sábado, 29 de novembro de 2014

AMAR


Responsabilidade grande é levar alguém conosco nas asas do coração e não saber pousar no território da partilha. Grande é a responsabilidade de garantir sorrisos na face de quem não nos compreendeu em nossas limitações. Responsabilidade grande é estar no outro sem se perder e fazer com que o outro nos veja inteiro para o mundo.


Todo relacionamento começa pela troca de olhares e termina pela troca de raivas numa eterna luta entre a luz e a ilusão. Ali se aprende que destino não é algo interminável e que ser feliz não é igual saber voar a dois. Ali se aprende que a estrada tomada nem sempre nos conduz ao interior. Ali se sabe o peso de ter o outro e de não ter aprendido a somar dentro dos olhares. Responsabilidade grande é amar.


sexta-feira, 28 de novembro de 2014

O CAOS E A ORDEM


Dizem os sábios que toda ordem leva ao caos e vice versa, resultante de um processo cíclico natural, tanto na natureza física quanto na realidade emocional das pessoas. Esta fluidez pode levar minutos ou milênios para completar um ciclo, mas sempre o completa.


Hoje fiquei a pensar nesta complementaridade e me dei conta de que o ponto de vista de uma pessoa dentro do olho do furacão vai servir de inspiração para ela buscar o ponto de equilíbrio que lhe falta, e tal percepção é que a conduzirá à ordem. Da mesma forma, a falta de criatividade da ordem e da rotina geram um desconforto que pode ir aumentando, até estabelecer um caos necessário para vencer a resistência criada e permitir o movimento das coisas, tão fundamental para a permanência da vida como fluxo que se renova a todo tempo. Assim sendo, o caos de uma pessoa é a ordem de outra, dentro da percepção consciente da realidade apresentada.


quinta-feira, 27 de novembro de 2014

CONVOCAÇÃO GERAL


Convido a todos os amigos de Passos-MG e região para prestigiarem minha participação no festival da canção CANTAFESP amanhã no Teatro Rotary de Passos com a música CIDADE.
É uma letra onde descrevo o ser humano e o país em que vivemos como se fosse uma cidade cheia de perguntas e poucas respostas. No final dela faço uma referência como pequena homenagem ao próprio festival e ao Curso de Letras que promoveram tão bem este festival por 8 anos seguidos.Será interpretada por Adrielle Nunes e pela banda de Babe.


Esta será também mais uma oportunidade dos participantes do Treinamento Bioplenitude se reencontrarem num evento alegre e manterem viva a chama da luta por um mundo mais consciente. Conto com a presença de vocês.


SOPRAR E ALIMENTAR


A maneira de lidar com conflitos pode ser comparada ao tratamento dado ao fogo. Da coleta de carvão ou qualquer outro material combustível ao atrito que desperta a chama, do sopro que acende a brasa e a incandesce em labaredas ao fogo que destrói tudo ao redor, a resposta que se dá a um desentendimento pode virar briga ou guerra.


Podemos observar como sopramos veneno em certas interações, com a intenção mascarada de prejudicar alguém ou de queimar a imagem delas em público. Ao darmos continuidade às discussões trazemos mais lenha para a fogueira e a alimentamos até que haja rompimento das relações por meio de atitudes nada nobres. O mal é o sopro que sai da boca das pessoas, movido pela intenção interna.


quarta-feira, 26 de novembro de 2014

IMPORTÂNCIA DAS OBSERVAÇÕES


A vida é um livro aberto para quem sabe ler situações, interações e eventos. Cada momento pode ser ignorado ou apreciado em suas riquezas e lições valiosas. Depende de cada um querer ou não coletar informações para aproveitar melhor as oportunidades oferecidas em cada encontro com pessoas, emoções e coisas.

Ao observar, com atenção, podemos entender melhor os outros e a nós mesmos quando nos surpreendermos com certas atitudes e comportamentos inquietantes ou conflituosos. Praticando o entendimento pela observação, podemos dar e fazer sentido aos eventos. Por ela também organizamos o caos e o diálogo. É com ela que enriquecemos o processo de tomada de decisões. A observação nos presenteia com diamantes que auxiliam no desenvolvimento de nossa sabedoria.




segunda-feira, 24 de novembro de 2014

OBJETIFICANDO PESSOAS


Quem é egoísta acaba transbordando suas inseguranças nos relacionamentos ao desvalorizar parceiros. O egoísta pensa que as pessoas tem que servir os propósitos que forem cobrados delas ou impostos com agressividade e chantagem emocional.
Não é apenas o corpo das pessoas que são objetificados na intimidade, a vontade e as respostas aos desmandos de alguém mais forte também sofrem grande interferência nos relacionamentos desiguais. Quem trata outra pessoa como objeto acaba ignorando e desrespeitando o sentimento verdadeiro dos outros em nome de uma suposta compensação, sem perceber que há muito tempo já objetificou a si mesmo e se reduziu a um monte de expectativas matando a espontaneidade na fonte.




domingo, 23 de novembro de 2014

A VIDA NÃO PARA


Aprender é fundamental. Sem aprendizado não existe crescimento nem material básico para obtermos experiências. O aprendizado dá elasticidade e liberdade de pensamento, combatendo toda ferrugem intelectual que se manifesta em teimosia e ignorância. Por isso, nascemos e morremos aprendendo.


Nem todo aprendizado é complementar. Muita coisa nova entra em conflito com o que já se sabia. Pessoas conservadoras terão muita dificuldade em abrir espaço intelectual para novas ideias e verão apenas o lado negativo delas, tornando-se saudosistas pelo hábito da comparação. Pessoas flexíveis darão espaço para as novidades sem se sentirem ameaçadas pelas mudanças que as novas ideias propulsionam. Enquanto ficarem no campo pessoal ainda terão chances de praticar a teimosia e a rigidez de opinião, mas o mundo não para nunca.


sexta-feira, 21 de novembro de 2014

CORAGEM DE CAMINHAR


Não basta esperar as coisas acontecerem. É preciso ter um querer, um plano de ação, a energia para colocá-lo em prática, a confiança em si de que dará certo, atenção e flexibilidade para ir se ajustando ao imprevisível que acontece, reunião de recursos em todas as áreas, iniciativa, desenvolvimento de rede de contatos, consciência pessoal para diferenciar o certo do errado.


Não se desanime. Tudo vai se ajustando como um quebra-cabeça. Uma coisa chama outra. Um contato apresenta outro. Um contrato consubstancia a negociação. A experiência passa a ter voz. A criatividade acorda.  O cenário se forma no horizonte próximo. A vida é uma engrenagem inteligente que se move pela nossa coragem de dar o primeiro passo.


quarta-feira, 19 de novembro de 2014

O CÃO DA ALEGRIA


A alegria age como um cachorro de estimação. Quando a gente libera o cão, ele sai correndo fazendo festa por estar livre e vivo, curtindo as descobertas que se mostram na linha do horizonte, aproximando-se de nós como se fôssemos uma só entidade e prestando atenção em tudo sem tensão nenhuma.`As vezes marca o território com sua contribuição pessoal ou canina.

Com a alegria se dá a mesma coisa. A onda alegre vem em mais ondas ao nosso encontro, somos tomados por uma energia de vida e exercemos a liberdade liberando também a libido, somos preenchidos por um relaxamento físico e nos comportamos feito crianças, agindo com espontaneidade e marcando nosso território pessoal  com carisma e simpatia. Alegria adora um agrado.



segunda-feira, 17 de novembro de 2014

CRISE EXISTENCIAL CONSCIENTE


Quando uma crise existencial nos alcança e varre nossa iniciativa, deixando-nos atônitos e perdidos, é necessário definir primeiro de onde ela vem. A princípio culpamos o mundo e as pessoas por ela existir e acreditamos ser ela de cunho emocional. A crise é existencial quando não estamos satisfeitos com nada em nossa vida.


 Pouco a pouco, cansados do desgaste por ela causado, voltamo-nos para nossas necessidades e percebemos que ela revela obstáculos para o nosso crescimento pessoal ou para qualquer transformação. Pouco a pouco percebemos tratar-se de uma crise existencial, de uma mudança de rumo e de conceitos para desenharmos um novo caminho, de uma oportunidade para nos reinventarmos, desta vez sem tanto sofrimento. Ela existe para tomarmos uma nova consciência, novos ritmos,  uma nova direção em nossos relacionamentos. Esta nova consciência será libertadora a medida que permitirmos aos outros envolvidos caminharem por si mesmos. Ao mesmo tempo em que a racionalidade não pode resolvê-la, a crise existencial abre uma janela brilhante para o plano espiritual se aproximar e trazer novos tempos e bons ventos para a nossa vida.


sexta-feira, 14 de novembro de 2014

SE FOSSE


Se fosse para escrever a verdade de toda a sua existência, seu livro seria censurado pela sua própria consciência, por causa dos descaminhos seguidos, por causa dos medos que foram mais altos do que o coração batendo forte, por causa dos desatinos movidos pelos desejos, por causa da hipocrisia das pessoas, por causa da insegurança de andar sozinho no escuro das noites interiores.


Se fosse para escrever a verdade de todo o seu coração seu livro se tornaria um Bestseller, uma estória de amor pela vida e de comunhão com a natureza, um poema de inocência que buscava estrelas na palma da mão, um mar calmo de uma praia deserta onde o silêncio se inspirava na luz, uma oração pronunciada pela primavera dos anjos.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

DESISTÊNCIA DAS NECESSIDADES


Tem gente que luta para conseguir algo por mais de uma década, ou melhor, pensa que luta mas apenas persiste no desejo por muito tempo, esquecendo-se de que não fez nada eficiente para que aquilo acontecesse. Tem gente que sonha com uma casa própria, um namorado, um prêmio de loteria e alimenta este sonho com apenas a necessidade de consegui-lo.

Enquanto você se agarrar a esta necessidade ela terá um aspecto distante da realidade, pois crescerá no território infértil de que não está conseguindo por ser algo difícil, quem sabe impossível, algo que a vida não quer que você tenha, dando força aos condicionamentos e crenças familiares. Esta necessidade estará roubando suas energias e criando tensão que favorece mais ainda o distanciamento.


Experimente desistir desta necessidade. Relaxe e esqueça desta necessidade, pensando que sua vida continua sem ela como sempre aconteceu. Sorria ao seu sonho com charme, tal qual se engana uma criança inocente dizendo que o monstro já foi embora, ou como dizendo mamãe vai ali e volta logo. Você se surpreenderá com a quebra do tensor, atraindo seu sonho para mais pertinho.


domingo, 9 de novembro de 2014

BICILETA (7)


As formas de amar podem ser comparadas aos tipos de motoristas a dirigir. Vejamos alguns tipos de veículos de transporte  e suas interações com os motoristas para descobrir como você se comporta em suas interações no mundo.


O ciclista quase sempre anda sozinho, pois precisa aprender a se dominar, a se equilibrar emocionalmente, a dominar suas próprias emoções e sentimentos. Ele quer descobrir como encontrar o próprio espaço no mundo, experimentando diferentes ritmos, manobras, desafios, caminhos. Gosta de se arriscar para aumentar a autoconfiança. Entende que a força para caminhar é o combustível existente dentro de si mesmo. Expressa amor como autoestima.


MOTOCICLETA (6)


As formas de amar podem ser comparadas aos tipos de motoristas a dirigir. Vejamos alguns tipos de veículos de transporte  e suas interações com os motoristas para descobrir como você se comporta em suas interações no mundo.


Tem gente que curte andar e se conduzir de moto para o trabalho  e para a escola. O motociclista está em fase de abrir caminhos, de construir uma vida ou um destino melhor do que lhe foi herdado, de estabelecer comunicação ou de ser o elemento de comunicação entre pessoas, trazendo em si certa versatilidade para carregar variedades, para encontrar atalhos na vida rumo ao seu objetivo, para sentir na pele a liberdade de ir e vir. Gosta de ser abraçado, tocado, quase protegido pela proximidade dos outros, dando-se o direito de ser livre até dentro de um relacionamento, apesar de precisar do suporte dos outros. Expressa amor como entrega e quer aprender a se doar para quem o deseja.


ÔNIBUS (5)


As formas de amar podem ser comparadas aos tipos de motoristas a dirigir um automóvel. Vejamos alguns tipos de carros e suas interações com os motoristas para descobrir como você se comporta em suas interações no mundo.

Tem gente que se vê na vida dirigindo ônibus. O motorista de ônibus se mantém na liderança, mas isolado pela responsabilidade de conduzir tantas pessoas a um destino desejado e melhor, já que ele inspirou confiança e sabe lidar com surpresas. Sente-se útil a todos, conhece-se bem e distribui seus talentos para o mundo, amando de forma fraternal, comportando-se com maturidade e sabedoria, com ponderação e pensamento crítico. Expressa amor como responsabilidade.




VAN (4)


As formas de amar podem ser comparadas aos tipos de motoristas a dirigir um automóvel. Vejamos alguns tipos de carros e suas interações com os motoristas para descobrir como você se comporta em suas interações no mundo.


Tem gente que escolhe conduzir uma Van de muitos passageiros. Sente-se bem na liderança e na iniciativa de atitudes que favoreçam os outros, preocupa-se com a segurança e o bem estar de todos ao seu redor, segue direitos e deveres em comum acordo, torna-se metódico nas interações, tem prazer na missão cumprida, aproveita as interações como oportunidades de crescimento ou de negócios, pois valoriza as trocas. Expressa amor como troca.


SEDAN QUATRO PORTAS (3)


As formas de amar podem ser comparadas aos tipos de motoristas a dirigir um automóvel. Vejamos alguns tipos de carros e suas interações com os motoristas para descobrir como você se comporta em suas interações no mundo.


Tem gente que prefere sedan quatro portas. Abre espaço para várias pessoas em seu círculo íntimo, cuida delas, mas respeita a decisão de cada um e favorece a manutenção do diálogo, adora festas e socialização, aprecia momentos alegres e harmonia em casa. Gosta de valorizar os outros, coloca-se à disposição deles em caso de vulnerabilidades, colocando foco na colaboração entre seus escolhidos. Expressa amor como respeito.


SEDAN DUAS PORTAS (2)


As formas de amar podem ser comparadas aos tipos de motoristas a dirigir um automóvel. Vejamos alguns tipos de carros e suas interações com os motoristas para descobrir como você se comporta em suas interações no mundo.


Tem gente que gosta de carro sedan duas portas e, embora possa incluir mais pessoas em sua capacidade de amar, vai sempre fazê-lo com um certo controle da situação, vai querer ser ouvido, vai querer tomar as decisões pelos outros, vai tentar se impor no rumo escolhido a ser tomado. Vai expressar amor de forma quase territorial e vai cobrar fidelidade ou obediência para se sentir seguro e amado em seu território. Expressa amor como proteção.


AMAR E DIRIGIR (1)


As formas de amar podem ser comparadas aos tipos de motoristas a dirigir um automóvel. Vejamos alguns tipos de carros e suas interações com os motoristas para descobrir como você se comporta em suas interações no mundo.

Tem gente que ama carro esporte, aqueles pequenos que possuem apenas dois assentos. O fato de poder conduzir apenas um passageiro ou de dirigir sozinho demonstra foco em si mesmo, autoafirmação, insegurança, exibicionismo, demonstração de poder econômico real ou imaginário, amor pela velocidade de coisas passageiras, descompromisso com relacionamentos, timidez, busca de intimidade, etc. Expressa amor como carência afetiva.




sexta-feira, 7 de novembro de 2014

PARCERIA


Se você tem algum parceiro na vida íntima, no trabalho, na empresa ou na escola, aprenda a reconhecer os valores dele ou dela. Afinal, vocês se comprometeram momentaneamente a caminhar juntos rumo a um objetivo comum, porém com talentos e visões de futuro diferentes.


Nada como ter parceiros alegres, confortáveis com nossos posicionamentos e opiniões, felizes por serem ouvidos, valorizados por nossa inteligência, incentivados a produzirem mais pela parceria, confiantes e confiáveis em si e no projeto. Toda parceria merece o respeito de seus membros como motor de sucesso e longevidade.


quinta-feira, 6 de novembro de 2014

AINDA HÁ TEMPO


Se dinheiro não fosse o único objetivo final, o que você estaria fazendo agora? Que tipo de profissão ou atividade lhe deixaria mais feliz? Em que cidade você viveria? Com quem você juntaria sua escova de dente?


Se conseguíssemos focar primeiro em tudo aquilo que sabemos fazer bem feito e com entusiasmo, mudaríamos o rumo de nossa caminhada e simplificaríamos nossa existência. Se você se conhecesse melhor, estaria aproveitando o seu tempo para praticar seus talentos e a criatividade seria o combustível de sua felicidade. Ainda há tempo.


quarta-feira, 5 de novembro de 2014

NINGUÉM É ALGUÉM


Nunca pense que você sabe tudo sobre uma pessoa. Cada uma tem uma imagem popular diferente da autoimagem que é diferente da dinâmica emocional ou racional  interior, diferente das múltiplas personalidades usadas para cada momento, diferente das projeções variadas escolhidas por ela e pelos outros, diferente da reação apresentada diante das circunstâncias ou sentimentos de ameaça, diferente conforme as intenções alimentadas, diferente do poder que lhe for conferido, diferente ao público que estiver lhe assistindo, diferente em locais diferentes, diferentes sob efeitos de medicamentos ou bebidas alcoólicas e drogas.


Ninguém é uma constante, por mais que possa lhe vender esta ideia. Ninguém conhece ninguém completa ou verdadeiramente. Não que lhes falte integridade. É temos e trazemos todo o mundo dentro de nós.


terça-feira, 4 de novembro de 2014

DESAFIOS E RECURSOS


Parece que a vida segue seu curso normal e rotineiro. De repente surge um desafio imprevisível que mexe com a sua cabeça, com a sua tranquilidade e com as suas emoções. O que fazer?

A tendência ou primeira reação mais comum é eleger um inimigo e lamentar o ocorrido, desfiando uma eternidade de razões para se posicionar como vítima da situação. Conhece este mecanismo? Mas ao respirar melhor, podemos começar a aceitar a realidade e a vislumbrar soluções com a ajuda de pessoas amigas. Somente quando se abraça a coragem, o positivismo e a lucidez da criatividade é que se pode dar o primeiro passo para corrigir o rumo desta situação indesejada. Existe um depósito enorme de ideias disponíveis dentro de seus recursos emocionais e intelectuais. Existe uma infinidade de recursos externos disponíveis. Existem modelos externos para a sua inspiração e motivação. Só não os usa quem não quer.


domingo, 2 de novembro de 2014

A ORIGEM DOS FATOS


Você já percebeu que na maior parte do tempo sua vida está nas mãos de outras pessoas que podem encerrá-la ou desviá-la de seus propósitos? Que podem anular seus sonhos ou lhe influenciar positivamente? Que podem levar você para a guilhotina ou para o paraíso?
Seu carro pode sofrer um acidente por causa de um motorista embriagado, sua casa pode descer morro abaixo por causa das chuvas, seu corpo pode ser invadido por um vírus ou bactéria fatal transmitidos por outra pessoa, seus bens podem ser roubados, seu professor pode ser injusto com sua situação atual ou com sua performance, sua empresa pode enfrentar turbulências econômicas e falir por erros de seu contador, alguém pode jogar fora um bilhete vencido da loteria e você aproveitar aqueles números para ganhar o próximo sorteio, uma oportunidade milagrosa pode bater à sua porta, suas orações podem ser atendidas por um coração generoso, uma ideia que não deu certo para outra pessoa pode incendiar seu entusiasmo e dar certo para você.


Tudo nos vem pelos relacionamentos. Jamais se esqueça disso. Se a notícia vem à cavalo, tem um cavaleiro nele.