode oscilar de simpatia à amizade, de amor à compromisso. Quando nosso lado negativo se conecta com o lado negativo de outra pessoa, a conexão se forma nos níveis de medo, competição, ameaça, julgamento e agressão. Quando um lado positivo de um se conecta com o lado negativo do outro, acontecendo o impacto e o choque, tendo que se procurar pelo lado positivo dos outros para reorganizar o campo formado de conexão.


Podemos também projetar este raciocínio para nosso relacionamento com o divino. Quando nosso lado negativo, desesperador, pessimista tenta estabelecer conexão com Deus, o resultado é fraco, insuficiente, distante,  pois a fé virou cobrança e vitimização. Quando nosso lado positivo se manifesta na ligação desinteressada com Deus, a fé vira amizade, confiança, intimidade, pureza de intenções, expressão de amor, e o resultados surpreendentes acontecem.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

POEMA DA INTEGRIDADE


Na contrariedade das afirmações repousa a presença cristalina da dúvida. Na confiança sólida das teorias ignoram-se práticas valiosas. Na precariedade das escolhas perde-se o infinito. Posicionamentos são masmorras para o coração.

Toda prisão te liberta de irrelevâncias. Toda liberdade te aprisiona na hipocrisia dos outros. Quem lhe arranca os dentes não lhe arranca a fala. Quem lhe arranca a voz não lhe arranca a alma. Banha-te sempre na essência da integridade. É lá que os gigantes estacionam os seus sonhos mais nobres. É lá que o destino te delineia com as mãos invisíveis da Verdade.
                                (Benedito José)

quinta-feira, 29 de maio de 2014

QUANDO NÃO SABEMOS DE NÓS


Sempre que nos posicionamos em algum assunto ou situação, sempre que fazemos algo sem perceber, ou quando nos identificamos com uma emoção e a deixamos comandar nossos atos e palavras, sempre que tentamos mudar o comportamento de alguém, estamos dormindo ou vivendo de forma inconsciente. A mente humana tem esta facilidade de nos envolver com tramas e interpretações a ponto de nos convencer de que isso somos nós. Inconscientes, dormindo ou sonhando, só nos resta vegetar na linha do tempo para satisfazer nossas vontades e necessidades de forma egoísta e incessante.

Estar Desperto é estar consciente dos processos interiores pela auto-observação. É a consciência quem observa o ser inconsciente oscilando dualidades e alimentando conflitos. Ao se ver nu e observado, o ser inconsciente desaparece e dá lugar ao espaço pleno de meditação contemplativa da essência.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

QUADRANTE


O que é perfeito é belo, aos olhos de muitos. O que é belo,  parece perfeito aos olhos de todos. O que não é belo,  pode ser perfeito para o que se propõe. O que não é perfeito, pode ainda ser belo. Estes são ângulos variados de olhares sobre o mesmo objeto. Ninguém tem mais razão do que ninguém. Nenhuma destas opiniões é superior às demais. Ninguém é dono da verdade. Nenhuma postura é única. Beleza e feiura são conceitos estéticos que mudam de um lugar ou de uma cultura para outra. Perfeição pode ser apenas simetria. Imperfeição está presente em todas as coisas. O cego também vê com outros sentidos. Tem gente que não quer enxergar a realidade à sua frente. Ver não é enxergar. Nomear não é completude. O belo e o perfeito podem ter vida curta. Não fica pedra sobre pedra na desconstrução das palavras perfeição e beleza. Tudo é simplesmente nada.

terça-feira, 27 de maio de 2014

NÚMEROS E ENIGMAS


As pessoas tem mania de quantificar tudo, até o que não pode nem deveria ser quantificado, como ferramenta de interpretação da realidade. Nada errado com isso. O que não pode é parar a interpretação total contando apenas com este aspecto de informação ou coleta de dados.

Por trás dos números tem sempre uma ação orquestrada intencionalmente para alcançar um objetivo, tem sempre a vontade de conseguir apoio ou estabelecer regras de convivência aceitável, tem sempre a escolha em tornar os outros conscientes de algo ou inconscientes, uma vez que números podem ser distorcidos com facilidade. Estas escolhas pessoais determinam a forma de ação que será usada para envolver as pessoas.


Todo número esconde os seus enigmas, já que ele em si é também um símbolo como as palavras o são. O enigma se forma a partir do momento em que a pessoa esconde as próprias emoções provocadas por aquela ação ou pela própria motivação. Cada emoção clara demonstra os valores positivos defendidos por ela e cada emoção escondida esconde os valores negativos ou inaceitáveis que a pessoa insiste em nutrir dentro de si. Aqui se define a linha da corrupção e a linha da honestidade, a linha do discernimento e a linha da ignorância, a linha da paixão e a linha do fanatismo. Números são sempre enigmáticos.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

ERA DA ENGANAÇÃO


O mágico engana a plateia.
Os homens enganam as mulheres.
As mulheres enganam os homens.
Os fortes enganam os fracos.
O prazer engana o tempo.
O tempo engana a vaidade.
As novelas enganam a realidade.
A mente engana o corpo.
O sexo engana o amor.
Os vírus enganam o sistema imunológico.
O dinheiro engana os materialistas.
A tecnologia e as drogas enganam os sentidos.
O diabo engana os fanáticos.
Os poderosos enganam os submissos.
A justiça engana os pobres.
O marketing engana os consumidores.
Os investidores enganam os mercados.
Os políticos enganam os eleitores.
O cidadão engana os governos.
As pesquisas enganam os ignorantes.
As doutrinas enganam os trabalhadores.
As notícias enganam os incautos.

Se nos descuidarmos um pouquinho,
sobrará pouco espaço para a LUCIDEZ.
É hora de expandir nossa consciência.
                                   (Benedito José)

WWW.gentequepensa2012.blogspot.com.br

domingo, 25 de maio de 2014

IMENSIDÃO


Quando estou respirando calmamente, prestando atenção no coração, eu estou em oração pulsante e viva. Quando estou esvaziando a mente de palavras e memórias, eu estou em oração atuante e efetiva. Quando estou amando sem pedir nada em troca, apenas pelo êxtase de amar, eu estou em oração plena e livre. Quando eu estou contemplando a beleza de todas as coisas e o sagrado em todos os encontros, eu estou em oração de vínculo e unidade. Quando estou vazio de julgamentos e de necessidades pessoais, eu estou em oração sublime e realizadora. Quando estou de prontidão para a chegada do Divino em meu espaço existencial, eu estou em oração de comunhão e consciência. Quando estou dissolvido na imensidão da Graça é porque a oração cessou e se fez Suprema Consciência.

sábado, 24 de maio de 2014

ILUSÃO OU REALIDADE?


Se o mundo é uma ilusão onde tudo passa, então toda manifestação física ou emocional não consegue se sustentar inteira. Se realidade é tudo aquilo que nunca muda, então nada existe, pois tudo se transforma somente na linha do tempo e do espaço. Tudo aquilo que foi criado e imediatamente foi destruído, podemos chamá-lo de existente? E se não tiver ninguém para relembrá-lo? E se o que chamamos de realidade não tiver nem o observador nem a observação, o observado se sustentaria sozinho?

A ilusão é newtoniana e centrípeta. A realidade é quântica e centrífuga. A verdade é multidimensional e elíptica. O Absoluto é solitário e eterno. Parece um funil.


sexta-feira, 23 de maio de 2014

ELE TAMBÉM PODE PEDIR


Onde está Aquele que tanto procuramos? Deus está além do que pensamos. Quando não entendemos o que ele pede de nós pois achamos que é Ele que deveria nos dar o que pedimos, quando o achamos injusto por permitir a injustiça imperar no plano material de nossa vida, quando achamos insensível da parte dele gostar que o louvemos se Ele não tem ego, é porque o que Ele nos pede é bom para nós, bom para abrir e expandir nosso coração, bom para fortalecer nossa convicção de manifestar o que necessitamos, bom para aperfeiçoar nossa capacidade de entrega. Bom para aceitarmos também a realidade como ela é.


quinta-feira, 22 de maio de 2014

PESSOAS E HUMANOS


Somos todos chamados de seres humanos, mas nunca nos perguntamos o que é que nos humaniza, além dos sentimentos de proteção, de amor e da capacidade de escolha entre o certo e o errado aos nossos olhos ou aos olhos de uma dada cultura.

Sabemos, no entanto, que todos os atos contra a vida e contra os indefesos nos desumanizam. Sabemos que a solidão e as drogas pesadas nos desumanizam. Sabemos que a maldade e o egoísmo excessivos e descontrolados nos desumanizam. Tudo o que se volta contra a nossa própria família humana nos desumaniza. É mais fácil definir o desumano do que o humano.


quarta-feira, 21 de maio de 2014

VISÃO


O que há de melhor em nós?  De melhor em comparação a quê e a quem? O que há de muito bom em nós? Muito bom para quem?
Em nossas interações seremos cobrados, julgados, bombardeados, responsabilizados, acusados, movidos, tocados, emocionados, elogiados, correspondidos, sempre respondendo aos estímulos a nós oferecidos. Em cada situação apresentaremos uma de nossas múltiplas personagens de acordo com nossa agenda pessoal.

O que há de melhor em nós é tudo aquilo que deixa os dois lados felizes, com respeito e amor, com possibilidades reais de troca, gerando transformação positiva e ressaltando nossa contribuição na construção e na visão de um mundo melhor. O que há de melhor em nós é o nosso fermento, nosso adubo, nossa seiva. Ah como é bom fazer diferença na balança do crescimento.

terça-feira, 20 de maio de 2014

PARA QUEM AINDA NÃO SABE


Os processos de despertar da Universidade Oneness existem para reaproximar a humanidade com Deus. A atenção que colocamos no Divino durante as Oms é que estabelece a conexão com  a energia universal. Não importa quem estiver doando a OM (meditação online ou ao vivo em vários países), não importa a distância entre doador e receptor, se é ao vivo ou pelo computador. Seja Diksha, OM ou Câmara Sagrada, o que define a manifestação é a sua atenção para com o Divino. Quem acredita mais, quem se entrega e confia mais, quem estabelece maior intimidade com o Divino, desperta antes dos demais. O Despertar de Consciência não pertence a nenhuma religião. Ele pertence à VOCÊ.


segunda-feira, 19 de maio de 2014

TRANSFORMAÇÃO CONTÍNUA


Há certas experiências de vida que nos transformam radicalmente em certos aspectos do Ser. Pode ser uma perda, um desapontamento, um ato violento, uma escolha mal feita, pode ser qualquer coisa que nos tire dos trilhos emocionais e nos leve a mudar de posicionamento diante das pessoas, alterando filtros de percepção da realidade. Crescimento é isso.

Crescimento é sair de uma posição e incorporar outra. Estamos crescendo desde o nascimento e não vamos parar de crescer nem após a morte física. O movimento da existência é um contínuo, uma trama de linhas eternas que saltitam como elétrons. Quando sai do alcance mental, chamamos este crescimento de evolução e consideramos novas possibilidades de Ser. Nunca somos os mesmos por muito tempo.

domingo, 18 de maio de 2014

CARIDADE ESPIRITUAL


A Bíblia já mencionava a importância da caridade para o crescimento espiritual. Tudo o que for feito com amor e com alegria passa a ter um peso maior na matemática energética de suas ações, pois levar alegria e amor às pessoas necessitadas também é caridade. Basta imaginar uma balança e colocar suas ações em dois pratos, o de boas ações e o de ações egoístas. Tem muita gente, muitas instituições de caridade, muitas pessoas doentes, muitos animais esperando por sua contribuição relevante. Saia de sua zona de conforto e leve um pouco do verdadeiro conforto a quem precisa.

sábado, 17 de maio de 2014

OBSERVANDO A CONSCIÊNCIA

Se a consciência não pode estar inconsciente senão ela seria inconsciência, se a consciência está atenta e presente a tudo, em maior ou menor grau de percepção, podemos pensar que ela não depende nem de tempo nem de espaço para existir, ela não nasce nem morre, ela transcende corpo e mente na sua essência, não sendo portanto nem causa nem consequência de nada pois se encontra acima de qualquer dualidade. Se a consciência é onipresente, podemos pensar que ela é também onisciente e onipotente diante do perene e do passageiro, diante da construção e da destruição, diante da ignorância e do conhecimento, não precisando se alinhar a nada nem a ninguém, nem a nenhuma lei universal nem a nenhum conceito. Será que podemos nomear a consciência por “Deus”? Sim, Consciência é a Presença Divina, da forma mais natural possível.



sexta-feira, 16 de maio de 2014

CERTEZAS


-Dizem que a única certeza no universo é a mudança, pois ele só existe enquanto movimento. Outros dizem ser a morte nossa única certeza, pois ninguém fica para semente, mas a morte é o cessar dos movimentos para o corpo físico. Ou não. Correntes orientais de pensamento afirmam ser, esta vida, plena ilusão criada pela mente. Como tudo se dissolve diante de nossas confabulações e interpretações, há que se abrir mão de todas as nossas certezas, até mesmo a de que existimos num mundo que não existe. Como ondas podem se tornar partículas instantaneamente diante do observador e desaparecerem na ausência dele, também instantaneamente, a vida como concebemos e o mundo que vemos devem ser meras utopias quânticas.


quinta-feira, 15 de maio de 2014

ASSUNTOS ROXOS


Tem gente que se recusa terminantemente a falar sobre alguns assuntos específicos. São áreas de nossa vida que não podem ser enfrentadas com facilidade ou coragem. Pode ser sobre sexo ou alguma experiência sexual negativa e traumática, religião, doença em família, homossexualidade ou loucura em família, fracassos financeiros, para os quais damos o nome sutil de segredos vergonhosos, ou seja, o sentimento inferior da vergonha nos impede de olharmos com altivez e perdão para acontecimentos que escaparam ao nosso controle da realidade. Quem é doente é o nosso controle impensado.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

EXISTE OU NÃO EXISTE?


O tempo não para porque ele não existe e se parasse ele seria quantificado apenas teoricamente como segundos, horas, etc. O tempo não passa porque não existe e se existisse ele passaria de forma também mensurável. Você não tem tempo porque ele não existe e se existisse você o acumularia, com poderes de acrescentá-lo ou diminuí-lo na linha da percepção. O tempo não pode ser dado nem doado porque não nos pertence.  O tempo nada cura porque ele passa e envelhece causando deterioração física ou emocional. O tempo não existe porque é apenas um mecanismo criado pela mente para se situar e se perceber, voltando a ser mecanismo de percepção provisória de algo que chamamos vida. O tempo é um anzol que nos pesca nas águas da ilusão e nos engana sobre o quanto podemos nadar neste espaço infinito, mas visivelmente percebido como limitado. Ele é uma construção humana. Quando abrimos mão do tempo, tiramos o véu da ilusão e do sofrimento e repousamos na grandeza do instante. Quem passa é a ilusão. Só existe o momento presente.


terça-feira, 13 de maio de 2014

DESPERTOS E NÃO DESPERTOS


Não estar desperto é ser atraído e movido pelo destino para amar a Deus como alguém separado do mundo material. Estar desperto é ser atraído e movido por Deus para amar o mundo sem desejos e necessidades a serem atendidas. Não estar desperto é navegar um rio sem saber quando chegará ao destino final do oceano. Estar desperto é se saber um rio fluindo simplesmente, sem metas a serem alcançadas, vivenciando o partir-o navegar-o chegar como ato único de fluir. Não estar desperto é responder aos estímulos com ou sem objetivos claros. Estar desperto é passar ao largo dos estímulos permitindo que a vida aconteça.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

APRESENTAÇÃO DA REALIDADE


Quando criança, em nossos primeiros meses de vida, a realidade nos é apresentada pelo núcleo familiar até que sejamos iniciados na arte da linguagem que vai substituir o choro indecifrável para muitas pessoas. A partir da linguagem nós é que vamos apresentar aos pais a nossa realidade existencial, mesmo assim sem nenhuma garantia de representá-la com símbolos eficientes. Toda forma de comunicação passa então a ser um exercício constante de tradução de nossas percepções, em contrapartida à percepção dos outros.


A vida continua, o tempo passa, e nós continuamos eternamente tentando traduzir o outro para assimilar realidades diferentes que nos são constantemente apresentadas. Em cada tentativa existe o matrimônio entre palavras e situações. Em cada tentativa descobrimos novas realidades a partir de novas palavras ou criamos novas expressões para representar novos desafios. As ciências entram em nossa existência para tentar descomplicar nossas expansões de pensamento. Quando a gente se dá conta, a vida foi apenas um livro que escrevemos. Aprendemos na cadeira de balanço que a vida se revela naturalmente como pura tradução.

domingo, 11 de maio de 2014

LEIA E VIAJE COM ESTAS MEDITAÇÕES


O que mais existe em mim além dos meus pensamentos?
Existe a percepção de uma mente organizando os pensamentos...
Existe a percepção de um corpo meio independente...
Existe a percepção de um corpo povoado por uma consciência...
Existe um Ser vagando em um espaço vazio...
Existe uma existência leve e solta transformando-se em nada como tudo que a rodeia...
Existe a existência apenas para perceber o tudo e o nada...
Existe a dissolução de todas as percepções...
Existe o desaparecimento do tempo e do espaço...

Existe a não existência tornando-me eterno, silencioso e vasto...

sábado, 10 de maio de 2014

SEM MEMÓRIA


Considerando conceitos como karma e doenças como Alzheimer, minhas memórias não são minhas, elas pertencem a quem as guarda bem guardadas em outras dimensões. Se não me pertencem, elas não deveriam mais me servir nem me condenar, já que seu propósito geral é o de nos conduzir de volta ao passado.
E se eu decidisse abrir mão das minhas memórias, quem seria eu?Haveria consciência de algo se não houvesse um referencial de vida, um ego ou um mapa como território da alma?Haveria futuro?Haveria questionamento?


sexta-feira, 9 de maio de 2014

CONTEXTO E CONTEÚDO


Meditar é sair do contexto prevalente oferecido pelas circunstâncias, para enfraquecer o ego gerador de conteúdos. Este exercício torna-se mais eficiente a medida que você deixa de se envolver com os conteúdos gerando neutralidade como pré-estágio para a liberdade interior. Ser livre internamente é abrir mão de qualquer forma de controle, abrir mão da razão como ferramenta de vitória sobre as diferenças, é abrir mão do vício de querer ganhar sempre. Ser livre é abrir mão de significados e sentidos para ficar apenas com a realidade sem alterá-la nem evitá-la. Meditar é se sentir livre do mundo sem sair dele.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

RENDIÇÃO


Se você fosse capaz de intencionalmente remover toda forma de crença nos outros, o que lhe aconteceria? Penso que haveria a disposição natural de render-se à vida, sem necessidade de entidades ou divindades, de amizades ou de parceiros, porém esta rendição não seria mais apoiada nas emoções com carga de conflitos, nem em teorias e dogmas, e sim na potencialidade de consciência inerente à todo fluxo de vida. 

Contraditoriamente, o fluxo de vida se viraria do avesso e reencontraria o sagrado em si, repleto de nebulosas e arcos-iris no próprio olhar, esbanjando harmonia e luz sem necessidade de palavras e pensamentos. Como as crenças atendem nossa humanidade, viver voltaria a ser divino na essência.






quarta-feira, 7 de maio de 2014

O VAZIO VAI SER SEMPRE ALGUMA COISA


Nosso vazio nunca está totalmente vazio. Ele pode ser espera que demora, tempo que não se conta, reservatório de intervalos. Ele pode ser saudade que não se completa, referência que se esvai lentamente, carta  com endereço errado. Pode ser crença que nos envolve, prece que nos acolhe, templo de silêncio eterno. Nosso vazio é sempre o que chegou antes lá.

Se foi o pensamento que nos esvaziou, ou se foi a dor despalavrada e insana que nos lançou nos confins do universo onde ninguém pode nos encontrar, eu não sei. Só sei que cada pedacinho de meu vazio está preenchido com transparências de tudo aquilo que um dia poderá vir a ser.


terça-feira, 6 de maio de 2014

A TEIA GIGANTE


Quando alguém nos ofende e decidimos não lhe perdoar, esquecemos de que cada pessoa tem a sua própria trama de vida, diferente ou não da nossa, e ela vai usar apenas os recursos que possui, acreditando e confiando neles, esperando resultados positivos deles, o que nos leva a meditar sobre a inutilidade de nossa falta de perdão. Cada trama de vida é decidida por uma cadeia anterior de eventos na qual a pessoa se envolveu intensamente, gerando uma energia positiva ou negativa, e este campo energético vai querer se ajustar trazendo outras pessoas com o mesmo conteúdo para restabelecer o equilíbrio. Somos todos aranhas de uma mesma teia gigante chamada destino.


segunda-feira, 5 de maio de 2014

OLHOS E ESTÍMULOS



Os olhos servem para ver, o coração para enxergar. Os estímulos externos captam a nossa atenção, causando tensão, distração, interpretação, projeção, fantasia, envolvimento emocional, ações impensadas, raciocínio lógico, armazenamento de informações e um leque impensável de percepções dos sentidos. Se deixarmos ali nosso olhar, deixaremos também ali a nossa energia.

Os estímulos internos são mais silenciosos, mas podem causar grande estrago se virarem depósito do excesso desta energia. Em equilíbrio, passamos do ver ao enxergar. Em equilíbrio, enxergamos com os olhos da alma.


sábado, 3 de maio de 2014

CAIXA DE FERRAMENTAS


Gosto de comparar os recursos das pessoas como ferramentas, onde cada uma carrega a sua caixa por onde vai. Tem gente com muitas ferramentas pequenas para serem usadas nas mais diversas situações graças à sua experiência de vida. Tem gente com muitas ferramentas inúteis que nunca terão serventia. Tem gente com apenas uma ferramenta multiuso, tal qual aquele  alicate suíço, mas poderosa o suficiente para se defender quando necessário for. Tem gente com apenas uma ferramenta, inútil para qualquer situação, muito comum entre os perdedores e desistentes. Tem gente desorganizada, sempre a perder as ferramentas. Tem gente cuidadosa e atenta para com os próprios recursos. Tem caixa vazia de propósitos também.


sexta-feira, 2 de maio de 2014

O PEDIDO


O momento mais importante de sua transformação interior acontece quando você admite que precisa e pede ajuda ao divino. O olho do furacão está nesta consciência de que você precisa de ajuda em seu sofrimento, suas dúvidas, suas buscas. Está naquele momento em que você pede ao universo para remover o véu da inconsciência, para retirar todos os obstáculos existentes entre sua consciência e a Graça maior. Este encontro torna-se tão sublime que o universo o escutará se com este pedido não vier nenhum outro pedido particular ou mundano. O atendimento acontece exatamente quando você abre mão da maneira como tem vivido até então.


quinta-feira, 1 de maio de 2014

SER ESPIRITUAL


Espiritualidade é uma forma de ser e de estar no mundo, um espaço interior onde existe respeito pela vida em todas as suas formas, uma contemplação da existência com sua riqueza de detalhes. Ser espiritual consiste em dar boas vindas ao criador de toda esta existência, não como um ser distante e sim como uma vibração amorosa dentro de todas as criaturas. Ser espiritual é aceitar a beleza de todas as coisas sem a necessidade de mudar o mundo. Ser espiritual é colocar-se disponível para se encontrar com a perfeição num ambiente imperfeito com pessoas imperfeitas.