sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A OBRA DO IMPREVISÍVEL


Embora seja prudente planejar o futuro com o intuito de saber para onde se está caminhando, para sentir-se seguro, ou para tomar decisões mais produtivas, as pessoas acabam buscando o controle de tudo. Nesta busca obsessiva, muito estresse é gerado quando se dá conta de que o rio corre sozinho. Há um desespero e um descontrole em querer controlar o fluxo do rio. Há um desgaste desnecessário de energia e um vício novo sempre surge. O que todo mundo não pode esquecer é que a vida garante um espaço certeiro para o imprevisível, seja na saúde, na morte, nas finanças, no clima, nos relacionamentos, nos transportes e no trabalho.

Planos existem para que se possa corrigir os imprevistos do caminho. Um plano nunca se completa exatamente como foi criado. Ter um plano na vida ou na empresa é como ter um mapa que descreve somente o que foi registrado anteriormente. O mapa não revela  se houve um acidente há poucas horas, se há uma obra na rodovia, se a chuva está comprometendo a visibilidade ou ocasionando engarrafamento. O mapa não é a realidade, é apenas um retrato do território. O plano é um roteiro que pode ser alterado de acordo com as circunstâncias e com o inesperado.

Gente perfeccionista quer controlar pessoas, emoções e resultados de uma forma doentia e distorcida. O controlador estabelece para  si um sistema rígido de comportamento, com suas próprias regras, esperando que o mundo inteiro caiba dentro dele. Dá-se muito mal pois a natureza busca sempre o equilíbrio, a diversidade e a transformação, trazendo uma série interminável de eventos aleatórios a todo instante. O controlador também gera o caos em sua vida ao desrespeitar a individualidade e as necessidades particulares das outras pessoas.

Conscientes de que o imprevisível acontece com ou sem a nossa autorização, podemos estimular o uso da intuição através da observação apurada de tudo o que esteja acontecendo em nosso mundo. Assim podemos ter mais voz, mais visão e mais criatividade se estivermos comprometidos com o bem-estar de todos que vivem ao nosso redor.

Nenhum comentário: