quinta-feira, 29 de junho de 2023

O ESPÍRITO E A CONSCIÊNCIA NA RESPIRAÇÃO

 

A vida, como a percebemos, habita na respiração. A vida, quando não a percebemos, reside no movimento das energias que nos compõem. Se somos esta energia vital e energia se iguala à informação e mensagem, então a vida independe de nossa consciência para continuar, mas a consciência também independe da vida física para existir. Quando suspendemos a respiração inconscientemente, seja por medo ou ansiedade, seja por técnica aplicada, a consciência continua, embora a mente se cale ou desacelere um pouco diante das pausas. A vida sem consciência torna-se incompleta, sem sentido, mecânica e fria. A consciência sem a vida carece de sentimentos. Por isso o Espírito sopra o corpo e o empresta à consciência disponível.


quarta-feira, 28 de junho de 2023

O SONHO CONTINUA

 

Se os olhos estão fechados enquanto você sonha, mas as imagens continuam se manifestando na tela mental, então a matéria prima do sonho é a memória, é a lembrança dos símbolos representados no Subconsciente e no Inconsciente do sonhador. As formas visuais sutis deixam de ser o que são. O foco maior é transferido para o verbo, para a ação que se desenvolve com ou sem lógica. Se ao acordar e abrir os olhos, volta-se para a realidade externa plena de estímulos, a leitura e convivência com eles continua a ter as características de um sonho, deixando o indivíduo em constante estado onírico ao imaginar, ao querer, ao desejar, ao buscar, ao sonhar acordado. Mais uma vez, o passado torna-se a referência maior da interpretação comparativa das realidades. Se o sonho continua, a vida é mesmo uma ilusão e a realidade não tem a substância da verdade.


terça-feira, 27 de junho de 2023

VIVER, SIMPLESMENTE VIVER

 

Imagine como seria sua vida se você tivesse o poder de desativar todas as suas crenças limitantes. Seria o ápice da libertação. Seria o fim dos desejos e da inquietude, seria uma eterna experiência de estar presente em cada interação, sem o compromisso de opinar, controlar, manipular, convencer, impor, impressionar, sabotar, evitar, julgar ou destruir algo ou alguém. Os desejos seriam desnecessários diante do fluxo natural e positivo dos acontecimentos. Ao dedicar mais tempo na identificação de nossas crenças limitantes é o primeiro passo para viver uma vida mais intensa e promissora. Afinal, o sentido da vida é viver.


segunda-feira, 26 de junho de 2023

SENDO OBSERVADOR

 

Tudo é experiência. Todo resultado oferece alguma experiência. Aprende quem quer. Não se trata de mensurar o impacto ou a significância de cada resultado, muito menos em controlar os fatores resultantes de acordo com a própria vontade. A questão é assimilar a riqueza oculta de cada evento e de compreender o papel das interferências na modificação de nossas percepções ou distorções da realidade. Estar aqui na vida, estar atento aos sinais, saber ler as variantes, estar presente, tudo isso reduz os níveis de sofrimento e provocam expansão de consciência. Ser observador daquilo que incomoda a mente e as crenças de si, abrem espaço infinito para ressignificação deste conteúdo ou até que se tenha a libertação.

 


domingo, 25 de junho de 2023

LEITURA DA ALMA DE PARAMAHANSA YOGANANDA

 

 

Eu Sou mudras de perseverança.

Eu Sou o desejo derivado das águas.

Eu Sou ternura verdejante de sonhos intermináveis.

Eu Sou o ímpeto de Glória aqui na Terra.

Eu Sou o limão rolando a mão na montanha.

Eu Sou o espectro do impossível.

Eu Sou pétala enluarada de destinos.

Quem vem a Mim, chegou!

Eu Sou o lustre polindo a Luz.

Eu Sou um fio de vaidades vencidas.

Eu mesmo me turboleio.

Invólucro de puros me pertina.

Eu me interrompo de êxtases.

Até um vagalume pousa em meu olhar.

Predispor-me ao Criador, eis o propósito de existir vidas.

Tem minúcias na garagem das ideias que confesso.

A Mártir passou por mim.

No terreno das melissas me protejo.

Sou anti-Minotauro de olhos incandescentes.

Cavalgue! Cavalgue na Luz!

O monjolo do momento não se cansa nem se descasca.

Orion me pertence.

Angario angústias e as dissolvo.

Meu interlocutor de arestas me retalha.

Eu Sou Yogananda dos prados e auroras.

Eu Sou a luz no miolo da fechadura de Deus.

Eu aconselho os Múndricos e os Sebastes.

Eu revigoro o lícito determinístico.

Eu me imploro em descendentes conquistados.

Eu, virgulíneo aparato das esferas de pequena duração.

De tanto olhar, seda!


sábado, 24 de junho de 2023

CAIXINHA DA VIDA

 

O que aparece, um dia vai desaparecer. O que nasce, um dia vai morrer. O que sobe, um dia vai descer. O que ganha, um dia vai perder. Este é o princípio da incerteza, uma lei sob a qual estamos todos sujeitos. Muita ansiedade é gerada em nós por resistirmos à essa lei, por combatê-la ou por ignorá-la. Dá-nos um alivio incrível abraçar esta realidade dentro do mundo dual em que vivemos.  Muito sofrimento pode assim ser evitado se deixarmos de procurar avidamente pelas certezas da vida. O tempero dela está exatamente na incerteza que gera oportunidades e movimentações, no gostinho de mistério que nos coloca em estados alertas, no poder das surpresas que nos convidam à flexibilidade e na força reveladora das descobertas. A vida é mesmo uma caixinha de chocolate.

 


quarta-feira, 21 de junho de 2023

BENEFÍCIOS DA ESPIRITUALIDADE

 

Fisicamente, a Espiritualidade presente provê redução de doenças ao permitir maior circulação de luz sutil entre as células, promovendo maior comunicação e maior troca de essência alimentar. Emocionalmente, ela desencadeia hormônios favoráveis ao equilíbrio, devido à presença intensa de vibrações amorosas e pacíficas, repousando a respiração em tranquilidade e harmonia. Mentalmente, ela aumenta a criação de neurônios e neurotransmissores responsáveis pela expansão de consciência, reativando o terceiro olho ou glândula pineal, abrindo véus de percepção além da realidade explicável pela lógica. Em conjunto, encontra-se ou dá-se maior propósito à própria existência, trazendo o céu aqui na Terra.


terça-feira, 20 de junho de 2023

CULTIVAR ESPIRITUALIDADE MUDA ALGUMA COISA?

 

A Espiritualidade ajuda a mudar nossos hábitos. Se o hábito faz o Monge, se somos criaturas de hábitos, se podemos combater o bom combate, é pela Espiritualidade que nos tornamos pessoas melhores. Matar um leão por dia é aviso de alerta para a batalha interior que travamos inconscientemente com os maus hábitos. O ócio compromete o bom combate, deixando aberta a porta de entrada dos pensamentos imediatistas e irresponsáveis. Tais pensamentos se tornam hábitos que se tornam vícios que se tornam incompletude e escassez. A Espiritualidade resgata nossas forças e nos coloca novamente nos trilhos da consciência. Mudando a consciência, ela muda nosso futuro.


segunda-feira, 19 de junho de 2023

O QUE É ESTAR BEM ESPIRITUALMENTE?

 

Estar bem é uma percepção individual do que a pessoa pensa e sente. Geralmente ela pensa em relação ao mundo externo e sente em relação ao seu interior. Pensamentos e emoções se emaranham milhares de vezes ao dia, perdendo-se assim a noção real do papel de cada um. Esta mistura provoca dúvidas e estranheza de si diante do mundo. Se “estar bem” emocionalmente significa não deixar as emoções saírem do controle ou sentir somente boas emoções, sentir-se bem mentalmente significa nutrir pensamentos leves e sem carga emocional, leves o suficiente para não gerar conflitos. Estar bem espiritualmente segue o mesmo padrão de entendimento. Falar com Deus é melhor do que falar sozinho, sentir Deus como Pai é melhor do que sentir solidão. Confiar em Deus como aliado é fonte natural de motivação. Sentir-se protegido pela espiritualidade, diante dos desafios da vida, é conquista de quem encontrou seus propósitos e vai buscá-los com serenidade. Tanto no mundo externo quanto no mundo interior, a Espiritualidade serve de guia e descanso.

 


domingo, 18 de junho de 2023

O PAPEL DO SAGRADO NA ESPIRITUALIDADE

 

A mente humana é muito visual e necessita ver para crer, para tocar, para tomar, para controlar, para definir, para nomear. Como a mente muitas vezes trabalha em dissonância com a evolução espiritual, a Espiritualidade utiliza-se dos objetos sacralizados para romper a barreira do Inconsciente e abrir espaço para novos entendimentos. Desta forma, os rituais sagrados conseguem a atenção concentrada da mente, no conteúdo que ela entrega para aperfeiçoamento da Alma. O sagrado passa a ser representante visível e palpável do Espírito em suas emanações e transmissões. Dentro dos recortes culturais, há uma predisposição ao sentimento ou expressão do amor, sempre que nos direcionamos a algo sagrado. Sendo a vibração mais alta da Espiritualidade, o amor se confunde com o sagrado simbólico e proporciona ao indivíduo maiores conexões com o plano transcendental.


sábado, 17 de junho de 2023

POEMA DO OLHAR

Meu olho repousa em meu olhar. 

O olho se empresta à paisagem e nela se deixa esquecer. 

O olho não leva nem traz, não fica nem vai, ele vive o momento presente que se move. 

O olho se abre à luz e ao escuro, ignorando fronteiras, de cabeça para baixo, com ou sem brilho. 

O olho fala, sorri, revela, esconde, chora, aponta, reprime e encanta. 

Sem espelho, o olho não se vê. No entanto, se enxerga, sabe que existe. 

O olho busca sem ter mãos, percorre sem ter pernas, eleva sem ter asas e come o que ainda não pode provar. 

Ele foi concebido pela genialidade de Deus, feito rio por onde passa a poesia e os detritos da mente inquieta, por onde navegam os sonhos e os pesadelos, em movimentos rápidos e cíclicos. 

Ele é pequeno e vê o grande, é colorido e vê o cinzento, é globo e vê o quadrado. 

Ele sai, sem sair do lugar e me deixa sem me abandonar. 

Quando ele não quer encarar, sobra para o meu coração.

sexta-feira, 16 de junho de 2023

COMO CUIDAR DA SAUDE MENTAL E ESPIRITUAL?

 

Quem nos desequilibra é nossa personalidade, nossa persona, o self que construímos cedo na vida para sermos aceitos até que consigamos caminhar sozinho. Por causa dela, tentamos constantemente agradar aos outros para conseguir o que queremos na infância, ou fazemos de bonzinhos na idade adulta para também conseguirmos manter esta boa autoimagem, criada no início da percepção da individualidade. Todos nós temos necessidades básicas na infância a serem atendidas. O tempo passa, crescemos, envolvemo-nos em relacionamentos, mas o self é o mesmo, aquele antigo, aquela máscara de autoimagem com a qual nos identificamos e utilizamos para atender nossos desejos de adulto. Para que tenhamos equilíbrio mental e emocional, a máscara precisa ser pouco usada, abrindo espaço para comunicação aberta e transparente, possibilitando trocas afetivas saudáveis. A integridade pessoal que compartilhamos com o mundo, será a mesma que compartilharemos com Deus diante de nossas fraquezas. Sem integridade, sucumbiremos a mentiras e fugas. Com integridade, expressaremos o melhor em nós, nutrindo reciprocidade.


quinta-feira, 15 de junho de 2023

COMO A ESPIRITUALIDADE PODE AJUDAR NA DEPRESSÃO?

 

Depressão é um estado mental e emocional de desistência que incapacita o doente, nas atividades mais básicas, por falta de energia. Torna-se impossível acreditar no futuro, ter iniciativa, socializar-se para rir um pouco. Ela é um esquecimento dos recursos que obteve durante toda a sua vida, adicionado a um sentimento de abandono por inutilidade. Se o paciente conhecesse a Espiritualidade, saberia que falta pouco para transformar este estado mental em processo da noite escura da Alma. Assim o sabendo, transformaria estes momentos em conversas com Deus sobre o sentido da vida. Estreitando os laços com o Divino, o paciente voltaria a ter fé em Deus, em si e no futuro, responsabilizando-se novamente pela própria vida e voltando a contemplar a beleza da natureza, já que contemplação é conexão e Depressão é ausência de conexão. Sem se anestesiar emocionalmente, voltaria a fazer trocas afetivas, aprendendo a ouvir mais e a expressar o que se passa em seu interior. A fé, a devoção, a contemplação, a oração, a entrega, a confiança, a meditação, a reflexão, a atenção no Altíssimo são todos elementos da Espiritualidade que podem ajudar os depressivos a ressignificar seus pensamentos, emoções e seu papel no mundo.

quarta-feira, 14 de junho de 2023

REFLETINDO SOBRE AS CAUSAS

 

Sem culpa, não existiria Cristianismo. 

Sem desejo, não existiria Umbanda. 

Sem obediência, não existiria Islã. 

Sem karma, não existiria o Kardecismo. 

Sem fogo, não existiria o Zoroastrismo. 

Sem natureza, não existiria o Taoismo. 

Sem ancestralidade, não existiria o Judaísmo. 

Sem silêncio, não existiria o Budismo. 

Sem ídolos, não existiria o Hinduísmo. 

A causa da existência de cada religião é o fio condutor da fé que ela expressa.


terça-feira, 13 de junho de 2023

MÍSTICA, RELIGIOSA E CONTEMPLATIVA

 

Os tipos mais comuns de espiritualidade são a mística, a religiosa e a contemplativa. A espiritualidade MÍSTICA se aproxima de manifestações paranormais, parapsicológicas e de fenômenos que desafiam as ciências, uma vez que transcende limites da lógica humana. A espiritualidade RELIGIOSA, sendo muito comum entre Santos da Igreja Católica, Espíritas do Kardecismo e Sábios do Sufismo e do Hinduísmo, inclui integração entre espírito e matéria, entre humanos e seres espirituais. A espiritualidade CONTEMPLATIVA filtra a participação da mente e do ego, abrindo espaço para sensações de êxtase, beatitude, encanto, comunhão, elevando os níveis de conexão espiritual através do aspecto energético e da beleza.

Embora a espiritualidade contemplativa pareça ser a mais fácil de ser praticada, ela envolve a neutralidade da mente para não nomear coisas nem situações...... inclui o desenvolvimento do ouvido espiritual pela força da intuição...... e passa pelo estímulo da glândula pineal, como o olho singular que vê o que os olhos físicos não veem.


segunda-feira, 12 de junho de 2023

COMO É APLICADA A TERAPIA ESPIRITUAL?

 

Consiste em RELAXAR o paciente ou cliente através de técnicas respiratórias, com o objetivo de trazê-los para o aqui-e-agora, desligando-se das obrigações e preocupações mundanas, com auxílio de músicas, mantras, sons da natureza ou silêncio. A partir do relaxamento obtido inicialmente, o terapeuta conduz sua TÉCNICA terapêutica de preferência, para lidar com o desafio anteriormente apresentado pelo cliente. Visita-se o passado com olhar empático e amoroso para si mesmo, baseado em ensinamentos religiosos, buscando a TOMADA DE CONSCIÊNCIA sobre outras leituras da mesma realidade vivenciada. Como não mudamos o passado, a terapia espiritual nos convida a MUDAR DE PERCEPÇÃO para REMOVER CARGAS emocionais das memórias. Como a maior religião do mundo é o amor, cria-se um espaço saudável para SEPARAR O QUE É NOSSO e o que é dos outros, aceitando a existência das limitações dos outros e o poder potencial de superação dentro de nossa alma. Trabalha-se PERDÃO PESSOAL e LIBERTAÇÃO DE CRENÇAS QUE ATUAM CONTRA NÓS, aprendendo a virar páginas e a voltar ao MOMENTO PRESENTE, este sim o único espaço interior onde somos fortes e capazes de criação. Em seguida, toma-se a GUIANÇA ESPIRITUAL como fio condutor de novas interações consigo, com o mundo e com o Deus de sua crença.


domingo, 11 de junho de 2023

CONSEQUÊNCIAS DA AUSÊNCIA DE ESPIRITUALIDADE

 

Uma vida sem espiritualidade é um corpo sem pernas, um filho sem colo, uma casa sem telhados. Na hora das perdas inevitáveis, não há ombros para se encostar, não há lógica para se explicar, não há remédios para cicatrizar. Na hora da tristeza palpável, não há cama para se deitar, não há sol para ter clareza, não há mala para viajar outros horizontes. Na hora da culpa que atormenta, não há mãe para aliviar, não há lugar para onde correr, não há lei para aplicar. Na hora dos medos paralisantes, não há pés para caminhar, não há destino para seguir, não há mapas para orientar. Uma vida sem espiritualidade é pau seco sem função, graveto de ideias lançadas ao chão, poeira nos olhos da alma. Uma vida sem espiritualidade é ingresso para o inferno interior, é mergulho no abismo do vazio interminável, é chuva de insignificância pessoal. Negar o próprio Espírito que o habita e move é autoimolação.


sábado, 10 de junho de 2023

QUANDO A ANSIEDADE É ESPIRITUAL?

 

A ansiedade normal gera dúvida, preocupação, irritação, nervosismo, impaciência e depressão. Enquanto tivermos a sensação de estar correndo contra o tempo, a ansiedade aumentará. Para ser considerada espiritual, ela precisa passar da mente para o aspecto existencial que busca propósito de vida. Ao olhar para dentro de si, aumenta a sensibilidade em relação ao caminho de Alma a ser seguido, algo como intuição sobre não estar no caminho certo. A alma nos avisa, na forma de pressentimentos, que devemos repensar ou ressignificar coisas e crenças em nossa vida, um aviso de alerta antes que haja alguma somatização celular e se transforme em sintomas físicos. Portanto, ansiedade espiritual denota as percepções de não se sentir confortável na própria pele, de estar fazendo algo contra si mesmo e de não estar usando as emoções a seu favor. Nosso Espírito sabe mais de nós mesmos do que nossas memórias podem arquivar.


sexta-feira, 9 de junho de 2023

O QUE É SAÚDE ESPIRITUAL?

 

Assim como existem desequilíbrios mentais e físicos, assim também existem os desequilíbrios espirituais, quando a pessoa entra no fanatismo ou em seitas que desrespeitam a vida e à Deus. Saúde espiritual passa pelo discernimento, pelo questionamento, pela observação atenta das evidências, pela capacitação lógica e cognitiva de separar metáforas e conteúdo histórico, pela remoção do medo e pelo cultivo do amor e da sabedoria. Saúde espiritual é manter os pés no chão da realidade e a cabeça no céu das percepções sutis de energia, sem obsessão por rituais, por leituras repetitivas ou aventuras irresponsáveis no campo espiritual. Saúde espiritual é compreender que somos complexos por formação, que nos expressamos também como um Espírito que habita um corpo em múltiplos universos, simultaneamente. Saúde espiritual é orar sem agenda, meditar sem desconforto, amar sem interesse, é orar no quarto de seu interior, é trabalhar pelo bem comum e viver sem ter medo de morrer – por saber que a morte do Espírito não existe.


quinta-feira, 8 de junho de 2023

COMO A ESPIRITUALIDADE TRABALHA?

 

Ela trabalha com pessoas voluntárias, pessoas em missão de vida, pessoas caridosas e humildes, pessoas comprometidas com sua evolução, pessoas aparentemente evoluídas que continuam se aperfeiçoando, pessoas desapegadas do plano material como única razão de viver, pessoas conectadas a Anjos, Santos, Sábios, Mestres e Guias Espirituais, a Deus, a Jesus, a Maria, ao Espírito Santo, aos Arcanjos. A Espiritualidade anseia comunicação direta com os seres aqui encarnados, para contribuir, para ensinar, para aprender, para revelar, para proteger, para aconselhar, para encaminhar, para iluminar. Estamos falando da Espiritualidade evoluída, aquela que tanto pode nos ajudar, quanto pode ajudar os espíritos que vivem na escuridão ou distantes de Deus, da Espiritualidade cujo preceito maior é o cultivo incansável do amor. No entanto, a Espiritualidade permite que a pessoa conduza o próprio desenvolvimento da maneira que melhor entender.

 


quarta-feira, 7 de junho de 2023

EXEMPLOS DE ESPIRITUALIDADE PARA ESTUDOS (2)

 

7)Existe a Nova Era, voltada para a espiritualidade comercial de livros e workshops transformadores, ainda voltada para a matéria auxiliada pelo Espírito. Existem as Terapias Holísticas que fazem a ponte entre saúde física e espiritual, situando-se melhor nos tempos contemporâneos. Livros e meditações são as maneiras mais leves de se colocar os pés nas águas da Espiritualidade, seja sobre os Anjos, seja sobre os Mestres Ascensionados, seja sobre o propósito da vida. 8)Você também pode iniciar sua busca por temática relacionada à área mística ou espiritual. Eu, por exemplo, comecei pelo estudo da mente humana e nunca mais parei. Temas como paranormalidade, terceiro olho, kundalini, canalização, chakras, fraternidade branca, origem cósmica, amor incondicional, hipnose, constelação sistêmica, Terapia dos Barbantes, são algumas dicas preciosas. Saiba que abraçar ou estudar a Espiritualidade, significa tornar-se um buscador de conhecimentos transcendentais, sobre realidades que nem sempre são explicadas pela Ciência, mas que dizem respeito ao mundo da Luz Divina.


EXEMPLOS DE ESPIRITUALIDADE PARA ESTUDOS (1)

 

1)As práticas de exercícios orientais como tai chi, chi gong, yoga, reiki, deeksha sempre são acompanhadas de estudos energéticos, desde a energia vital até a energia sutil, incluindo Zoroastrianismo, Taoismo, Budhismo, Kardecismo, Induísmo, Sufismo do Islã. 2) Existem os estudos do ocultismo, campo vasto de conhecimento que precisa de sete vidas para compartilhar tudo o que é oferecido. 3)Existem os estudos das civilizações antigas, começando pelos Sumérios, os Egípcios e todas as formas de expansão de conhecimentos destes povos. 4)Existe a espiritualidade dos Primeiros Povos, os nativos da mata, o shamanismo, o curandeirismo dos pajés. 5)Existem os estudos da Kabalah, do Judaismo místico, de tamanha profundidade até mesmo para grandes estudiosos. 6)Existem os estudos da ufologia espiritual, baseados tanto na Bíblia quanto nos fenômenos paranormais inexplicáveis. 

 


terça-feira, 6 de junho de 2023

ESPIRITUALIDADE PARA NOVATOS

 

Tudo tem um começo. Com a Espiritualidade é a mesma coisa. O primeiro passo é abrir mão da resistência, diante do que lhe parecer novo sem ser ameaçador. Há que se questionar realidade e verdade, dogmas e imposições, teorias e doutrinas que pregam a separação entre as pessoas. A Espiritualidade vem da união e da unicidade, vem da mudança prática das percepções, vem da harmonia com o diferente. A Espiritualidade é processual e expansiva, amorosa e libertadora. O segundo passo é admitir que existem muitos pontos de vista para cada percepção ou realidade e todos se completam, havendo espaço para todos eles de acordo com as escolhas individuais, as quais revelam o nível de consciência de cada pessoa naquele espaço-tempo em que vive aqui na Terra. O terceiro passo consiste em vislumbrar com encantamento as maravilhas da diversidade universal, a grandiosidade divina, a constatação de que somos Energia, Alma e Espírito buscando a própria evolução. Nada acontece em vão, nada acontece para o ego, tudo acontece para que a diversidade que ainda não foi revelada se apresente agora diante de nós. O quarto passo se manifesta na capacitação individual de se ver coletivo, de trabalhar para o Todo, de ser natural com a natureza e ser divino com Deus, tornando-se espelho de todas as realidades. Ao fazermos parte do ecossistema universal, nós nos tornamos luz a caminho da Fonte Original. Enfim, não basta curiosidade. É preciso mergulhar de cabeça nos estudos, na prática e no cultivo de intimidade com Deus.


segunda-feira, 5 de junho de 2023

SE TEVE COMEÇO, FAZ TEMPO

 

O nome espiritualidade começou a tomar proporções globais a partir do momento em que muitas pessoas se viram livres das correntes religiosas, porém permaneceram com a certeza de que somos Espírito, recebemos o sopro vital de um Criador e essa respiração que nos mantém vivos é reflexo do sopro primordial. Ao se desvencilhar de conceitos autoritários e hierárquicos por força de dogmas e leis, algumas pessoas se permitiram desenvolver um relacionamento direto com Deus, sem intermediários, baseado mais nas suas experiências espirituais do que em estudos doutrinários. Hoje ela penetrou em todas as correntes de conhecimento e continua avançando, ao tomar como carro-chefe de sua existência a evolução, o despertar de consciência e a ascensão espiritual.


domingo, 4 de junho de 2023

COMO ENTRAR NA VIBRAÇÃO DO AMOR (2)

 

Amar não é tarefa fácil. Amar é para os mansos. Diante do caos em que o mundo se encontra, faz sentido dizer que amar é a forma mais elevada de inteligência. Faz sentido dizer que o amor é fluxo, é rio que toma conta de nossas margens e de nossa compreensão do que seja sublime. Se o mundo nos cobra fortaleza, se nossos pais nos cobram ser fortes sem o serem, se conceitos de sucesso e poder só se tornam aprovados socialmente diante da queda de braços, faz sentido verificar a falta de amor no mundo. Para entrar na vibração do amor é preciso ser manso, aberto à sensibilidade, capaz de síntese e análise, paciente ao extremo diante do turbilhão de acontecimentos, dono das próprias mãos e mestre do próprio olhar.


COMO ENTRAR NA VIBRAÇÃO DO AMOR (1)

 

Quando se pensa na força da natureza em sua explosão de abundância e na sua capacidade inesgotável de gerar vida, não se pode deixar de chama-la de Mãe. Tal como as mães, ela é muito esquecida por alguns filhos ingratos, nem por isso deixa de sustenta-los incansavelmente. Tira o alimento de suas entranhas, aquece o colo ao armazenar a energia do Sol, canta o som das brisas para ninar seus pequenos, organiza a casa da Humanidade, banha seus filhos com águas límpidas dos rios ou com a ducha das chuvas. Mãe e amor são sinônimos. Portanto, se quisermos lembrar o amor basta pensar nas mães e na Terra para medir nossa capacidade de amar.


sábado, 3 de junho de 2023

ESCRAVIDÃO FUTURÍSTICA

 

Se palavra tem poder, se temos tanta gente falando besteira no mundo, se temos tantas fake news distribuídas, se temos tanto chatGPT alterando textos e falas em vídeos, então a realidade que está sendo construída vai se parecer com uma nova matrix de ilusão. A vida está se tornando um conglomerado de ideias falsas e o mundo está sendo arquitetado como ficção científica. Quando a matrix de ilusão estiver completa, o alcance de seus poderes estará nas mãos de idiotas ricos, de máquinas controladoras e de mensageiros da mentira. Ainda que caiam os véus, quem não puder enxergar por dentro tudo o que é, será literalmente escravizado com a mesma facilidade de outrora.


quinta-feira, 1 de junho de 2023

IGNORANDO A ACEITAÇÃO

 

Ao aceitar a realidade como ela é, por mais estranha ou desagradável ela possa ser percebida, sobra energia para agirmos em coisas mais importantes do que a resistência. Aceitar não significa concordar. A aceitação quebra a força opositora, desarma sistemas viciados e cria terreno fértil para novas possibilidades, ao dar abertura para novas ideias e pessoas. Por ser bom andar na companhia de sábios, a aceitação afasta-se da ignorância. Aceitar não significa se calar. Há quem possa consentir ao se calar, porém há quem se cala para não se envolver com a ignorância. Ela é a maior inimiga da evolução e do autoconhecimento, pois ela é cultivada, procurada, valorizada e semeada por muitos. Aceitar a realidade não significa aceitar a ignorância, mas sim gerenciar melhor nossos recursos e energia.