domingo, 30 de março de 2025

PERDÃO E COMPAIXÃO


 

Os estados de compaixão são consideravelmente mais profundos e satisfatórios do que os estados de perdão. São dois estados positivos e divinos que nos envolvem com amor próprio, expresso verbalmente por nosso Eu Superior. O estado de perdão tem tudo a ver com os conceitos mentais que se tornaram obstáculos do amor em nossas interações, talvez por medo de encarar nossas sombras e memórias feridas, talvez pelas percepções de vitimismo como se fossem verdade absoluta. Os estados de compaixão são uma explosão de luz em nosso Ser, abrindo espaço interior para o amor da mais leve forma de expressão de frequências possível.

 

sábado, 29 de março de 2025

TER ALGO COMO CERTO

 

Tanto nos relacionamentos familiares e coletivo quanto em nosso relacionamento com as instituições públicas, há uma troca de favores, serviços e dividendos. Nem sempre agradecemos como deveríamos, pois achamos ser obrigação da outra parte ou por não sermos gratos de forma consciente. Encontrar água tratada na torneira, viajar numa estrada asfaltada, ser atendido por uma ambulância ou viatura policial, entrar no ônibus coletivo que tem horário definido, isso e muito mais é fruto de algo que tomamos como certo e garantido. Chegar em casa e encontrar o almoço pronto, ter uma cama arrumada para dormir, encontrar suas roupas limpas no guarda roupa, é algo que acreditamos ser obrigação de alguém em casa, remunerado ou não. Reconhecer o quanto alguém fez e faz por você é gesto nobre de pessoas evoluidas.


sexta-feira, 28 de março de 2025

SEM RUMO E TALENTOSO

 

O jovem sem lenço e sem documento é barco à deriva no mar de possibilidades. Jamais deixará o porto sujo e mal frequentado. Jamais encontrará dentro de si a real motivação para viajar pelo desconhecido, fora da zona de conforto. Falta-lhe horizonte e disciplina. Falta-lhe interiorização com motivação. Sobra-lhe insignificância e frustração. Todo jovem precisa lembrar das infinitas possibilidades, assim que aprender a ser mais responsável consigo mesmo. Cada jovem tem seu tempo, mas perderá muito tempo se não aprendeu que é ele o comandante de seu barco.

 


COMO AMAR ETERNAMENTE

 

Ela sempre sofreu com elegância, talvez para que ninguém soubesse quem foi o objeto de seu desejo, talvez para que ninguém interrompesse sua saudade avassaladora. Não falar de amores fortes e teimosos é um ato de coragem, frente a covardia de quem dele fugiu e virou estória sem pano de fundo. Calar amores fortes no mundo é gritar sussurros de amor nas vísceras mudas e moucas, eternizando a dor em conta gotas. Ela sempre sofreu com elegância, pois aprendeu a deter a correnteza de uma emoção eterna, sem manual de instrução. Ela se igualou às pedras preciosas na mina abandonada.

 


CONSUMIR E SER CONSUMIDO

 

Mágoa, humilhação, abandono, rejeição e vergonha são nossas sombras, nosso esquecimento da luz que nos criou e continua disponível para as percepções do sagrado e do divino em nós. Só vive nas sombras quem abriu mão de olhar para o alto, abriu mão de pedir ajuda aos Anjos socorristas, abriu mão de estabelecer amizades celestiais. Viver nas sombras significa deitar-se debaixo da árvore dos pensamentos e ali ruminar o passado como forma preferida de passar o tempo aqui na Terra ou em outras dimensões. Luz é realidade e verdade divina. Sombra é cocriação humana. Somos um grande container para reservar a quantidade de luz e de sombras que nos permitirmos consumir e por elas ser consumidos.


quinta-feira, 27 de março de 2025

3 DIAS DE ESCURIDÃO

 

Fala-se muito atualmente nos 3 dias de escuridão como uma possibilidade especulativa. O que pouco se fala é de como somos seres de luz e nela nos baseamos, nela existimos. Contar apenas com a presença da luz externa para sobreviver significa transformar a luz externa em referência de vida. A luz externa é elemento mundano, não importa sua fonte energética. Se dela perdermos a referência, haverá sensações horríveis de tonturas, desespero, queda livre, alucinações de medo, estados de pânico incontroláveis. É bom que não a tenhamos como referência do estar no mundo. Nossa referência é e será sempre sermos seres de luz e com ela contarmos todos os dias de nossa existência.


quarta-feira, 26 de março de 2025

CHAKRAS E HEMISFÉRIOS

 

A Humanidade despertou a consciência do hemisfério esquerdo até aqui. Começou o processo de limpesa para que aconteça o despertar de consciência do hemisfério direito do cérebro. Outra abordagem ou descrição deste fato seria compreender que já utilizamos todo o potencial dos 3 chakras inferiores, culminando em excessos que podem ou não causar nossa própria extinção como espécie humana. Estaríamos, portanto, iniciando timidamente a amplificação das funções dos 4 chakras superiores, mas apenas nos seres que se permitam o perdão, a compaixão, a colaboração, o respeito pela vida, o cumprimento das leis universais e a função de prestadio divino. A isto chamamos de despertar de consciência coletiva ou ascensão.


terça-feira, 25 de março de 2025

ÁGUA DE SALSICHA

 

Esta é uma expressão de neutralidade, onde a água morna continua mantendo a temperatura da salsicha sem cozinhá-la. Geralmente as decisões políticas e econômicas seguem a expectativa dos mercados financeiros, mas de tempos em tempos surge alguma surpresa, justamente quando os governos começam a atender os pedidos particulares de seus patrocinadores eleitorais. O mercado vive de incertezas, conta com elas para aumentar a especulação, cria crises intencionalmente para delas lucrar antes que os aventureiros percebam para onde estão indo. No final das contas, os investidores não-profissionais tornam-se eles mesmos a água de salsicha, sem perceberem.


segunda-feira, 24 de março de 2025

AS ESCOLHAS DE CADA UM

 

As escolhas que cada pessoa faz, não resultam imediatamente no objetivo desejado. Cada escolha é geradora de um padrão energético, num campo específico de energia potencial, sinalizando ao universo para onde deseja ir ou o que gostaria de ver realizado materialmente. Lidamos inicialmente com potencialidades, probabilidades, possibilidades. Se persistirmos com foco, aumentaremos a capacidade de manifestar algo. Cada campo criado e mentalizado precisa ter consistência para sua realização. Seja um conteúdo positivo ou negativo, tanto faz ao universo, ele terá vida útil proporcional ao tempo de foco. Por este motivo algumas pessoas não acreditam em livre arbítrio e outras acreditam tanto na Lei da Atração.


domingo, 23 de março de 2025

NOSSAS CONTRADIÇÕES

 

Somos seres contraditórios. Além da dicotomia entre o que falamos e o que realmente acreditamos, existe a prática natural do cérebro em gerar pensamentos contraditórios o tempo todo. A palavrinha chave desta contradição chama-se “mas...”. Toda vez que incluimos o “mas” em nossa fala, estamos nos contradizendo e gerando a força negativa correspondente. A palavrinha “mas” também reflete a presença invisível de nossa mãe, atuando silenciosamente com seus condicionamentos familiares, ou seja, nossa maior contradição se expressa no conflito entre o que somos e quem nossa família deseja que sejamos. Portanto, o melhor exercício de autoconhecimento consiste em observarmos nossas contradições diárias.


sábado, 22 de março de 2025

COISA DE LOUCO

 

Já fui vilão e já fui herói, já fui bonzinho e já fui tranqueira, já fui lento e já fui veloz. Não importa o que eu tenha sido, isso não era eu. Não importa o que eu tenha feito, foi só experimentação. Não importa o que eu tenha falado, foi apenas instinto de sobrevivência. Não importa se lembram ou se esqueceram, foi tudo coisa de momento. A vida é assim, uma faísca, um instante, um lapso de tempo suficiente para criar uma memória e partir para outras. A gente só quer vivenciar uma posse, pensar que somos melhores, cantar de galo, ostentar para ser visto por desconhecidos. A gente é tolo sem limites. De repente a vida passou, não evoluimos, colhemos o que não plantamos, fomos deixados de lado pela maioria, até sermos rebaixados a sete palmos de terra. Coisa de louco a ignorância.


sexta-feira, 21 de março de 2025

ESTÓRIAS E SIGNIFICÂNCIA

 

Todo trauma revela uma estória que a própria estória do trauma esconde. Cada estória que criamos e recontamos, para nós e para o mundo, se encerra em um invólucro de significância, numa busca de importância onde o buscador quer se aproximar forçosamente do seu modelo idealizado, como se quisesse dizer “eu sou igual à você, eu estou no mesmo nível seu”. Vários traumas jamais sobreviveriam sem esta estória, caindo no esquecimento. Vários traumas perderiam sua força com a passagem do tempo, não fosse a reciclagem de memórias e pensamentos sobre aquele episódio. Já os traumas que se repetem, estes sangram em carne viva.


quinta-feira, 20 de março de 2025

FORMATURA TURMA 2024-2025 TERAPIA DOS BARBANTES

 

Carinho e gratidão é o mínimo que expressamos em público pela formação de mais uma turma de Terapeutas dos Barbantes. Foram meses e meses de dedicação, confiança, estudos profundos, jornada de autoconhecimento, trajetória de amor e entrega à Humanidade, rendição ao Divino e disponibilidade para ser Luz neste mundo tão necessitado de discernimento. Esta turma de Terapeutas teve um fato inusitado, digno de ser compartilhado. Nasceu a primeira criança gestada durante o treinamento por uma das Alunas, cuja descoberta da gravidez se deu dentro da aplicação de um protocolo dos Barbantes, provando assim a veracidade dos processos de conexão divina quando nos posicionamos dentro do campo energético, criado nas sessões da Terapia dos Barbantes. É alegria imensurável abençoar esta criança de luz. Aos novos Terapeutas dos Barbantes desejamos uma brilhante carreira profissional, onde os trabalhos serão feitos sob supervisão dos melhores Mestres que poderíamos ter, os Mestres da Terapia dos Barbantes, sempre vivos e atuantes no hipercampo criado por eles, realizando ou manifestando tantos processos de transformação. Que suas jornadas de luz se façam intensamento dentro do tempo profundo e do espaço profundo, elevando as vibrações de cada Cliente e proporcionando o crescimento deles pela expansão de consciência. Sejam todos benvindos à nossa família de luz e consciência, a Família Bioplenitude.

quarta-feira, 19 de março de 2025

DEFESA

 

No mundo contemporâneo todas as descobertas científicas possuem o potencial de se tornarem armas. Quanto maior sua letalidade, maior o interesse dos poderosos em retira-las das mãos de pessoas comuns ou profissionais para serem usadas mais tarde contra as pessoas comuns. Defender-se destas agendas dissimuladas tornou-se imperativo e fundamental para quem deseja sobreviver ou viver mais. Se uma pessoa desistiu de se defender, provavelmente entregou-se sem pensar ou lançou-se ao abismo da ignorância. A maior defesa do ser humano é e sempre será o discernimento, o ato de pensar por si mesma e agir conforme seus valores.


terça-feira, 18 de março de 2025

SOBRE O VAZIO INTERIOR


A tecnologia toma muito de nosso tempo e atenção, mas não nos preenche, não nos faz sentir em marcha de evolução pessoal. O entretenimento é passageiro, momentâneo, abstrato e nada nos oferece de concreto para as decisões do dia a dia. O trabalho nos dignifica segundo a teoria moral, mas consome quase toda a nossa energia física e mental, restando pouco para o que realmente importa em nosso crescimento. O dinheiro nos seduz e encanta, embora nos leve por caminhos viciantes, onde nossos valores são pouco a pouco desprezados e o sentido da existência é materializado. Sem propósito de vida, surge sempre um vazio imenso dentro de nós. Sem propósito de vida atrasamos nosso encontro com a Fonte que nos animou para a existência.

quinta-feira, 13 de março de 2025

ESTIRAMENTO


Estirar os sentidos é um conceito novo dentro da Espiritualidade. Se pelos cinco sentidos vivemos e interpretamos as experiências no mundo material, pelo estiramento deles acessaremos o espaço e o tempo mais profundo dos sentidos. Ao estender os sentidos físicos, nos deparamos com os sentidos espirituais, o ouvido espiritual, os olhos espirituais, o olfato espiritual, o toque espiritual. Com o ouvido espiritual recebemos instruções de outros planos mais elevados. Com o terceiro olho acessamos os planos multidimensionais. Com o olfato espiritual detectamos a presença de Maria pelo aroma das rosas. Com o toque espiritual transmitimos energia de cura pelas mãos. Há que se estirar os cinco sentidos sempre que puder.

 

AS PORTAS DA ESPIRITUALIDADE


Praticar espiritualidade não consiste apenas em sair das prisões da mente ou libertar-se dos dogmas religiosos. Praticar espiritualidade não baseia-se apenas em ser livre e distante da Fonte apenas para cumprir o livre arbítrio, uma vez que espiritualidade também inclui responsabilidades. Praticar espiritualidade significa abrir portas dentro de nós, acessar o oculto em nós, traduzir o oculto em nós, sem ter que recorrer a rituais. As visitas internas por moradas eternas dentro de nós é a verdadeira prática da espiritualidade, onde reencontramos a luz original. Da luz viemos, à luz retornaremos. Mais do que um novo aprendizado, ela existe para nos tirar da ignorância provinda de conhecimentos distorcidos.

RITMOS ADEQUADOS

 

Na vida existe um ritmo adequado para solucionar cada dificuldade surgida, tal qual mudamos de marcha ao dirigir diante de várias situações na estrada. Existe um ritmo adequado para cada iniciativa, sem que se caia em armadilhas de precipitação. Existe um ritmo para cada  gesto corporal, sem que se envie a mensagem errada e se colha tempestade. Existe um ritmo de respiração para cada passo dado, correspondente aos esforços físicos, para que se mova com autonomia e segurança. No mundo de hoje as pessoas se esqueceram da importância dos ritmos adequados e os trocaram por urgência, por velocidade, por imprudência, por impulsividade, e por automatismo, perdendo o sabor da vida que se esvai.


ATORDOADOS (2)


Atordoados estão aqueles que sofreram a violência urbana. Atordoados estão aqueles que enfrentam uma doença terminal. Atordoados estão aqueles que se envolveram com pessoas desonestas. Atordoados estão aqueles que cairam em golpes fraudulentos. Atordoados estão aqueles que pensam demais e pouco agem. Atordoados estão aqueles que compraram guerras que não são suas. Atordoados estão aqueles que não dormem por vários motivos externos. Atordoados estão aqueles que esqueceram o poder da oração. Atordoados estão aqueles que foram dominados pelas demandas do telefone celular. Atordoados estão aqueles que se sentem inseguros diante do ENEM. Atordoados estão aqueles sem dinheiro para pagar seus boletos e dívidas judiciais. Atordoados estão aqueles em via de tomar decisão definitiva e irrevogável. Atordoados estão aqueles que não mediram as consequências de seus atos irresponsáveis. São muitos os atordoados.

ATORDOADOS (1)

 

Atordoados estão aqueles que se deixam dominar pelo pensamento excessivo e repetitivo. Atordoados estão aqueles que se veem pobres de recursos. Atordoados estão aqueles que perderam um grande amor e nele se apegaram. Atordoados estão aqueles que temem a morte durante as doenças. Atordoados estão aqueles que sobreviveram a uma tentativa de aborto. Atordoados estão aqueles que sofrem com doenças mentais. Atordoados estão aqueles que são perseguidos injustamente. Atordoados estão aqueles que se culpam intensamente por um erro seu ou de sua prole. Atordoados estão aqueles que se impactaram com a chegada de um infortúnio. Atordoados estão aqueles que perderam o filho único. Atordoados estão aqueles diante da perplexidade sem discernimento. Atordoados estão aqueles que a bebida alcoólica ou a droga dominou seu cérebro. Atordoados estão aqueles que se envolveram com as sombras espirituais. Atordoados estão aqueles que perderam propósito e sentido da vida. Atordoados estão aqueles que levam pancadas da vida após destruirem a fé. São muitos os atordoados.

 


quarta-feira, 12 de março de 2025

QUE ATIRE A SEGUNDA PEDRA

 

Sempre que nos irritamos com alguém, ou falamos mal de outras pessoas pelo exercício do desabafo, comprovamos silenciosa ou ruidosamente que a luta acontece internamente entre nosso lado bom e nosso lado mau. A pessoa criticada é apenas o contexto desta luta. O conteúdo é interno, mesmo sendo de cunho emocional em busca da razão, mesmo sendo baseado em fatos distintos e conclusões apressadas, mesmo ocorrendo há tempos e se repetindo descontroladamente. Fatores inconscientes pesam na balança, carregados de memórias emocionadas, tornando-se ponto cego para a pessoa frustrada. Saibamos verificar a fonte de toda e qualquer desabafo antes de lançar pedras.


terça-feira, 11 de março de 2025

SOBRE RESULTADOS

 

A primeira plantação de sementes na vida a gente nunca esquece. Porém, nas plantações seguintes, a expectativa toma lugar da realidade, pois queremos e lutamos para nos superar como impulso natural humano. Os investimentos tornam obrigatória a colheita de bons resultados, ainda que esqueçamos o que seja bom e o que seja possível. A falta de gratidão deixa espaço para as preocupações. A avaliação dos fatos choca-se com o esquecimento de que nem tudo está sob nosso controle. O aprendizado relevante será o eixo de futuros investimentos. Sem avaliação realista dos fatos e sem automotivação, adiciona-se um peso invisivel à esperança.


segunda-feira, 10 de março de 2025

AUTOANÁLISE E APERFEIÇOAMENTO

 

Não existe aperfeiçoamento sem fricção ou atrito. As joias se fazem e se tornam belas após muita fricção de sua superfície. Pessoas se tornam mais atentas após embates internos, combates externos, atritos e desafios, choques entre gerações, confrontos com seus próprios fantasmas, perdas relevantes e autoavaliações de comportamento. Se nada for tocado, se nada for modificado, se nada for transformado, pessoas continuarão imperfeitas vociferando ignorância devido aos seus pontos cegos. Estamos aqui para o aprendizado dos sentidos e das significâncias, para a experimentação de variedades e obtenção de autoconhecimento. Por este motivo existem tantas pessoas valiosas e escondidas debaixo da terra.

 


domingo, 9 de março de 2025

ANDAR COM DEUS

 

Andar com Deus é diferente de andar com amigos, ou consigo mesmo a nivel mental. Andar com Deus é ganhar discernimento para identificar o que é do bem e o que é do mal. Andar com Deus é sair das distrações do mundo e retornar aos planos Dele para sua vida. Andar com Deus é acalmar tempestades de más intenções dos outros e pingar colírio nos olhos do coração. Andar com Deus é se ver protegido nas horas em que o mundo tenta nos atacar pelas bordas. Andar com Deus é retomar a certeza de caminhar os caminhos retos e vivenciar a retidão do Espírito. Andar com Deus é conhecer a rendição divina e ler a orientação que Ele nos enviou.

 


sábado, 8 de março de 2025

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

 

Feliz celebração à todas as MULHERES do mundo. Feliz celebração a quem cuida da família e ainda trabalha fora de casa. Feliz celebração a quem se presta ao serviço da reprodução em nome da humanidade. Feliz celebração a quem enfrenta sozinha a educação de filhos de pais ausentes. Feliz celebração a quem acredita em si como veículo de amor e se transborda nele para o bem comum. Feliz celebração a quem merece todos os méritos do mundo por ser luz a crianças inocentes, jovens desesperados, adultos frustrados e idosos vulneráveis, sem sair do próprio lugar. Feliz celebração a quem renunciou a vida própria para cuidar dos pais adoentados. Feliz celebração a quem enfrentou o sistema corporativo e abriu veias e artérias de competência. Feliz celebração a quem sabe que o feminino brota de dentro de si e não de um salto alto ou batom vermelho. Feliz celebração a quem foi esquecida injustamente, mas brilhou como estrela solitária. Feliz celebração do DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES.

 


sexta-feira, 7 de março de 2025

ESTAR SÓ É SER COMPANHIA PARA SI MESMO

 

Sentir-se só não nos parece uma experiência muito agradável. No entanto, estar só é fundamental para nos conhecer melhor. Quando nos deparamos com espaços emocionais vazios, o primeiro impulso consiste em preenche-lo, ou com pessoas, ou com autoanálise. Depara-se com as próprias limitações, com os medos, com os recursos pessoais de lidar com as incertezas ou autoconfiança, com a alegria de tomar decisões sem influência de terceiros e com a percepção real dos próprios esforços em comparação com a própria inteligência estratégica. Depara-se com o real tamanho dos desafios enfrentados e com nossa criatividade para desenhar novos caminhos. Estar só é aprender a ser boa companhia para si mesmo.


quinta-feira, 6 de março de 2025

DÚVIDAS DE VIDA

 

Nenhuma profissão nos dá todas as respostas que buscamos, pois elas são internas e extremamente pessoais. Teorias não resolvem dúvidas pessoais. Só nos auxiliam as experiências de vida que aumentam nosso nível de consciência ou nossa capacidade de ressignificar percepções dos conflitos. Sem experiências de vida, patinamos por tempo indeterminado. Sem a redução das expectativas não se alcançam todas as possibilidades disponiveis, uma vez que funcionam como distrações e retroalimentação para mais dúvidas. A medida dos passos dados pelos pés é diferente da medida dos passos dados pela cabeça. Quem consegue ver esta diferença, consegue caminhar de forma mais objetiva.

 


quarta-feira, 5 de março de 2025

COVARDIA SOCIAL

 

A sensação humana de fracasso, na era contemporânea, tem seu peso insuportável. Pensar ou acreditar que cada pessoa é a única fonte responsável pelo que não deu certo é um ato de covardia social, quando tantos fatores alheios se juntam na equação das manifestações, ocultam fatos imperiosos, divulgam notícias falsas, desviam dados fundamentais, perpetuam o fosso cultural, esgotam a energia física e psíquica dos menos instruidos, levando os indivíduos a uma crise existencial profunda e sem volta. A violência urbana, a alta taxa de suicídios, a alienação das mentes causada pelo uso excessivo das tecnologias são algumas válvulas para esta pressão social contemporânea.

 


terça-feira, 4 de março de 2025

NOVAS NEUROSES

 

Ser você mesmo tem um custo psicológico muito grande, o custo da iniciativa sem preparo, onde seus parâmetros antigos já não lhe servem mais, e os novos parâmetros de um novo normal não se identificam com sua percepção de si mesmo. As iniciativas que se identifiquem com um novo Ser em gestação passam a ter caráter de estranheza e distanciamento, causando frustrações intensas e estados depressivos. As iniciativas voltadas para uma nova narrativa coletiva não se sustentam no cotidiano, quando as portas do quarto se fecham e o indivíduo tenta ficar só. Surge internamente várias percepções de ameaças, onde a cobrança social da lealdade quebrou seus alicerces familiar e social. Novas neuroses se desenvolvem.


segunda-feira, 3 de março de 2025

TODO O BEM EM NÓS

 

Todo o bem que a gente faz aqui, reverbera para outros seres distantes, cura outras almas sedentas, abastece de esperança os carentes, desata nós da existência ancestral de nossa árvore humana. Cada bem que a gente faz aqui, alcança outras dimensões dentro de nossa multidimensionalidade, inspira outros espíritos e desenha a geometria sagrada nos espaços do cosmos. Cada bem que a gente faz aqui, faz sorrir quem nos guia espiritualmente, faz os coros angelicais entoarem glória mais alto para o Altíssimo, toca a harpa da alegria em reinos mil. Somos levantados do chão, pois todo bem é transcendental.


CÉU E TERRA

 

Quando céu e Terra se encontram, as respostas dissolvem as perguntas, a clareza ilumina onde havia medo, a matéria se torna leve, o corpo se move sem esforço, o perfume etéreo se espalha no ar, o mundo desaparece, restando apenas um espaço de encontro com a Fonte. Quem nada sabia, começa a falar com sabedoria. Quem nada acreditava, foi levado feito brisa na praia da certeza. Palavras tornam-se desnecessárias. Só existe uma memória, a memória original. É um encontro calado, sublime na essência e colorido na alma. O silêncio do céu se comunica com o silêncio da Terra diante da Fonte.


ANO DE OBSERVAÇÕES

 

O ano da Serpente continua nos surpreendendo com mudanças bruscas, movimentações da natureza, revelações políticas, aceleração do tempo e colapso dos espaços, checagem intensa das fake news televisivas, alterações imprevisíveis na aviação, desmantelamento do passado recente, acidentes automobilísticos, ressurgimento de bactérias da guerra biológica no ar e nos alimentos, enfim, intensidade em todas as circunstâncias da vida. Ainda não se intensificaram a nivel social pois depende do desenvolvimento de investigações claras e transparentes. Ainda não se intensificaram a nivel de relações afetivas porque há muita distração no mundo externo. Permaneçamos atentos.