terça-feira, 30 de abril de 2024

NOSSO ALCANCE

 

Nós podemos escolher a quem amar, mas não temos a última palavra em quem irá nos amar. Podemos escolher a quem ajudar, mas não a quem irá mostrar reciprocidade. Podemos escolher melhor nosso inimigo, mas não influenciamos diretamente quem irá nos respeitar. Podemos doar por motivos desconhecidos, mas nem sempre conheceremos o amor na doação. Podemos expressar nossas emoções, mas não podemos evitar que nos sequestrem emocionalmente. Podemos garantir nossa segurança nas estradas e na pista onde dirigimos, mas não depende de nós a prudência de quem dirige na pista contrária. Nem tudo está ao nosso alcance e controle.


segunda-feira, 29 de abril de 2024

PODIUM

 

Quando você prioriza apenas suas necessidades, dentro de um ecossistema familiar, acaba sendo julgado como egoísta. Quando prioriza apenas o outro, perde a autoestima. Quando nada prioriza, você nada realiza por procrastinar e temer as mudanças, tornando-se ineficiente. Quando você prioriza o que é mais importante no momento, o que é mais urgente, ou prioriza a vida a partir de seus valores, a isso damos o nome de amor próprio. A consistência se faz necessária em todas as etapas de priorização, para que o amor próprio faça parte inerente do caráter. Só ocupa o podium do primeiro lugar, aquele que deu primazia ao podium.


domingo, 28 de abril de 2024

SOBRE O SUOR DO TRABALHO

 

Em Gênesis, Deus condenou a serpente a rastejar eternamente e aos homens a conseguir o sustento pelo trabalho. Sabemos que se trata de uma alegoria, uma metáfora sobre os riscos do conhecimento tais como mentiras, fake news, desinformação, distorção, manipulação, distração, estímulo a maus hábitos. Ontem uma pessoa, com outras crenças e interpretações sobre Adão e Eva, me disse acreditar que tudo isso não passa de um condicionamento da humanidade para trabalhar como escravos e nunca despertar a consciência. Foi impactante ouvir esta possibilidade, a de que a estorinha de Adão e Eva não passe de manipulação feita por alguma raça mais evoluída do que nós. Cada um com suas crenças.

 

sábado, 27 de abril de 2024

A PÁGINA DA SITUAÇÃO

 

A negociação de sucesso é aquela que dá frutos, aquela que gera contínua colaboração como se fosse uma fonte de renda passiva. Ela deve se basear mais na situação do que nas pessoas, se quiser durar satisfatoriamente. Primeiro para recolher todos os fatos possíveis envolvidos na situação, segundo para maximizar os recursos pertencentes a ambas as partes para que possam enriquecer a negociação. O mercado ou ambiente tem suas regras e movimentações, tem suas surpresas e oscilações, por isso precisam estar consideradas em toda forma de negociação, criando raízes no solo das resoluções. Ler a realidade como ela é e não como gostaríamos que fosse, evita em nós a ilusão de que toda negociação pode se dar ao luxo da precipitação.


A LUZ DA CONSCIÊNCIA EM MANUAIS


É mentalidade adolescente achar que Deus é inimigo de sua liberdade, não admitindo que alguém tão autoritário venha interferir em suas escolhas e estilo de vida. Independente da idade atual, muitas pessoas sustentam esta mentalidade adolescente, por acreditarem que seus pais falharam em sua preparação para o mundo e por terem certeza de que não nascemos com manual de instruções, portanto cada um faz as próprias regras. Não é bem assim. A Psicologia nos deu um manual. A Filosofia é outro manual. A Ciência nos dá manuais atualizados a todo tempo. Nosso DNA é um manual em si. As experiências de nossos ancestrais constituem um manual riquíssimo do que deu certo e do que deu errado. Cristo nos deu um manual imprescindível para enfrentarmos os mundos interior e exterior. A natureza, se espelhada, é outro manual necessário para nossa sobrevivência. A luz da consciência está em todas as coisas.

 


sexta-feira, 26 de abril de 2024

TIME DA PESADA

 

Pedir, criar, negociar e arriscar são os verbos unidos da prosperidade. Este time de ações direcionadas e determinadas indicam a todos o caminho da manifestação, mas nos alertam para a necessidade de aplica-los em conjunto, se quisermos alcançar o sucesso de nossas empreitadas. Quem apenas negocia e arrisca, submete-se mais tarde aos rigores da lei. Quem apenas cria, deixa ótimas ideias morrerem na praia. Quem apenas pede, posiciona-se na linha da escassez. Quem apenas cria e pede, torna-se inseguro nas negociações, causando desvalorização de seu projeto. Quem apenas arrisca, pode pôr tudo a perder. Abracemos este time da pesada, sempre que iniciarmos algum projeto ou perseguirmos a realização de nosso sonho.


quinta-feira, 25 de abril de 2024

AS CONTRADIÇÕES DA VIDA

 

Abordar as contradições da vida com olhar de curiosidade, torna nossa vida mais leve. A curiosidade é o fio que sobrou de nossa inocência, mas nunca larga a nossa mão que busca e encontra. A curiosidade de aprender, garimpa com a esperança prestes a se manifestar, ainda que esperança seja apenas um conceito. Ela busca oportunidades de ordem no caos, sem negar os absurdos da vida e segue adiante com sabedoria e elegância, em nome da praticidade. Toda curiosidade é um pré-sorriso, um riso em construção, um prenúncio das descobertas que iluminam a vida. Curiosidade desmonta qualquer impacto de incerteza e corre sempre para abraçar o desconhecido.


quarta-feira, 24 de abril de 2024

MOMENTOS FELIZES

 

Felicidade tem tempo de duração, por isso usamos as palavras momentos felizes. Querer que a felicidade dure para sempre é engano. Podemos cultivar a alegria por um tempo, a harmonia também. Podemos cultivar o relacionamento afetivo por um bom tempo, o respeito também. Podemos usufruir de uma boa vida financeira por muito tempo, mas sempre com preocupações em outras áreas da vida. É essa complexidade e variedade de setores existenciais que não permite a construção da felicidade constante, mesmo assim ela não deixa de ser uma construção, da qual não podemos nos esquecer diariamente.

 


terça-feira, 23 de abril de 2024

O INDIZÍVEL DENTRO DO INEFÁVEL

 

Nada na Terra é perfeito, embora confundamos beleza com perfeição. Beleza é simetria, equilíbrio de cores e formas, colírio para ver os olhos de Deus, harmonia visual. Nem tudo o que transcende o entendimento humano ou nossa capacidade de descrever em palavras algo inexplicável, imediatamente o denominamos de inefável. Descrições e narrativas são tentativas tênues de se aproximar de algo celestial, o que por natureza vibracional é belo. Nomear e definir significa reduzir algo ou alguém a alguns conceitos, mas pessoas e flores não são conceitos, estrelas e pássaros não são conceitos, são vida em movimento.

 


domingo, 21 de abril de 2024

PENSAMENTO COMPLEXO (2)

 

Bastaria sermos apenas um Observador dos fluxos, dos eventos, das circunstâncias e situações, reduzindo a velocidade da mente humana para dar lugar à mente divina dentro de nós. Tranquilamente deixaríamos de ter uma identidade mundana, de acreditar em conceitos e teorias, de responder aos programas de condicionamento familiares e institucionais, libertando-nos da matrix da terceira dimensão. A voz interior passaria a ser o processo vital em si, em seus desdobramentos, em suas experiências naturais e sobrenaturais, em suas respirações alinhadas com os propósitos da Mente Universal. Assim sendo, toda complexidade voltaria ao princípio da singularidade ou simplicidade.

 

 


sábado, 20 de abril de 2024

PENSAMENTO COMPLEXO (1)

 

E se fôssemos parte fundamental e inseparável da creatrix ou matriz de criação, a qual denominamos Deus; nós teríamos que reformular todas as descrições de humanidade, saindo das definições e conceitos da terceira dimensão, passando a vibrar em dimensões mais elevadas, onde poderíamos então entender outras facetas da verdade cósmica. Haveria uma urgência em abandonar nossas identidades, para totalizar as experiências e percepções coletivas como algo maior, algo conectado intrinsecamente à Mente Universal. Deixaríamos de ser criaturas e nos moveríamos para o desapego total em nome de um fluxo total.


sexta-feira, 19 de abril de 2024

AO FECHAR OS OLHOS

 

Imagine ser possível decidir ser feliz neste exato momento, independente do que esteja acontecendo em sua vida, independente de suas crenças e experiências de vida. Imagine ser possível declarar-se feliz sem motivo aparente, apenas transformando este pensamento em realidade interna com força de lei. O que vier depois será lucro. Imagine ganhar uma borracha escolar que apague toda e qualquer memória de sofrimento, toda interpretação de trauma e dor, toda mágoa de relacionamento, todo conflito gerado por escassez, e ainda por cima tirar nota máxima na prova final. Feche os olhos e apenas imagine. Fique com esta sensação de tocar a essência da felicidade pela primeira vez. Não tenha pressa, tome todo o tempo que conseguir imaginar. O tempo é seu. A imaginação é toda sua. A felicidade também.


quinta-feira, 18 de abril de 2024

O QUE SERÁ JÁ ESTÁ SENDO

 

Nada muda em mim se eu não mudo nada. Mesmo que eu nada faça, lá fora o mundo continua mudando. Nada me acontece com satisfação se eu não me permito estar naquilo. Nem tudo o que me fazem é para o meu bem. Nada fica, tudo passa. Tudo o que passou e quer voltar, ficará inalcançável aos olhos, mas nos iludirá grandemente. Nada mudo nos outros, com ou sem controle sobre eles. Cada um é dono de sua própria mudança. Nada começa nem termina. Tudo é continuidade da pré-existência. Nada durará para sempre. Nada terá eternas testemunhas e companheiras. É sempre assim. Será sempre assim.

 


quarta-feira, 17 de abril de 2024

SER HOMEM

 

Em tempos onde existe agenda sexual nas escolas e novas formas de relacionamento, há muitas pessoas incapazes de definir o que seja ser Homem. Ele é antenado nas próprias emoções, sem perder a chance de expressar empatia. Ele encara as adversidades com calma e assertividade. Ele mantém o foco onde é preciso e sabe reunir seus recursos para concluir o que lhe foi pedido. Ele é forte diante da ansiedade e vulnerável diante do amor de uma mulher. Ele é intenso sem derreter, é primal e inteligente, é resiliente diante dos esforços físicos e trabalha a própria raiva de maneiras saudáveis. Ele valida autoconfiança e faz com eficiência o que prometeu. Ele é independente, mas ama estar com amigos maduros. Ele sabe que é mais do que músculos, títulos e rótulos sociais.

 


terça-feira, 16 de abril de 2024

UM PASSO DE CADA VEZ

 

Um passo de cada vez, mas um passo no mínimo por dia, na direção de nosso sonho. Um passo, ainda que pequeno, é um movimento para nos aproximar da realização daquilo que tanto queremos. Um passo, ainda que tímido e inseguro, ainda é um passo para frente. Um passo, sem risco ou consultado, é sempre um passo. Um passo arriscado é um passo atento, disposto a conhecer suas consequências imediatamente. Não importa. Um passo por dia, todos os dias. Não precisa olhar no mapa nem na paisagem distante, olhe apenas onde você colocará seus pés hoje, pois isso é suficiente para não abandonar seus sonhos na gaveta do tempo.

 


segunda-feira, 15 de abril de 2024

O MESTRE DA CONSCIÊNCIA

 

A maneira como usamos o poder que nos é concedido por outrem, vai dar função construtora ou destruidora à nossa energia. Seja o poder mental, o poder sexual, o poder do amor, o poder financeiro, o poder investido por autoridade, ou qualquer forma de poder, somos nós quem direciona a energia para modificar o que aparece em nosso caminho. Como não sabemos manejar tamanho manancial energético, caímos presos no imediatismo e no prazer momentâneo, transformando cada pensamento em verdade manifesta. Por isso afirmamos que a palavra tem poder, quando o certo seria dizer que o poder existe independente da palavra ou da pessoa. O poder é o mestre de cada consciência.


FRASES ESPIRITUAIS

 

“Após me procurar por décadas e décadas, por muitos lugares e circunstâncias, finalmente me vi no espelho do meu quarto”.

“Antes eu achava que eu tinha fracassado aos olhos do mundo. Hoje sei que sou um sucesso aos olhos de Deus. Entre as duas percepções, nada sou”.


domingo, 14 de abril de 2024

O PODER DA VISUALIZAÇÃO

 

Visualizar o que imaginamos é a ferramenta mais eficiente para manifestar nossas intenções, porém nem toda pessoal possui tal capacidade. Quem sabe seja esta a explicação por encontrarmos tantas pessoas inteligentes que desconhecem a prosperidade. Ao mesmo tempo, se as crianças vivem no mundo da imaginação, elas conseguiriam realizar todos os seus desejos diante da resistência dos pais. Somente as crianças visuais conseguiriam. Na realidade, a persuasão, a teimosia, as birras, o jeitinho, o merecimento, o tipo de educação recebida pelos pais, a capacitação nata de negociação e a inteligência de cada criança, também manifestam desejos. No final das contas, cada um encontra as próprias ferramentas de convencimento.


sábado, 13 de abril de 2024

RELEVÂNCIAS

 

É fácil saber o que é relevante em sua existência. Basta refletir se tal assunto mereceria ser lembrado em seu último dia de vida. O que vale a pena é simples, é direto, é puro de intenção e de coração, é curto de apego, é libertador, é amigo do amor, é ladrão de sorrisos abertos, é sintomático de evolução. Tudo o que não for relevante em sua vida não merece lembrança, nem água de regar, nem espaço na construção dos dias, não merece compartilhamento, nem gasto de energia com discussões sem rumo. A relevância é parâmetro e medida, é termômetro e referencial, é indicador se você está no caminho certo da elevação de propósitos.


ESTRATÉGIAS SUTIS

 

Aprendi a fazer a minha paz. Diante da paranoia de quem derruba pontes de comunicação, diante daqueles que se alimentam da bondade dos outros, diante de pessoas delirantes e imaturas, aprendi a construir minhas paredes de neutralidade. Posso até assistir o progresso delas, mas também estou pronto para assistir sua derrocada solitária. Sei respirar a paz quando o ar se torna tóxico. Sei respirar minha paz quando a irritação de alguém é frase constante ou silêncio forçado. Sei respirar minha paz quando há guerra existencial nas proximidades. Ninguém me dá paz, ninguém me harmoniza, somente eu posso criar estes estados sentimentais para mim.


sexta-feira, 12 de abril de 2024

PENSAMENTOS DISTORCIDOS

 

Se você bebe porque uma pessoa saiu de sua vida, ou fuma drogas por não conseguir se conectar ao seu pai, ou pensa besteiras por esquecer o valor da vida, saiba que tudo isso é distorção da realidade. Bebida não substitui a importância daquela pessoa que partiu, bebida não fala e nem ama, bebida não resolve o vazio nem a angústia percebida, não sendo justo substituir aquela pessoa por algo tão pequeno. Drogas não restabelecem conexão com o pai, nem com a vida, nem com a razão ou com o propósito de viver. Seu pai nunca desistiu de ser quem ele é, mesmo que você não o aprove, mesmo que você se sinta por ele abandonado, até você sentir de fato a própria grandeza e a própria capacidade de superação. Morrer fisicamente não é solução para sua Alma nem para seu Espírito. O aprendizado e a evolução do Ser vão além de qualquer dificuldade, qualquer sofrimento mental, qualquer olho fechado para a luz. Nossas distorções não merecem nenhuma forma de poder sobre nosso destino.


quinta-feira, 11 de abril de 2024

ESTILOS DE PENSAMENTO

 

Cultivamos um caminhão de preocupações que nem sempre se transformam em realidade. São um verdadeiro desgaste de energia psíquica, uma forma de sofrimento mental. Isso é possível quando acreditamos totalmente em nossos pensamentos precipitados. Um dia chegará em que a inteligência artificial poderá contabilizar pensamentos negativos e preocupações diárias que nunca se manifestam, provando aos humanos que a maioria absoluta de nossos pensamentos são imaginários ou mentirosos. Hoje, sabemos que os gênios não acreditam em seus pensamentos, não criam raízes na convicção; apenas permitem sua fluidez e saem em busca de evidências.


quarta-feira, 10 de abril de 2024

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES

 

Na semana passada a inteligência artificial deu mais um passo revolucionário na tecnologia. Criou-se a linguagem comum na programação de computadores, substituindo as famosas linguagens Python e Java entre outras ou entre todas. Você conversa com o computador e a inteligência artificial entende e programa para você o que for solicitado. Esta novidade modificará totalmente o quadro educacional, fechando escolas de programação de computadores, bem como fechando agências de serviço que foram abertas recentemente como nova opção de prestação de serviços tecnológicos. Novas mudanças e invenções tecnológicas não vão parar por aqui. A revolução digital nem começou.


ETERNA PRESENÇA

 

Se Deus, ou Criador, ou Mente Universal, é esta criança brincando de se descobrir, um dia ela vai crescer, passando pelos mesmos processos de crescimento de um corpo humano. Cada big bang é este rito de passagem, rumo a novas experiências. Deus é experiência, não precisando ser mistificado nem institucionalizado. Deus é este momento presente, o aqui-agora, sendo extensivo a cada percepção individual ou coletiva. Deus é esta continuidade eterna de acontecimentos e movimentações. Ele sempre está tão visível e tão invisível ao mesmo instante, pronto para simplesmente Ser. Cabe a Ele perceber as nuances entre Ser, Existir, Estar, e Não-existir em eterna Presença.


terça-feira, 9 de abril de 2024

POR QUE ABANDONEI O COACHING

 

Falta amor nas teorias, falta amor nas frases prontas, falta amor por quem está cansado e prostrado diante da dor. Falta compaixão por quem nasceu pobre e foi condicionado na escassez afetiva, por quem passou fome de entendimento e sofreu desprezo e humilhações, sem ter forças para enfrentar a competição injusta dos controladores, exploradores e poderosos. Falta consideração por quem está deprimido, por quem não viu saída, por quem foi isolado ou se isolou, sendo tratados como um zero à esquerda. Sobra materialismo, sobra ostentação e orgulho, sobra ilusão de ser o que se tem, sobram máscaras de identidades artificiais. Sobra arrogância de ser sempre melhor do que os outros, de ter vocação para trator e de mentir a si mesmo em nome de uma nova crença supervisionada. Querem fazer coisas incríveis e nos convencer de que estamos atrás deles. Onde falta amor, falta vida, falta respeito com nossas experiências de vida. Eu sirvo ao amor, não mais ao mundo material.

 


E AGORA, ECLIPSE?

 

E agora, José?

O medo venceu

A luz não se apagou

O eclipse aconteceu

Todo mundo exagerou

Era manipulação

Das mentes fragilizadas

Era só demonstração

Da fé carbonizada

E agora, José?

E agora, você?

Você que é sem planos

O amanhã aconteceu

Você que é sem Deus

E a mentira enalteceu

Você que propaga

Até o que não é seu

 

E agora, José?

E agora, você?

Volte para a Biblioteca

Volte a fazer versos

O livro venceu

Já pode ir às festas

Já pode ir sem pressa

O poema acendeu

Sua palavra de febre

Seu terno de ouro

Sua página em branco

Merecem o melhor

O melhor de você

O melhor de José

                                  (Benedito José)


segunda-feira, 8 de abril de 2024

REFLEXÃO EXISTENCIAL

 

Como posso pensar o que não quero pensar, fazer o que não quero fazer, sentir o que não quero permitir, matar o momento presente em troca de algo que já se foi para sempre, arrepender-me de ter feito algo delicioso, mentir sabendo, defender o indefensável, justificar minhas atitudes erradas ou acreditar no que não tem fundamento lógico, se ainda não aprendi na vida o que seja congruência e autenticidade? Como posso ser eu mesmo, se desde a primeira infância me foi dito o que fazer, como agir, no que acreditar e em quem eu deveria me espelhar para ser aceito, incorporando programas familiares e sociais e vestindo máscaras de personalidades negociadas? A última pergunta que nunca se cala: quem somos nós e para quem o somos?  

 


domingo, 7 de abril de 2024

SISTEMAS E SISTEMAS

 

Deve haver um sistema de navegação interior que explique aos nossos cinco sentidos como seja a realidade. A partir desta explicação daquilo que nos faça algum sentido, a mente se encarrega de compartimentalizar os dados obtidos para usa-los mais tarde. O que não fizer sentido será descartado. Da mesma forma, deve haver um sistema de navegação espiritual que se comunique diretamente com nossa alma e não nos deixe afastar muito do contrato inicial para esta existência. Aquilo que se enquadrar nos propósitos desta vida, será creditado. O que não for condizente, será documentado para futuras cobranças de realinhamento. Deve haver um sistema de navegação cósmica para que o universo ou universos mantenham-se engajados em processos evolutivos. O que não se adequar, será retirado do plano material ou será desconectado da fonte. Tudo é sistêmico para que se movimente eternamente.


ESTAMOS OU SOMOS DEUSES?

 

Fuja dos espiritualistas que acreditam que somos Deus. A criatura nunca será seu próprio criador. Enquanto estivermos na terceira dimensão, o sofrimento e as limitações impostas pelas experiências de vida serão a confirmação de tal conceito. É certo que devemos buscar a perfeição se acreditamos em promessas religiosas, mas fomos programados para o pecado e a imperfeição, impedidos de preparar o terreno para as sementes de Deus. No entanto, hábitos e crenças são elementos da terceira dimensão mental. Se não morrermos para este mundo, jamais alcançaremos outras dimensões onde novas percepções nos aproximarão da presença divina. É a ignorância que nos limita.


sexta-feira, 5 de abril de 2024

COMBUSTÃO

 

Conversas de baixa combustão são aquelas em que ambas as partes trocam pontos de vista diferentes, sem acrescentar doses de emoções. Conversas de alta combustão são aquelas em que a emoção chega na frente das palavras, a razão chega na frente do bem estar e o passado atropela o presente para permanecer como único referencial de justificativas. Conversas de baixa combustão não assumem nada, ao contrário, abrem espaço para o outro se mostrar como pensa, fazem perguntas de confirmação, permitem revelar a estória de vida que levou o outro a pensar e agir daquele jeito. Paciência acalma qualquer possibilidade de explosão antes de se formar. Compaixão nos aproxima uns dos outros. Neutralidade nos devolve a paz.


quinta-feira, 4 de abril de 2024

VIDA QUE SEGUE

 

A vida contemporânea passa por transformações profundas. A cada dia que passa, mais nos sentimos desconfortáveis com tais mudanças velozes e indesejadas. A partir desta constatação, notamos o aumento de nossas limitações pela dificuldade de readaptação a elas. O modo de sobrevivência que sempre norteou as massas trabalhistas, agora cede lugar ao modo imediatista das transições do mercado, onde cada pessoa abandona o sistema de mais valia e retoma para si o protagonismo de seu desenvolvimento profissional. Sumiram as raízes, os vínculos empregatícios, o salário mínimo eternamente defasado, as promoções e planos de carreira, o compromisso com as atividades da empresa. O trabalhador aprendeu a olhar para si.


EXCESSO DE POLÍTICA

 

O Brasil dos últimos anos pecou pelo excesso de politização, provando que as diferenças, quando não compreendidas, servem para alimentar comportamentos de ódio. Odiar é fazer a pessoa se sentir menor. Indiferença é fazer a pessoa não ser vista nem ouvida. Tem gente odiando sem saber que está espalhando ódio. Quando isso acontece é porque o emissor não consegue se dissociar daquele que considera inimigo, revolvendo e projetando no mundo as toxinas emocionais que abundam dentro de si. O coletivo brasileiro caiu nesta armadilha. Esquerda e direita não passam uma hora do dia sem se atacarem. Precisamos despolitizar os relacionamentos, a começar pela troca do ódio por indiferença, que ainda é cruel, mas é ponte para silenciar guerras difamatórias, e depois passar a ver os outros sem julgamento, apenas compreendendo que cada indivíduo é único em sua expressão existencial e em seu nível de consciência. Ver o outro além das aparências, além das falas, além das escolhas pessoais, para depois perceber que nada está escrito sobre pedras em termos de identidade. Tudo se transforma. Todos se transformam em algo diferente.


quarta-feira, 3 de abril de 2024

DISSOLUÇÃO DE PROBLEMAS

 

Aprendi com Sri AmmaBhagavan que nossos problemas, além de serem resolvidos, podem também ser dissolvidos. A gente pouco percebe quando eles se dissolvem, pois tudo acontece de forma miraculosa e silenciosa. Quando ouvi isso pela primeira vez, acreditei que se tratava apenas de alguma intervenção divina. Hoje sei com absoluta certeza, nossos problemas são específicos de cada nível de consciência. Quando saltamos de um nível de consciência para outro, dissolvemos naturalmente os problemas correspondentes anteriores e os substituímos por novos desafios de crescimento. O conceito mais próximo desta constatação é aquele onde se afirma que nunca resolvemos alguma problema, apenas os substituímos por outros. No entanto, faltava esta peça do quebra-cabeça. Os problemas que hoje enfrento, servem de trampolim para minha evolução consciente. Eles não carecem de resolução e sim de dissolução. Meus saltos de consciência são possibilitados por este entendimento e pela intenção de me desapegar deles da forma mais natural possível.


terça-feira, 2 de abril de 2024

ENTRE PERDAS E ENGANOS

 

Eu já perdi meus pais e sei que ainda vou perder amigos. Eu já perdi dinheiro e trabalho, oportunidades de crescimento e de negócios. Eu já perdi relacionamentos que queria manter e os que não queria, mas não tive coragem de encerrar. Eu já perdi crenças que nunca foram minhas. Já perdi de por do sol a noites estreladas, de tão ocupado estava com coisas inferiores. Eu já perdi a razão e o juízo, a discussão e o guizo. Já perdi a esperança, mas alguém a devolveu com graça e simplicidade. Já perdi tempo e espaço, passado e futuro. Há quem diga que já me perdi de mim. Embora a vida nos ofereça tantas perdas, nem por isso ela nos deixa derrotados, sentados na beira do caminho, penteando os cabelos, limpando o suor da testa, falando pelos cotovelos ou fazendo planos tolos para domingo que vem. A vida age.


segunda-feira, 1 de abril de 2024

ACORDAR PARA A INCOMPLETUDE

 

Jamais seremos seres completos e nunca podemos nos esquecer desta realidade. Completude é estabilidade, finitude, encerramento ou conclusão. A vida é dinâmica, é movimento, é o processo de nos transformarmos eternamente em algo, por isso nascemos para a evolução, por isso crescemos, por isso deixamos de ser alguém para encorpar este dinamismo processual. Despertar a consciência é saber deste mecanismo eterno e se apresentar a ele como colaborador de causas cósmicas. Despertar a consciência é deixarmos de lado nossa identidade ou autoimagem e focar apenas em quem estamos nos tornando.