terça-feira, 30 de setembro de 2025

PREVISÃO DA ENERGIA DE OUTUBRO 2025

 

Só existe um novo começo para quem usa a sabedoria do passado ou de sua experiência de vida. O passado serve de alicerce e não de mapa. A energia do mês de Outubro de 2025 nos dará a sensação de termos todos déficit de atenção, sem saber parar, sem saber aonde ir, sem saber concluir, afinal não é hora de concluir e sim de iniciar algo sobre o que foi demolido em nossa vida. É uma energia que nos força a mobilidade rumo à função de cocriar. O mundo se tornou uma página em branco para cada um de nós, se tornou um palco para gritarmos nossa voz coletiva e objetivos de vida, palco para nossos valores e propósitos mais elevados, para nosso basta à violência institucionalizada. Será um mês excelente para pessoas visionárias, para pessoas criativas e imaginativas, para pessoas proativas e para líderes que se lançam a formar novos grupos, novas alianças, novas equipes, novas associações, novos empreendimentos e projetos. Muitas pessoas perderão seus postos de trabalho ou muitos trabalhadores deixarão seus patrões em busca de novas oportunidades, criando momentos de reciclagem e renovação e gerando insegurança para os inseguros, mas gerando coragem para os idealizadores. Esclareça para si mesmo “em quem você se tornou nos dias de hoje” se quiser tirar proveito das boas energias de Outubro. Em poucas palavras, saia da mente e dê espaço para sua alma falar e agir dentro de uma nova visão de vida, tomando atitudes que lhe dê a sensação de realização de algo que valha a pena viver. Será um mês para você e não para o mundo. Na Terapia dos Barbantes faça ou aplique os protocolos SER & ESTAR, MEU LUGAR NO MUNDO, MANIFESTAÇÃO, O REAL E O IDEAL. Para navegar bem a energia de Outubro, ouça a intuição que vem do seu coração, escolha suas melhores palavras para comunicar algo, organize seu caos pessoal, comece algum projeto e agradeça ao universo por este tempo de respiro.

 


segunda-feira, 29 de setembro de 2025

ESTÁ ROLANDO NA INTERNET (3)

 

Toda pessoa um dia já encontrou um bilhete premiado, ou seja, a sorte de subir financeiramente com ajuda de alguém que se aproxima e expressa amor por si, mesmo sabendo que ela tem namorada; talvez tenha surgido uma oportunidade de negócios promissora em sociedade, talvez o negócio da China para você entrar no sonho americano. Escolher entre a felicidade ou o sucesso financeiro, é tarefa difícil na juventude. Em fase de descoberta do potencial humano, fase de encontrar um grande amor, fase de alta mobilidade e velocidade, a juventude sempre encontra este impasse. E você, já encontrou e recusou algum bilhete premiado?


domingo, 28 de setembro de 2025

ESTÁ ROLANDO ISSO NA INTERNET (2)

 

Charme, aparência e profundidade são as três possibilidades em potencial em cada interação. Cada vez que você encontra alguém conhecido, leva consigo o desejo silencioso de ser visto e compreendido, cuja fonte dos desejos anuncia a satisfação de impressionar pelo charme e pela aparência, ainda que mentindo estar bem, evitando profundidade compartilhada. Internamente há uma busca de confirmação de que você não está louca por pensar o que pensa ou sentir o que sente, traduzida como aprovação, quando em verdade significa sua profundidade. Ser visto pelos outros acalma nosso caos.


sábado, 27 de setembro de 2025

ESTÁ ROLANDO ISSO NA INTERNET (1)

 

Não bastasse ter defesa imunitária contra vírus e bactéria, agora a Humanidade precisa desenvolver urgentemente um sistema imunológico contra certos políticos. O bullying saiu das escolas e foi para as empresas midiáticas de comunicação. A banalização da violência urbana migrou para a banalização da violência política. Não é alarmismo, é fato concreto e inegável. Estamos sofrendo ataques dos próprios políticos que elegemos. Impostos agora se tornaram coisa sexy, todos gostam e ninguém reclama de seus excessos. Eita hipnose coletiva poderosa.


sexta-feira, 26 de setembro de 2025

CIVILIZAÇÃO MENOS INTELIGENTE

 

Somos hoje uma civilização burra. Enquanto os antigos filosofavam sobre o sentido da vida, hoje banalizamos a violência contra a própria humanidade. Enquanto os povos antigos construíam castelos monumentais, hoje construímos caixotes de vidro e drywall para moradia. Enquanto os povos antigos dominavam a leitura do espaço sideral, hoje mal conhecemos os nossos vizinhos. Enquanto os antigos selecionavam seus melhores alimentos na natureza, hoje consumimos arroz de plástico e bebidas com corantes químicos. Enquanto os povos antigos curavam doenças com os recursos naturais, hoje desenvolvemos doenças intencionalmente. No entanto, só uma coisa não mudou. As guerras.


quinta-feira, 25 de setembro de 2025

DIVAGAÇÕES

 

Comer e criar é só começar. A mente humana tem sua infinita capacidade de brincar com palavras, de inverter significados, gerar gírias, corromper neutralidades, quebrar paradoxos e paradigmas. Toda pessoa é criativa e recebeu treinamento na infância, ao brincar e fantasiar com bonecas ou carrinhos. O humor está nas veias junto com o sangue, basta se permitir um olhar engraçado e anárquico sobre a realidade séria e um texto original emerge nas conversas e nas escritas. Criar é brincar com ideias e conceitos, com personagens reais e imaginários, com possibilidades e impossibilidades. Criar é puro divertimento e divagação livre.


quarta-feira, 24 de setembro de 2025

SANGUESSUGA

 

Pessoas sugam ou são sugadas, umas pelas outras. Quem se sente sugado acaba se afastando socialmente, em busca de controle total sobre a própria vida e controle parcial sobre o ambiente em que vive, tornando-se introspectivo como um caramujo tímido. Quem suga os outros nunca se cansa de sugar, pois seu vampirismo energético é faminto de atenção, reconhecimento, de razão, abstendo-se de agir como deveria, omitindo cuidar de si, tornando-se tóxico como um cigarro infinito. O ato de sugar é desrespeitoso, invasivo, inconveniente e desumano.


terça-feira, 23 de setembro de 2025

ELICITAR

 

As pessoas tem necessidade de nos corrigir, revelando assim informações pessoais, sem que as tenhamos perguntado. “Ouvi dizer que sua profissão ganhou aumento para 17 dólares a hora”. “O quê?...nós ganhamos apenas 14 dólares a hora”. Observe o ambiente da pessoa e diga que você aposta que existe alguma estória muito interessante sobre aquele objeto na mesa. Descubra o que você tem em comum com a pessoa interessada, é instinto tribal da humanidade. Diga “eu aposto que você tem um conhecimento profundo sobre tal assunto”, outra forma de conseguir informações sem perguntar. “O que mantém você acordado à noite pensando sem parar” revela algo que a pessoa necessita ou não possui para lidar com o assunto.


segunda-feira, 22 de setembro de 2025

TUDO É PROCESSO

 

Não basta ouvir, é preciso escutar. Não basta ver, é preciso enxergar mais além. Não basta questionar, é preciso validar as novas percepções. Não basta validar, é preciso experienciar para prosseguir. Não basta experienciar, é preciso analisar variantes e resultados. Não basta analisar, é preciso cruzar dados obtidos para comparação. Não basta comparar, é preciso selecionar evidências e repetições lógicas para identificar padrões. Não basta selecionar, é preciso expandir o conhecimento. Não basta expandir, é preciso interpretar sob outros ângulos e pontos de vista inéditos. Não basta interpretar, é preciso legitimar a realidade como ela é.


domingo, 21 de setembro de 2025

TERAPIA DE GRUPO (20)

 

Segurança e empoderamento geram estabilidade emocional. Ferramentas e grupo de apoio geram estabilidade mental. Reflexões meditativas e auto análise de expansão de consciência geram estabilidade espiritual. Propósitos e altruísmo geram estabilidade existencial. Não são fórmulas prontas, são placas de sinalização deixadas a nós por quem passou por este caminho que agora nos desafia. Toda terra é fértil para quem acolhe seus desertos e os umidifica como sementes de bem estar futuro. Toda terapia é fértil para quem se permite ser real. Toda transformação é alinhamento com a vida em sua essência. Abracemos todos o poder transformador das terapias.

 


sábado, 20 de setembro de 2025

TERAPIA DE GRUPO (19)

 

Outra meta da Terapia de Grupo Bioplenitude consiste em aprender a construir momentos de bem estar mental, emocional e social. O ato da convivência fraterna, desarmada, responsável e respeitosa, ali desenvolvida, auxilia diretamente na harmonia levada para casa. Adquire-se sensibilidade para perceber onde e quando seus familiares estão sofrendo e lutando contra as próprias limitações, quando não entendem e quando não aceitam fatos e evidências, quando não conseguem se comunicar efetivamente. É assim que se percebe quando somos parte do problema ou parte da solução.


sexta-feira, 19 de setembro de 2025

TERAPIA DE GRUPO (18)

 

Na Terapia de Grupo Bioplenitude aprendemos a gerenciar e regular emoções básicas, antes que elas se tornem avassaladoras, consubstanciando os alicerces de um conflito duradouro ou permanente. Emoções são respostas naturais a ameaças, desprezo, agressão verbal, perigo, injustiças, acusações, desrespeito, trocas afetivas, intimidade saudável, acolhimento, colo, toques sutis, carências e entrega. Nossas respostas não precisam ser todas reativas, podendo contar com lucidez, racionalidade, estratégias sociais, bom senso, esclarecimento de apoio e consideração. A participação de pessoas de diversos matizes culturais, nas sessões terapêuticas, auxilia em muito este gerenciamento.


quinta-feira, 18 de setembro de 2025

TERAPIA DE GRUPO (17)

 

O ansioso é a pessoa que mais responde imediatamente aos gatilhos. Ele vive o dia pela metade, o resto é dado às preocupações e reclamações. A Terapia de Grupo Bioplenitude permite-nos explorar pensamentos, emoções, sentimentos, comportamentos e gatilhos, onde não há lugar para a impulsividade, onde se aprende o valor da espera, da mansidão, da reflexão, da autoestima, da ponderação e da prudência. É mais importante nos perceber do que ter razão argumentativa. É mais importante perceber que se percebeu uma interrupção como rejeição do que receber atenção demasiada, em detrimento do tempo sagrado dos outros participantes.


quarta-feira, 17 de setembro de 2025

TERAPIA DE GRUPO (16)

 

Sofrimento é uma forma negativa do estresse mobilizador. A Terapia de Grupo Bioplenitude também visa o domínio da percepção de sofrimento. Quem se machuca para sangrar todo dia quer se sentir pessoa, e não se dá a permissão de resolver suas limitações. Primeiro a gente tem que ver a gente, mas não é isso o que acontece com a maioria. A gente sempre vê o outro, procura ou espera pelo espelho, e ainda assim deturpa a autoimagem desde a adolescência. É uma guerra invisível de superioridade. Eu tenho uma superioridade com o outro, mas o outro também tem a superioridade dele. Esta negação é ninho de conflitos duradouros.


1.   

      

terça-feira, 16 de setembro de 2025

TERAPIA DE GRUPO (15)

 Uma das metas da Terapia de Grupo Bioplenitude, entre tantas, consiste em nos autorizar a quebrar resistências ou escolhas de autopunição para deixar de arrastar o problema. Nesta encruzilhada, o primeiro caminho foi de se enfraquecer e se vitimizar, tornando-se parte do problema que percebe como tal. Estar em conflito significa perder o controle de si mesmo. O segundo caminho consiste em dar permissão para se abrir, decidir, resolver, abraçar as consequências quais sejam elas, boas ou ruins, aumentando nossa tolerância aos fatos desagradáveis e inevitáveis. Quando se quer enxergar o ponto cego, abrem-se cortinas de possibilidades.


segunda-feira, 15 de setembro de 2025

TERAPIA DE GRUPO (14)

 

As crenças de que “isso não é justo”, “tenho que ser forte”, “tenho que ganhar do jeito que quero ou penso”, nos fazem cegar a percepção. Assim se formam os pontos cegos. Sem esta consciência, é normal que deixemos de nos dar auto permissão para resolver problemas e conflitos. Tudo tem que ser justificado por ela. A crença do “isso não é justo” sinaliza uma vontade oculta de vingança do outro e punição a si mesma. A crença do “tenho que ser forte” sinaliza a percepção de comprometimento da autoimagem. A crença do “tenho que ganhar do meu jeito” sinaliza a projeção de si nos outros, daquilo que tenho de mais vergonhoso e precisa ser negado em mim.


domingo, 14 de setembro de 2025

TERAPIA DE GRUPO (13)


Embora algumas pessoas queiram aprender sem se trabalhar emocionalmente, sustentando antigas percepções e repetindo narrativas familiares, dentro das sessões terapêuticas de grupo ela é conduzida e convidada a ser mais efetiva e objetiva, tanto na comunicação quanto na capacitação de enxergar seus pontos cegos. É muito comum pessoas martelarem memórias e não ouvirem a si mesmas, preferindo ou escolhendo permanecer naquela jaula emocional, denotando alguns traços de masoquismo, com o intuito de não ver a vida lá fora acontecendo. Na Terapia de Grupo os gatilhos dos outros as incomodam.


sábado, 13 de setembro de 2025

TERAPIA DE GRUPO (12)

 

Muitas vezes o resultado da terapia de grupo torna-se tão positivo que ansiamos pela próxima sessão. Andar junto com os outros que comungam a mesma abordagem de respeito e autenticidade é uma alegria imensurável. Andar junto com pessoas fortes que não temem a própria vulnerabilidade, quando for necessário compartilhar, também abastece nossa coragem. Aqui aprendemos a importância de termos pessoas fortes ao nosso lado, na vida, pois se um dia cairmos, seremos erguidos por pessoas fortes. A Terapia de Grupo Bioplenitude é mesmo um laboratório de vida plena.


sexta-feira, 12 de setembro de 2025

TERAPIA DE GRUPO (11)

 

O sentimento de confiança, formado na terapia de grupo, abre espaço para a auto permissão. Quem se permite ser verdadeiro na terapia, ganha confiança suficiente para ser verdadeiro na sociedade, a partir de um diálogo mais aberto e respeitoso, observando limites e diferenças com as quais temos que conviver, estendendo os benefícios do grupo ao plano coletivo. Aprendendo a convivência saudável em grupo terapêutico, afeta a sociedade indiretamente. A auto permissão saudável estimula os familiares a serem mais verdadeiros também, criando uma comunidade fluida e colaborativa dentro das linhas da honestidade. 


quinta-feira, 11 de setembro de 2025

TERAPIA DE GRUPO (10)

 

Ouvir a vulnerabilidade do outro, em sessão terapêutica de grupo, é um exercício de honra ao próximo. Só se honra a quem respeitamos. Conseguimos respeitar alguém quando nele confiamos em verdade e valores. Honrar as próprias limitações, honrar a vontade de se reinventar, honrar o seu passado, encorajar-se diante das dificuldades, são atos que inspiram outras pessoas a nos honrarem na terapia de grupo, estimulando silenciosamente o exercício da confiança em si e nos outros. Olhar para dentro de si, a cada depoimento do outro participante, é honrar a si mesmo como parte da Humanidade em desenvolvimento.


quarta-feira, 10 de setembro de 2025

TERAPIA DE GRUPO (9)

 

Ouvir a voz trêmula de quem compartilha, sentir a vulnerabilidade deles, acolher com respeito o que vem dos outros, é ato de compaixão e empatia, é possibilidade real de aumentar e calibrar nossa sensibilidade ou lado mais humano. Ou estamos na dor ou entramos nos recursos, são dois parâmetros de convivência, tanto com as emoções quanto com pessoas, na hora de se abrir. Há quem leve o Ego para a terapia mas imediatamente percebe estranheza no ambiente, pois ali não é lugar para ele se gabar nem fazer bravatas, muito menos se fazer de vítima. Ser mais humano é se permitir ser real.


terça-feira, 9 de setembro de 2025

TERAPIA DE GRUPO (8)

 

Toda vez que o Inconsciente detecta projeção de nossos defeitos em alguém, ele insiste em transformá-la em julgamento e irritação para com esta pessoa. Somente a consciência ajuda-nos a perceber que se trata de conteúdo a ser reconhecido em nós, ainda que o Ego surja dizendo: “imagina se eu sou assim ...”. A consciência não julga. Ela aceita e remove o que tem que ser removido. A consciência relativiza o que antes foi exagerado pelo Ego. A consciência acolhe diferenças, sem levar tudo para o plano pessoal. Terapia de Grupo Bioplenitude é lugar para a consciência.


segunda-feira, 8 de setembro de 2025

TERAPIA DE GRUPO (7)

 

A Terapia de Grupo Bioplenitude entende que permanecer na narrativa pessoal significa fortalecer o que já nos incomoda há tanto tempo e não foi resolvido pela lógica. Desabafar também é reforçar. É necessário expandir nossa intuição e cognição se quisermos vislumbrar outras possibilidades. A presença de regras no grupo e a presença de outros pontos de vistas alheios nos traz um vigor, um sopro novo onde a criatividade secou e o apego fez morada, e uma certa dose de libertação ao aprender o que é alucinação e o que é realidade. Silenciar com reflexões torna-se mais efetivo do que desabafar para receber do profissional a atenção desejada em casa.


domingo, 7 de setembro de 2025

TERAPIA DE GRUPO (6)

 

Conhecer nossa estrutura de expressão interna e externa é ferramenta de sobrevivência. Conhecer os desejos da alma é alimento de sustentação da construção de pensamentos retos. Conhecer os propósitos que unificam vidas, em forças de atuação, é guiança do próprio Espírito. A Terapia de Grupo Bioplenitude vai além da comunicação e da razão. Ela alcança a intuição e visita conteúdo do Inconsciente, antes que a pessoa se enrole em tramas emocionais e mentais, antes que os gatilhos externos abram caixas de pandora e nos arrastem pela lama das narrativas ou nos jogue no buraco de coelho de Alice no país das maravilhas. As alucinações de nossa vida são só nossas.


TERAPIA DE GRUPO (5)

 

Quem é capaz de se abrir em grupo, será cada vez mais capacitado a construir laços profundos de relacionamento afetivo, sem medos, sem escassez e sem máscaras. A integridade é sinal de evolução, é aviso coletivo de que a confiança nos outros só existe em quem confia em si mesmo, é declaração de maturidade espiritual, é mão estendida e olhar acolhedor. Rejuntar as partes que o mundo separou de nós é tarefa terapêutica, dentro de um espaço seguro. Nada nos foi tirado em essência, pois não se perde o que não se tem. Nossa essência há de perdurar, enquanto tivermos consciência de se estar consciente.


sexta-feira, 5 de setembro de 2025

TERAPIA DE GRUPO (4)

 

Em breve estaremos iniciando mais uma experiência terapêutica, em grupo e online. Somos um grupo maduro, intelectual e emocionalmente falando, prontos para explorar diferentes ângulos de entendimento das contradições humanas. Esta visita exploratória das percepções que constroem muros e pontes, tem como objetivo ampliar e expandir a consciência para redução ou eliminação do sofrimento mental. Jogar luz em nossas sombras é parte de qualquer processo de iluminação, para depois integra-la à própria luz, resultando em estados harmoniosos de paz e estados de presença.


quinta-feira, 4 de setembro de 2025

TERAPIA DE GRUPO (3)

 

Se na vida diária o outro é nosso espelho, imagine dentro de um grupo terapêutico onde vulnerabilidade e autoestima se apresentam sem máscaras. São muitos olhos e corações a testemunhar o que fazemos e o que falamos, e simultaneamente trocar sentimentos como prêmio final. A recompensa será o acolhimento, o pertencimento e a maior conscientização das incongruências pessoais. Sessão terapêutica em grupo não é palco para Ego se orgulhar, não é confessionário religioso esperando por penitências, não é sala de aula escolar para se atirar papelotes uns nos outros. É um pequeno laboratório do mundo, onde deve haver segurança para sermos quem somos.


quarta-feira, 3 de setembro de 2025

TERAPIA DE GRUPO (2)

 

A maneira como fomos educados em casa, vai determinar nossos níveis de confiança, comunicação e intimidade. Sessões terapêuticas de grupo existem para dar voz sincera a partes internas negligenciadas em casa e nos relacionamentos afetivos, por eles e por nós, porém sem se resumir apenas a sentimentos. O estilo de terapia escolhido pelo Terapeuta pode abordar estratégias, reflexões, análises de intenção e resultado, técnicas de comunicação efetiva, em busca de amadurecimento dos participantes. Depende das demandas pessoais, do conteúdo compartilhado, do interesse do grupo e da capacitação profissional do Terapeuta. A palavra “terapêutico” significa aquilo que funciona ou ajuda o Cliente.


terça-feira, 2 de setembro de 2025

TERAPIA DE GRUPO (1)

 

A convivência humana é desafiante para quem não se conhece. Buscamos o que imaginamos, desejamos o que não temos, opinamos sem conhecimento de causa, julgamos para nos preservar e, no final, sobram conflitos e percepções distorcidas da realidade. A gente precisa aprender a ler melhor pessoas, situações, circunstâncias e momentos desconhecidos. A Terapia de Grupo nos oferece a oportunidade de identificar o que é narrativa do Ego e o que é a vida sem remendos, numa gama enorme de conteúdo real compartilhado pelos participantes. Ao refletir em conjunto, todos aceleram seu crescimento pessoal.


segunda-feira, 1 de setembro de 2025

DUALIDADE É POUCA CONSCIÊNCIA

 

Dentro da dualidade tudo se torna fixo. Fora dela tudo é processo e frequência. Dentro da crença total em dualidade só existe limitação. Fora dela tudo é transformado, transportado, transmutado, transferido, renovado, mobilizado, atraindo novas pessoas em alinhamento com suas novas frequências, o que atrai também novas situações de crescimento e novos hábitos. Conciliar frequências e não dualidade é uma fórmula interessante para manifestação de uma nova realidade. Aprenda o que eleva sua vibração, como recurso, e reajuste seus pensamentos com assertividade e sem pressão a esta frequência escolhida.